TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
suntsé
Sênior
Sênior
Mensagens: 3167
Registrado em: Sáb Mar 27, 2004 9:58 pm
Agradeceram: 154 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62131 Mensagem por suntsé » Sex Nov 18, 2011 6:13 pm

Boss escreveu:Para quem votou na Dilma pelos projetos da defesa, passei o ano em branco.

E ainda tenho que ler palhaçadas como o ministro Amorim falando como um joão-sem-braço, "sabemos que a FAB precisa renovar urgente seus caças, blablabla" e no outro dia, "QUEM SABE em 2012 voltamos a falar do FX-2".

Só conversinha e PDF. Palhaçada.
Se não fosse nelson Jobim, talves esse engomadinho tivesse assinado o protocolo adicional.




Avatar do usuário
Andre Correa
Sênior
Sênior
Mensagens: 4891
Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62132 Mensagem por Andre Correa » Sex Nov 18, 2011 6:19 pm

Imagem
Se vaca voasse, choveria leite...
Ficar imaginando o que aconteceria é papo para outro fórum...




Audaces Fortuna Iuvat
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62133 Mensagem por Luís Henrique » Sex Nov 18, 2011 7:05 pm

soultrain escreveu:Na verdade há no mercado uma grande lacuna e não há sequer projecto para a preencher.

Essa lacuna é o Gripen e o F-16. O erro da SAAB foi sair desse nicho com o NG, esse mercado pode crescer exponencialmente no futuro.

É necessário um caça moderno, mono-motor, com uma eletrónica decente e muito barato, simples e barato como foi o F-16 em relação ao F-15, a diferença ser de 100Milhões para 30 Milhões por exemplo, com um custo de ownership bem barato também.

[[]]'s
Concordo. O problema da SAAB é demanda. Não conseguem um valor competitivo para apenas 36 caças.

Eu sou favorável a uma parceria Brasil-Suécia, mas para isso o Brasil teria que pensar como gente grande.
Ou seja, +300 caças.

Um caça de 5ª geração, monomotor, na categoria do Gripen, com um motor de 10.000 ou 12.000 kg/F
Com uma encomenda de 300 - 500 caças pelo Brasil (Força Aérea e Marinha) e 100 - 120 caças pela Suécia.
100% fabricado no Brasil, incluindo um turbofan binacional, radar AESA e sistema de contra-medidas.
Um caça sem NENHUMA coleira, produzido em Reais e em grande quantidade. De pequeno porte, monomotor com custo de operação abaixo de U$ 5.000 e com custo de aquisição próximo de U$ 50 mi seria um sucesso.

Favor enviar esta mensagem para a Dilma, para a SAAB, para a Embraer e para a Odebrecht...




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Boss
Sênior
Sênior
Mensagens: 4136
Registrado em: Ter Ago 10, 2010 11:26 pm
Agradeceram: 356 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62134 Mensagem por Boss » Sex Nov 18, 2011 7:18 pm

Dilma vai falar que o país está em crise e que não pode gastar com caças.

Afinal, a defesa nacional é um mero supérfulo para abastecer o ego de militaristas/belicistas e amantes de Counter Strike, Battlefield, Starcraft, Hearts of Iron, etc.




REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
nveras
Sênior
Sênior
Mensagens: 2627
Registrado em: Dom Ago 02, 2009 1:16 pm
Agradeceram: 147 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62135 Mensagem por nveras » Sex Nov 18, 2011 10:58 pm

Luís Henrique escreveu:
soultrain escreveu:Na verdade há no mercado uma grande lacuna e não há sequer projecto para a preencher.

Essa lacuna é o Gripen e o F-16. O erro da SAAB foi sair desse nicho com o NG, esse mercado pode crescer exponencialmente no futuro.

É necessário um caça moderno, mono-motor, com uma eletrónica decente e muito barato, simples e barato como foi o F-16 em relação ao F-15, a diferença ser de 100Milhões para 30 Milhões por exemplo, com um custo de ownership bem barato também.

[[]]'s
Concordo. O problema da SAAB é demanda. Não conseguem um valor competitivo para apenas 36 caças.

Eu sou favorável a uma parceria Brasil-Suécia, mas para isso o Brasil teria que pensar como gente grande.
Ou seja, +300 caças.

Um caça de 5ª geração, monomotor, na categoria do Gripen, com um motor de 10.000 ou 12.000 kg/F
Com uma encomenda de 300 - 500 caças pelo Brasil (Força Aérea e Marinha) e 100 - 120 caças pela Suécia.
100% fabricado no Brasil, incluindo um turbofan binacional, radar AESA e sistema de contra-medidas.
Um caça sem NENHUMA coleira, produzido em Reais e em grande quantidade. De pequeno porte, monomotor com custo de operação abaixo de U$ 5.000 e com custo de aquisição próximo de U$ 50 mi seria um sucesso.

