TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

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Bender

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62266 Mensagem por Bender » Ter Nov 22, 2011 8:49 pm

PRick escreveu:
osolamaalua escreveu:Alguém ainda tem duvida da solução tampão. Até o fim do mês será decidido a linha de ação a se tomar quanto ao ano que vem, adianto que a meta é chegar em 31 de dezembro de 2012 ou com uma ou outra coisa alinhavada. A única esperança é que existe uma pressão politica do pessoal "paulista" para a tomada de decisão em favor de alguma aeronave por causa dos empregos gerados. Porém a Dilmaquinista não quer até segunda ordem nenhum assunto que trata questionamento quanto a linha economica adotada pelo governo. Então acredito que não teremos F-x. Acredito nas seguintes opções: Compra de Gripen ou Mirage 2000-9 usados. Acredito que assim que tiver tudo certo com o Kc-390 e ele entrando em fase de fabricação do prototipo, teremos uma pressão grande pela fabricação do caça nacional.
Isso parece ser um fato, a Dilma está temerosa em começar de forma simultânea muitos grandes programas de defesa, que deixariam o Orçamento muito comprometido em tempos de crise. Ainda mais quando não dá para falar na compra de navios usados no PROSUPER por exemplo, mas caças existem muitos sobrando no mundo, esse é o perigo, não gosto da solução de compra de usados, mas podemos dizer que tanto M-2000-9, como Gripen C/D representam modernidade ainda no combate aéreo, com vantagens na plataforma para o M-2000-9 e na área de combate em rede para o Gripen.

Temos ainda o problema da Defesa AAé e da Avibrás para solucionar.

[]´s
Tenho acompanhado o tópico da discussão da AAe,assunto do qual não entendia nada,e por incrível que possa parecer me preocupa mais este do que o FX.

Continuo com a certeza de que não haverá tampão,nem no Prosuper,nem no FX que se resolve de alguma forma no primeiro semestre de 2012.

Existe muito silêncio por parte do governo e muito alarmismo fora dele.

SDS.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62267 Mensagem por Justin Case » Ter Nov 22, 2011 8:51 pm

Amigos,

Pela experiência de muitas décadas no Brasil, não existe a menor possibilidade de TAMPAX e F-X ao mesmo tempo.
Se qualquer aeronave for comprada, um novo processo de F-X só será iniciado quando esse TAMPAX estiver caindo aos pedaços.
Afinal, para que se preocupar com isso se o problema imediato estará resolvido? Deixemos para o próximo presidente.
A chance de investir pesado em um caça nacional? Para que os resultados apareçam só daqui a dois mandatos? É mínima.
Desenvolvimento e tecnologia? Só se estiverem acoplados a uma solução operacional, com o fornecimento de algo que exista (vide helicóptero, submarino).
Abraços,

Justin




PRick

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62268 Mensagem por PRick » Ter Nov 22, 2011 8:54 pm

Justin Case escreveu:Amigos,

Pela experiência de muitas décadas no Brasil, não existe a menor possibilidade de TAMPAX e F-X ao mesmo tempo.
Se qualquer aeronave for comprada, um novo processo de F-X só será iniciado quando esse TAMPAX estiver caindo aos pedaços.
Afinal, para que se preocupar com isso se o problema imediato estará resolvido? Deixemos para o próximo presidente.
A chance de investir pesado em um caça nacional? Para que os resultados apareçam só daqui a dois mandatos? É mínima.
Desenvolvimento e tecnologia? Só se estiverem acoplados a uma solução operacional, com o fornecimento de algo que exista (vide helicóptero, submarino).
Abraços,

Justin
Sem dúvida, meu grande medo é o TAMPAX se tornar solução definitiva. O que seria muito ruim.

[]´s




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62269 Mensagem por Carlos Lima » Ter Nov 22, 2011 8:59 pm

Realmente faz sentido... da maneira como a coisa anda, não duvido se o Tampax virar a 'solução'.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Bender

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62270 Mensagem por Bender » Ter Nov 22, 2011 9:07 pm

O mestre Hader fez um post lá na discussão da AAe e outro aqui ontem que toca no ponto crucial no que se refere a importância da defesa aérea.

Os conflitos tem de decidido através do dominio do espaço aéreo,e ponto! Nós temos estado maior,especialistas e etc,que estão carecas de saberem disso,qualquer plano sério de defesa do país passa por esta certeza,e o que se decide hoje com crise ou sem crise,com grana ou sem grana,é um espaço de tempo de 40 anos futuros.

Não existe espaço para tampax mais,nem que seja a passo de tartaruga,é preciso dar este passo hoje já mirando no futuro,todos nas Fab e governo sabem disso,por isso acredito que serão aviões novos.

As camadas subjacentes da defesa feita a partir do solo,completariam uma doutrina de segurança e defesa do espaço aéreo que nunca possuimos em nossa história de forma séria,por isso torço para que aquela seja bem pensada e realizada.

SDS.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62271 Mensagem por varj » Ter Nov 22, 2011 9:41 pm

Não sou a favor de Tampax, mas em terra de cego quem tem um olho é rei.Em época de crise mundial quem tem um tostão é rei.Portanto mesmo que seja a pior das soluções e claro como todo provisório tenderá a ser definitivo não deixa de ser uma solução para hoje e hoje esta crítico.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62272 Mensagem por Carlos Lima » Ter Nov 22, 2011 9:47 pm

Estamos construindo um estaleiro e alguns Subs incluindo um Nuclear ao mesmo tempo que estamos desenvolvendo um novo avião de transporte, mas temos que ter um caça tampão porque não tem $$$.

