TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Boss
Sênior
Sênior
Mensagens: 4136
Registrado em: Ter Ago 10, 2010 11:26 pm
Agradeceram: 356 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62221 Mensagem por Boss » Seg Nov 21, 2011 6:46 pm

O NG vem de onde ? Da papelaria ?




REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60814
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6418 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62222 Mensagem por Túlio » Seg Nov 21, 2011 6:46 pm

Me permitas ter reservas sobre a fuente, cupincha (não é o mesmo 'gaijo' que posou ao lado de um Gripen Demo - Gripen B mexido - com a legenda "O Gripen NG existe, gente, tão vendo"?)...

De resto, que rescende forte a TAMPAX-FIGHTER, sinto dizer que SIM... 8-]




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
GDA_Fear
Sênior
Sênior
Mensagens: 2088
Registrado em: Dom Out 26, 2008 6:55 pm
Localização: Florianópolis, SC
Agradeceram: 1 vez

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62223 Mensagem por GDA_Fear » Seg Nov 21, 2011 6:47 pm

Oh shit, e aquele negócio de produção até 120 aeronaves ???

120 - 16 = 104 = Tampão ? fuck god se for assim PEGA O F-16C BK52 RECHEADO com TOTs que vale mais apena e todos zeradinhos, baratos e fácil de manter. :roll:




Avatar do usuário
Boss
Sênior
Sênior
Mensagens: 4136
Registrado em: Ter Ago 10, 2010 11:26 pm
Agradeceram: 356 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62224 Mensagem por Boss » Seg Nov 21, 2011 6:49 pm

Quanto mais tempo passa, mais medíocre e podre o FX-2 fica...

Mas estamos acostumados... [095]




REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60814
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6418 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62225 Mensagem por Túlio » Seg Nov 21, 2011 6:50 pm

Multipliques pelo menos por DEZ e eu topo, GDA véio, o GALÃ do DB - pegaste a gatinha, hein? :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
GDA_Fear
Sênior
Sênior
Mensagens: 2088
Registrado em: Dom Out 26, 2008 6:55 pm
Localização: Florianópolis, SC
Agradeceram: 1 vez

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62226 Mensagem por GDA_Fear » Seg Nov 21, 2011 6:50 pm

o FX-2 voltando as cinzas ta tão feio o negócio que se viesse F-16C BK52 com Tots completas soltaria foguetaço e teria que ser feriado nacional devido ao FX ter tomado um fim, não considero o F-16C ruim não.




Avatar do usuário
GDA_Fear
Sênior
Sênior
Mensagens: 2088
Registrado em: Dom Out 26, 2008 6:55 pm
Localização: Florianópolis, SC
Agradeceram: 1 vez

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62227 Mensagem por GDA_Fear » Seg Nov 21, 2011 6:52 pm

Túlio escreveu:Multipliques pelo menos por DEZ e eu topo, GDA véio, o GALÃ do DB - pegaste a gatinha, hein? :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

dai pode ser...haha faz parte..




AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62228 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Nov 21, 2011 10:10 pm

Vou me arriscar a ser repetitivo mas é que não tem outro jeito. Gostaria que fosse meu último post sobre FX mas sei que é quase impossível.
Eu acho que precisamos primeiro entender o FX-2 como uma solução temporária para a obsolescência e final de vida dos caças atuais e como uma forma nos capacitarmos, ainda que de forma mínima, como fabricantes de aviões militares. Dessa forma, a importância da origem do caça, sua capacidade ou mesmo seu custo operacional, seriam secundários em relação a possibilidade de se aprender o máximo possível.
Eu sei que não estou inventando nada, porque é o que está na END e parece estar no PEMAER também.
Nenhum dos caças finalistas é solução para o que preconiza a END. Gostem ou não, repito que não é minha invenção mas apoio fortemente.
O que está em questão é se o fornecedor pode se comprometer a ofertar as tecnologias e o quanto pode.
Os desafios para a fabricação de um caça são mais do que conhecidos e poderia citar alguns tipo motorização, radar, optrônicos, sistemas de armas, FCS. Não é coisa pouca mas é uma AMBIÇÃO que devemos ter. É isso que nos faz ir para a frente.
Existem vários exemplos bons que podem ser seguidos, como o da Índia ou China (que tentam fazer de tudo), o da Suécia, que tradicionalmente procura se concentrar em um núcleo de célula e sistemas próprios com componentes de terceiros e parcerias, ou mesmo os israelenses que se concentraram apenas nos sistemas. Creio que o exemplo sueco poderia ser o mais adequado, até mesmo em razão do nosso atraso, mas isso não significa, na minha opinião, em nada como vantagem para o Gripen NG como ponte e muito menos como solução. Cada caso é um caso e o Gripen foi concebido para a Suécia, com o que era possível para eles. E o NG é um produto de EXPORTAÇÂO onde não especificamos nenhum parafuso.
O caso de especificar é fundamental porque, além das necessidades e do orçamento da FAB, do desafio da nossa dimensão geográfica e clima, é preciso levar em conta o quanto a MB leva a sério a sua aviação naval. Por isso, o ideal é que essa ponte também favorecesse a MB, já que está talvez também precise de caças antes que uma solução nacional estivesse pronta.
Então, finalmente, eu defendo o Rafale não pelo avião, pelo preço camarada, pela simpatia dos franceses, por causa da tore Eiffel, mas porque entendo que é a única proposta que contempla os fatores de verticalização e domínio da tecnologia, garantia e vontade de colaborar e capacidade de atender em um primeiro momento a aviação naval. O PROSUB é uma boa propaganda para o que acredito.
Posso estar redondamente enganado e ficarei feliz com qualquer proposta que possa atender o mínimo de colaboração com o nosso futuro esforço.
Defendo o Rafale por ora mas o caça que eu escolho é do da Embraer, para ficar bem claro.
Pena que o FX-2 parece estar perdendo a sua principal finalidade e indo para os termos de tampões. Espero que isso não aconteça.
Gostaria mesmo é de discutir agora apenas o futuro caça nacional, as parcerias, as especificações, dificuldades e soluções técnicas e tudo mais. Mas vem sempre aquele papo de que nem decidimos o FX-2...é triste.
Isso é apenas para dizer que a vitória do Rafale ou de outro não é o que realmente importa para mim.

