TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#64081 Mensagem por prp » Sáb Jan 21, 2012 4:30 pm

Só teve relatório quando convém.




Carlos Mathias

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#64082 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Jan 21, 2012 4:33 pm

Pois é. :roll: :? :lol:

8-]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#64083 Mensagem por Wolfgang » Sáb Jan 21, 2012 4:44 pm

Galera, já deu SH, por alguns motivos:

1. FMS é um fator gigantesco num mundo em crise financeira;
2. A escolha dos ST pelos EUA;
3. A maior reaproximação entre Brasil e EUA no Governo Dilma, culminando inclusive em diminuição da burocracia para os brasileiros (vistos);
4. A aparente corda roída pela Dassault frente aos compromissos assumidos pelo Sarkô naquele fatídico 07 de setembro.
5. A proximidade da Copa e principalmente das Olimpíadas e a necessidade de proteção aérea que possa ser apresentada ao mundo. Vejam que a pretensa nova potência não pode sediar as Olimpíadas e apresentar F-5 como caça de superioridade aérea. Entendam isso. Haverá um caça novo voando nas cores da FAB em 2014/2016 e deverá ser o americano.




PRick

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#64084 Mensagem por PRick » Sáb Jan 21, 2012 5:33 pm

Wolfgang escreveu:Galera, já deu SH, por alguns motivos:

1. FMS é um fator gigantesco num mundo em crise financeira;
2. A escolha dos ST pelos EUA;
3. A maior reaproximação entre Brasil e EUA no Governo Dilma, culminando inclusive em diminuição da burocracia para os brasileiros (vistos);
4. A aparente corda roída pela Dassault frente aos compromissos assumidos pelo Sarkô naquele fatídico 07 de setembro.
5. A proximidade da Copa e principalmente das Olimpíadas e a necessidade de proteção aérea que possa ser apresentada ao mundo. Vejam que a pretensa nova potência não pode sediar as Olimpíadas e apresentar F-5 como caça de superioridade aérea. Entendam isso. Haverá um caça novo voando nas cores da FAB em 2014/2016 e deverá ser o americano.
1- Tudo será financiado e a diferença nem é tão grande no financiamento, o EURO está caindo em relação ao Dólar, coisa que o pessoal anda esquecendo.
2- Bem quanto ao ST estamos aguardando, venceu mas ainda não levou.
3- Num sei onde essa maior integração, que o diga o entrave que criaram para o suco de laranja brasileiro recentemente, o visto simplificado dos brasileiros é bom para os EUA, e não para o Brasil. O mesmo vale para o problema do álcool, suspenderam barreiras que são desnecessárias.
4- Não sei onde a Dassault roeu corda, só mesmo para nossa mídia isso existe.
5- Isso é fator de pressão para o desfecho do FX-2, e não é a favor de nenhum concorrente em especial.

Pela entrevista do CA nada mudou, e mesmo a Dilma já disse isso ao Sarkozy. Por hora nos resta aguentar essa novela mexicana. [023] [023]

[]´s




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#64085 Mensagem por Túlio » Sáb Jan 21, 2012 7:14 pm

Se restar alguém com um mínimo de JUÍZO em Brasília eles esquecem de vez essa josta de Short List e amizades coloridas entre Países e mandam vir uns FLANKERS, ai sim, habemos Defesa Aérea pra Copa and beyond...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#64086 Mensagem por joao fernando » Sáb Jan 21, 2012 7:43 pm

Titia atirou de AK47. Ou seria assim tão ruim o AK pra ela esquecer todo o passado?

Bem,não me desagradaria ver o Brasil de F18, né...




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#64087 Mensagem por Penguin » Sáb Jan 21, 2012 7:45 pm

Túlio escreveu:Se restar alguém com um mínimo de JUÍZO em Brasília eles esquecem de vez essa josta de Short List e amizades coloridas entre Países e mandam vir uns FLANKERS, ai sim, habemos Defesa Aérea pra Copa and beyond...
E os hangaretes XXL, será que ficariam prontos antes da Copa?!!




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#64088 Mensagem por Túlio » Sáb Jan 21, 2012 7:45 pm

Se é por esse lado, o que me desagrada MESMO é ver o Brasil voando F-5!!!




