UCRÂNIA

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
ca_metal
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 145
Registrado em: Seg Jun 04, 2007 3:07 pm
Agradeceram: 20 vezes

Re: UCRÂNIA

#6226 Mensagem por ca_metal » Qui Abr 14, 2022 11:59 am

Túlio escreveu: Qui Abr 14, 2022 11:35 am
ca_metal escreveu: Qui Abr 14, 2022 11:29 am

Vi isso agora. E parece que nem sequer foi ataque Ucraniano com mísseis. Os caras apenas ficaram sabendo e correram pra falar que tinham atacado.

Já há notícias de que ele já chegou em Sebastopol, mas nada de fotos ou confirmação oficial. Mas segundo o MoD da Rússia, ele já estava com incêndio controlado e sendo preparado pra voltar ao porto.
De qualquer modo ALGO ACONTECEU, e acho brabo de ficarmos sabendo direito tão cedo; mas navio de guerra não sai explodindo tipo assim, a troco de nada...
Sem dúvidas algo de errado aconteceu ali, mas eu achei interessante como os Ucranianos conseguiram levantar uma nuvem de fumaça com isso e dar uma amenizada nos acontecimentos em Mariupol.

Se tem uma área ucraniana que tá trabalhando bem é o SBU.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60774
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6404 vezes
Contato:

Re: UCRÂNIA

#6227 Mensagem por Túlio » Qui Abr 14, 2022 12:33 pm

Xiiii, vai complicar pra gente se manter neutro neste freje:





A véia deixou bem claro que não vai aceitar ninguém ficando "em cima do muro" (sitting on the fence), e já começou pela China: se até os chinas arregarem, nós fazemos o quê?




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60774
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6404 vezes
Contato:

Re: UCRÂNIA

#6228 Mensagem por Túlio » Qui Abr 14, 2022 1:27 pm

Ainda sobre o problema com o Moskva, vale a pena dar uma espiada rápida sobre o tale de Neptune, parece que o bicho é brabo:






"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1955
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceram: 202 vezes

Re: UCRÂNIA

#6229 Mensagem por gusmano » Qui Abr 14, 2022 2:19 pm

Túlio escreveu: Qui Abr 14, 2022 11:13 am
gusmano escreveu: Qui Abr 14, 2022 9:51 am Ao que parece, ele foi promovido a Submarino com sucesso. :-D


Ontem li algo, nem me recordo aonde, que a " ordem " agora é deixar as principais cidades ucranianas como ficou MARIUPOL...ou seja, sem cidades. Vamos ver

rs

É, parece que não foi afundado mesmo, muito choro e ranger de dentes... [003] [003] [003] [003]





Ahhh... lamentável. Mas bom, assim ele pode pegar fogo mais uma vez.

abs




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13608
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2326 vezes

Re: UCRÂNIA

#6230 Mensagem por gabriel219 » Qui Abr 14, 2022 2:41 pm

ca_metal escreveu: Qui Abr 14, 2022 11:59 am
Sem dúvidas algo de errado aconteceu ali, mas eu achei interessante como os Ucranianos conseguiram levantar uma nuvem de fumaça com isso e dar uma amenizada nos acontecimentos em Mariupol.

Se tem uma área ucraniana que tá trabalhando bem é o SBU.
Acho que isso nem é mérito dos Ucranianos, mas sim de todos os demais países Ocidentais, especialmente Europeus.

Até meios de comunicação Ocidentais já não estão considerando informações vindas de órgãos oficias Ucranianos desde a "tomada de Kherson" e que a Rússia teria somente "três dias de munição". É louvável que você tente dizer esse tipo de coisa para aumentar o moral da sua tropa e diminuir a do outro? Sim, mas não pode exagerar como veem fazendo, com 20 mil Russos mortos 14241 tanques destruídos, é ridículo.

Está ocorrendo o que atualmente vem ocorrendo, que é os órgãos oficiais desmoralizados e as próprias tropas no terreno perdendo o Moral. Tem lugar que eu achava que os Ucranianos iriam resistir com mais capacidade e tô vendo ruir, como a linha Bandera, Izyum e o bolsão que eu havia citado ontem. Eram os três pontos fortes da Ucrânia com suas melhores Brigadas, a 27ª e especialmente a 93ª, fora as demais, tem três Brigadas Blindadas ali, com especial a 13ª e eles estão recuando de posições que nem se quer chegam a ser ofensivas, como é o caso da linha defensiva a 10 km de Donetsk, tiveram que abandonar sem que a DPR se quer lançasse uma ofensiva contra as trincheiras.