Favor enviar esta mensagem para a Dilma, para a SAAB, para a Embraer e para a Odebrecht...
Se for para pensar grande, tem que ser bimotor. Falar nisso, como não ter coleira se nós nem sabemos fazer uma turbina. Toda esta coversa de FX2 tem me lembrado do BETO CARNEIRO, VAMPIRO BRASILEIRO. Esqueçam, nosso politicos não tem visão. :evil:




Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62136 Mensagem por Marino » Sáb Nov 19, 2011 11:37 am

Parágrafo de uma notícia do Correio Brasiliense:
"Nas alturas
O ministro da Defesa, Celso Amorim, que se prepare para emoções inéditas. Com a concorrência dos caças ainda
no ar, graças ao oportuno contingenciamento da verba orçamentária destinada à transação, os candidatos tomam fôlego
para quando a gincana recomeçar. Os suecos já falam em levar Amorim para um voo de teste no modelo experimental
do Gripen NG, que até pouco tempo era apenas um projeto. Se a moda pega, o Rafale francês e o F-18 americano estão
mais do que prontos para o test fly."




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61277
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62137 Mensagem por Túlio » Sáb Nov 19, 2011 12:42 pm

Que me adescurpem os fanáticos mas estava pensando aqui, ao abrir a primeira latinha e romper uma regra que normalmente levo BEM a sério (se beber, não poste), a dúvida era 'escrevo ou não'? Bueno, vou escrever, não gostarem eu minto que estou na VIGÉSIMA e fica tudo tri... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Bueno,

FATO 1 - QUALQUER caça a ser adotado terá necessariamente a presença da EMBRAER, no começo (36 caças) como aluna/montadora e, aumentando-se (atrevo-me a dizer BASTANTE) o número de encomendas, como FABRICANTE. Concordam?

FATO 2 - QUALQUER aeronave da EMBRAER tem mais conteúdo ESTRANGEIRO - principalmente Norteamericano - do que NACIONAL. Um argumento forte pró-Super Tucano para os EUA é que SETENTA POR CENTO dele já é MADE IN USA. O KC-390 parece ir pelo mesmo caminho. TODOS os outros aviões da EMBRAER estão na mesma situação. Concordam?

FATO 3 - Um CAÇA moderno, além de fuselagem, usa turbinas, radar AESA, equipamento EW ativo e passivo, comunicações seguras, data-link, FMS (do qual o FBW é apenas uma parte), softwares, etc. Não temos o menor indício de interesse governamental em desenvolver/fabricar/estimular o desenvolvimento e fabricação em bases industriais amplas de quase nada disso. Concordam?

Acho que sim. Vamos então ao que certamente NÃO CONCORDAM:

Coleira por coleira, embarcar no Programa Gripen NG - mesmo arriscando a termos outro abacaxi-AMX nas mãos - nos traria conhecimentos importantes no DESENVOLVIMENTO de uma aeronave - as outras duas já estão plenamente desenvolvidas, poderíamos até participar de futuros 'blocks' apenas, e olhe lá, já que não teríamos conhecimento de COMO foi desenvolvida a aeronave - e a verdadeira grande incógnita seria a de QUANTAS aeronaves o GF realmente estaria disposto a adquirir (porque a Suécia, ó... :roll: ). Turbina, aviônicos, etc ianques? Qual aeronave militar feita na EMBRAER não usa? Por quê só essa não poderia?


Da Short-List, para mim o Rafale é mais CAÇA, o Super Hornet é mais BOMBARDEIRO (nem falo em Growler) e o Gripen é mais A CARA DA EMBRAER/GF/FAB: um avião do qual fazemos pouco mais do que A FUSELAGEM E SUPERFÍCIES ALARES! E temos nos contentado precisamente com isso.

É o que penso. 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
PRick

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62138 Mensagem por PRick » Sáb Nov 19, 2011 12:43 pm

Por sinal, os caras do caça photoshop já reiniciaram a campanha publicitária em um certo blog. Como dizia um certo anuncio; "num tiene troco, que coisa tristeeeeeeeeeeeeee!" 8-] 8-]




Avatar do usuário
Boss
Sênior
Sênior
Mensagens: 4136
Registrado em: Ter Ago 10, 2010 11:26 pm
Agradeceram: 356 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62139 Mensagem por Boss » Sáb Nov 19, 2011 1:33 pm

Amorim vai voar pra que ? Pra tentar enganar a gente que o FX-2 está de vento em popa ?

Daí ele desce do avião e fala que o FX-2 é super-ultra-mega necessário mas que o GF não pode comprar, porque assim a sétima economia do mundo quebra em migalhas, vai faltar grana para o buffet de fim de ano do Planalto, etc... Mesma lorota, ano que vem vamos passar em branco de novo.