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#64089 Mensagem por Túlio » Sáb Jan 21, 2012 7:47 pm

Penguin escreveu:
Túlio escreveu:Se restar alguém com um mínimo de JUÍZO em Brasília eles esquecem de vez essa josta de Short List e amizades coloridas entre Países e mandam vir uns FLANKERS, ai sim, habemos Defesa Aérea pra Copa and beyond...
E os hangaretes XXL, será que ficariam prontos antes da Copa?!!

Hangarete é pra cacinha EMO fresquinho, o FLANKER que é caça de MACHO fica no sol, na chuva, na neve, no granizo e ainda decola e abate todo mundo com uma turbina só para economizar QUEROSENE... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#64090 Mensagem por Penguin » Sáb Jan 21, 2012 8:30 pm

Carlos Mathias escreveu:É o mesmo em que todo mundo se baseia para falar que "o Gripen venceu", e que o Rafale é o último colocado da bost-list segundo a COPAC.

Deve ser o mesmo que o PP (se não em engano) disse ter sido refeito, dando-se mais peso à quesitos mais importantes na visão do MinDef, como ToTs e off-sets.

Como antes o que pesava mais para a COPAC era preço e custos e o Gripen venceu, obviamente; e depois da mudança para ToTs e off-sets venceu o Rafale, dá par se formar uma idéia nebulosa, vaga, fumacenta, de que relatório seria este.

Ou não teve relatório nenhum?
Vale a pena ver de novo?


Até janeiro/2010 os supostos pesos eram os seguintes:

Técnica: 20%
Logística: 20%
Custo operacional: 20%
Transferência de Tecnologia e Risco: 15%
Contrapartidas comerciais: 15%
Gerenciamento do programa: 10%


O suposto resultado era:
1) Gripen NG
2) SH
3) Rafale
Aeronáutica se recusará a mexer em relatório que aponta a compra de caças suecos
O Globo, 07 de Janeiro de 2010


BRASÍLIA – O comando da Aeronáutica não aceitará modificar a conclusão do relatório da concorrência do programa FX-2 para excluir a classificação que colocou em primeiro lugar o caça sueco Gripen NG, da Saab. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, prefere a proposta do governo da França e tenta negociar com a FAB um texto que não seja tão taxativo. Apesar de insistir em manter o resultado de sua avaliação técnica, a Aeronáutica está disposta a acatar a opção política do governo, que pode levar à compra do francês Rafale.

Mas a FAB não quer transformar seu relatório em peça apenas consultiva. Avalia que a decisão sempre foi do presidente. Os três países concorrentes sabem disso e fizeram seus lobbies. O relatório da FAB foi concluído em outubro e não foi oficialmente entregue à Defesa.

Para analisar as propostas dos três consórcios que disputam o negócio – além dos franceses e dos suecos, os Estados Unidos também participam da concorrência -, a FAB avaliou seis quesitos. Deu maior importância para as propostas de logística, técnica e de custo operacional, cada uma com 20% de peso na avaliação final.

A Aeronáutica pressiona o governo usando argumentos financeiros, porque os caças voarão por 30 anos a partir de 2014, atravessando sete mandatos presidenciais. Entre os concorrentes, o preço mais alto seria o do Rafale. A França prometeu uma melhora significativa no preço. Ainda assim, o Rafale ficou em último lugar, atrás do F/A-18 da Boeing.

Os demais quesitos avaliados pela FAB foram a transferência de tecnologia e risco (15%), as contrapartidas comerciais (15%) e o gerenciamento do programa (10%). O governo solicitou o cancelamento desses diferentes pesos, cruciais para a pontuação final, o que abriria margem interpretativa sobre quem foi o vencedor.

Amorim: “Não é decisão exclusivamente militar”

Em Genebra, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse que será política a decisão final sobre a compra dos 36 caças. Segundo o ministro, a definição será dada pelo presidente Lula e por Jobim.

- Vamos levar em conta as questões técnicas, mas a decisão final cabe ao ministro da Defesa e ao presidente da República. Não é uma decisão exclusivamente militar. É uma decisão política – afirmou o chanceler, em entrevista ao lado do ministro de Negócios da Palestina, Riad Al-Maki.