Isso pra mim é sinal de desgaste absoluto e sinal de que as tropas da linha de frente começam a ter seu suprimento cortado, você só recua de um Exército que não está em uma ofensiva por conta disso. E ai que vem o problema acima, de ficar anunciando vitórias miraculosas. O que vai acontecer nas grandes cidades, com civis ouvindo "tomamos Kherson", "Russos estão recuando" e entre outras coisas quando irão ver suas próprias tropas fugindo do Leste para se abrigar em grandes cidades, pois se ficar na defensiva em terreno aberto, são destroçados?

Te dou uma pista do que vai ocorrer: ofensiva TET. Só que nesse caso, multiplique a diferença entre um Americano ver aquela ofensiva na TV, aonde o EUA supostamente estava ganhando a guerra, dentro de sua casa lá no Kentucky, com um Ucraniano em Poltava ou Dnipro, a 30 km da linha de frente.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13608
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2326 vezes

Re: UCRÂNIA

#6231 Mensagem por gabriel219 » Qui Abr 14, 2022 2:57 pm

Túlio escreveu: Qui Abr 14, 2022 1:27 pm
Ainda sobre o problema com o Moskva, vale a pena dar uma espiada rápida sobre o tale de Neptune, parece que o bicho é brabo:


Tenho minhas dúvidas se realmente é um Neptune. Pois seu alcance impediria a frota Russa estar tão perto e o EUA vem provendo informações pros Ucranianos das posições dos Russos com satélites e até E-8, que voa sem parar na fronteira com a Polônia e Global Hawk no mar negro.

Isso pode significar duas coisas: Foi um Neptune, porém eles tem pouquíssimas unidades, guardando pra uma eventual invasão anfíbia a Odessa ou não foi um Neptune.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60774
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6404 vezes
Contato:

Re: UCRÂNIA

#6232 Mensagem por Túlio » Qui Abr 14, 2022 3:21 pm

gabriel219 escreveu: Qui Abr 14, 2022 2:57 pm
Tenho minhas dúvidas se realmente é um Neptune. Pois seu alcance impediria a frota Russa estar tão perto e o EUA vem provendo informações pros Ucranianos das posições dos Russos com satélites e até E-8, que voa sem parar na fronteira com a Polônia e Global Hawk no mar negro.

Isso pode significar duas coisas: Foi um Neptune, porém eles tem pouquíssimas unidades, guardando pra uma eventual invasão anfíbia a Odessa ou não foi um Neptune.
Também não acho que foi míssil, seja qual for; para mim a chance maior é ter sido mesmo alguma mina, que lá tem de monte, mas mantenho que vai ser brabo de ficarmos sabendo a verdade: se for Russo eu vou achar que tá passando pano, se for Ucraniano vou achar que é AGITPROP.

EDIT - Sem contar que os Russos explodiram trocentos paióis de munições de todos os tipos, a rigor nem dá para afirmar que a Ucrânia ainda tem algum Antinavio disponível.




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13608
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2326 vezes

Re: UCRÂNIA

#6233 Mensagem por gabriel219 » Qui Abr 14, 2022 3:54 pm

Algumas outras atualizações:

:arrow: Kharkiv: ultimamente anda havendo muita atividade Russa na região, com bombardeios seguindo por mais de 3 dias. Tenho visto informações de que os Russos estão avançando em terra para tentar cercar Kharkiv e avançar um pouco mais ao Sul. Os Russos tiveram bastante problemas quanto Izyum ainda era dos Ucranianos:


:arrow: Mirgorod: o ataque não foi feito pela VVS. Isso aqui é um ponto interessante, pois havia uma concentração de defesas antiaéreas na região de Kharkiv e Poltava, estava tendo várias operações para desalojar e destruir, mas se a VVS opera tão longe assim, foram destruídos ou os Russos são loucos mesmo.

:arrow: Dois pontos que eu havia falado antes, linha em Donetsk e Zaporizhzhia:

Donetsk: Essas eram uma das defesas mais bem feitas pelos Ucranianos, com as melhores tropas, lotado de Javelin, Stinger, Skif e por ai vai. A linha vai de Marynka, passa pelo bolsão do grupo de Maryinsko-Avdeevskaya e vai até a Linha Bandeira. Com a confirmação que a DPR rompeu a linha de Marynka, eles praticamente já penetraram as linhas principais de defesa no Donbass, isso sem qualquer ofensiva Russa em larga escala. Isso aqui pode ser um sintoma grave do quão delicada são as posições Ucranianas ne região do Donbass.


