TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62401 Mensagem por Carlos Lima » Seg Nov 28, 2011 10:01 pm

Honestamente, naquelas condições eu acho que o Gripen C/D seria um excelente substituto para o F-5 E.

A Suiça é tão diminuta quanto a Suécia, o Gripen C/D já está serviço e não duvido de custar menos $$$$ por hora para voar e operar do que o Rafale e o Typhoon, REVO não é problema, e é uma aeronave bem moderna.

Sim, eu não duvido de em determinadas condições ser inferior ao F-18C/D dos caras (até porque são aeronaves de categorias diferentes).

Não coloco o NG nessa dança porque ele não foi permitido entrar nessa competição porque não existe.

É claro que se eles acabarem escolhendo ou o Typhoon ou o Rafale estarão no nível da Austria.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62402 Mensagem por Penguin » Seg Nov 28, 2011 10:18 pm

Carlos Lima escreveu:Honestamente, naquelas condições eu acho que o Gripen C/D seria um excelente substituto para o F-5 E.

A Suiça é tão diminuta quanto a Suécia, o Gripen C/D já está serviço e não duvido de custar menos $$$$ por hora para voar e operar do que o Rafale e o Typhoon, REVO não é problema, e é uma aeronave bem moderna.

Sim, eu não duvido de em determinadas condições ser inferior ao F-18C/D dos caras (até porque são aeronaves de categorias diferentes).

Não coloco o NG nessa dança porque ele não foi permitido entrar nessa competição porque não existe.

É claro que se eles acabarem escolhendo ou o Typhoon ou o Rafale estarão no nível da Austria.

[]s
CB_Lima
Lima,

Estou de acordo com vc.

Apenas uma uma observação:
Suíça: 41.285 km2 (aproximadamente do tamanho do Rio de Janeiro)
Suécia: 449.964 km2 (aproximadamente do tamanho da soma do Rio Grande do Sul e do Paraná)

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62403 Mensagem por DELTA22 » Seg Nov 28, 2011 10:22 pm

Rodrigoiano escreveu:Chama o Eike....VolvoX!!! rsrs
Ri alto com essa!!! [003] [003] [003] [003]

[]'s.




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Danielo
Novato
Novato
Mensagens: 20
Registrado em: Qui Jan 07, 2010 12:09 pm

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62404 Mensagem por Danielo » Ter Nov 29, 2011 10:07 am

a história continua
SVP National Thomas Hurter wants to know as quickly as possible, whether the Parliament has been informed truthfully.

The reporting in this newspaper of two confidential evaluation reports about the federal purchase of new fighter aircraft has consequences at the political level.
The Schaffhausen's SVP National Councellor Thomas Hurter requires a special delivery letter from Defence Minister Ueli Maurer tonight to provide information about the veracity of the article "fighter jet Gripen with unsatisfactory grades" [post 2659] from last Saturday.
Hurter was president of the competent Commission of the National Council, which dealt with the correctness of the fighter selection process.
Upon request, Hurter said, his Commission had always stressed that all three eligible jets met the minimum requirements.One imagines that now the question is whether this information had been correct.

The two relevant test reports, "SAF/OT&E Evaluation Report … 2009" and "OT&E Evaluation Report NFA Flight Test 2008" are signed by Air Force Chief Markus Gygax. The reports include in particular for the Gripen fighter aircraft from the Swedish Saab, services that do not meet the minimum requirements specified. In several comparisons, which compare the evaluation results from 2008 for all three aircraft to those of 2009, the Gripen is under a power line of six points.[...]

For example in the test area "air police" , the Gripen has scores of 4.2 (Report 2008) and 5.33 (Report 2009) under the power line of at least 6 points required. The two competitors Rafale and Eurofighter are - sometimes significantly - above the score of 6 , same results in test areas such as "air defense" and "air combat". The summary of the second report states: "The Dassault Rafale is the only aircraft that has exceeded the minimum requirements expected in all operating modes".

