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Re: Sobre o KC-390
Enviado: Sex Nov 19, 2021 5:56 pm
por FCarvalho
Túlio escreveu: ↑Sex Nov 19, 2021 5:48 pm
Rapaz, então é melhor os teus cães terem um veterinário dos bons, porque colocar as mãos em uma destas vai ser tipo assim, corrida maluca.
Os caramelo duram muito, comem pouco e com certeza são menos exigentes que a FAB.
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Sáb Nov 20, 2021 12:22 pm
por LM
Enquanto o P44 respira fundo para não contar o que vai dentro do convento - spoiler, isto é um putedo - não esqueçam da História recente: EC635, NH90... mas pagamos as multas, nisso haja dinheiro.
O problema é a imagem que passa com a redução da encomenda da FAB e a própria sobrevivência do projecto - nº aviões necessários para pagar investimento, alteração custos manutenção, suporte a longo prazo, etc; a quantidade de aviões é algo muito importante para um modelo.
E o KC-390, modelo sem provas dadas, tem muitos detractores deste lado do Atlântico - muitos preferiam investir 970 milhões de euros em outras hipóteses (a compra foi principalmente "politica", devido a fábrica da EMBRAER em Portugal, para reforçar laços Luso - Brasileiros, etc): ter apenas A400M + C-295M, comprar C-130J (maior compatibilidade com NATO, estrutura já existente, etc), usar os nossos C-130H modernizados e entretanto usar dinheiro para F-16V, helicópteros médios, marinha, etc.
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Sáb Nov 20, 2021 12:30 pm
por P44
Relembrar que a FAP queria o C-130J, como o LM disse esta compra foi 100% política , e como ele também referiu, já estamos mais que escaldados com o A400M, NH90 e helis para o exército, projetos nos quais queimámos milhões e atualmente temos nada, zero, zerinho.
E não me admirava nada ( nem a muitos mais portugueses) que o nosso "ainda" MDN passasse a ter um cargo na Embraer...já se viu acontecer coisas mais estranhas.
E como temos o dinheiro "todo"enterrado no KC, tudo o resto é adiado para as calendas gregas.
Por isso entendam que este projeto nem entre os próprios militares é popular.
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Sáb Nov 20, 2021 12:32 pm
por P44
Túlio escreveu: ↑Sex Nov 19, 2021 5:26 pm
FCarvalho escreveu: ↑Sex Nov 19, 2021 5:16 pm
Bom, no caso de Portugal e Hungria, respectivamente 5 e 2 aviões, não há o que cortar a não ser no último caso se quiserem desfazer o negócio, já que uma única aeronave na força aérea húngara não faria nenhum sentido. Portugal solicitou o número que a FAP entendeu necessário as suas necessidades. Cortar encomendas seria deixar a força aérea sem capacidade real de oferecer os serviços que lhe são de obrigação junto ao país e a OTAN.
Na Europa a coisa funciona menos bagunçada do que aqui, e os políticos e gestores públicos tem menos massa de manobra para fazerem suas cagadas sem com isso achar que nada vai acontecer ou que não serão cobrados por quem de direito.
Bem ao contrário de nós.
Independente do que a FAB esteja escondendo por trás dos panos de toda essa confusão, é mister que o projeto não tem como voltar atrás, e deixar a Embraer à própria sorte seria um tiro no pé do governo, da FAB e nosso também. Quem vai querer pagar a conta disso? Eu mesmo não.
Quando conseguir parar de rir já respondo
Boa piada Carvalho, faz tempo que não rebolava assim no chão
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Sáb Nov 20, 2021 12:34 pm
por P44
Também podemos considerar que a Europa começa em Badajoz....
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Dom Nov 21, 2021 6:25 pm
por Túlio
P44 escreveu: ↑Sáb Nov 20, 2021 12:32 pm
Quando conseguir parar de rir já respondo
Boa piada Carvalho, faz tempo que não rebolava assim no chão
Era mais ou menos o que eu previa...
O cara ACHA -
sempre os achismos - que só porque é Europa TUDO tem que ser melhor que aqui, e isso incluindo
OS POLITIQUEIROS!!!
E mantenho o que venho dizendo
HÁ ANOS: Portugal estaria muito melhor com alguns Juliet e reformando alguns H que ainda estejam em condições. Ser da NATO implica responsabilidades que quem não é não tem.
