sapao escreveu:PRick escreveu:
Acho que está bem claro, primeiro é uma mistura de incompetência, incapacidade e falta de comando da FAB(parece que não existe hierarquia), sim, são culpados e politiqueiros, e não é de hoje, a história da FAB é cercada por excesso de política, desde o episódio bisonho quando da disputa que a compra do Minas Gerais gerou.
Sapao escreveu= A historia militar no Brasil é cercada pela politica, e isso desde sempre.
Mas acho que você desconhece aquilo que fala. Aliás, o que você sabe sobre a historia militar ou sobre episodios como o do Minas Gerais?
Você realmente leu, pesquisou, conversou com alguem da epoca ou vive de "alguem me disse"?
Você sabia que todo o alto comando da FAB na epoca NÃO havia sido formada na FAB, e sim eram militares oriundos da propria MB ou do EB?
Ou seja, quando você fala na FAB como politica, você está citando uma epoca em que a politica era parte das forças, e das 3.
E alias, qual dos episodios que você está citando?
O pouso no largo do NE, a extinção do GAE, a passagem baixa no convôo?
A COPAC é uma vergonha para a FAB e seus próprios integrantes, tanto quanto aquilo que seu Chefe atual colocou num blog, se a FAB tivesse comando, ele já estaria hoje fora do seu cargo. Se a FAB tivesse comando, ela própria moveria um inquérito para apurar o suposto vazamento da Catanhede.
Sapao escreveu= Acho engraçado sair dizendo um monte de coisa sem saber do que se trata.
Você sabe pelo menos por alto quais são os encargos da COPAC?
Sabe dizer qual é o papel dela para dizer que não presta?
Aliás, quando a propria COPAC definiu o 725 como vencedor da concorrencia ( e isso ninguem comenta, nem você), não ouvi nenhuma reclamação da sua parte.
Sabe como é feito um processo de apuração de transgressão disciplinar para dizer que não houve nem sindicancia nem IPM?
Lê sempre os boletins reservados da FAB para dizer que ninguem foi punido?
Mas não fez nada disso, ficou brincando de processo seletivo de caças desde o Governo FHC, mais de uma década. E os Governos Federais foram culpados por não terem freado esse monte de procedimento inúteis, onde se gastou tempo, papel e energia para não dar em nada.
Sapao escreveu= Mais uma vez, completo desconhecimento de como a COPAC trabalha, porque de brincadeira não tem nada.
E que conhecimento de processo seletivo de qualquer coisa você tem para afirmar que os procedimentos foram inuteis ou se gastou algo?
Porque a sua opinião para quem está com a bund* no contrato e com o TCU investigando seus gastos e nada é a mesma coisa.
Vou repetir o que disse muito antes, 03 meses era tempo mais que o suficiente para escolher dois finalistas. Porém, para a FAB finalista, não quer dizer dois, mais três ou cinco, foi o que resultou o FX-1 e o FX-2. No mundo inteiro quando se fala em Short-List, está se falando de dois finalistas, mas na FAB isso é diferente. Vou repetir o que falei na ocasião, se é para fazer Short-List com mais de dois finalistas, é melhor não fazer Short-list nenhuma.
Sapao escreveu= Prick, que conhecimento você tem para afirmar que 03 meses é suficiente ou que são sempre 2 finalistas?
Você já participou de alguma concorrência alguma vez na vida?
Já teve que redigir contrato de pregão ou prestar contas de TCU de alguma coisa?
Já teve que negociar com algum fabricante de armamento algo na casa de bilhões?
Você é uma pessao que lê as coisas na internet e acha que por isso conhece a fundo o processo, mas nunca teve que sentar na frente de alguem com a responsabilidade de definir algo e assinar uma coisa colocando o seu CPF na reta.
Então se for argumentar algo, sugiro colocar algo melhor do que "no mundo se faz assim ou assado". Isso não é um argumento.
Quer debater?
Levanta quantas paginas foram utilizadas nas propostas inicias, o tempo para serem analisadas, quais criterios utilizados, quem deveria analisar o que, quantas chances deveriam ser dadas para cada concorrente, prazos de entrega, possibilidade de correção de propostas. Depois faz um curso de Direito Publico para poder formatar tudo isso de maneira a que nenhum dos concorrentes possa recorrer depois nem o MP venha atrás de você.