In the end-2009 report, are taken into account modifications and improvements planned for the period between the practical flight test phase in 2008 and the planned delivery in 2015. The report ends with the request: "The Rafale produced by Dassault is proposed as the new combat aircraft of Swiss Air Force.” Best alternative is the Eurofighter.
http://www.tagesanzeiger.ch/schweiz/sta ... y/30431448




PRick

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62405 Mensagem por PRick » Ter Nov 29, 2011 12:31 pm

Penguin escreveu:
Carlos Lima escreveu:Honestamente, naquelas condições eu acho que o Gripen C/D seria um excelente substituto para o F-5 E.

A Suiça é tão diminuta quanto a Suécia, o Gripen C/D já está serviço e não duvido de custar menos $$$$ por hora para voar e operar do que o Rafale e o Typhoon, REVO não é problema, e é uma aeronave bem moderna.

Sim, eu não duvido de em determinadas condições ser inferior ao F-18C/D dos caras (até porque são aeronaves de categorias diferentes).

Não coloco o NG nessa dança porque ele não foi permitido entrar nessa competição porque não existe.

É claro que se eles acabarem escolhendo ou o Typhoon ou o Rafale estarão no nível da Austria.

[]s
CB_Lima
Lima,

Estou de acordo com vc.

Apenas uma uma observação:
Suíça: 41.285 km2 (aproximadamente do tamanho do Rio de Janeiro)
Suécia: 449.964 km2 (aproximadamente do tamanho da soma do Rio Grande do Sul e do Paraná)

[]s
Não se esqueçam do seguinte, num país menor, o maior alcance se traduz em menos tanques subalares, maior tempo de CAP e autonomia geral. Possibilita também mais carga bélica por missão. Não é porque um país é pequeno, que ele vai comprar caças com pouca autonomia, para mim o que ocorre é ao contrário, no caso de grandes países caças com maior autonomia são uma necessidade, no caso de países menores são uma melhor escolha.

[]´s




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62406 Mensagem por Luís Henrique » Ter Nov 29, 2011 1:39 pm

Carlos Lima escreveu:Honestamente, naquelas condições eu acho que o Gripen C/D seria um excelente substituto para o F-5 E.

A Suiça é tão diminuta quanto a Suécia, o Gripen C/D já está serviço e não duvido de custar menos $$$$ por hora para voar e operar do que o Rafale e o Typhoon, REVO não é problema, e é uma aeronave bem moderna.

Sim, eu não duvido de em determinadas condições ser inferior ao F-18C/D dos caras (até porque são aeronaves de categorias diferentes).

Não coloco o NG nessa dança porque ele não foi permitido entrar nessa competição porque não existe.

É claro que se eles acabarem escolhendo ou o Typhoon ou o Rafale estarão no nível da Austria.

[]s
CB_Lima
Qual o objetivo em se ter uma força aérea???

Se for pelo custo de operação compra o Super Tucano...

Se eles avaliarem e chegarem a uma conclusão que não vale a pena economizar 5 mil dólares por hora de vôo e ter uma performance pior??
Você arrisca sua vida em um combate aéreo na melhor aeronave ou na que gasta menos combustível???




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62407 Mensagem por Luís Henrique » Ter Nov 29, 2011 1:41 pm

Penguin escreveu:
Luís Henrique escreveu:Se a Embraer comprar a SAAB ai a Odebrech tem que comprar a Volvo e iniciar o desenvolvimento de um turbofan na categoria da F414.

Não precisamos adotar o Gripen NG, podemos pegar alguns Gripen C (leasing) e desenvolver um caça de 5ª geração, com motor by Odebrecht/Volvo e aviônica/radar AESA/sensores by SAAB Microwaves/Embraer/Odebrecht; armamentos by Odebrecht/Mectron/Avibras.....

SEM COLEIRA.
Apenas 4 empresas no Brasil faturam anualmente mais do que a Volvo (VOLVY): Petrobrás, BB, Bradesco e Vale. Seria necessário um investimento muito grande.