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Seg Nov 22, 2021 9:05 am
por jambockrs
Meus prezados
KC-390: IFI entrega Certificado de Tipo Provisório à Embraer
O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), por meio da Divisão de Certificação de Produto Aeroespacial (CPA), localizada em São José dos Campos (SP), entregou, no dia 11 de novembro, em cerimônia realizada em suas dependências, o Certificado de Tipo Provisório do KC-390 à Embraer.
Esse documento, cuja entrega coroa um trabalho de mais de dez anos entre representantes da CPA e da Embraer, atesta que o projeto cumpre com os requisitos contratados. Para se chegar a isso, a Embraer apresentou ao IFI diversas evidências que comprovam a segurança do projeto, bem como o cumprimento das missões que a aeronave irá realizar em prol da Força Aérea Brasileira (FAB).
O certificado de tipo provisório indica que o avião cumpre os requisitos até agora comprovados e é seguro para as missões já certificadas. A emissão desse documento, prática comum na aviação civil, mostra que a aeronave já está próxima da certificação final e está apta a cumprir várias missões. O certificado definitivo vem após o encerramento do processo de verificação do IFI e das demais missões previstas nos requisitos contratados em todo o envelope de voo.
O Chefe da CPA, Tenente-Coronel Especialista em Armamento Fábio de Castro Dutra, explicou que o certificado de tipo atesta que o projeto de tipo do KC-390 está aeronavegável e cumpre com os requisitos de missão. “A certificação ainda é provisória, pois está sendo entregue uma parte das funcionalidades do projeto da aeronave. Ao término da certificação de todas as funcionalidades será emitido o certificado de tipo definitivo”, detalhou.
O evento é um momento histórico do IFI e da indústria aeronáutica brasileira, notadamente da Embraer, uma vez que ratifica a capacidade técnica e o profissionalismo nacional, por meio da entrega de uma aeronave moderna e eficiente à FAB e ao mercado mundial.
Fonte: IFI via Guilherme Wiltgen para site Defesa Aérea & Naval 18 nov 2021
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Seg Nov 22, 2021 11:18 am
por FCarvalho
LM escreveu: ↑Sáb Nov 20, 2021 12:22 pm
Enquanto o P44 respira fundo para não contar o que vai dentro do convento - spoiler, isto é um putedo - não esqueçam da História recente: EC635, NH90... mas pagamos as multas, nisso haja dinheiro.
O problema é a imagem que passa com a redução da encomenda da FAB e a própria sobrevivência do projecto - nº aviões necessários para pagar investimento, alteração custos manutenção, suporte a longo prazo, etc; a quantidade de aviões é algo muito importante para um modelo.
E o KC-390, modelo sem provas dadas, tem muitos detractores deste lado do Atlântico - muitos preferiam investir 970 milhões de euros em outras hipóteses (a compra foi principalmente "politica", devido a fábrica da EMBRAER em Portugal, para reforçar laços Luso - Brasileiros, etc): ter apenas A400M + C-295M, comprar C-130J (maior compatibilidade com NATO, estrutura já existente, etc), usar os nossos C-130H modernizados e entretanto usar dinheiro para F-16V, helicópteros médios, marinha, etc.
Porque será que Portugal em específico tem tantas verossimilhanças com a política no Brasil...
Ademais, até onde eu aprendi na escola e lendo por aí, a Europa possui em torno de 50 países, a imensa maioria dos quais, são exemplos de governança pública e gestão administrativa. E isto não sou eu que digo, são os números da própria UE e outros órgãos internacionais reconhecidos. Se isto não nos presta de espelho porque há, como sempre, aqui e ali, ovelhas negras no conjunto da obra, isto por si só não invalida o que é uma regra geral no velho continente e não exceção.
Quanto ao KC-390, é bem como dizes, compra política e levada a pagode por políticos sem maiores consultas aos entendidos no assunto. De qualquer forma, esta aquisição trouxe benefícios à Portugal, e mesmo não querendo o avião em si, a FAP vai ficar com algo em mãos muito melhor do que conseguiria dispor se dependesse apenas e tão somente do pensamento castrense.
Quem sabe com o tempo e o avião entrando em operação concretamente as opiniões mudem.
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Seg Nov 22, 2021 11:30 am
por FCarvalho
P44 escreveu: ↑Sáb Nov 20, 2021 12:30 pm
Relembrar que a FAP queria o C-130J, como o LM disse esta compra foi 100% política , e como ele também referiu, já estamos mais que escaldados com o A400M, NH90 e helis para o exército, projetos nos quais queimámos milhões e atualmente temos nada, zero, zerinho.
