TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
sapao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#64276 Mensagem por sapao » Qui Jan 26, 2012 11:47 am

prp escreveu:
Alcantara escreveu: Mas aí então é falta de coragem pra decidir.
Mas, óbvio, é mais fácil botar a culpa nos outros... e ficar falando em banquinho.

Lembrando que, se houvesse realmente essa "birra" entre FAB e GF, os Comandandas não teriam sido mantidos nos cargos por tanto tempo. Na primeira oportunidade, já teriam sido trocados. O que não faltou foi oportunidade de tirar qualquer um deles. E não foram. Muito pelo contrário, foram dos poucos mantidos até agora.

Foram mantidos porquê? Puro masoquismo do GF (manter no cargo quem lhe trás dificuldade)?
Pra pensar.

Fui.
Talvez porque não tem outro nome, vai que a coisa está generalizada na cúpula da FAB. Se não tem tu vai tu mesmo.

Deve ser por isso então que o Brig. Saito continua onde está, assim como o Brig. Joseli, falta de gente sem "birra" com o GF!
Aliás sabemos que essa é uma das caracteristicas da atual Presidenta, não mandar ninguem embora.
Ou talvez seja porque ela não saiba de nada dos bastidores dos 8 anos do governo Lula, caiu de paraquedas no GF agora...

[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Carlos Mathias

#64277 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Jan 26, 2012 1:37 pm

Mas aí então é falta de coragem pra decidir.
Só o FX, o resto todo ela decidiu, e rápido.

Temos sempre que deixar isso bem claro, se quisermos ter o mínimo de isenção e senso de justiça.

Falta de coragem = covardia. Logo, a Presidente Dilma é covarde porque não decidiu (como querem que ela decida) o FX.
Não creio que essa adjetivação seja compartilhada por todos dentro das FAs.

E ela tomou sim uma decisão, a de não fazer nada.
Como diz o ditado chinês : "O que não tem solução, solucionado está!".

E outra, o banquinho não fui eu que arrumei, se preocupe em verificar as causa, ao invés de criticar quem apenas constata os fatos.

O fato é que apenas o FX, dentre os grandes programas das três Forças, apenas este não saiu ainda.
Então alguém, está esperando e há muito tempo, e como esperar em pé cansa... :roll: :mrgreen:

Sobre a saída do cmte da FAB ou qualquer outro cmte cuja Força esteja enrolada num processo a vinte anos, e com todo tipo de fofoca e email voando na mídia :roll: ; eu duvido muito que qualquer político com um mínimo de instinto de sobrevivência tome uma atitude dessas quando há a mínima chance de isso reverter em capital/munição para a oposição e a nossa mídia, a grande aliada da Presidente.
Como ele sai agora em março para se aposentar, em termos de stress político, é melhor sair por si só, sem nenhuma mancha, digamos assim, prá ele nem prá ela.

E olha, eu não duvidaria do nome do cmte Saito ser jogado na lama pela mídia se ele saísse antes da hora.
Pipocariam insinuações de mutretas, de lutas entre a FABe o GF, de que é mais um que caiu por corrupção e blá, blá, blá.
Até provar que não, o nome do cara já foi prá lama ou no mínimo vai sair respingado.

Mas as coisas são assim mesmo, cada um vê as coisas do seu ponto de vista, e cada ponto de vista é na verdade uma vista diferente.
Se alguém quiser, eu desenho o tal "ponto de vista".

São minhas opiniões, sem nenhuma relação com a verdade ou fatos, e se houver, terá sido mera coincidência.

Boa tarde!

FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1180 vezes
Agradeceram: 714 vezes

#64278 Mensagem por FIGHTERCOM » Qui Jan 26, 2012 1:43 pm

Carlos Mathias escreveu:

Temos sempre que deixar isso bem claro, se quisermos ter o mínimo de isenção e senso de justiça.

Falta de coragem = covardia. Logo, a Presidente Dilma é covarde porque não decidiu (como querem que ela decida) o FX.

E outra, o banquinho não fui eu que arrumei, se preocupe em verificar as causa, ao invés de criticar quem apenas constata os fatos.

O fato é que apenas o FX, dentre os grandes programas das três Forças, apenas este não saiu ainda.
Então alguém, está esperando e há muito tempo, e como esperar em pé cansa... :roll: :mrgreen:

Sobre a saída do cmte da FAB ou qualquer outro cmte cuja Força esteja enrolada num processo a vinte anos, e com todo tipo de fofoca e email voando na mídia :roll: ; eu duvido muito que qualquer político com um mínimo de instinto de sobrevivência tome uma atitude dessas quando há a mínima chance de isso reverter em capital/munição para a oposição e a nossa mídia, a grande aliada da Presidente.
Como ele sai agora em março para se aposentar, em termos de stress político, é melhor sair por si só, sem nenhuma mancha, digamos assim, prá ele nem prá ela.

