TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62911 Mensagem por AlbertoRJ » Qui Dez 29, 2011 6:37 pm

Especulação.

Abcs.




Alberto -
RobertoRS
Sênior
Sênior
Mensagens: 886
Registrado em: Sáb Nov 13, 2010 12:12 am

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62912 Mensagem por RobertoRS » Qui Dez 29, 2011 6:42 pm

Como diz a assinatura de algum forista, "água de salsicha" mesmo é o F-X, hahaha...




Se não houver campo aberto
lá em cima, quando me for
um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62913 Mensagem por DELTA22 » Qui Dez 29, 2011 6:42 pm

AlbertoRJ escreveu:Especulação.

Abcs.
Sim! Cortina de fumaça. :wink:

[]'s.




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Carlos Mathias

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62914 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Dez 29, 2011 7:15 pm

Editado.




Editado pela última vez por Carlos Mathias em Qui Dez 29, 2011 11:54 pm, em um total de 1 vez.
RobertoRS
Sênior
Sênior
Mensagens: 886
Registrado em: Sáb Nov 13, 2010 12:12 am

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62915 Mensagem por RobertoRS » Qui Dez 29, 2011 7:25 pm

Onde está a competência no F-X? Sério, me custa à crer que alguém creia nisso...




Se não houver campo aberto
lá em cima, quando me for
um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
Carlos Mathias

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62916 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Dez 29, 2011 7:41 pm

"Alguém" com certeza quer isso amigo, com certeza.




Avatar do usuário
NovaTO
Sênior
Sênior
Mensagens: 1251
Registrado em: Dom Set 06, 2009 10:37 pm
Agradeceram: 47 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62917 Mensagem por NovaTO » Qui Dez 29, 2011 8:02 pm

Se até o 1º trimestre não sair NADA do FX-2, o FX-2U vai ter de ser acionado. Não é porque a FAB queira, simplesmente não há mais tempo. E se houver compra de caças usados que sejam ao menos os mais atuais possíveis. E dentre esses, as melhores opções ficam entre o Gripen C/D que estão em leasing na Rep Tcheca, e os M-2K-9 dos EAU. Caças que estão estocados com certeza precisarão sofrer um retrofit para ficarem um nível satisfatório de operação, e isso custa $$$ , para um caça tampão, nem vale a pena.

Mas talvez o mais importante seria amarrar de alguma forma o desenvolvimento de um 5ª geração em parceria com outra nação. Ou seja, garantir que o tampão não se torne permanente.

[]'s




Carlos Mathias

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62918 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Dez 29, 2011 8:06 pm

Prá quem falou tanto em logística, quero ver justificar toda uma linha logística nova (e cara), quando já se tem tudo para os M-2000.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61265
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62919 Mensagem por Túlio » Qui Dez 29, 2011 8:14 pm

NovaTO escreveu:Se até o 1º trimestre não sair NADA do FX-2, o FX-2U vai ter de ser acionado. Não é porque a FAB queira, simplesmente não há mais tempo. E se houver compra de caças usados que sejam ao menos os mais atuais possíveis. E dentre esses, as melhores opções ficam entre o Gripen C/D que estão em leasing na Rep Tcheca, e os M-2K-9 dos EAU. Caças que estão estocados com certeza precisarão sofrer um retrofit para ficarem um nível satisfatório de operação, e isso custa $$$ , para um caça tampão, nem vale a pena.

Mas talvez o mais importante seria amarrar de alguma forma o desenvolvimento de um 5ª geração em parceria com outra nação. Ou seja, garantir que o tampão não se torne permanente.

[]'s

Diria que qualquer 3G+++++++++++ ou mesmo 4G++++++++++++++++, por novo que fosse, não seria mais do que tampão, eis que a década de 20 será dos 5G/UAVs/UCAVs. E falta cada vez menos de uma década para ela começar.




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62920 Mensagem por Skyway » Qui Dez 29, 2011 8:19 pm

Veio FX-1, e tudo foi melado.
Aí veio o FX-2, repleto de insatisfação com a falha vergonhosa do FX-1, e a maioria cheios de esperança que a lição tinha sido aprendida, e que dessa vez ia.

Confesso que a vergonha, dessa vez triplicada, que é/foi o FX-2, foi um dos motivos de eu ter saído do DB por uns 6 meses. Umas férias pra voltar a ter vontade de debater o tema.

Pois é, infelizmente o Governo Brasileiro é um Governo FRACO, independente de quem está na cadeira de chefe de estado. É uma fraqueza comum, entranhada na maioria dos políticos influentes e que realmente mandam nesse país. São covardes, sem "culhão" pra decidir algo independente de fulano ou beltrano.