Dá para fazer em 03 meses? Com certeza, rapidim e cagadim...
Aliás, o proprio contrato do 725 que você tanto defende ainda não está todo fechado.
Se quiser eu indico você para fecha-lo em 3 meses, basta me passar seu CPF para colocar no A4 e depois te envio para você dar uma assinada sem conferir nada e está tudo certo. Vai deixar muita gente feliz...
E porque se fez isso? Tão somente por motivos políticos, não tem outra explicação racional para tal coisa.
Sapao escreveu= Exato, e por isso que foi feito um relatorio de 10.000 paginas.
Então terminamos assim, quando defendo um caça, e sempre defendi um caça, nada tem haver com as falhas gritantes, de neófito desse programa, que como falei acima, deveria ter sido encerrado antes de renascer. O nome do filme é A Volta dos Mortos Vivos, e com o sub-titulo, Vivendo e não aprendendo.
Sapao escreveu= Exato, todo mundo sabe que você caiu em um caldeirão de Bordeaux quando nasceu, mas isso nunca lhe impediu de emitir opiniões isentas.
Seu problema não é a short-list, mas o fato de ter aeronave na short-list capaz de derrotar o Rafale.
Essa novela mexicana é uma coisa triste de assistir, e toda hora conseguem piorar ela, e quase sempre COPAC está no meio da estória. Então a FAB é culpada por fazer tudo errado, e o GF por se omitir.
Sapao escreveu= Pior do que novela mexicana é o cara que vive reclamando dela mas não perde um capitulo.
E todo mundo é culpado, menos a França!
[]´s
Novamente, você acha que eu sou você? Sou advogado e estudei história!!! Quando você sonhava com avião, eu estava nas ruas pela democratização do Brasil!!
E vem você falar em concorrência? Modalidade de Licitação descrita na Lei 8666, estudei durante anos essa Lei, por diversos motivos. Se você soubesse do que está falando saberia que NENHUMA dessas decisões são Licitações, por sinal, a compra dos Helos, o Programa dos Caças e do SNA começam com DISPENSA DA LICITAÇÃO, é assim que se dá. Então todos esses programas são COMPRAS DIRETAS, e não tem NENHUMA CONCORRÊNCIA.
Novamente, me poupe de descrever a patifaria que se seguiu a disputa do controle de operação de asa fixa e helos no Brasil, que culminou numa das leis mais estupidas da história militar moderna, que proibia o EB ter Helos e aviões e a MB de operar asa fixa, isso só foi revisto(em parte) até o final da década de 1990. É um episódio vergonhoso, e que todos aqui conhecem muito bem, e se não conhecem, vão la ler a respeito. Mas não estamos aqui na coluna de comentário do O Globo é todos sabem do que falei.
Sobre politicagem na FA´s, você tem razão num ponto, todos os ramos das FA`s faziam isso, o que não absolve de modo nenhuma a FAB.
Novamente, a competência da COPAC está descrita em um monte de lugares, e existem OM´s do tipo COPAC em todas as outras Forças, o problema não está nas funções da COPAC, mas a maneira como ela age dentro da FAB, ela parece ser entidade própria, sem qualquer controle de cima, na verdade, se a FAB tivesse um organograma(ou ele fosse obedecido) a COPAC nem seria mencionada, no entanto, vemos seus Chefes dando entrevistas, opinando em blogs.
Quanto a punições e inquéritos, não existiram, porque a punição começaria no caso, com a destituição do Chefe, isso para dizer no mínimo, e o resto deveria ser amplamente divulgado, porque se de fato alguém vazou o documento sigiloso, era motivo de CADEIA! E processo criminal militar. E nada disso ocorreu, porque, novamente, você acha que se isso fosse feito não haveria vazamentos? Iam vazar até a cor da cueca do cara no Tribunal.
Por último, continua confundindo crítica ao processo, com crítica a escolha. Você leu o que falei acima, processo seletivo que existem mais de dois finalistas, não é para ser levado a sério, todas as Forças Aéreas que fizeram uma Short List que eu me lembre, somente dois foram os finalistas. Só de cabeça, Índia, Chile, Coréia do Sul fizeram isso. Outros países optaram por não fazer Short List e escolher diretamente entre os produtos ofertados, Suíça, Japão, Holanda entre outros. Porém, nenhum deles fez Short List com 05 ou 03 finalistas.