E olha, eu não duvidaria do nome do cmte Saito ser jogado na lama pela mídia se ele saísse antes da hora.
Pipocariam insinuações de mutretas, de lutas entre a FABe o GF, de que é mais um que caiu por corrupção e blá, blá, blá.
Até provar que não, o nome do cara já foi prá lama ou no mínimo vai sair respingado.

Mas as coisas são assim mesmo, cada um vê as coisas do seu ponto de vista, e cada ponto de vista é na verdade uma vista diferente.

São minhas opiniões, sem nenhuma relação com a verdade ou fatos, e se houver, terá sido mera coincidência.

Boa tarde!
Desculpa, mas qual projeto (Defesa) a presidenta Dilma decidiu no ano de 2011? Sua afirmativa já começou errada...

Abraços,

Wesley

"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Carlos Mathias

#64279 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Jan 26, 2012 1:48 pm

Então deixa errada. :wink: 8-]

Editado pela última vez por Carlos Mathias em Qui Jan 26, 2012 2:17 pm, em um total de 1 vez.
sapao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

#64280 Mensagem por sapao » Qui Jan 26, 2012 1:55 pm

Carlos Mathias escreveu:

Boa tarde!
CM,
na teoria ele já está "aposentado" a partir do momento que assumiu o comando da Força.
Por isso ele não tem prazo para ficar no comando, que é um cargo de confiança.
Diferente dos grandes comandos que terão troca agora me março por causa do tempo no posto e no comando.
Alguem lhe falou que ele iria pedir para sair agora em março?

[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Carlos Mathias

#64281 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Jan 26, 2012 1:58 pm

Comentou-se aqui que ele sairia em março, mas o motivo real não sei se é por força de aposentadoria ou algum acerto com a Presidente.

Se a escolha é dele e só dele, creio que não sai.

Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#64282 Mensagem por Alcantara » Qui Jan 26, 2012 2:23 pm

Carlos Mathias escreveu:

Se tomou a decisão de não fazer nada, então DELIBERADAMENTE não quer decidir... o resto é blá-blá-blá em defesa do ponto de vista político. O componente político não quer bancar uma posição, decide NÃO DECIDIR, e a culpa é dos outros componentes?

Olha, CM, eu já falei e torno a repetir. Se houvesse essa "birra" (FAB vs GF) os comandantes não seriam mantidos no cargo, teriam saído, no mínimo, JUNTO com o MD Nelson Horátio Jobim.

E volto abater na tecla: o imbróglio é político! Isso sim tem se arrastado por mais de 10 anos.
De resto, O GF mandou e a FAB refez tudo conforme pedido.

O que está se arrastando, pra mim, é o seguinte:
_ ou o Brasil (a pesar do seu discurso) compra seus principais meios de defesa aérea novamente com os norte-americanos, dando a indicação de que, políticamente, continua tudo "as is". Ou até mesmo, o contrário. Tem medo de que, mesmo que a relação Brasil/EUA não seja como antigamente, passe essa impressão aos outros países, minando a sua imagem de "independencia".
_ ou vai tentar passar para um novo "aliado", dando a indicação de que é, na política internacional, independente dos EUA.
_ ou vai tentar passar como "independente" de fato, compartilhando o desenvolvimento do Gripen NG (E/F), fora das relações entre grandes potencias militares ocidentais.

O pior é que nada disso é estanque. Nenhuma das opções vai solucionar os problemas. Sempre vai haver interdependencia. e fica essa m3rd4 se arrastando...

Abraços!

"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Carlos Mathias

#64283 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Jan 26, 2012 2:58 pm

Se tomou a decisão de não fazer nada, então DELIBERADAMENTE não quer decidir... o resto é blá-blá-blá em defesa do ponto de vista político. O componente político não quer bancar uma posição, decide NÃO DECIDIR, e a culpa é dos outros componentes.
O que levou a essa posição de impasse?
Porque o GF decide as outras coisas e só é covarde para decidir uma?
Se não tivermos essas repostas, apontar a consequência sem apontar as causas não resolve nem esclarece, nem tampouco contribui para nada.

Eu não defendo ou ataco posição nenhuma, eu estou dando uma opinião baseado no que eu acho sejam fatos óbvios.

Tudo anda (inclusive dentro da FAB) e só o FX está parado, logo, quem está errado?
Eu não acredito nessa coisa de GF esquizofrênico, que funciona razoavelmente bem para um monte de coisas e empaca em uma, e só uma.

Não adianta ficar querendo jogar no colo do GF a responsabilidade do FX, porque se olharmos em volta, as outras coisas estão saindo, acontecendo.

O FX já passou pelas mãos de três presidentes em cinco mandatos.
É muita coisa errada e só o FX está certo. Ou seria exatamente o oposto?

Isso é fato, não adianta espernear e esmurrar a ponta da faca.