Não entendo isso.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62273 Mensagem por varj » Ter Nov 22, 2011 9:51 pm

cb_lima escreveu:Estamos construindo um estaleiro e alguns Subs incluindo um Nuclear ao mesmo tempo que estamos desenvolvendo um novo avião de transporte, mas temos que ter um caça tampão porque não tem $$$.

Não entendo isso.

[]s
CB_Lima
infelizmente a maré financeira mundial mudou...é assim as vezes não temos tempo para aproveitar os bons ventos na sua totalidade.Veja tenho outra opinião : já avançamos muito em áreas que estávamos muito atrasados.Algumas forcas foram mais rápidas nas escolhas e aprovação dos projetos, temos de continuar navegando para encontrarmos novos ventos , daí novos passos.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62274 Mensagem por pampa_01 » Ter Nov 22, 2011 10:16 pm

cb_lima escreveu:Estamos construindo um estaleiro e alguns Subs incluindo um Nuclear ao mesmo tempo que estamos desenvolvendo um novo avião de transporte, mas temos que ter um caça tampão porque não tem $$$.

Não entendo isso.

[]s
CB_Lima
O problema não é falta de de $$$$




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62275 Mensagem por Penguin » Ter Nov 22, 2011 10:27 pm

pampa_01 escreveu:
cb_lima escreveu:Estamos construindo um estaleiro e alguns Subs incluindo um Nuclear ao mesmo tempo que estamos desenvolvendo um novo avião de transporte, mas temos que ter um caça tampão porque não tem $$$.

Não entendo isso.

[]s
CB_Lima
O problema não é falta de de $$$$
Tanto o pacote estaleiro+subs quanto o KC390 possuem grandes empresas nacionais liderando os projetos.

O EC725 e o Guarani possuem filiais brasileiras de grandes empresas estrangeiras liderando os projetos.

[]s




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62276 Mensagem por Boss » Ter Nov 22, 2011 10:50 pm

E o FX-2 teria a Embraer liderando o projeto.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62277 Mensagem por sapao » Ter Nov 22, 2011 11:15 pm

Túlio escreveu:Me permitas ter reservas sobre a fuente, cupincha (não é o mesmo 'gaijo' que posou ao lado de um Gripen Demo - Gripen B mexido - com a legenda "O Gripen NG existe, gente, tão vendo"?)...

De resto, que rescende forte a TAMPAX-FIGHTER, sinto dizer que SIM... 8-]
Por enquanto não Gauderio, só se mudarem o comandante.
Ou melhor, o Ministro...




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62278 Mensagem por sapao » Ter Nov 22, 2011 11:23 pm

Túlio escreveu:Aí temos uma questão interessante: mantivemos os Buffalos bem depois de a cadeia logística ter sido encerrada (nada de embargo). O 'dorsal longeron' do F-5 idem, nada de embargo, apenas saiu de linha. E aí?
Assim como o H-1H, 707 e o AT-26.
Resultado?
Pagamos uma hora de vôo mais cara do que de uma aeronave mais moderna!!!

Isso que dizer que a hora do Buffalo é mais cara do que a do C-205?
A principio não, mas se você pegar quantas horas de manutenção eu preciso para fazer o Buffalo voar 1 hora x quantas horas de manutenção eu preciso para fazer um C-295 voar 1 hora; a carga que um leva, a distancia percorrida e a operacionalidade (pressurização, sistema de navegação digital, PA, EFIS, FMS, etc...) você vai ver que no fim das contas está gastando muito mais para ter muito menos.
E ainda tem que ficar correndo o mundo atrás de Spare Part, pagando os olhos da cara porque não tem a quem recorrer.
Y la garantia de mantenimiento soy yo...


Não adianta: quer ter amante, avião e carro/moto importada tem que ter dinheiro!!!




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62279 Mensagem por sapao » Ter Nov 22, 2011 11:27 pm

GDA_Fear escreveu:Mas é exatamente isso que o FX visa, adquirir conhecimentos para diminuir ou anular tal colera aponto que os componentes com coleiras fiquem restritos as tecnologias não sensíveis como processadores.

Mantenho minha opinião a Embraer ta demorando muitoo pra desenvolver algo, ela tem bastante conhecimento já, é mais fácil ela projetar, desenvolver e construir um avião de caça com algumas TOTs estabelecidas por meio de parceria que o FX ter uma definição.

Edit: Se ela desenvolvesse algo semelhante a um F-16 a gente teria que comemorar e muito.

Quem foi mordido de A-1 tem medo de T-25 a alcool...
Ela so vai entrar em algo assim quando a coisa partir do GF.
Vamos lembrar: ela é uma empresa, que visa lucro!
Quem visa manter a nossa soberania é o GF que é pago por todos nós para isso, a EMBRAER é paga para dar dividendos aos seus acionarios.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62280 Mensagem por Sávio Ricardo » Qua Nov 23, 2011 7:29 am

A 3 paginas atrás eu acreditava em TAMPAX.

Lendo varios posts riquisimos em conteudo me vez pensar em uma coisa.

E se nós fossemos de Gripen C/D TAMPAX POWER ( aqueles a base de Leansing, Lembram? )

Então...estes Gripens seriam solução temporaria e embarcassemos com um projeto EMBRAER/SAAB??

A SAAB me parece bem envolvida com parcerias por aqui, sempre se ve alguma matéria aqui e ali c/ ela fazendo acordos com industrias e projetos nacionais, será que ja não sinalizamos com alguma coisa desse tipo??

Até alguns dias eu disse que não acreditava em projeto EMBRAER, mas a calmaria que o GF se encontra me faz pensar essas coisas...

Seria viagem de minha parte?

Alguem ja pensou nisso?

Abs




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