Na região sul de Zaporizhzhia, a 53ª está recuando e abrindo caminho para tropas Russas, ao que estão indicando:

:arrow: Mais tropas chegam em Rubizhne. Talvez os Russos tenham notado que aquela região está com defesas mais frágeis do que o esperado:

:arrow: Russos bombardeando sistemas e infraestrutura dita ser militar em Kramatorsk, talvez antecipando um ataque terrestre a cidade ou até limitando as capacidades de recuo e abrigo das tropas em Severodonetks:

:arrow: Quanto ao Moskova, os Russos dizem que levaram ele até a Sevastopol e iniciam reparos nele. Aparentemente conseguiram conter o incêndio.




Avatar do usuário
ca_metal
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 145
Registrado em: Seg Jun 04, 2007 3:07 pm
Agradeceram: 20 vezes

Re: UCRÂNIA

#6234 Mensagem por ca_metal » Qui Abr 14, 2022 3:56 pm

gabriel219 escreveu: Qui Abr 14, 2022 2:41 pm
ca_metal escreveu: Qui Abr 14, 2022 11:59 am
Sem dúvidas algo de errado aconteceu ali, mas eu achei interessante como os Ucranianos conseguiram levantar uma nuvem de fumaça com isso e dar uma amenizada nos acontecimentos em Mariupol.

Se tem uma área ucraniana que tá trabalhando bem é o SBU.
Acho que isso nem é mérito dos Ucranianos, mas sim de todos os demais países Ocidentais, especialmente Europeus.

Até meios de comunicação Ocidentais já não estão considerando informações vindas de órgãos oficias Ucranianos desde a "tomada de Kherson" e que a Rússia teria somente "três dias de munição". É louvável que você tente dizer esse tipo de coisa para aumentar o moral da sua tropa e diminuir a do outro? Sim, mas não pode exagerar como veem fazendo, com 20 mil Russos mortos 14241 tanques destruídos, é ridículo.

Está ocorrendo o que atualmente vem ocorrendo, que é os órgãos oficiais desmoralizados e as próprias tropas no terreno perdendo o Moral. Tem lugar que eu achava que os Ucranianos iriam resistir com mais capacidade e tô vendo ruir, como a linha Bandera, Izyum e o bolsão que eu havia citado ontem. Eram os três pontos fortes da Ucrânia com suas melhores Brigadas, a 27ª e especialmente a 93ª, fora as demais, tem três Brigadas Blindadas ali, com especial a 13ª e eles estão recuando de posições que nem se quer chegam a ser ofensivas, como é o caso da linha defensiva a 10 km de Donetsk, tiveram que abandonar sem que a DPR se quer lançasse uma ofensiva contra as trincheiras.

Isso pra mim é sinal de desgaste absoluto e sinal de que as tropas da linha de frente começam a ter seu suprimento cortado, você só recua de um Exército que não está em uma ofensiva por conta disso. E ai que vem o problema acima, de ficar anunciando vitórias miraculosas. O que vai acontecer nas grandes cidades, com civis ouvindo "tomamos Kherson", "Russos estão recuando" e entre outras coisas quando irão ver suas próprias tropas fugindo do Leste para se abrigar em grandes cidades, pois se ficar na defensiva em terreno aberto, são destroçados?

Te dou uma pista do que vai ocorrer: ofensiva TET. Só que nesse caso, multiplique a diferença entre um Americano ver aquela ofensiva na TV, aonde o EUA supostamente estava ganhando a guerra, dentro de sua casa lá no Kentucky, com um Ucraniano em Poltava ou Dnipro, a 30 km da linha de frente.
Concordo, o que eu quis dizer é que a SBU tem usado isso a favor deles de forma bem eficiente até o momento. Mas concordo que a confiança foi abalada pelos desdobramentos.

Quanto a Ofensiva TET Ucraniana, diria que a “Batalha do Donbass” vai ser um ponto de inflexão. O resultado ali vai provavelmente levar aos mais importantes desdobramentos da guerra como um todo.

Vamos ver se a OTAN realmente consegue entregar tanques ao Front, se a primavera e os atoleiros não vai parar os russos ali, se a Rússia vai realmente empregar meios mais destrutivos (aparentemente os bombardeiros estratégicos foram postos em prontidão).




Avatar do usuário
ca_metal
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 145
Registrado em: Seg Jun 04, 2007 3:07 pm
Agradeceram: 20 vezes

Re: UCRÂNIA

#6235 Mensagem por ca_metal » Qui Abr 14, 2022 4:00 pm

Túlio escreveu: Qui Abr 14, 2022 3:21 pm
gabriel219 escreveu: Qui Abr 14, 2022 2:57 pm
Tenho minhas dúvidas se realmente é um Neptune. Pois seu alcance impediria a frota Russa estar tão perto e o EUA vem provendo informações pros Ucranianos das posições dos Russos com satélites e até E-8, que voa sem parar na fronteira com a Polônia e Global Hawk no mar negro.

