Modernização dos AMX!!!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Carlos Mathias

Re: Modernização dos AMX!!!

#631 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Jun 20, 2009 6:21 pm

Um OLS-35 da vida dá mais independência ao avião, dispensando carregar o POD (ocupando-o) em muitas ocasiões.




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henriquejr
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Re: Modernização dos AMX!!!

#632 Mensagem por henriquejr » Sáb Jun 20, 2009 6:29 pm

Como eu disse anteriormente, o sistema FLIR usado nos A-1 é específico para navegação noturna, será fixo (provavelmente no lugar de um dos canhões ou sobre o nariz, e as imagens infravermelhras serão projetadas diretamente no HUD ou DASH IV.




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Zepa
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Re: Modernização dos AMX!!!

#633 Mensagem por Zepa » Sáb Jun 20, 2009 7:10 pm

henriquejr escreveu:Como eu disse anteriormente, o sistema FLIR usado nos A-1 é específico para navegação noturna, será fixo (provavelmente no lugar de um dos canhões ou sobre o nariz, e as imagens infravermelhras serão projetadas diretamente no HUD ou DASH IV.
:shock: :shock: :shock:

AMX também :?: :?:




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Re: Modernização dos AMX!!!

#634 Mensagem por henriquejr » Sáb Jun 20, 2009 7:36 pm

Zepa escreveu:
henriquejr escreveu:Como eu disse anteriormente, o sistema FLIR usado nos A-1 é específico para navegação noturna, será fixo (provavelmente no lugar de um dos canhões ou sobre o nariz, e as imagens infravermelhras serão projetadas diretamente no HUD ou DASH IV.
:shock: :shock: :shock:

AMX também :?: :?:
Caso os planos de modernização não tenham mudado, o DASH IV será um dos ítens a serem integrados afim de poder prover o A-1 de melhores chances de defesa contra interceptadores.




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Re: Modernização dos AMX!!!

#635 Mensagem por WalterGaudério » Sáb Jun 20, 2009 9:46 pm

Luiz Bastos escreveu:Ha alguns meses eu vi uma reportagem ou youtube sobre uma câmera flir de S.J. Campos, 100% nacional e super barata. (Certamente mais que esta americana) A pergunta que faco é do porque da Enrolaer...digo EMBRAER não comprar o produto nacional em conformidade com a END ? Seria pela EMBRAER agora ser civil ? O produto nacional é inadequado? Ou aquele papo de dar prioridade a desenvolvimentos nacionais é só papo mesmo?
Sei do que tu falas, mas esta cãmera ainda vai precisar de mais de ano, para entrar em produção. Parece que a ARES estava interessada na industriaização desse sistema aí, mas não tive mais notícias. O produto ainda não está maduro. Mas vai chegar lá.




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Re: Modernização dos AMX!!!

#636 Mensagem por Skyway » Sáb Jun 20, 2009 10:51 pm

Tenho uma dúvida aos entendidos de radares...agora que o A-1 vai ter Radar, o nariz dele terá tambem a restrição quanto a pintura na área do radome?

Um abraço!




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Re: Modernização dos AMX!!!

#637 Mensagem por Bolovo » Sáb Jun 20, 2009 10:58 pm

Acho que tem nada ver, Leonardo.




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Re: Modernização dos AMX!!!

#638 Mensagem por Skyway » Sáb Jun 20, 2009 11:12 pm

Eu não entendo bulhufas desse detalhe de pintura do radome... :lol:
Mas é que eu realmente não me recordo de ver um avião com radar receber pintura camuflada na área do radome, e ainda tem aquele famoso a aviso "Do Not Paint" em muito deles né, por isso a dúvida.




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Re: Modernização dos AMX!!!

#639 Mensagem por orestespf » Sáb Jun 20, 2009 11:21 pm

Bolovo escreveu:Acho que tem nada ver, Leonardo.
Tem sim, Bolovo, mas deixemos isso de lado. :wink:




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Re: Modernização dos AMX!!!

#640 Mensagem por Skyway » Sáb Jun 20, 2009 11:23 pm

Orestes, se puder tirar minha dúvida, agradeço!


Um abraço.




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Re: Modernização dos AMX!!!

#641 Mensagem por orestespf » Dom Jun 21, 2009 12:10 am

Skyway escreveu:Orestes, se puder tirar minha dúvida, agradeço!