Em qualquer lugar sério, e com políticos que querem o bem do país, o processo é lançado, tem suas etapas, e o que for escolhido é comprado no ato.

Prometi que não postaria mais nada sobre o FX, e não estou mesmo debatendo detalhes do processo, apenas lamentando mais essa vergonha que o Brasil passa no MUNDO em relação a aviação de caça.

Um abraço a todos.




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62921 Mensagem por Bolovo » Qui Dez 29, 2011 8:22 pm

Faz muito tempo que eu não venho aqui, mas tem um fato engraçado.

Em dezembro de 2005 chegou o primerio F-22 para a USAF. Na mesma época chegou o primeiro F-5M pra FAB. Agora, alguns dias atrás, chegou o ultimo F-22, de número 185 pra USAF. Sabe-se lá Deus como anda o programa F-5M e o FX-2 ainda não saiu do lugar.

Que coisa!




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61265
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62922 Mensagem por Túlio » Qui Dez 29, 2011 8:29 pm

A essa altura, melhor nem sair mesmo...




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18521
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2387 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62923 Mensagem por knigh7 » Qui Dez 29, 2011 8:31 pm

FX-2U (U de usado) em 2012?
29 de dezembro de 2011, em Noticiário Nacional, por Alexandre Galante

A opção por outro “tampax” (caça tampão) anda rondando os bastidores da aquisição de caças para a FAB novamente.

Segundo fontes, existe um estudo alternativo para a compra de 60 jatos Mirage 2000-9 dos Emirados Árabes Unidos, ao mesmo tempo em que a FAB avalia a possibilidade de adquirir caças F-16 usados dos estoques da USAF ou F-18 da US Navy. Pilotos da FAB foram enviados recentemente aos EUA, onde voaram o F-16.

Uma outra opção seria o leasing de jatos Saab Gripen A/B ou C/D, que aparentemente tornaria a transição para o Gripen NG mais suave, caso esse fosse o caça finalmente comprado no F-X2.

A ideia do “tampax” é fazer uma compra racional e ponderada, em meio à crise financeira internacional, que permita à FAB substituir os atuais Mirage 2000 e F-5M e que dê tranquilidade à Presidência para decidir pelo futuro caça da FAB, que poderá ser até um caça de 5ª geração desenvolvido em conjunto com outros países.

O governo ainda prefere comprar um avião novo, seguindo os parâmetros da END (Estratégia Nacional de Defesa), mas se a opção for por um avião usado, o critério principal será o estado das células e dos suprimentos.

Segundo alguns analistas, o tempo passou para o F-X e para o F-X2, nada foi decidido e a crise financeira internacional atingiu também o Brasil.

Os caças finalistas do F-X2 são caças de quarta geração, enquanto os outros BRIC já estão desenvolvendo seus caças de quinta geração. O Brasil quando se decidir por um novo caça, fará uma compra com “timming” comparável à da aquisição do Gloster Meteor na década de 1950, o primeiro jato da FAB, que foi adquirido quando já era obsoleto.

Os Mirage 2000C/D da FAB só vão voar até 2013 e os primeiros F-5M começam a ser desativados em 2017. A janela de oportunidade para o F-X2 está praticamente fechada. E agora?

Poder Aéreo - Informação e Discussão sobre Aviação Militar e Civil
Vcs não acreditaram no que destaquei, acreditaram?
Vou falar uma coisa: se vier um tampão para substituir o tampão, lá pela década de 2020 é que vai se discutir um caça novo.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61265
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62924 Mensagem por Túlio » Qui Dez 29, 2011 8:34 pm

Ué, pelo menos se vai estar discutindo um 5G, não outro que já vai chegar no fim da presente década e entrar em serviço operacional já obsoleto...




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
Justin Case
Sênior
Sênior
Mensagens: 1762
Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
Localização: Brasília-DF Brazil
Agradeceram: 230 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62925 Mensagem por Justin Case » Qui Dez 29, 2011 8:38 pm

Túlio escreveu:A essa altura, melhor nem sair mesmo...
Não entendi.
Há uma missão da Força Aérea que deve ser (bem) cumprida.
Se necessitamos de F-X para poder desempenhar a tarefa, que sejam comprados.
Se não, que revisemos os objetivos nacionais e a missão das Forças Armadas.
Se, alternativamente, devemos aplicar esses recursos em polícia federal para combater os ilícitos transnacionais, alguém tem que escrever e aprovar isso.
Se defesa externa ou interna não são prioritários (talvez não sejam mesmo), isso quer dizer que essa função do Estado deve ser extinta?
Abraços,

Justin




Responder