Mas há esperança! A Volvo deseja vender a sua unidade Volvo Aero, justamente a que interessaria:

------------------------------------------------------

Nov. 21, 2011, 12:01 p.m. EST
Volvo starts process for sale of Aero unit


By Sven Grundberg
STOCKHOLM -(MarketWatch)- Swedish truck maker Volvo AB (VOLV-B.SK) Monday said it has initiated a process aimed at divesting its Volvo Aero subsidiary.

Volvo would require that the buyer of the unit is in a position to "enhance the company's opportunities for further development in its sector," Chief Executive Olof Persson said in a statement.

Volvo Aero has been a part of Volvo since the 1940s and makes components for aircraft and rocket engines. Since the late 1990s, Volvo has been increasing its focus on its truck business, highlighted by the sale of its car business, Volvo Cars, to Ford Motor Corp. F +3.49% in 1999.

In 2010, Volvo Aero's net sales amounted to 7.7 billion kronor ($1.1 billion), or 2.9% of Volvo's total revenue.

(Niclas Rolander in Stockholm contributed to this article.)
Olha que notícia maravilhosa.
Alguém tem o email do Norberto ou do Eike???

Enviem para ele. Ainda da tempo.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62408 Mensagem por Penguin » Ter Nov 29, 2011 1:49 pm

PRick escreveu:
Penguin escreveu: Lima,

Estou de acordo com vc.

Apenas uma uma observação:
Suíça: 41.285 km2 (aproximadamente do tamanho do Rio de Janeiro)
Suécia: 449.964 km2 (aproximadamente do tamanho da soma do Rio Grande do Sul e do Paraná)

[]s
Não se esqueçam do seguinte, num país menor, o maior alcance se traduz em menos tanques subalares, maior tempo de CAP e autonomia geral. Possibilita também mais carga bélica por missão. Não é porque um país é pequeno, que ele vai comprar caças com pouca autonomia, para mim o que ocorre é ao contrário, no caso de grandes países caças com maior autonomia são uma necessidade, no caso de países menores são uma melhor escolha.

[]´s
Prick,

É isso mesmo, mas desde que os requisitos sejam atendidos, há sempre o fator custo presente, como uma restrição. Se não fosse assim, todas as FA estariam equipadas exclusivamente com F-22 ou equivalentes.

Os suíços querem o que para a sua FA? Um caça único ou uma dupla hi e low?
Um caça low para substituir o F-5 ou um caça único que substituirá tb no futuro o F-18C?

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62409 Mensagem por Carlos Lima » Ter Nov 29, 2011 3:58 pm

Luís Henrique escreveu:
Carlos Lima escreveu:Honestamente, naquelas condições eu acho que o Gripen C/D seria um excelente substituto para o F-5 E.

A Suiça é tão diminuta quanto a Suécia, o Gripen C/D já está serviço e não duvido de custar menos $$$$ por hora para voar e operar do que o Rafale e o Typhoon, REVO não é problema, e é uma aeronave bem moderna.

Sim, eu não duvido de em determinadas condições ser inferior ao F-18C/D dos caras (até porque são aeronaves de categorias diferentes).

Não coloco o NG nessa dança porque ele não foi permitido entrar nessa competição porque não existe.

É claro que se eles acabarem escolhendo ou o Typhoon ou o Rafale estarão no nível da Austria.

[]s
CB_Lima
Qual o objetivo em se ter uma força aérea???

Se for pelo custo de operação compra o Super Tucano...

Se eles avaliarem e chegarem a uma conclusão que não vale a pena economizar 5 mil dólares por hora de vôo e ter uma performance pior??
Você arrisca sua vida em um combate aéreo na melhor aeronave ou na que gasta menos combustível???
Acho que você não entendeu o que eu estava querendo dizer.

Na Suiça eles já tem uma aeronave High (F-18C), e o Gripen C/D poderia ser a aeronave 'low'. Não acho que Super Tucanos resolveriam o problema deles, só acho que com aquele tamanho de país o Gripen C/D poderia ser um ótimo substituto para os F-5.