A Saab e a Dassault declararam que aguardam a notificação da FAB e a decisão final do governo. A Boeing, em nota, destacou que sua proposta não apresenta riscos em seu cronograma de entrega e na cotação de preços – uma crítica indireta, também já lançada pelos franceses, de que o Gripen NG é um protótipo e pode sofrer atrasos na entrega e acréscimos de preço.

O governo só pretende retomar o assunto a partir da próxima segunda-feira. O Congresso já começa se mobilizar.

- Não tenho dúvida de que a oposição vai explorar essa suposta contradição entre o parecer técnico e a escolha política. Mas o fato é que os três caças são adequados para o país, e a França garante a transferência de tecnologia, ponto fundamental para o Estado – disse o petista João Pedro (AM), da comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado.

Para o presidente da comissão, Eduardo Azeredo (PSDB-MG), Lula precisa decidir logo.
- O posicionamento da FAB deve ter o maior peso. O governo já fez o estrago com sua precipitação política. O que não se pode mais é postergar a decisão. A compra precisa ser feita.

--------------------------------

Até agosto/2010 o relatório e os pesos foram supostamente modificados, como cita o artigo abaixo:
Relatório técnico confirma Rafale Preferido “político” do presidente Lula, avião francês ganha respaldo depois de mudanças nos critérios de avaliação do Ministério da Defesa
Publicação: 02/08/2010 08:19
Correio Braziliense

Isabel Fleck

A exposição de motivos técnicos do Ministério da Defesa, que resume em 40 páginas as mais de 2 mil geradas em documentos dos Comandos da Aeronáutica e da Marinha sobre a compra de 36 caças supersônicos, já está pronta para ser entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nela, o caça francês Rafale aparece em primeiro lugar, após mudança nos pesos da avaliação, que deu mais valor à transferência de tecnologia e menos aos custos de aquisição e manutenção da aeronave. A alteração foi feita com base na nova Estratégia Nacional de Defesa (END), que tem no desenvolvimento da indústria militar brasileira uma das prioridades, e permitiu que o avião francês despontasse como vencedor também na esfera técnica, apesar de cada unidade custar cerca de US$ 20 milhões a mais do que seu mais caro concorrente. Agora, resta ao presidente convocar o Conselho Nacional de Defesa para bater o martelo, o que pode acontecer só após as eleições de outubro.

A mudança colocou a opção preferida do Planalto também como a escolha técnica da Defesa.o presidente Lula — e o próprio ministro da Defesa, Nelson Jobim, — deixam claro que a decisão do governo será política. O fato de o caça escolhido pelo presidente ter respaldo do documento da Defesa, contudo, dá mais validade à decisão. Em versões anteriores, feitas antes da alteração final nos pesos de avaliação, o relatório elaborado pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (Copac) chegou a apontar os outros dois concorrentes, o sueco Gripen NG e o americano F-18 Super Hornet, como melhores opções. Desde que o presidente francês, Nicolas Sarkozy, esteve em Brasília para as festividades do 7 de Setembro de 2009, e foi anunciado o início das negociações com a francesa Dassault,

Já se passou um ano e meio desde que as três finalistas — a Dassault, a norte-americana Boeing e a sueca Saab — entregaram as chamadas ofertas finais, ou Bafo (do inglês best and final offers), ao Comando da Aeronáutica. De lá para cá, a Copac analisou a fundo as propostas no que concerne às especificações dos caças, transferência de tecnologia, offset (contrapartidas), e preço de aquisição e manutenção, entre outros itens. O primeiro relatório que chegou ao Alto Comando da Aeronáutica trazia o sueco Gripen NG como a melhor opção, mas teve uma revisão pedida pela cúpula da FAB para aumentar o peso dos riscos já apontados no próprio texto. Segundo o documento, há dúvidas quanto ao desempenho do radar e aos custos operacionais do motor do Gripen NG — essas questões haviam sido praticamente descartadas nesse momento da avaliação.

