Sobre o KC-390

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5448
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 431 vezes

Re: Sobre o KC-390

#6331 Mensagem por henriquejr » Sex Nov 12, 2021 4:01 pm

O Brasil nunca será levado a sério enquanto for conhecido por um país que não respeita contratos! Isso vindo de uma instituição como a FAB é terrível.
Nas próximas parcerias tenho certeza que o pessoal da Embraer vai ficar com o pé atrás e já vai colocar essa possibilidade de não cumprimento do previsto na conta final....




.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61474
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6305 vezes
Agradeceram: 6656 vezes
Contato:

Re: Sobre o KC-390

#6332 Mensagem por Túlio » Sex Nov 12, 2021 4:36 pm

henriquejr escreveu: Sex Nov 12, 2021 4:01 pm O Brasil nunca será levado a sério enquanto for conhecido por um país que não respeita contratos! Isso vindo de uma instituição como a FAB é terrível.
Nas próximas parcerias tenho certeza que o pessoal da Embraer vai ficar com o pé atrás e já vai colocar essa possibilidade de não cumprimento do previsto na conta final....
Negada da SAAB deve tá com o zóio que é um pila :shock:: pra quem destrói a "prata da casa", que problema há em destruir as dos outros? Certa tá é a AEL, que só entrega o que lhe é pago...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Poti
Avançado
Avançado
Mensagens: 472
Registrado em: Dom Dez 07, 2003 1:03 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 11 vezes
Agradeceram: 128 vezes

Re: Sobre o KC-390

#6333 Mensagem por Poti » Sex Nov 12, 2021 4:50 pm

Imagino que se a briga terminar na justiça a FAB perderá, pois se assinou se responsabilizou. Mas no fundo, qualquer briga entre FAB e EMBRAER é ruim para ambos e para o país.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61474
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6305 vezes
Agradeceram: 6656 vezes
Contato:

Re: Sobre o KC-390

#6334 Mensagem por Túlio » Sex Nov 12, 2021 5:00 pm

Poti escreveu: Sex Nov 12, 2021 4:50 pm Imagino que se a briga terminar na justiça a FAB perderá, pois se assinou se responsabilizou. Mas no fundo, qualquer briga entre FAB e EMBRAER é ruim para ambos e para o país.
A EMBRAER já perdeu, um monte de gente pelo mundo afora já deve estar tendo segundos pensamentos sobre o 390, tipo "se nem em casa querem, aí tem". Lockheed-Martin agradece.

Grande pena, um baita avionaço sendo "abatido" logo por quem deveria pensar antes de agir.




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18724
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 1957 vezes
Agradeceram: 2482 vezes

Re: Sobre o KC-390

#6335 Mensagem por knigh7 » Sex Nov 12, 2021 5:35 pm

Se bem que o orçamento na PLOA para o programa Gripen no ano que vem é de R$1,2 bi. Foi maior que dos anos anteriores para acompanhar a desvalorização do Real.

Na minha opinião, tendo por base o histórico orçamentário e as outras necessidades da Força, 28 KC-390 foi um pedido grande. Operávamos 23 Hércules em tempos áureos dessa aeronave aqui.

O Millennium tem velocidade de cruzeiro 50% superior e transporta 20% a mais de carga da aeronave que irá substituir.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61474
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6305 vezes
Agradeceram: 6656 vezes
Contato:

Re: Sobre o KC-390

#6336 Mensagem por Túlio » Sex Nov 12, 2021 6:36 pm

knigh7 escreveu: Sex Nov 12, 2021 5:35 pm Se bem que o orçamento na PLOA para o programa Gripen no ano que vem é de R$1,2 bi. Foi maior que dos anos anteriores para acompanhar a desvalorização do Real.

Na minha opinião, tendo por base o histórico orçamentário e as outras necessidades da Força, 28 KC-390 foi um pedido grande. Operávamos 23 Hércules em tempos áureos dessa aeronave aqui.

O Millennium tem velocidade de cruzeiro 50% superior e transporta 20% a mais de carga da aeronave que irá substituir.
Já erraram na largada, se os da FAB olhassem o histórico de qualquer uma das três Forças, não apenas o da sua, teriam comprado meia dúzia de Juliet e contratado a EMBRAER para remendar os Gordos que ainda prestassem; como a josta também tá começando a feder pro lado do Gripen, deviam em vez dele ter comprado umas três dúzias de F-16C/D (que já estariam todos voando aqui), quando desse pegavam um segundo lote (MLU) pra substituir os F-5 e bola pra frente.

