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Re: Sobre o KC-390
Enviado: Sex Out 08, 2021 1:35 pm
por arcanjo
FAB realiza treinamentos de pouso curto com aeronave KC-390 Millennium
https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... curto.html
abs.
arcanjo
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Sex Out 08, 2021 3:25 pm
por Cassio
knigh7 escreveu: ↑Sex Out 08, 2021 1:29 am
Cássio, uma dúvida:
Um único veículo, cujas dimensões ocupam quase todo o espaço para cargas, é considerado carga útil concentrada, ou seja, o C-390 tem capacidade de levar até 26 ton assim ou entra no critério de 23 ton?
(obviamente, desconsiderando o tamanho da pista e condições atmosféricas).
Na minha visão se o peso estiver distribuído pelo comprimento do compartimento de carga, então não é carga concentrada.
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Sex Out 08, 2021 3:30 pm
por knigh7
@Cassio, eu não entendi porque a capacidade de carga concentrada (26 ton) é maior que a distribuída (23 ton). Não houve uma troca na confecção da tabela?
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Sex Out 08, 2021 5:03 pm
por FIGHTERCOM
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Sáb Out 09, 2021 11:28 am
por arcanjo
KC-390 Millennium realiza transporte de veículos pesados
https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... te-de.html
abs.
arcanjo
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Dom Out 10, 2021 10:56 am
por Cassio
É o KC390 dando conta do recado. Espero que a FAB ainda encomende mais aeronave para que chegue mais próximo de sua encomenda original.
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Dom Out 10, 2021 2:07 pm
por Energys
A diminuição do número de encomendas não é culpa da FAB. Não é ela a dona da chave do cofre. Todos aqui sabem disso. Que sejam dados os nomes corretos aos bois!
Att.
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Dom Out 10, 2021 2:30 pm
por Túlio
Energys escreveu: ↑Dom Out 10, 2021 2:07 pm
A diminuição do número de encomendas não é culpa da FAB. Não é ela a dona da chave do cofre. Todos aqui sabem disso.
Que sejam dados os nomes corretos aos bois!
Att.
100% de acordo.
Para saber os nomes da boiada inteira basta ver quem começou com o #Fikenkaza e "
Saúde é o que interessa, Economia a gente vê depois"; dae ver quem seguiu e disseminou essas barbaridades (tem vários aqui mesmo, no DB
).
No fim da fila, quem não aguentou a pressão, se rendeu e saiu imprimindo dívida como se o meteoro já estivesse entrando na Troposfera.
Pronto, pegaste a boiada toda:
WHAT'S NEXT?
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Dom Out 10, 2021 6:42 pm
por Cassio
knigh7 escreveu: ↑Sex Out 08, 2021 3:30 pm
@Cassio, eu não entendi porque a capacidade de carga concentrada (26 ton) é maior que a distribuída (23 ton). Não houve uma troca na confecção da tabela?
É isso mesmo. Carga concentrada máxima de 26 Ton e distribuída de 23 Ton.
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Ter Out 12, 2021 1:09 pm
por FIGHTERCOM
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Ter Out 12, 2021 4:08 pm
por Pablo Maica
Cassio escreveu: ↑Dom Out 10, 2021 10:56 am
É o KC390 dando conta do recado. Espero que a FAB ainda encomende mais aeronave para que chegue mais próximo de sua encomenda original.
Sinceramente eu espero que em algum ponto, alguém da FAB pare com a sandice de gastar um absurdo de dinheiro em 2 MRTT e resolva colocar esse dinheiro no 390. É mais do que nítido de que a FAB precisa de no mínimo 20 a 22 aeronaves, para evitar que estas não precisem trabalhar com excesso de demanda de missões, e tenham uma vida operacional mais longa.
Evitar o que aconteça o que ocorreu com os C-130, ao longo do tempo a demanda de missões triplicou e a frota se manteve (e diminuiu por acidentes), quando os italianos chegaram já não dava mais para contar com quase nada da frota original, que estava no osso. E agora os 390 estão salvando a pele da FAB, já que as células ex AMI foram sugadas até a ultima hora disponível.
Hoje sendo minimamente realista, temos muito mais necessidade de 4 ou 6 KC-390 adicionais operando em todo o Brasil, do que para 2 MRTT com restrições de operação em diversas pistas dentro do BR que não os comportam, e eventuais devaneios como demonstrações de força na costa africana (sim ou já ouvi isso).
Um abraço e t+
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Sáb Out 16, 2021 11:36 am
por FCarvalho
Os MRTT são para missões transporte estratégicas, via de regra fora do país em apoio a tropas brasileiras, logísticas da FAB, humanitárias e/ou Revo dos caças. Esse tipo de transporte realizado pelos KC-390 é algo que foge as especificações de operação do Corsário, que segundo a FAB, com a reposição das 4 unidades perdidas tem o suficiente para o que se espera deles. Mas isso era em 2013; hoje eu não sei dizer se apenas 4 fazem sentido. Talvez sim, talvez não. Mas a FAB não fala sobre isso.
A compra de 28 unidades serviriam justamente para oferecer uma melhor disponibilidade da frota sem deixar os poucos esquadrões assoberbados em termos de horas de voo e serviço como temos visto até aqui, com as únicas 4 células quase não parando em Anápolis, tal é a demanda. Este esforço extra cobrará o seu preço mais adiante, e duvido que a FAB tenha cacife e grana para bancar a substituição de eventuais células que venham a ser defenestradas antes do tempo.
Com alguma sorte, quem sabe, o 1o/7o Gav aqui em Manaus não ganha os seus para servir de apoio ao CMA/CMN, caso se consiga os 28 previstos na próxima década.
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Dom Out 17, 2021 2:48 pm
por Pablo Maica
O problema é o xadrez financeiro que a FAB terá que praticar pelos próximos anos. O MRTT é sem dúvidas uma ferramenta estratégica de valor imensurável, mas é muito caro de comprar e operar, e com os poucos caraminguás que a FAB dispões acho que devemos dar prioridade para um programa estratégico ante a uma ferramenta estratégica.
Um abraço e t+
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Dom Out 17, 2021 11:07 pm
por knigh7
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Seg Out 18, 2021 11:47 am
por FCarvalho
Pablo Maica escreveu: ↑Dom Out 17, 2021 2:48 pm
O problema é o xadrez financeiro que a FAB terá que praticar pelos próximos anos. O MRTT é sem dúvidas uma ferramenta estratégica de valor imensurável, mas é muito caro de comprar e operar, e com os poucos caraminguás que a FAB dispões acho que devemos dar prioridade para um programa estratégico ante a uma ferramenta estratégica.
Um abraço e t+
Concordo. Neste momento os MRTT ou equivalentes, são menos importantes do que o projeto do KC-390.
Se conseguirmos blindar o orçamento, como dito na matéria, já será uma grande vitória.
No curto e médio prazo haverá ainda bastante wide body a venda no mercado de usados para serem aproveitados. Aliás, salvo erro, a compra de aviões civis e sua posterior transformação em KC seria a melhor opção para a FAB conseguir seus cargueiros estratégicos. Este é o maior fardo dos aviões do Corsário, sempre foi. Com 28 KC-390 podemos dar conta da questão do Revo dos caças por um bom tempo até que se possa dispor de recursos para a atualização dos Boeing/Airbus em posto Ipiranga no céu.
E 767 usado é o que mais tem por aí, com os A330 em menor disponibilidade. É só usar a cabeça.