Se no fim das contas eles vierem escolher o Rafale ou o Typhoon, está ótimo também porque aí o F-18 C/D será o "low"... :wink:

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62410 Mensagem por Luís Henrique » Ter Nov 29, 2011 4:32 pm

Creio que a intenção da Suíça seja adquirir um caça que será o high.
Em seguida, este mesmo caça poderia substituir os F-18.

Só coloquei estas indagações porque as vezes a diferença de preço não compensa.
Não acho que a opção entre um ou outro caça seja do tipo: cumpriu os requisitos mínimos, escolhemos o mais barato.
Acho que tem muitas variáveis ai.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62411 Mensagem por Carlos Lima » Ter Nov 29, 2011 4:58 pm

Luís Henrique escreveu:Creio que a intenção da Suíça seja adquirir um caça que será o high.
Em seguida, este mesmo caça poderia substituir os F-18.

Só coloquei estas indagações porque as vezes a diferença de preço não compensa.
Não acho que a opção entre um ou outro caça seja do tipo: cumpriu os requisitos mínimos, escolhemos o mais barato.
Acho que tem muitas variáveis ai.
Sim,

Mas se a Suiça realmente está querendo isso, porque então testaram o Gripen também?

O preço não compensa se os a sua opção não cumpre o seu planejamento... é claro que não tem que ser um fator determinante, mas não pode ser ignorado pura e simplesmente.

E como eu disse antes a Suiça pode muito bem escolher o Gripen como sendo o Low, ou deixar o F-18 C/D como sendo o Low... eles podem se dar esse luxo pois tem um país bem pequeno e já possuem uma excelente aeronave (F-18).

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7540
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 997 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62412 Mensagem por J.Ricardo » Ter Nov 29, 2011 5:56 pm

Uma boa oportunidade seria bater um papo com o Japão, aquele conceito deles me parece bem promissor...




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
PRick

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62413 Mensagem por PRick » Ter Nov 29, 2011 5:57 pm

Luís Henrique escreveu:Creio que a intenção da Suíça seja adquirir um caça que será o high.
Em seguida, este mesmo caça poderia substituir os F-18.

Só coloquei estas indagações porque as vezes a diferença de preço não compensa.
Não acho que a opção entre um ou outro caça seja do tipo: cumpriu os requisitos mínimos, escolhemos o mais barato.
Acho que tem muitas variáveis ai.
Pelo que eu li a Suíça quer substituir tanto os F-5 como os F-18 Legacy pelo mesmo caça. O que faz todo o sentido, ter apenas um modelo para todas as funções. Então é melhor que seja algo de ponta.

[]´s




PRick

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62414 Mensagem por PRick » Ter Nov 29, 2011 5:59 pm

J.Ricardo escreveu:Uma boa oportunidade seria bater um papo com o Japão, aquele conceito deles me parece bem promissor...
O Japão vai comprar F-35, se der outra coisa, vão internar o GF japonês no hospício. :mrgreen: :mrgreen:

[]´s




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62415 Mensagem por Carlos Lima » Ter Nov 29, 2011 8:10 pm

PRick escreveu:
Luís Henrique escreveu:Creio que a intenção da Suíça seja adquirir um caça que será o high.
Em seguida, este mesmo caça poderia substituir os F-18.

Só coloquei estas indagações porque as vezes a diferença de preço não compensa.
Não acho que a opção entre um ou outro caça seja do tipo: cumpriu os requisitos mínimos, escolhemos o mais barato.
Acho que tem muitas variáveis ai.
Pelo que eu li a Suíça quer substituir tanto os F-5 como os F-18 Legacy pelo mesmo caça. O que faz todo o sentido, ter apenas um modelo para todas as funções. Então é melhor que seja algo de ponta.

[]´s
Se for esse o caso, daí ou o Typhoon ou o Rafale fariam mais sentido.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Responder