Ou não sabem que a maior tradição do Brasil é ser O País das Décadas Perdidas? Espero que pelo menos a credibilidade da EMBRAER não saia muito arranhada dessa palhaçada toda mas me parece que o 390 subiu no telhado, bobear e Portugal e Hungria cancelam o que puderem também... [025]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1332
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceu: 51 vezes
Agradeceram: 477 vezes

Re: Sobre o KC-390

#6337 Mensagem por Cassio » Sex Nov 12, 2021 7:57 pm

Não vejo porque a decisão da FAB afetaria contratos com outros países, os já assinados e os que estão em negociação.
A FAB não desistiu do KC390, os está operando, e muito, e adorando.
Reduziu as encomendas por falta (?) de recursos e só... Não façam tempestade em copo d'água.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18724
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 1957 vezes
Agradeceram: 2482 vezes

Re: Sobre o KC-390

#6338 Mensagem por knigh7 » Sex Nov 12, 2021 8:27 pm

Com 15, a FAB terá 10 disponíveis. Junto com os C-105/SC-105, que coincidentemente somam 15, a FAB terá capacidade de desembarcar o escalão de assalto da Bda PQD.
Deveríamos comprar um pouco mais de Millenniuns afim de repor as perdas operacionais que ocorrerão ao longo de 30 anos. Talvez mais 3.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61474
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6305 vezes
Agradeceram: 6656 vezes
Contato:

Re: Sobre o KC-390

#6339 Mensagem por Túlio » Sex Nov 12, 2021 9:47 pm

knigh7 escreveu: Sex Nov 12, 2021 8:27 pm Com 15, a FAB terá 10 disponíveis. Junto com os C-105/SC-105, que coincidentemente somam 15, a FAB terá capacidade de desembarcar o escalão de assalto da Bda PQD.
Deveríamos comprar um pouco mais de Millenniuns afim de repor as perdas operacionais que ocorrerão ao longo de 30 anos. Talvez mais 3.
PUTZ, então tem que presumir que uns dois terços do filé do Transporte da FAB esteja em perfeitas condições de disponibilidade só pra poder lançar, p ex, uma FT nucleada por um B I Pqdt, mais uma Bia de Artilharia, um Pel de Cavalaria, um Pel de Engenharia, pessoal e equipamento de Comunicações e EW, Manutenção, Saúde (e antes a Equipe PREC), e isso tudo limitado pelo meio mais lento e com menor alcance (295).

Tem vez que eu desanimo...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18724
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 1957 vezes
Agradeceram: 2482 vezes

Re: Sobre o KC-390

#6340 Mensagem por knigh7 » Sex Nov 12, 2021 10:39 pm

A Brigada PQD é planejada para sustentar um combate por 72h. Eles não iriam saltar muito longe das tropas em terra. O CASA 295 tem a velocidade de um C-130. Poderiam decolar à frente.

Sim, 2/3 de disponibildade da frota. Não sera difícil reunir numa operação para a brigada PQD. Aliás a FAB tem um contrato de CLS com a Embraer para garantir a disponibilidade de 70% da frota do Millennium.

O escalão de assalto da Bda PQD precisa de 18 C-130H. 10 KC-390 e 10 C-295 podem fazer o mesmo.

C-295 com suas versões e atualização terão a linha de produção aberta por muito tempo. Por isso que não acredito que se necessite comprar excedentes para atrito. Mas o KC-390 com certeza não terá a linha de produção aberta por muito tempo. Exportar essa aeronave é um trabalho de parto e que resulta em poucas unidades.




Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6826
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceu: 1959 vezes
Agradeceram: 796 vezes

Re: Sobre o KC-390

#6341 Mensagem por Viktor Reznov » Sáb Nov 13, 2021 12:27 am

Cassio escreveu: Sex Nov 12, 2021 7:57 pm Não vejo porque a decisão da FAB afetaria contratos com outros países, os já assinados e os que estão em negociação.
A FAB não desistiu do KC390, os está operando, e muito, e adorando.
Reduziu as encomendas por falta (?) de recursos e só... Não façam tempestade em copo d'água.
Cortar as encomendas pela metade é literalmente desistir de metade do programa. Os potenciais compradores veem isso, têm a impressão de qua linha de montagem não estará funcionando por tempo o suficiente pra suprir necessidades de peças a longo prazo, e naturalmente gravitam pra Airbus ou LockMart.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8972
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceu: 292 vezes
Agradeceram: 532 vezes

Re: Sobre o KC-390

#6342 Mensagem por Pablo Maica » Sáb Nov 13, 2021 1:50 pm

Ao invés de cancelar a compra o governo poderia muito bem ter negociado uma extensão do contrato e dos pagamentos, e intensificar com a Embraer os esforços de venda para manter a linha de produção viável, e também planejar com a FAB a venda das primeiras unidades do KC para daqui a uns 8 ou 10 anos repondo essas unidades com a chegada das 10/12 ultimas unidades compradas, isso daria uma sobrevida ao programa e poderia inserir o 390 em mercados que não tenham a capacidade de comprar aeronaves novas, por mais que não seja uma venda direta da Embraer ainda assim ela prestaria o suporte.


