Página 430 de 514

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Seg Nov 22, 2021 6:58 pm
por jambockrs
FCarvalho escreveu: Seg Nov 22, 2021 11:40 am
jambockrs escreveu: Seg Nov 22, 2021 9:05 am Meus prezados
KC-390: IFI entrega Certificado de Tipo Provisório à Embraer
Fonte: IFI via Guilherme Wiltgen para site Defesa Aérea & Naval 18 nov 2021
Falando em certificações, pelo que há de público comentado sobre este processo, os aviões já disponíveis à FAB ainda não podem reabastecer os caças, outro KC-390 e nem helos, e nem lançar paraquedistas pela rampa traseira, somente pelas portas laterais. Ainda falta colocar estas demandas em dia a fazer as devidas certificações pelo que foi exposto.

Em tempo, estive olhando o cronograma atual de entregas, e em 2021 a FAB deveria ter 8 KC-390 entregues, com 2 aviões/2019, 3 aviões/2020 e 3 aviões/2021. Mas só temos 4 unidades. Este ano salvo engano foi entregue apenas uma única unidade. Não sei se a Embraer ainda irá fazer novas entregas este ano, que praticamente está no fim.
Prezado FCarvalho
Embraer libera vídeo com cenas das certificações e marcos do grande jato C-390
Murilo Basseto
A Embraer liberou um interessante vídeo com uma compilação de lindas imagens referentes a cada uma das metas de certificação e marcos conquistados até agora pelo maior avião já projetado na história da indústria aeronáutica do Brasil, o C-390 Millennium. Veja a seguir a gravação e, logo depois, uma breve explicação sobre cada uma das mensagens apresentadas.

No vídeo acima, as cenas vão sendo acompanhadas de mensagens que explicam do que se trata cada aspecto que foi buscado pelas equipes de projeto da Embraer, para tornar o avião uma referência de versatilidade e eficiência nos seus segmentos de atuação.
A primeira mensagem, em torno dos 11 segundos de vídeo, diz respeito à alta taxa de disponibilidade da aeronave para voo, ou seja, um projeto em que o operador não perde tempo em longas paradas de solo por aspectos como preparação da missão ou manutenção.
Depois, por volta dos 18 segundos, a Embraer apresenta a mensagem sobre a conquista, em outubro de 2018, da conclusão da primeira unidade de série. Uma unidade de série é aquela que vem após o(s) protótipo(s) de um projeto.
Em seguida, aos 24 segundos, destaca-se, ainda em outubro de 2018, a Certificação de Tipo dada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) ao KC-390, o que constata a aprovação da aeronave conforme os requisitos regulamentares (Obs.: a inclusão da letra K na designação de uma aeronave indica capacidade de reabastecer outras aeronaves em voo).
Aos 30 segundos, a mensagem e a cena mostram o sucesso nas avaliações da eficiência do processo de completa evacuação do avião quando ocupado por um alto número de pessoas a bordo.
Então, aos 38 segundos, é a vez de apresentar os testes de certificação de fevereiro de 2019 da capacidade de entrega aérea de cargas através de 24 contêineres, mas liberados de dentro do C-390 apenas pela ação da gravidade.
Depois, aos 43 segundos, as imagens são de testes feitos em maio de 2019 nos Estados Unidos, para a certificação da extração em pleno voo de grandes cargas para entrega aérea, usando uma plataforma de 32 pés (9,75 metros) de comprimento.
Logo em seguida, aos 46 segundos, o destaque é para a avaliação, em junho de 2019, capacidade de operação do C-390 em campos de pouso de alta altitude, fundamental para saber se o avião é eficiente também nas difíceis condições de ar rarefeito das regiões mais altas do planeta.
O próximo passo, aos 53 segundos, são os testes de julho de 2019 sobre a capacidade do KC-390 de reabastecimento aéreo dos caças F-5 e A1 da Força Aérea Brasileira (FAB).
Chegando em 1 minuto de vídeo, é hora de ver o marco da entrada oficial em serviço do maior avião da história da indústria aeronáutica do Brasil, com a entrega do primeiro KC-390 da FAB em setembro de 2019.
Em 1 minuto e 7 segundos, vê-se a linda cena do C-390 em outubro de 2019 usando o sistema de flare, que faz parte da certificação do sistema de auto-proteção de aeronave contra ataques inimigos em voo. Os flares servem para despistar mísseis guiados por calor.
Na próxima mensagem, em 1 minuto e 11 segundos do vídeo, há um avanço até dezembro de 2020, com o destaque para o marco de quatro aviões Millennium já operacionais na FAB.
Em 1 minuto e 15 segundos, as cenas são da qualificação conquistada em março de 2021 sobre a capacidade de um KC-390 reabastecer em voo outro avião do mesmo tipo, algo restrito a poucos modelos no mundo.
Depois, em 1 minuto e 20 segundos, mostra-se os recentes testes em abril deste ano, sobre a versatilidade e eficiência da liberação rápida de cargas em ambiente de combate.
Em 1 minuto e 27 segundos, ainda referente a abril, as cenas e a mensagem são relativas à certificação para o uso de tanques auxiliares de combustível no interior da fuselagem, o que dá maior alcance operacional para o C-390 ao ter mais volume do que aquele apenas disponível nos tanques originais da aeronave.
Em 1 minuto e 32, o destaque é para o ganho de velocidade na produção em série do modelo, com as unidades 008, 009, 010 e 011 todas ao mesmo tempo na fase final de montagem e outras unidades já na fase intermediária de montagem estrutural.
Por fim, há mais uma série de cenas da aeronave em voo para concluir o belo vídeo do histórico do Programa C-390 Millennium.
Fonte: AEROIN via https://www.fab.mil.br/notimp#n192138 - NOTIMP 163/2021 - 12/06/2021