Isso pode significar duas coisas: Foi um Neptune, porém eles tem pouquíssimas unidades, guardando pra uma eventual invasão anfíbia a Odessa ou não foi um Neptune.
Também não acho que foi míssil, seja qual for; para mim a chance maior é ter sido mesmo alguma mina, que lá tem de monte, mas mantenho que vai ser brabo de ficarmos sabendo a verdade: se for Russo eu vou achar que tá passando pano, se for Ucraniano vou achar que é AGITPROP.

EDIT - Sem contar que os Russos explodiram trocentos paióis de munições de todos os tipos, a rigor nem dá para afirmar que a Ucrânia ainda tem algum Antinavio disponível.
O pronunciamento do Pentágono contradiz o lado ucraniano. Teria havido apenas uma explosão e o navio teria voltado ao porto por meios próprios. Ou seja, não teria sido atingido por dois neptunes como falam os ucranianos.

Tendo em vista que o resto da estória contada pelos ucranianos não se provou real, eu duvido que os tales dos neptunes também sejam. Apesar de ontem eu ter acreditado que seria possível.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13608
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2326 vezes

Re: UCRÂNIA

#6236 Mensagem por gabriel219 » Qui Abr 14, 2022 4:06 pm

Túlio escreveu: Qui Abr 14, 2022 3:21 pm
Também não acho que foi míssil, seja qual for; para mim a chance maior é ter sido mesmo alguma mina, que lá tem de monte, mas mantenho que vai ser brabo de ficarmos sabendo a verdade: se for Russo eu vou achar que tá passando pano, se for Ucraniano vou achar que é AGITPROP.

EDIT - Sem contar que os Russos explodiram trocentos paióis de munições de todos os tipos, a rigor nem dá para afirmar que a Ucrânia ainda tem algum Antinavio disponível.
Se os Ucranianos tivessem mísseis antinavio disponíveis, deveriam jogar todos na frota do Mar Negro, que estão cheio de tropas anfíbias lá alocadas e destruir boa parte da frota ali. Não teria maior vitória moral aos Ucranianos do que isso. Além disso, eliminaria as chances de ataque a Odessa sem que tomem Mykolaiv antes. Tem muitos BTG's ali na Transnistria, o equivalente a uma divisão e meia, porém não é o suficiente para o certo, já que precisam de muitas tropas para cercas as áreas em volta e impedir qualquer ataque vindo de fora da cidade.

Mas não fizeram isso, a frota dá pra ser vista de binóculo de Odessa, está a 25 km, fora do alcance da artilharia Ucraniana mas ainda visível.

Outra coisa que não entendo foram os primeiros usos de Tochka-U dos Ucranianos, não disparando em concentrações de tropas conhecidas, mas apenas em unidades sem valor estratégico e em território Russo, pra dizer depois "olha, viu, nós estamos contra-atacando os Russos em território deles".

Isso é uma estratégia burra, até sob o ponto de vista da comunicação, pois informa aos cidadãos um dano 100x maior do que ele é - pra ser generoso, ainda - e logo depois eles tomam uma ofensiva. Isso quebra a credibilidade que o próprio povo vai ter no Governo. Eu repito de novo: imagina quando a galera que está em Poltava, Zaporizhzia e Dnipro, ver que os VITÓRIOSOS Ucranianos, estão recuando do Donbass com tudo, em meio a civis pra não serem destroçados recuando em campo aberto ou em estradas, fugindo pra dentro dessas cidades para se defender ali dentro, com civil e tudo, o mesmo que ocorreu em Mariupol?

Até em Lviv, correspondentes Brasileiros disseram que os Ucranianos realmente acham que estão ganhando e os Russos estão recuando. Imagina quando eles souberem que o Governo deles mentiu e essas cidades são potenciais alvos dos Russos?

No EUA, por muito menos, até Universitário morreu dentro de Campus protestando contra a Guerra, isso há milhares de Km de distância.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13608
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2326 vezes

Re: UCRÂNIA

#6237 Mensagem por gabriel219 » Qui Abr 14, 2022 4:21 pm

ca_metal escreveu: Qui Abr 14, 2022 3:56 pmConcordo, o que eu quis dizer é que a SBU tem usado isso a favor deles de forma bem eficiente até o momento. Mas concordo que a confiança foi abalada pelos desdobramentos.

Quanto a Ofensiva TET Ucraniana, diria que a “Batalha do Donbass” vai ser um ponto de inflexão. O resultado ali vai provavelmente levar aos mais importantes desdobramentos da guerra como um todo.