Um abraço e t+ :)




Avatar do usuário
Energys
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Seg Dez 10, 2012 4:16 pm
Agradeceu: 55 vezes
Agradeceram: 172 vezes

Re: Sobre o KC-390

#6343 Mensagem por Energys » Sáb Nov 13, 2021 2:22 pm

Pablo Maica escreveu: Sáb Nov 13, 2021 1:50 pm Ao invés de cancelar a compra o governo poderia muito bem ter negociado uma extensão do contrato e dos pagamentos, e intensificar com a Embraer os esforços de venda para manter a linha de produção viável, e também planejar com a FAB a venda das primeiras unidades do KC para daqui a uns 8 ou 10 anos repondo essas unidades com a chegada das 10/12 ultimas unidades compradas, isso daria uma sobrevida ao programa e poderia inserir o 390 em mercados que não tenham a capacidade de comprar aeronaves novas, por mais que não seja uma venda direta da Embraer ainda assim ela prestaria o suporte.


Um abraço e t+ :)
Tão óbvio, não é mesmo? Além disto, poderia ter feito um corte menor, dentro da lei e do contrato, de 25% (7 aviões), informando que os converteriam em "opções de compra", dado ajuste orçamentário e mais o bla-bla-bla que achasse necessário. Isso não assustaria ninguém e o projeto teria impacto mínimo.
Ao contrário disso, com uma arrogância digna dos mais orgulhosos idiotas, cortou 46% das encomendas, rasgando instrumento jurídico perfeito, jogou uma bomba em todo o projeto e ainda saiu correndo feito uma criança que fez travessuras. Comportamento deplorável. Melhor parar por aqui. :?

Att.




Editado pela última vez por Energys em Sáb Nov 13, 2021 3:24 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Energys
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Seg Dez 10, 2012 4:16 pm
Agradeceu: 55 vezes
Agradeceram: 172 vezes

Re: Sobre o KC-390

#6344 Mensagem por Energys » Sáb Nov 13, 2021 2:34 pm

Gostaria de lembrá-los que a verba que paga os KC-390 não sai do orçamento da FAB, mas diretamente do Ministério da Defesa, assim como os demais programas ESTRATÉGICOS como o Astros 2020, Prosub e outros. Portanto, o "arranjo" que a FAB quis mostrar é falso e, ao que tudo indica, é para na verdade aplicar a verba teoricamente "economizada" no produto nacional em outra(s) compra(s) já realizada(s), suponho que estrangeira(s).
A FAB e o MD entraram em acordo. Faltou combinar com "os russos", neste caso, a Embraer, que disse um sonoro "não".
Para quem sabe ler...

Att.




Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4961
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceu: 1176 vezes
Agradeceram: 713 vezes

Re: Sobre o KC-390

#6345 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Nov 13, 2021 3:11 pm

Pablo Maica escreveu: Sáb Nov 13, 2021 1:50 pm Ao invés de cancelar a compra o governo poderia muito bem ter negociado uma extensão do contrato e dos pagamentos, e intensificar com a Embraer os esforços de venda para manter a linha de produção viável, e também planejar com a FAB a venda das primeiras unidades do KC para daqui a uns 8 ou 10 anos repondo essas unidades com a chegada das 10/12 ultimas unidades compradas, isso daria uma sobrevida ao programa e poderia inserir o 390 em mercados que não tenham a capacidade de comprar aeronaves novas, por mais que não seja uma venda direta da Embraer ainda assim ela prestaria o suporte.


Um abraço e t+ :)
Então, eu já defendi o mesmo com relação ao Guarani (cujo contrato previa mais unidades do que o necessário para o EB), ou seja, mantém o contrato do jeito que estava e dava baixa nas versões mais antigas. Pega essas unidades retiradas de serviço e vende ou doa para uma nação amiga. Todo mundo sai feliz: Embraer (ou Iveco), com cumprimento do contrato e venda de serviços para outros países recebedores dessas unidades; FAB (ou EB), com unidades novas; País recebedor das unidades, com equipamentos relativamente modernos.

Sinceramente não entendo a dificuldade ou impedimento jurídico em se fazer esse tipo de operação.

Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Responder