Um abraço.
Olá Leonardo,

a eficiência do radar vai para o lixo, grosso modo é isso. O material que é feito o radome varia muito, a tinta (pigmentos) poderia ser um grande problema, se um condutor por um lado, isolante por outro, diminuindo enormemente as características do radar (antena, neste caso). Estou sendo simplista, até dá pra postar muito mais sobre este assunto, mesmo não sendo especialista, mas seria enfadonho (não tenho mais saco pra isso, agora só matemática mesmo. rsrsrs).

Caso queira o B-A-Bá:

http://74.125.47.132/search?q=cache:zi5 ... =firefox-a

http://www.lightningtech.com/pdfs/Thund ... inting.pdf

http://books.google.com.br/books?id=DXf ... t&resnum=4

Está no Google mesmo. :wink:




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Re: Modernização dos AMX!!!

#642 Mensagem por Skyway » Dom Jun 21, 2009 1:34 am

Obrigado pela resposta Orestes.

Então é provável que a FAB adote a mesma atitude adotada com os F-5EM, de cobrir o radome com um material especial e com a camuflagem passando longe.

Vamos esperar sair o protótipo da modernização. :wink:


Um abraço!




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Re: Modernização dos AMX!!!

#643 Mensagem por joao fernando » Dom Jun 21, 2009 10:22 am

Acredito eu que o tamanho e forma do cone "case" em frequencia com o radar ali dentro. Desse modo eletricamente ele fica transparente para as ondas eletromagneticas.

Pintando, a grosso modo, é uma camada ali por cima, que ainda varia de espessura. Logo, teriamos uma diferenciaçao no cone de emissão do radar, o que alteraria todo o projeto.

Na 2º hipotese, o radar, sabendo o ruido que a capa cria, já elimina, via processamento de sinal, esse ruido. Pintando, eliminamos a variavel "ruido do cone do radar", deixando o processamento de sinal imperfeito.

Ps - Isso sem falar da nova tinta dos F5-M, que reduzem a refleção de sinais de radar, lembram do projeto?
Ele terminou, e acabou funcionando (mas não tenho fuentes, nem posso afirmar nada, apenas ouvi no CTA que ali tinham um Xavante em testes da tal tinta. E que realmente reduzia a eficacia do radar adversário).




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: Modernização dos AMX!!!

#644 Mensagem por henriquejr » Dom Jun 21, 2009 5:15 pm

É com extrema satisfação que informo a todos a conclusão, hoje dia 19 de junho, das ORS (Operational Requirement Specifications) do Radar do A-1M.
Foi um trabalho que durou longos 4 meses e contou com a participação da empresa italiana Galileo, da brasileira Mectron e da FAB.
A FAB contou com uma equipe formada por mim, pelo gerente técnico do projeto SCP-01 (Ten Cel Engenheiro) e por um Cap Engenheiro do Grupo Especial de Ensaios em Voo.
Durante as reuniões binacionais e internas de trabalho, discutiu-se diversos aspectos como limitações financeiras, limitações físicas/tecnológicas, limitações cronológicas, aspectos operacionais, prospecções de curto e médio prazo. Um verdadeiro quebra-cabeça extremamente completo.
Amigos, saibam que conseguimos o melhor produto possível para nossa nação pelo menor valor!
Estou extremamente satisfeito e tenho certeza que dentro em breve teremos nas nossas aeronaves modernizadas um radar de alta performance e totalmente adequado às nossas necessidades operacionais!
Abraços a todos!
DNL
Palavras de um piloto de A-1, retirado da comunidade A-1 AMX.




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Re: Modernização dos AMX!!!

#645 Mensagem por Brasileiro » Dom Jun 21, 2009 6:03 pm

Galera, faço egenharia eletrônica, o que eu posso dizer é o seguinte:

É mais ou menos isso mesmo.
Pintando o cone do nariz do caça, estaria-se colocando sobre o mesmo um material que sabe-se lá como se comporta diante da radiação eletromagnética. Isso pode interferir no desempenho do radar.
Sabe-se lá o quanto e como essa pintura pode refletir, transmitir ou absorver essas ondas. O resultado é imprevisível e os dados do radar tornariam-se menos confiáveis, já que o mesmo com certeza não teria sido projetado levando em conta substâncias estranhas a sua frente.

É como colocar uma calça jeans atrás da geladeira. Não daria mais para garantir que ela vai resfriar exatamente como consta no manual.


abraços]




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