Vamos ver se a OTAN realmente consegue entregar tanques ao Front, se a primavera e os atoleiros não vai parar os russos ali, se a Rússia vai realmente empregar meios mais destrutivos (aparentemente os bombardeiros estratégicos foram postos em prontidão).
Quanto aos T-72CZ1 e os BMP-1, eles não são lá grande coisa, mas ajudam a poder infernizar tropas que, por exemplo, estariam atacando Odessa - o que acho que vai ocorrer mais cedo ou mais tarde - mas não acho que consigam chegar ao Donbass não. Os Russos já atacaram com a VVS em Poltava, isso mostra que as defesas antiaéreas Ucranianas na região estão bem fracas. Dnipro foi bombardeada e dito que seus sistemas AAe foram destruídos - fontes Ucranianas afirmam o mesmo - então não sei aonde poderiam utilizar mais esses blindados além de Mykolaiv e Odessa.
ca_metal escreveu: Qui Abr 14, 2022 4:00 pm O pronunciamento do Pentágono contradiz o lado ucraniano. Teria havido apenas uma explosão e o navio teria voltado ao porto por meios próprios. Ou seja, não teria sido atingido por dois neptunes como falam os ucranianos.

Tendo em vista que o resto da estória contada pelos ucranianos não se provou real, eu duvido que os tales dos neptunes também sejam. Apesar de ontem eu ter acreditado que seria possível.
O Pentágono não é fonte boa, tendo visto que anunciaram que os Ucranianos tomaram Kherson fazem duas semanas - talvez tenham tomado e devolvido aos Russos em troca de prisioneiros, nunca se sabe - mas se estão desmentindo os Ucranianos, então deve ter um fio de verdade, já que poderiam ter ficado simplesmente calados. Os Russos também não moveram sua frota da fronteira com Odessa, então realmente




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13608
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2326 vezes

Re: UCRÂNIA

#6238 Mensagem por gabriel219 » Qui Abr 14, 2022 5:06 pm

Alerta de ataque aéreo na Ucrânia por inteiro:


É a primeira vez que isso ocorre, mesmo antes da invasão, nunca houve tantos alertas ao mesmo tempo sendo acionados.

Rússia disse que o Moskova afundou, enquanto "estava sendo transportado durante em uma tempestade", mas acho que é falso, deve ter afundado bem antes. Parece que isso não ocorreu ontem, mas na verdade a explosão ocorreu dia 13!




Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9439
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceram: 599 vezes

Re: UCRÂNIA

#6239 Mensagem por Suetham » Qui Abr 14, 2022 5:15 pm

gabriel219 escreveu: Qui Abr 14, 2022 5:06 pm Rússia disse que o Moskova afundou, enquanto "estava sendo transportado durante em uma tempestade", mas acho que é falso, deve ter afundado bem antes. Parece que isso não ocorreu ontem, mas na verdade a explosão ocorreu dia 13!
Eu iria comentar justamente isso agora.

https://tass.ru/armiya-i-opk/14383383

"O Ministério da Defesa informou que o cruzador "Moskva" afundou durante o reboque"

"O cruzador de mísseis "Moskva" afundou ao ser rebocado para seu destino em uma tempestade devido a danos no casco recebidos devido a um incêndio da detonação de munição. Isso foi relatado na quinta-feira no Ministério da Defesa da Federação Russa.

Durante o reboque do cruzador Moskva para o porto de destino, o navio perdeu a estabilidade devido a danos no casco recebidos durante o incêndio da detonação de munição. Em condições de mar tempestuoso, o navio afundou", o departamento militar disse."

Que desastre e vergonha para os russos.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13608
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2326 vezes

Re: UCRÂNIA

#6240 Mensagem por gabriel219 » Qui Abr 14, 2022 5:22 pm

Suetham escreveu: Qui Abr 14, 2022 5:15 pm Eu iria comentar justamente isso agora.

https://tass.ru/armiya-i-opk/14383383

"O Ministério da Defesa informou que o cruzador "Moskva" afundou durante o reboque"

"O cruzador de mísseis "Moskva" afundou ao ser rebocado para seu destino em uma tempestade devido a danos no casco recebidos devido a um incêndio da detonação de munição. Isso foi relatado na quinta-feira no Ministério da Defesa da Federação Russa.

Durante o reboque do cruzador Moskva para o porto de destino, o navio perdeu a estabilidade devido a danos no casco recebidos durante o incêndio da detonação de munição. Em condições de mar tempestuoso, o navio afundou", o departamento militar disse."

Que desastre e vergonha para os russos.
Vergonha?




Responder