Abraços

E podem mandar esse para o canal do Mangue (Copyright CM).




Alberto -
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60814
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6418 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62229 Mensagem por Túlio » Ter Nov 22, 2011 12:58 am

Não, Projeto, este post é TEU! E o respeito como a ti! Não queres mandar em ninguém, apenas dizer o que pensas. E ISSO É DB!!!

CONGRATZ!!! :D :D :D :D




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
tflash
Sênior
Sênior
Mensagens: 5426
Registrado em: Sáb Jul 25, 2009 6:02 pm
Localização: Portugal
Agradeceram: 31 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62230 Mensagem por tflash » Ter Nov 22, 2011 1:00 am

Eu peço desculpa por não procurar nas 4000 páginas do tópico mas não me lembro de ler sobre o que vou perguntar.

Vamos imaginar aqui um conflito regional fictício que o fornecedor do FX não aprove e embargue. Até que ponto é que a coleira é importante ou seja, o stock interno de peças e armamento será suficiente para esse conflito?

Eu ponho aqui a experiência iraniana onde estes conseguiram manter aviões de uma nação inimiga a funcionar. A minha visão é que a coleira não fará diferença imediatamente se houver um stock razoável de peças de reposição e integração de armas e equipamento nativo ou de proveniências variadas. Acho que isso é mais importante que a plataforma em si.

O pós conflito é que vai ser importante mas aí haverá motivação politica para comprar "do outro lado".




Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60814
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6418 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62231 Mensagem por Túlio » Ter Nov 22, 2011 1:05 am

Aí temos uma questão interessante: mantivemos os Buffalos bem depois de a cadeia logística ter sido encerrada (nada de embargo). O 'dorsal longeron' do F-5 idem, nada de embargo, apenas saiu de linha. E aí?




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Andre Correa
Sênior
Sênior
Mensagens: 4891
Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62232 Mensagem por Andre Correa » Ter Nov 22, 2011 1:31 am

acho que o meio em sí, não é o que vai causar maior problemas, e sim os armamentos, se não integramos totalmente, e 100% feito no Brasil...
Não adianta criar mísseis e bombas com material vindo de fora...

misseis de curto e longo alcance, jsow, jdam e anti-radiação são alguns dos armamentos que deveríamos já ter em produção, 100% nacional... e com paiós guarnecidos as dúzias, e não aos poucos...




Audaces Fortuna Iuvat
Avatar do usuário
Sávio Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2990
Registrado em: Ter Mai 01, 2007 10:55 am
Localização: Conceição das Alagoas-MG
Agradeceram: 181 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62233 Mensagem por Sávio Ricardo » Ter Nov 22, 2011 8:09 am

Se pensarmos assim nenhum FX serve.

Tem que se pensar nisso? é claro.

Mas se vence o Rafale, colera francesa.

Se vence o NG, colera gringa

Se vence o SH, ja sabem.... :mrgreen:

E convenhamos, mesmo se resolvessemos desenvolver um projeto com a Embraer mais da metade dos componentes viriam de fora, de uma forma ou de outra existiria colera.

São poucos os paises que não se encoleram hj em dia, poucos pra não dizer só um.

Abs




Imagem
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7527
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 991 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62234 Mensagem por J.Ricardo » Ter Nov 22, 2011 8:19 am

E tem gente que acha que o FX serve parar nos defender de um ataque da OTAN! :lol:




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
GDA_Fear
Sênior
Sênior
Mensagens: 2088
Registrado em: Dom Out 26, 2008 6:55 pm
Localização: Florianópolis, SC
Agradeceram: 1 vez

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62235 Mensagem por GDA_Fear » Ter Nov 22, 2011 8:31 am

Mas é exatamente isso que o FX visa, adquirir conhecimentos para diminuir ou anular tal colera aponto que os componentes com coleiras fiquem restritos as tecnologias não sensíveis como processadores.

Mantenho minha opinião a Embraer ta demorando muitoo pra desenvolver algo, ela tem bastante conhecimento já, é mais fácil ela projetar, desenvolver e construir um avião de caça com algumas TOTs estabelecidas por meio de parceria que o FX ter uma definição.

Edit: Se ela desenvolvesse algo semelhante a um F-16 a gente teria que comemorar e muito.




Editado pela última vez por GDA_Fear em Ter Nov 22, 2011 8:33 am, em um total de 1 vez.
Responder