E nós aqui... [060] [095]




REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61277
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62140 Mensagem por Túlio » Sáb Nov 19, 2011 2:01 pm

Do jeito que tem politiqueiro voando em caça moderno atualmente, breve terão mais horas de voo em caças que qualquer Piloto da FAB. Aliás, não seria uma boa idéia passar a força de Caças para o Congresso, Ministérios e até Prefeituras? Cada um ia querer ter o seu (só deputados são quinhentos e tantos, mais Ministros e Prefeitos passa longe de mil) e $$$ para manutenção e horas de voo não iria faltar, teríamos umas das melhores defesas aéreas do mundo, POWS!!!




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Bender

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62141 Mensagem por Bender » Sáb Nov 19, 2011 5:21 pm

Túlio escreveu:Que me adescurpem os fanáticos mas estava pensando aqui, ao abrir a primeira latinha e romper uma regra que normalmente levo BEM a sério (se beber, não poste), a dúvida era 'escrevo ou não'? Bueno, vou escrever, não gostarem eu minto que estou na VIGÉSIMA e fica tudo tri... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Bueno,

FATO 1 - QUALQUER caça a ser adotado terá necessariamente a presença da EMBRAER, no começo (36 caças) como aluna/montadora e, aumentando-se (atrevo-me a dizer BASTANTE) o número de encomendas, como FABRICANTE. Concordam?

Já estou no meu sexto RLabel,e concordo,besmoooo!.ic...

FATO 2 - QUALQUER aeronave da EMBRAER tem mais conteúdo ESTRANGEIRO - principalmente Norteamericano - do que NACIONAL. Um argumento forte pró-Super Tucano para os EUA é que SETENTA POR CENTO dele já é MADE IN USA. O KC-390 parece ir pelo mesmo caminho. TODOS os outros aviões da EMBRAER estão na mesma situação. Concordam?

Demorei pra responder a segunda,pois fui pegar gelo,e sua visão é perfeita abigo...

FATO 3 - Um CAÇA moderno, além de fuselagem, usa turbinas, radar AESA, equipamento EW ativo e passivo, comunicações seguras, data-link, FMS (do qual o FBW é apenas uma parte), softwares, etc. Não temos o menor indício de interesse governamental em desenvolver/fabricar/estimular o desenvolvimento e fabricação em bases industriais amplas de quase nada disso. Concordam?

Como bou discordar,nuuunnncaaa...Háaa...é um balhaçada,ic...isso ai porr@! Cê dá certo!

Acho que sim. Vamos então ao que certamente NÃO CONCORDAM:

Concordo!Concordo! e condorgo! :shock: Nunca nuncondorcarei...

Coleira por coleira, embarcar no Programa Gripen NG - mesmo arriscando a termos outro abacaxi-AMX nas mãos - nos traria conhecimentos importantes no DESENVOLVIMENTO de uma aeronave - as outras duas já estão plenamente desenvolvidas, poderíamos até participar de futuros 'blocks' apenas, e olhe lá, já que não teríamos conhecimento de COMO foi desenvolvida a aeronave - e a verdadeira grande incógnita seria a de QUANTAS aeronaves o GF realmente estaria disposto a adquirir (porque a Suécia, ó... :roll: ). Turbina, aviônicos, etc ianques? Qual aeronave militar feita na EMBRAER não usa? Por quê só essa não poderia?

Bôde sim! Como não bodemos? Nus bodemos e queru ver quem vai incarÁ...perdi o fio da meada...ic

Da Short-List, para mim o Rafale é mais CAÇA, o Super Hornet é mais BOMBARDEIRO (nem falo em Growler) e o Gripen é mais A CARA DA EMBRAER/GF/FAB: um avião do qual fazemos pouco mais do que A FUSELAGEM E SUPERFÍCIES ALARES! E temos nos contentado precisamente com isso.

É o que penso. 8-]

Eu tamem benso pÔ!

Essi negócio de short é muito curto,é lógico que as suberfícis alares tem breponderância intrisipsiquica na cara da Embraer!? :shock: EEEê!!!Beraí!Nois fazemo pôco,burque a colera é curta!Num bamos nus contentar,ce tá certo! Eu penso também! Tô tentando bensar!É o Gripe! aquele piqueno e de papel,isso...QUS!isso!

Combordo!i bode continuarrr bebendo qui suas ideias estão clarassss!
SDssss....




Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62142 Mensagem por Paisano » Sáb Nov 19, 2011 5:23 pm

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:




Avatar do usuário
Gerson Victorio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2317
Registrado em: Qua Ago 29, 2007 2:50 pm
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceram: 28 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62143 Mensagem por Gerson Victorio » Sáb Nov 19, 2011 5:29 pm

chamem os AA urgente!! :mrgreen:




de volta a Campo Grande - MS.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61277
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62144 Mensagem por Túlio » Sáb Nov 19, 2011 5:33 pm

BENDER véio, faz isso de novo e TE EXPULSO, POWS!!!

Quase tive um treco aqui de tanto rir... [003] [003] [003] [003]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62145 Mensagem por DELTA22 » Sáb Nov 19, 2011 5:54 pm

[018] [018]




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Responder