A primeira alteração, que dobrou de 5 para 10 esse peso, fez o americano F-18 Super Hornet, que é consideravelmente mais barato que o Rafale e apresenta menos riscos que o sueco, tomar a dianteira no relatório entregue em dezembro ao Ministério da Defesa. Foi a vez do órgão, contudo, pedir uma nova mudança nos parâmetros de avaliação, que ainda eram os mesmos da primeira concorrência, iniciada pela FAB em 1995. A preocupação principal do ministério era aumentar a importância da transferência de tecnologia, que valia até então apenas 9 dos 100 pontos, para valorizar as propostas que mais trouxessem oportunidades à indústria brasileira, como prevê a END.

Com o peso da transferência de tecnologia agora em 40 pontos, a proposta francesa, que ganhou nota 8, passou à frente da norte-americana Boeing, que obteve apenas nota 2 nesse quesito. O Gripen NG, oferecido pela sueca Saab, ficou um ponto à frente do Rafale nesse quesito, mas não venceu principalmente pelos fatores riscos e offset — que o caça francês “levou” após o presidente Sarkozy assumir o compromisso de comprar 12 unidades do cargueiro KC-390, que está sendo desenvolvido pela Embraer.

Custos
O alto preço do Rafale, que era o principal obstáculo da proposta francesa, também foi compensado pela mudança dos pesos da avaliação enviada pelo Alto Comando da Aeronáutica. O peso dos custos totais do caça, que valiam 50% da nota final, caiu pela metade no novo texto. O governo francês também reduziu o preço de cada unidade — de 64 milhões para 60 milhões de euros (cerca de US$ 83,7 milhões e US$ 78,5 milhões, respectivamente), mas, mesmo assim, ele continuou sendo o mais caro, com o Gripen NG estimado em US$ 50 milhões e o F-18, em US$ 55 milhões.

O Ministério da Defesa não confirma a conclusão da exposição de motivos, e nem soube precisar quando o documento será entregue ao presidente. A decisão só será anunciada depois que Lula avaliar o texto com o Conselho Nacional de Defesa. Dada a proximidade das eleições e a possibilidade de que a escolha seja usada pela oposição na disputa, especula-se que o vencedor só seja, de fato, conhecido após o pleito. Há três semanas, em visita à Embraer, a candidata do Partido Verde, Marina Silva, criticou a “falta de transparência” no processo. “A tramitação no Congresso Nacional ocorreu de forma açodada (...), não houve tempo de debate, as questões foram feitas sem o devido tempo, para que tivéssemos o devido trâmite”, reclamou.

Possível adiamento preocupa as finalistas

A demora em anunciar o vencedor da concorrência FX-2 da FAB, aliada aos mais de nove meses de silêncio do governo brasileiro sobre o processo, tem deixado as três concorrentes sob estado de tensão constante. Ronda a incerteza sobre se a compra dos caças supersônicos será deixada para o próximo governo — ou até novamente cancelada, como ocorreu com o programa FX anterior. Sem previsões de desfecho próximo, e com o início das férias parlamentares, o vaivém dos representantes e diretores das três empresas em Brasília diminuiu de forma considerável, mas não a expectativa.

Para a Dassault, cuja proposta é apontada como favorita, a expectativa é de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpra a repetida promessa de não deixar a decisão para o próximo governo. A empresa francesa também diz confiar nas declarações já dadas pelo ministro Nelson Jobim de que a política de Defesa “não é partidária”, mas uma política de Estado. Entre os motivos especulados para a demora, estão a própria campanha eleitoral, os interesses do país na sua atual agenda de política externa ou mesmo as prioridades do ministro da Defesa, que nas últimas semanas foi, inclusive, visitar as tropas brasileiras no Haiti. As empresas alegam que, desde outubro de 2009, quando tiveram uma oportunidade de entregar suas propostas revisadas à Aeronáutica, não têm qualquer informação oficial do governo brasileiro sobre a disputa.