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Ter Nov 23, 2021 12:10 pm
por FCarvalho
LM escreveu: Seg Nov 22, 2021 12:31 pm Pior que Portugal na Europa / NATO há muitos... e sim, pelo menos vamos descobrindo alguma coisa do podre que temos.
Tenho ideia que os A400M, NH90 e EC635 foram devido a "vil metal" - mas, com multas (e perda de contrapartidas, etc) perdemos, claro; e ficamos sem os meios. Já a FAP deve ter gostado do exercito ficar sem os NH90 e EC635...
Eu penso que a cada dia as suas preocupações. Nem tudo são flores em qualquer sistema de gestão pública, seja aqui ou na Finlândia. Então, temos que fazer as coisas andarem a seu tempo e de forma a ir melhorando sempre o que temos.
O KC-390 é prova de que nós aqui a despeito de todas as impossibilidades do Estado somos capazes de realizar projetos além daquilo que a história nos reservou em matéria política e de gestão pública.
Assim também Portugal e qualquer outro país onde um pouco de boa vontade e interesse logram espaço para desenvolver o país indiferente as suas mazelas.
Defesa, também, serve para isso.

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Ter Nov 23, 2021 12:30 pm
por FCarvalho
P44 escreveu: Seg Nov 22, 2021 12:55 pm Se será muito melhor só o futuro o dirá, o que parece é que enterramos uma fortuna para "ajudar" a Embraer, Oxalá eu me engane e não seja mais um " elefante branco", fico só imaginando se não encontrarem mais clientes o que acontecerá às linhas de produção e q sobressalentes para o futuro, problema que com o C-130J nunca aconteceria.
Aliás o mais recente zumzum é que os C-130H que temos vão continuar ao serviço mesmo após a chega dos KC.
O KC-390 é mais do que a FAB pode fazer por ele, e a Embraer sabe disso desde o lançamento do projeto. Tanto que só saiu do papel tendo em vista as possibilidades de mercado de exportação. A FAB pagou todo o desenvolvimento e agora resta apenas vender e lucrar com ele.
Temos um mundo de possibilidades pela frente e há clientes que tem interesse no avião e se até agora ainda não compraram é porque mais do que uma simples venda trata-se antes de mais nada de um processo de casamento de interesses entre países, assim como foi com Portugal e Hungria, assim como deve ser com a Suécia se vierem a comprar ou Rep Checa, Colombia, Chile e outros que há por aí.
Ninguém compra avião militar pelos lindos olhos dos mesmos. É um acerto político, sempre.
Temos tempo ainda para ver como FAB e Embraer irão contornar essa cagada toda que o governo está fazendo.

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Ter Nov 23, 2021 12:35 pm
por FCarvalho
jambockrs escreveu: Seg Nov 22, 2021 6:58 pm
FCarvalho escreveu: Seg Nov 22, 2021 11:40 am Falando em certificações, pelo que há de público comentado sobre este processo, os aviões já disponíveis à FAB ainda não podem reabastecer os caças, outro KC-390 e nem helos, e nem lançar paraquedistas pela rampa traseira, somente pelas portas laterais. Ainda falta colocar estas demandas em dia a fazer as devidas certificações pelo que foi exposto.
Em tempo, estive olhando o cronograma atual de entregas, e em 2021 a FAB deveria ter 8 KC-390 entregues, com 2 aviões/2019, 3 aviões/2020 e 3 aviões/2021. Mas só temos 4 unidades. Este ano salvo engano foi entregue apenas uma única unidade. Não sei se a Embraer ainda irá fazer novas entregas este ano, que praticamente está no fim.
Prezado FCarvalho
Embraer libera vídeo com cenas das certificações e marcos do grande jato C-390
Murilo Basseto
A Embraer liberou um interessante vídeo com uma compilação de lindas imagens referentes a cada uma das metas de certificação e marcos conquistados até agora pelo maior avião já projetado na história da indústria aeronáutica do Brasil, o C-390 Millennium. Veja a seguir a gravação e, logo depois, uma breve explicação sobre cada uma das mensagens apresentadas.
Posso estar errado, mas até o momento, algumas destas capacidades ainda não foram liberadas para pleno emprego nas operações da FAB pela quantidade pequena (4) de aeronaves disponíveis.