E não me admirava nada ( nem a muitos mais portugueses) que o nosso "ainda" MDN passasse a ter um cargo na Embraer...já se viu acontecer coisas mais estranhas.
E como temos o dinheiro "todo"enterrado no KC, tudo o resto é adiado para as calendas gregas.
Por isso entendam que este projeto nem entre os próprios militares é popular.
Pelo que falas em termos de compras militares, a deixar a coisa somente nas mãos dos milicos portugas vocês estariam bem pior do que estão hoje, ou todos estes negócios que citas foram políticos?
Ademais, ainda que o KC-390 seja uma aquisição política - e o que não é termos de aquisições militares - ele com certeza será muito melhor do que qualquer coisa que se tenha aventado anteriormente.
O problema de vocês é o mesmo que o nosso. Políticos sem escrúpulos e despreocupados com a Defesa, e que só enxergam nela apenas mais uma oportunidade de obter ganhos pessoais, junto com militares mais ocupados com suas 'burrocracias'($$) internas e teorias conspiratórias do que com operacionalidade concreta e efetiva.
Sejamos honestos, Portugal pode não ser o melhor exemplo do que há em termos de governança pública na Europa, mas nem por isso se pode tomar o país como exemplo do que seja regra no continente, e não exceção.
Ademais, as chances que vocês tem de se livrarem dos tipos que os exploram é bem maior do que a nossa, já que pelo menos aí o povo tem educação bem melhor e mais adequada se comparada conosco, que ainda vamos capengar nos próximos duzentos anos até chegar a um nível mínimo de civilidade e formação decentes que realmente cheguem a fazer alguma diferença na hora de trocar a gestão das políticas públicas nacionais.
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Seg Nov 22, 2021 11:35 am
por FCarvalho
Túlio escreveu: ↑Dom Nov 21, 2021 6:25 pm
P44 escreveu: ↑Sáb Nov 20, 2021 12:32 pm
Quando conseguir parar de rir já respondo
Boa piada Carvalho, faz tempo que não rebolava assim no chão
Era mais ou menos o que eu previa...
O cara ACHA -
sempre os achismos - que só porque é Europa TUDO tem que ser melhor que aqui, e isso incluindo
OS POLITIQUEIROS!!!
E mantenho o que venho dizendo
HÁ ANOS: Portugal estaria muito melhor com alguns Juliet e reformando alguns H que ainda estejam em condições. Ser da NATO implica responsabilidades que quem não é não tem.
A Europa tem meia centena de países e tu queres reduzir tudo ao exemplo português...
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Seg Nov 22, 2021 11:40 am
por FCarvalho
jambockrs escreveu: ↑Seg Nov 22, 2021 9:05 am
Meus prezados
KC-390: IFI entrega Certificado de Tipo Provisório à Embraer
Fonte: IFI via Guilherme Wiltgen para site Defesa Aérea & Naval 18 nov 2021
Falando em certificações, pelo que há de público comentado sobre este processo, os aviões já disponíveis à FAB ainda não podem reabastecer os caças, outro KC-390 e nem helos, e nem lançar paraquedistas pela rampa traseira, somente pelas portas laterais. Ainda falta colocar estas demandas em dia a fazer as devidas certificações pelo que foi exposto.
Em tempo, estive olhando o cronograma atual de entregas, e em 2021 a FAB deveria ter 8 KC-390 entregues, com 2 aviões/2019, 3 aviões/2020 e 3 aviões/2021. Mas só temos 4 unidades. Este ano salvo engano foi entregue apenas uma única unidade. Não sei se a Embraer ainda irá fazer novas entregas este ano, que praticamente está no fim.
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Seg Nov 22, 2021 11:41 am
por Túlio
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Seg Nov 22, 2021 11:51 am
por FCarvalho
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Seg Nov 22, 2021 12:31 pm
por LM
FCarvalho escreveu: ↑Seg Nov 22, 2021 11:30 am
P44 escreveu: ↑Sáb Nov 20, 2021 12:30 pm
Relembrar que a FAP queria o C-130J, como o LM disse esta compra foi 100% política , e como ele também referiu, já estamos mais que escaldados com o A400M, NH90 e helis para o exército, projetos nos quais queimámos milhões e atualmente temos nada, zero, zerinho.
E não me admirava nada ( nem a muitos mais portugueses) que o nosso "ainda" MDN passasse a ter um cargo na Embraer...já se viu acontecer coisas mais estranhas.
E como temos o dinheiro "todo"enterrado no KC, tudo o resto é adiado para as calendas gregas.