Não me interessa o que se passa dentro da COPAC, o problema é o conjunto da obra, principalmente, dentro da FAB. Essa comissão parece ter mais importância e prevalência que o COMAER, e isso é sem dúvida uma anomalia. Repito qualquer indicação de vencedor de compra de qualquer das FA`s, não deve, não pode, ser resultado ou indicação de uma Comissão, mas sim do Comando de cada Força. Se isso não é claro para você, só comprova o quanto se perdeu o princípio básico de uma FA, que se trata de um Órgão Governamental baseado na HIERARQUIA e DISCIPLINA. FA´s sem isso não é FA´s.
Porém, isso era assim, até a END e o MD com sua nova formação. Agora, com a Secretaria de Compras Conjuntas, essas competência não mais de restringem, sequer, aos Comandos da Força.
Por isso alguém, aqui falou que por decisão do MB e do MD. Lá fora, o que se fala é por decisão do Ministério da Defesa, nem sequer se fala em uma das forças. No organograma da França existe o DGA. Quer concentra tudo isso. E está subordinado ao Ministério da Defesa.
E aqui nós ficamos debatendo a COPAC, para um estrangeiro parece mesmo que a COPAC é mais importante que o COMAER. Tal a preponderância das notícias a respeito, principalmente, do FX.
Sim, existiu um enorme desperdício de papel, ainda mais porque o primeiro FX, não redundou em nada. Agora, vemos outra montanha de papel. Repito, a FAB não entende mais de caças, que nenhum dos fabricantes deles. Boa parte desses estudos parecem ser tentar inventar a roda, ainda mais quando um dos concorrentes não existe!!!
Não precisamos ser engenheiro, piloto, mecânico para saber o que esses 06 concorrentes fazem. Basta ter 100 de QI e ler muito. Se pegarmos aqui uns 10 membros do DB mais antigos, eram capazes de fazer um relatório bem mais consistente que qualquer órgão técnico da vida. Afinal, só existe 07 modelos de caças no mundo dentro do que queremos. Desses somente, 04 tem versões navais. E somente, 02 tem versões capazes de operar em NAE CATOBAR. Só existem hoje 03 caças monoturbinas modernos em produção, F-16, GRIPEN C e o F-35 entrando em produção. Somente um deles tem versão naval. Porém, o F-35 não foi oferecido e o F-16 está ficando obsoleto e em fim de carreira(e eu não preciso ser piloto, engenheiro ou mecânico para saber que o F-16 está ficando obsoleto!!!).
Repito para que escrever um relatório de 10 mil páginas a respeito disso? Regras simples já seriam capazes de reduzir dos 06 modelos oferecidos, a uma Short List de dois caças. Então para que perder meses para dizer e provar que o céu é azul? Isso é tecnicismo acéfalo, amor a papel, burocracia burra!
O jamais poderia ter ocorrido era Short List com mais de dois concorrentes, finalistas que não tivessem sequer um protótipo operando. E pior que finalistas fossem mono e bi reatores, e caças de classes diferentes. E para isso basta ter cérebro e usar bem ele mesmo. Na época dessa escolha falei tudo isso aqui! Foi o primeiro a dizer que a Short List era uma vergonha para um órgão técnico, porque ela não tinha nenhuma sustentação técnica, só política. Isso lá em 2009.
Enfim, vou repetir, esse tópico e o FX2 me causam depressão, é uma das piores novelas mexicanas jé exibidas!
E outra coisa, já falei antes isso também, dentro da Short List só existem duas escolhas Rafale e F-18E, qualquer outra coisa é mais uma maluquice. Portanto, minha segunda escolha é um caça dos EUA, que reputo o pior projeto de airframe da chamada 4 geração. Mas como precisamos de um caça naval, com raio de ação e capacidade de carga. Mesmo o caminhão é melhor que o Gripen NG. Ainda mais porque pelo menos vamos dispor de sistemas de armas de primeira qualidade. E quando a dependência, dado que o Gripen NG teria muito material Made In USA, não vejo diferença. Temos duas opções o melhor caça e menor dependência, ou um caça inferior e total dependência. E mais uma vez, um político fará uma opção muito melhor que qualquer técnico da área.
[]´s