O presidente da sueca Saab, Ake Svensson, observa que, se a decisão for deixada para depois das eleições, é possível que ela se estenda para o próximo governo, com um novo ministro da Defesa à frente do processo. “Se eles optarem por deixar a decisão para depois das eleições, não sei quanto tempo isso pode durar. Mas, no próximo governo, provavelmente haverá um novo ministro de Defesa, e talvez mais uma análise. Isso pode demorar mais um ano ou dois”, afirmou ao Correio. Cauteloso como os outros dois concorrentes, ele não critica a demora, e garante que o Gripen NG continua “se desenvolvendo” enquanto a decisão não sai.

O diretor de desenvolvimento de negócios internacionais da Boeing, Michael Coggins, afirma que “é compreensível” que haja uma demora em um processo como esse. “É uma decisão muito, muito importante, que vai garantir a espinha dorsal da Força Aérea Brasileira nos próximos 30 anos, além de haver muito dinheiro envolvido”, disse. “Para alguns concorrentes, talvez seja crítico que a decisão seja tomada logo, porque disso depende a sua linha de produção, mas nós estamos lá, produzindo o Super Hornet, e dispostos a trabalhar com o Brasil, independentemente de quanto tempo demore a decisão.” (IF)




Editado pela última vez por Penguin em Sáb Jan 21, 2012 8:33 pm, em um total de 1 vez.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#64091 Mensagem por Luís Henrique » Sáb Jan 21, 2012 8:32 pm

Túlio escreveu:Se restar alguém com um mínimo de JUÍZO em Brasília eles esquecem de vez essa josta de Short List e amizades coloridas entre Países e mandam vir uns FLANKERS, ai sim, habemos Defesa Aérea pra Copa and beyond...
Estava pensando em caças mais novos, e logo em um MIX.

Pak-Fa e J-20.

Talha mode on:
Fecha logo uns 240 exemplares de cada. :shock:




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Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#64092 Mensagem por Luís Henrique » Sáb Jan 21, 2012 8:33 pm

Túlio escreveu:Como são caças GAYS, têm mais é que refrescar a bunda na água de vez em quando mesmo... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
:lol: :lol: :lol:




Su-35BM - 4ª++ Geração.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#64093 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Jan 21, 2012 8:43 pm

Garanto que antes, bem antes da Copa chegam uns 12 SU-35BM.
Ou se não, se quiserem um baratinho com um raibân paraguaio de brinde, um SU-30MKBr com telas da AEL.

Será que estaremos bem defendidos assim?
http://www.bharat-rakshak.com/IAF/Images/8626-3/MKI-Armed-11AAMs.jpg
http://www.bharat-rakshak.com/IAF/Images/8628-4/MKI-Armed-12AAMs.jpg




Editado pela última vez por Carlos Mathias em Sáb Jan 21, 2012 8:45 pm, em um total de 1 vez.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#64094 Mensagem por Luís Henrique » Sáb Jan 21, 2012 8:43 pm