Por isso entendam que este projeto nem entre os próprios militares é popular.
Pelo que falas em termos de compras militares, a deixar a coisa somente nas mãos dos milicos portugas vocês estariam bem pior do que estão hoje, ou todos estes negócios que citas foram políticos?
Ademais, ainda que o KC-390 seja uma aquisição política - e o que não é termos de aquisições militares - ele com certeza será muito melhor do que qualquer coisa que se tenha aventado anteriormente.
O problema de vocês é o mesmo que o nosso. Políticos sem escrúpulos e despreocupados com a Defesa, e que só enxergam nela apenas mais uma oportunidade de obter ganhos pessoais, junto com militares mais ocupados com suas 'burrocracias'($$) internas e teorias conspiratórias do que com operacionalidade concreta e efetiva.
Sejamos honestos, Portugal pode não ser o melhor exemplo do que há em termos de governança pública na Europa, mas nem por isso se pode tomar o país como exemplo do que seja regra no continente, e não exceção.
Ademais, as chances que vocês tem de se livrarem dos tipos que os exploram é bem maior do que a nossa, já que pelo menos aí o povo tem educação bem melhor e mais adequada se comparada conosco, que ainda vamos capengar nos próximos duzentos anos até chegar a um nível mínimo de civilidade e formação decentes que realmente cheguem a fazer alguma diferença na hora de trocar a gestão das políticas públicas nacionais.
Pior que Portugal na Europa / NATO há muitos... e sim, pelo menos vamos descobrindo alguma coisa do podre que temos.
Tenho ideia que os A400M, NH90 e EC635 foram devido a "vil metal" - mas, com multas (e perda de contrapartidas, etc) perdemos, claro; e ficamos sem os meios. Já a FAP deve ter gostado do exercito ficar sem os NH90 e EC635...
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Seg Nov 22, 2021 12:55 pm
por P44
FCarvalho escreveu: ↑Seg Nov 22, 2021 11:18 am
LM escreveu: ↑Sáb Nov 20, 2021 12:22 pm
Enquanto o P44 respira fundo para não contar o que vai dentro do convento - spoiler, isto é um putedo - não esqueçam da História recente: EC635, NH90... mas pagamos as multas, nisso haja dinheiro.
O problema é a imagem que passa com a redução da encomenda da FAB e a própria sobrevivência do projecto - nº aviões necessários para pagar investimento, alteração custos manutenção, suporte a longo prazo, etc; a quantidade de aviões é algo muito importante para um modelo.
E o KC-390, modelo sem provas dadas, tem muitos detractores deste lado do Atlântico - muitos preferiam investir 970 milhões de euros em outras hipóteses (a compra foi principalmente "politica", devido a fábrica da EMBRAER em Portugal, para reforçar laços Luso - Brasileiros, etc): ter apenas A400M + C-295M, comprar C-130J (maior compatibilidade com NATO, estrutura já existente, etc), usar os nossos C-130H modernizados e entretanto usar dinheiro para F-16V, helicópteros médios, marinha, etc.
Porque será que Portugal em específico tem tantas verossimilhanças com a política no Brasil...
Ademais, até onde eu aprendi na escola e lendo por aí, a Europa possui em torno de 50 países, a imensa maioria dos quais, são exemplos de governança pública e gestão administrativa. E isto não sou eu que digo, são os números da própria UE e outros órgãos internacionais reconhecidos. Se isto não nos presta de espelho porque há, como sempre, aqui e ali, ovelhas negras no conjunto da obra, isto por si só não invalida o que é uma regra geral no velho continente e não exceção.
Quanto ao KC-390, é bem como dizes, compra política e levada a pagode por políticos sem maiores consultas aos entendidos no assunto. De qualquer forma, esta aquisição trouxe benefícios à Portugal, e mesmo não querendo o avião em si, a FAP vai ficar com algo em mãos muito melhor do que conseguiria dispor se dependesse apenas e tão somente do pensamento castrense.
Quem sabe com o tempo e o avião entrando em operação concretamente as opiniões mudem.
Se será muito melhor só o futuro o dirá, o que parece é que enterramos uma fortuna para "ajudar" a Embraer, Oxalá eu me engane e não seja mais um " elefante branco", fico só imaginando se não encontrarem mais clientes o que acontecerá às linhas de produção e q sobressalentes para o futuro, problema que com o C-130J nunca aconteceria.
Aliás o mais recente zumzum é que os C-130H que temos vão continuar ao serviço mesmo após a chega dos KC.