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Ter Nov 23, 2021 5:07 pm
por Viktor Reznov
P44 escreveu: Seg Nov 22, 2021 12:55 pm Se será muito melhor só o futuro o dirá, o que parece é que enterramos uma fortuna para "ajudar" a Embraer, Oxalá eu me engane e não seja mais um " elefante branco", fico só imaginando se não encontrarem mais clientes o que acontecerá às linhas de produção e q sobressalentes para o futuro, problema que com o C-130J nunca aconteceria.
Aliás o mais recente zumzum é que os C-130H que temos vão continuar ao serviço mesmo após a chega dos KC.
Pelo andar da carruagem, parece que será a mesma situação aqui.

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Ter Nov 23, 2021 7:58 pm
por FCarvalho
Ainda está muito cedo para jogar a toalha do KC-390. Ano que vem tem eleições e os cofres públicos como de praxe costumam ser mais generosos com os ministérios. :roll:

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qua Nov 24, 2021 3:04 pm
por J.Ricardo
Mas eleições geralmente contempla ministério das cidades, infraestrutura e comunicações, o resto que se aperte...

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qui Nov 25, 2021 1:53 pm
por FCarvalho
J.Ricardo escreveu: Qua Nov 24, 2021 3:04 pm Mas eleições geralmente contempla ministério das cidades, infraestrutura e comunicações, o resto que se aperte...
São solicitados 320 milhões de Reais para finalizar o pagamento do desenvolvimento do KC-390, que teve custo total de 6,6 bilhões. Mais R$ 480 milhões vão para a aquisição das aeronaves, com previsão de investir mais 1,9 bi em 2023 e 2,5 bi em 2024, alcançando o custo estimado total de 12,9 bilhões, a serem pagos até 2026. Não há detalhamento se isso já seria com o corte de unidades, anunciada este ano pelo Comandante da Força Aérea Brasileira.

https://www.edrotacultural.com.br/12-bi ... rint=print

Considerando as áreas de onde (ainda) sai algum apoio ao atual PR, podemos imaginar uma certa folga nos investimentos da defesa em 2022. Ou ao menos a tentativa de minorar os onipresentes cortes do ME.

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qui Dez 02, 2021 2:37 pm
por arcanjo
Esquadrão Zeus comemora aniversário e realiza a Segunda Ordem do Millennium
Recebimento do 5º KC-390

https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEgNLLjVLUfixDKRimhtVw6k7ilbK-elp0-koZm940o5g5lv50O-c27DxsPetVIp5mz6iQWUoH75J_NfTYTfvBKbi8orUQUwY0BOPprLmP7FS2wMpdXAfcQAkobvgqfGikN91SZcG253QHt9U4wBk5cDznh9MpsgYf7mr-v8AptGkHZIEGqSqrb2KXZeBQ=s1800

https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... rio-e.html

abs.

arcanjo

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qui Dez 02, 2021 9:21 pm
por FCarvalho
Agora são 5 unidades. Bem abaixo do estipulado no organograma atual. Mas já é melhor que nada.
Vamos ver de que forma FAB e Embraer não ferram mais ainda este projeto.

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Sex Dez 10, 2021 2:19 pm
por FCarvalho
A edição 120 da Revista ASAS vem com uma longa matéria sobre o KC-390. E uma das novidades é que a 5a unidade recebida por agora será destinada ao 1o/1o GT no Rio de Janeiro.
Mas por enquanto ele segue baseado em Anápolis junto ao GTT, até que haja tripulações treinadas e formadas de acordo a fim de manter o avião.
Não há cronogramas para o envio deste avião para o Galeão.
Suponho que como a FAB não deve receber mais do que 2 unidades por ano, talvez em 2022 possa haver esta transferência, quando houver tripulação em quantidade suficiente para operar as 3 aeronaves a partir do Galeão.
A necessidade de substituir urgente K/C-130H Hércules parece que só cresce cada dia mais na FAB. E nós quebrando contrato... :roll:

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Seg Dez 13, 2021 6:22 am
por Cassio
Imagem

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Seg Dez 13, 2021 12:26 pm
por FCarvalho
Espera só os primos tugas verem essa foto. :lol:

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Seg Dez 13, 2021 12:36 pm
por Túlio
Cassio escreveu: Seg Dez 13, 2021 6:22 am Imagem

Queisso, o bicho se mijou??? :shock: :shock: :shock: :shock:

Então tem que trocar o nome para MillenniAL. [003] [003] [003] [003]

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Seg Dez 13, 2021 5:36 pm
por Cassio
E não tem nada a ver com sistema de combate a incêndios...