TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

#631 Mensagem por Carlos Lima » Qui Ago 07, 2008 7:06 pm

E só para completar... concordo contigo CM... esse troço de Caixa Preta realmente não tem nada a ver [100].

Mas sabe como é que é... com o pessoal do ITA/CTA... Hehehehehehe... deixa eu calar a minha boca :mrgreen:

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Carlos Mathias

Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

#632 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Ago 07, 2008 7:12 pm

É CB, o pessoal é TOP mesmo. Masssssss, se vier uma ordem do dono prá largar a mão de mexer e logo após um embargo de peças?
Dizem as más(e as boas)línguas que existem códigos que, uma vez transmitidos a certos equipamentos, tornam este inútil, desligando-o, de certa forma. Se vo9cê tem acesso a todas as tais linhas de software ou códigos fonte, isso deve ser possível de se localizar, entende?

O amigo de hoje pode ser o inimigo de amanhã, logo...




Avatar do usuário
Zepa
Sênior
Sênior
Mensagens: 758
Registrado em: Sáb Mai 05, 2007 4:41 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

#633 Mensagem por Zepa » Qui Ago 07, 2008 7:24 pm

BARAK escreveu:Nosso amigo Rodman compilou algumas nomenclaturas comuns sobre combate BVR:
http://www.falconbrasil.com.br/forum/in ... wtopic=209
Muito bom, obrigado. 8-]

Zepa.




Imagem
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

#634 Mensagem por Carlos Lima » Qui Ago 07, 2008 8:48 pm

Carlos Mathias escreveu:É CB, o pessoal é TOP mesmo. Masssssss, se vier uma ordem do dono prá largar a mão de mexer e logo após um embargo de peças?
Dizem as más(e as boas)línguas que existem códigos que, uma vez transmitidos a certos equipamentos, tornam este inútil, desligando-o, de certa forma. Se vo9cê tem acesso a todas as tais linhas de software ou códigos fonte, isso deve ser possível de se localizar, entende?

O amigo de hoje pode ser o inimigo de amanhã, logo...
Mas aí CM, vale para qualquer um, correto?

Além disso o que acontece com essas linhas de código não é bem assim não... o que pode acontecer é que quando comprado o equipamento ele já venha com certas 'carências' vide HARM nos F-16 do Chile e radar ARG-1.

O que também acontece é que você em teoria você sabe o "comportamento" do equipamento que você vendeu e as suas limitações... esse 'conhecimento' é o que considero uma das características principais da famosa 'coleira'. A partir do momento em que você pode alterar o código da aeronave e 'brincar' com as suas possibilidades, você foge do controle.

Para sinais serem 'transmitidos' e ocasionarem mudanças de comportamento no equipamento, você tem que ou "ter algo que esteja recebendo tais sinais" ou "implantar (compilar) diretamente uma mudança no comportamento do equipamento"... ou seja... tratando de aeronaves de combate em uma guerra ainda por cima... muuuuuuuito díficil... afinal de contas você vai para o vôo com todo o briefing implantado e o comportamento da sua aeronave já todo 'consolidado'... no máximo você pode ser 'Jammed', mas aí é outra história totalmente diferente!

Quanto aos radarese outros eletrônicos existem um módulos de "programação" que é o que de vez em quando nos faz ver um contrato para compra de um radar ou eletrônico semelhante para o país "A" vir com um preço "x" e um contrato para o país "B" vir com um preço "x(10)" e aí dá para entender que pode estar incluídas umas boas 'liberdades de uso'.

Mas sei não... depois que a MB está comprando o "Kit" da LM para os Tupi/Tikuna da vida com tudo liberado... bom... :wink:

De um modo geral a questão passa por:

" - o quanto o que eu te vendi pode ser melhorado a ponto de se tornar um 'problema' ou evoluir em algo melhor?" ....
&
" - Qual o salto que eu estou permitindo você dar com a liberação de tal tecnologia?"

Mas aí, o mesmo vale para nós exportando para a vizinhança :wink:

Só que nós temos o ITA/CTA... 8-] (dentre outros)

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

#635 Mensagem por joao fernando » Sex Ago 08, 2008 12:59 pm

Bem , o ITA é um polo de excelencia. Assim, se perguntar como alterar um codigo fonte (que é nada mais nada menos que um programa de computador) eles conseguem descobrir e alterar. Impossivel não é, senão ninguem tinha feito.

Se a FAB não gravou os radares americanos e o que ela viu e não viu, azar dela. Pois os nossos padroes foram gravados. Gravando um padrão, dá pra se destrinchar o que o radar fez, e pode-se copiar o esquema de funcionamento. É matematica pura.

Agora, podemos abrir a caixa (no sentido literal, podemos abrir um radar e olhar dentro? Podemos fazer engenharia reversa? ) ou virá um time de tecnicos fazer a manutenção para nós?

Assumir que existe coleira, assumo que não tenho competencia para alterar algo nem nada. Nesse nivel, esquece, que a guerra já esta perdida mesmo.




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
Jin Jones
Sênior
Sênior
Mensagens: 1005
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 2:18 pm
Localização: Santos/SP

Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

#636 Mensagem por Jin Jones » Sex Ago 08, 2008 1:59 pm

Só completando o raciocínio.........