knigh7 escreveu:
Luís Henrique escreveu: 1) vão utilizar o F-35 em missões de ataque, sendo que o Super Hornet é um Bomb Truck. Por quê? Porque a capacidade de SOBREVIVÊNCIA do F-35 é MUITO superior. Porque o F-35 é muito superior ao Super Hornet e este ficará na retaguarda.. Para a maior potência mundial que possui EXPRESSIVA superioridade aérea contra qualquer país (salvo raras exceções) os SH serão poucos usados. Nos últimos 20 anos, onde a US Navy foi seriamente ameaçada. Eles precisam de caças de ATAQUE e o F-35 fará o trabalho enquanto o SH fica assistindo.
O Super Hornet ficará como principal missão a de superioridade aérea, com o F-35 a de ataque. Eu havia pego o dado do site oficial do JSF, no qual ele diz que esse caça fará a missão de ataque para te demosntar que até no site do oficial do fabricante ele escreve que as missòes dele na US NAVY será a de atque... O site oficial do JSF não menciona a função do que terá o Super Hornet quando o JSF estiver compondo com ele, pois não é a funçao da LM promover o caça do adversário
Luís Henrique escreveu:
Se você acha que o fato do SH ficar como defesa aérea é sinal de que é o melhor na função, ok, porém vai ser difícil convencer alguém sobre isto.
o F/A-18E já denota isto. Os 7,5G que ele consegue puxar também;.
Vc está enganado: o caça que ficou limitado a 7,5G foram os HORNETs. O Super Hornet é limitado a 9g, o limite suportado pelo homem.
Luís Henrique escreveu: Todo mundo sabe que ele é um Bomb Truck.
Todo mundo, não. É vc e o Soultrain (aliás, muito provavelmente influenciado pelo forista franco-português). Aliás esse forista diz que a Boeing não faz aeronave militar que presta.(putz, é cada coisa que se tem de ler... :? )
Luís Henrique escreveu:
2 e 3) até você concorda que Israel não consegue. Você realmente acredita que conosco eles serão mais amigáveis???
E quais são os sistemas que a FAB quer integrar ao Super Hornet? Não vai me responder que ela não vai integrar que o armamento que ela quer. :wink: Pods? o SH já tem integrado o pods Litening, que é o que a FAB quer. Ah, quanto ao modelo proposto a AEL para o painel, o único concorrente dos 3 da Sort List que não abriu para integrar foi o do consórcio Rafale, alegando inadequação de espaço para colocar o proposto pela AEL.Para os outros 2, aceitaram colocar imputs da AEL. :wink:
Luís Henrique escreveu:
4) possibilidade dita por congressistas + crise global + reduções no orçamento + aumento de custos do F-35. Eu acho que iniciar o desenvolvimento de um OUTRO novo caça é muito difícil de ocorrer. Por isto eu digo, forte tendência de continuarem usando o F-35.
O ADF é parea daqui há 18 anos. Os EUA em 1992 estavam em forte crise econômica. 2 anos depois estavam em prosperidade que continuou por mais de uma década. Por isso é meio arriscado fazer prognósticos para daqui há uma década.
1) a missão de ataque é a PRINCIPAL missão da US Navy. É também a missão mais arriscada porque tem que penetrar em território inimigo. Este é o ponto. No mix, o SH fica como low. E é o óbvio, afinal o F-35 é o caça novo de 5ª geração. Nenhuma vergonha pra o Super Hornet, mas é esta a realidade.

2) Não é o que diz o site oficial da Boeing. Diz claramente 7,6G para o Super Hornet.
http://www.boeing.com/defense-space/mil ... erview.pdf

3) Discordo que a Boeing não faz caça que presta. No entanto não sou só eu, o Soultrain e o PRick que acham que o Super Hornet é um bomb truck; Ele é um caça multimissão, mas da mesma forma que o Eurofighter foi otimizado para superioridade aérea o Super Hornet foi otimizado para ataque.

4) não sei sobre as propostas da AEL. O que sei é que a proposta da Boeing teve NOTA 02 em tots. Você respeita a opinião da COPAC ou não? Eles tiveram nota 02, o Rafale nota 08 e o Gripen nota 09. Se você prefere o Super Hornet, tudo bem, coloque os pontos fortes, tot sem dúvida é o ponto MAIS FRACO da proposta americana.

5) sim. ninguém aqui é mãe dinah. Mas HOJE, as evidencias levam a crer isto.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Carlos Mathias

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#64095 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Jan 21, 2012 8:57 pm

Vou destacar o que levou talvez ao lugar cativo no banquinho.
Aeronáutica se recusará a mexer em relatório que aponta a compra de caças suecos
Some-se a isso o email do cara da COPAC .
- Vamos levar em conta as questões técnicas, mas a decisão final cabe ao ministro da Defesa e ao presidente da República.
Algum conflito entre a frase destacada lá acima e esta última?????? :roll:
- Não tenho dúvida de que a oposição vai explorar essa suposta contradição entre o parecer técnico e a escolha política. Mas o fato é que os três caças são adequados para o país, e a França garante a transferência de tecnologia, ponto fundamental para o Estado – disse o petista João Pedro (AM), da comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado.
Hmmmmm...
Recado dado.
E a resposta veio assim:
- O posicionamento da FAB deve ter o maior peso. O governo já fez o estrago com sua precipitação política. O que não se pode mais é postergar a decisão. A compra precisa ser feita.
Rabo querendo abanar cachorro.

Resultado de todo esse blá, blá, blá :
http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2010/11/F-5EM-Python-4.jpg
Imagem

Será que foi assim?




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