Está certo?
Não sei, até porque não tenho todos os fatores envolvidos no caso para fazer juízo, e para tanto precisamos de informações DOS DOIS LADOS.

Mas na minha opinião isso é fato, vão ter que se acertar se quiserem uma resposta.

Só opiniões minhas, sem base em fatos ou realidade.

Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#64284 Mensagem por Alcantara » Qui Jan 26, 2012 4:00 pm

Por que no Projeto F-X há uma maior preocupação geo-política. Esse é o problema.
No caso do SNA, TAMBÉM poderia ter havido esse problema, PORÉM, ao se resumir em apenas UM possível fornecedor, o caminho a ser seguido se tornou mais fácil e claro.

O que você diz por "Não adianta ficar querendo jogar no colo do GF a responsabilidade do FX"? Você mesmo afirma que o GF decidiu NÃO DECIDIR. Vários e vários debates já foram travados para se chegar a conclusão de que "a caneta é do GF", "as FFAA não escolhem nada, quem decide de o GF"?

A FAB refez tudo quanto é relatório, refletindo nele a posição que o GF queria que os concorrentes tivessem.
E agora? O que que falta, CM?

Eu digo que é uma "janela" geo-política adequada.

Abraços!! 8-]

"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Boss
Sênior
Sênior
Agradeceu: 103 vezes
Agradeceram: 356 vezes

#64285 Mensagem por Boss » Qui Jan 26, 2012 4:40 pm

FIGHTERCOM escreveu: Desculpa, mas qual projeto (Defesa) a presidenta Dilma decidiu no ano de 2011? Sua afirmativa já começou errada...

Abraços,

Wesley

Ela não decidiu nenhum novo, mas manteve todos que começaram no governo Lula.

O FX-2 por exemplo, era para ser decidido naquele fatídico 07/09, e provavelmente, estaria aí, em curso, como o PROSUB, o Guarani, o KC-390...

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1180 vezes
Agradeceram: 714 vezes

#64286 Mensagem por FIGHTERCOM » Qui Jan 26, 2012 5:28 pm

Boss escreveu:
FIGHTERCOM escreveu: Desculpa, mas qual projeto (Defesa) a presidenta Dilma decidiu no ano de 2011? Sua afirmativa já começou errada...

Abraços,

Wesley

O FX-2 por exemplo, era para ser decidido naquele fatídico 07/09, e provavelmente, estaria aí, em curso, como o PROSUB, o Guarani, o KC-390...
Resumindo, ela não decidiu e nem assinou contratos em 2011. Ficar procurando justificativas não muda a realidade. Além do mais, manter um contrato acaba saindo mais barato aos cofres do que efetuar a rescisão (protegido por multas), a não ser que o prosseguimento do mesmo vá contra um interesse nacional.

Abraços,

Wesley

"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6307 vezes
Agradeceram: 6657 vezes
Contato:

#64287 Mensagem por Túlio » Qui Jan 26, 2012 6:28 pm

Boss escreveu:

Abraços,

Wesley

Pois é, decidiu MANTER O QUE JÁ ESTAVA DECIDIDO. Ué, já é alguma decisão, não? [003] [003] [003] [003]

Boss escreveu:O FX-2 por exemplo, era para ser decidido naquele fatídico 07/09, e provavelmente, estaria aí, em curso, como o PROSUB, o Guarani, o KC-390...
Nem me fales no Sete de Setembro, algum dia escreverão sobre isso, sugiro até o título: DEPOSTO POR 24 HORAS!

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
JT8D
Sênior
Sênior
Agradeceu: 194 vezes
Agradeceram: 100 vezes

#64288 Mensagem por JT8D » Qui Jan 26, 2012 8:18 pm

Alcantara escreveu: No caso do F-X, eu acho que o JOGO político (nacional e/ou internacional) é que está travando a decisão. Não creio em dificuldade financeira, e em dificuldades no relacionamento interno. Nada disso.
Pode até ser que as coisas já estejam definidas, mas dependam de algum detalhe que está fora do alcance da FAB e do GF (uma decisão num processo na justiça americana, por exemplo ...)

Abraços,

JT

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6307 vezes
Agradeceram: 6657 vezes
Contato:

#64289 Mensagem por Túlio » Qui Jan 26, 2012 8:29 pm

Me parece estranha a afirmação de problemas internacionais como entraves ao FX, do jeito que as coisas andam até o fim do ano até os F-22 estarão à venda...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
JT8D
Sênior
Sênior
Agradeceu: 194 vezes
Agradeceram: 100 vezes

#64290 Mensagem por JT8D » Qui Jan 26, 2012 8:31 pm

Túlio escreveu:Me parece estranha a afirmação de problemas internacionais como entraves ao FX, do jeito que as coisas andam até o fim do ano até os F-22 estarão à venda...
Mas os ST ainda não foram comprados.

Abraços,

JT

Responder