A falecida empresa ORBITA, subsidiária da também saudosa ENGESA, havia feito engenharia reversa no missil AA Roland II, e desse trabalho surgiu o sistema SOLAR, no qual diziam na época que era muito superior ao original e vários aspectos.

Se uma nação começa a "piratear" equipamento. dos outros, a sua credibilidade desaparece e as consequências disso, não justificam as "tais" vantagem conseguidas.

Veja o que os Chineses fizerem com equipamento Russo.
Israel chegou a fazer, numa situação de extrema urgência, copias do Mirage, mas porque ela possuía participação no proj. inicial e plantas.

Talvez o caminho mais curto/facil pode ser sedutor , mas a longo prazo vai se mostrar custoso.

O Brasil tem capacidade de sobra, para fazer tais "genéricos", mas não faz por concluir que essa não é a maneira certa de se chegar a um objetivo.

Jin




Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

#637 Mensagem por soultrain » Sex Ago 08, 2008 2:03 pm

Os planos do Mirage foram "roubadas" à França, os Israelitas nunca participaram no projecto.

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

#638 Mensagem por Wolfgang » Sex Ago 08, 2008 2:04 pm

soultrain escreveu:Os planos do Mirage foram "roubadas" à França, os Israelitas nunca participaram no projecto.

[[]]'s
Ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão! :mrgreen:

Broma

Saludos,

Fabio




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

#639 Mensagem por Skyway » Sex Ago 08, 2008 2:06 pm

Até onde eu sei os Kfir surgiram de um lote de Mirages sem turbinas que estava sendo entregue no momento em que um certo embargo foi imposto sei lá por que razão, não lembro direito... Aí os Israelenses pegaram o Mirage e botaram uma turbina de F-4. :P

Ta, não é bem assim, mas to saindo com pressa agora e é isso que lembro, me corrijam aí pessoal...rs

Fui!




AD ASTRA PER ASPERA
Jacobs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2060
Registrado em: Dom Jan 07, 2007 10:29 am
Localização: São Paulo - SP

Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

#640 Mensagem por Jacobs » Sex Ago 08, 2008 2:22 pm

Skyway escreveu:Até onde eu sei os Kfir surgiram de um lote de Mirages sem turbinas que estava sendo entregue no momento em que um certo embargo foi imposto sei lá por que razão, não lembro direito... Aí os Israelenses pegaram o Mirage e botaram uma turbina de F-4. :P

Ta, não é bem assim, mas to saindo com pressa agora e é isso que lembro, me corrijam aí pessoal...rs

Fui!
O Kfir foi um projeto próprio da IDF/AF.

Já quanto ao Nesher, antecessor do Kfir, até pouco tempo atráz todo mundo achava que o Mossad havia roubado o projeto do Mirage-5 (Mirage III voltado pra ataque) devido ao embargo de armas.

Hoje em dia, já se sabe que na verdade a França não cumpriu o embargo e os Mirage-5 foram desmontados e motados novamente em Israel (famoso "gato gordo").




Imagem
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

#641 Mensagem por Carlos Lima » Sex Ago 08, 2008 3:15 pm

Jacobs escreveu:
Skyway escreveu:Até onde eu sei os Kfir surgiram de um lote de Mirages sem turbinas que estava sendo entregue no momento em que um certo embargo foi imposto sei lá por que razão, não lembro direito... Aí os Israelenses pegaram o Mirage e botaram uma turbina de F-4. :P

Ta, não é bem assim, mas to saindo com pressa agora e é isso que lembro, me corrijam aí pessoal...rs

Fui!
O Kfir foi um projeto próprio da IDF/AF.

Já quanto ao Nesher, antecessor do Kfir, até pouco tempo atráz todo mundo achava que o Mossad havia roubado o projeto do Mirage-5 (Mirage III voltado pra ataque) devido ao embargo de armas.

Hoje em dia, já se sabe que na verdade a França não cumpriu o embargo e os Mirage-5 foram desmontados e motados novamente em Israel (famoso "gato gordo").
So para completar, no caso do Kfir o 'roubo' foi mais ou menos 'autorizado' pelo proprio Marcel Dassault :wink:

Hehehehe

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

#642 Mensagem por soultrain » Sex Ago 08, 2008 3:23 pm

Por isso as aspas :wink:

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
Marlboro
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 161
Registrado em: Qui Jan 25, 2007 10:22 am

Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

#643 Mensagem por Marlboro » Sex Ago 08, 2008 3:42 pm

Putz foram la pagar mico novamente.




O pior de tudo é o conformismo!
Avatar do usuário
caixeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 814
Registrado em: Dom Abr 20, 2008 10:34 pm
Agradeceram: 5 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

#644 Mensagem por caixeiro » Sex Ago 08, 2008 4:57 pm

Marlboro escreveu:Putz foram la pagar mico novamente.


Foram quem ??? O Pampa ??? Pagar Mico ??

Acho que vc anda meio desenformado sobre o assunto. Releia o topico.

Ps : Acho quem nem esse "novamente" cabe .....

Abracos Caixeiro




---------------------------------------------------------------------------------
"There's More Than One of Everything"
brisa

Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

#645 Mensagem por brisa » Sex Ago 08, 2008 5:00 pm

A viuva do Marcel era judia :wink:




Responder