Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Sex Nov 18, 2011 7:35 am
Não sei de onde tiram que o Brasil quer desenvolver caça de 5ª geração... não conseguimos nem comprar de 4ª, imaginem desenvolver de 5ª!!!
X 2J.Ricardo escreveu:Não sei de onde tiram que o Brasil quer desenvolver caça de 5ª geração... não conseguimos nem comprar de 4ª, imaginem desenvolver de 5ª!!!
E ainda por cima ridiculariza a Suécia, que pelo menos desenvolve algo real. Aqui se leva, 20, 30 anos pra desenvolver algo que, no final, acaba "meia-bomba" por falta de investimento no desenvolvimento operacional dos lotes posteriores.binfa escreveu:X 2J.Ricardo escreveu:Não sei de onde tiram que o Brasil quer desenvolver caça de 5ª geração... não conseguimos nem comprar de 4ª, imaginem desenvolver de 5ª!!!
cb_lima escreveu:Isso está com cara da pressão turca por uma maior fatia do F-35.
[]s
CB_Lima
x2soultrain escreveu:Na verdade há no mercado uma grande lacuna e não há sequer projecto para a preencher.
Essa lacuna é o Gripen e o F-16. O erro da SAAB foi sair desse nicho com o NG, esse mercado pode crescer exponencialmente no futuro.
É necessário um caça moderno, mono-motor, com uma eletrónica decente e muito barato, simples e barato como foi o F-16 em relação ao F-15, a diferença ser de 100Milhões para 30 Milhões por exemplo, com um custo de ownership bem barato também.
[[]]'s
Devido a importância cada vez maior da eletrônica embarcada, diferença dessa ordem não me parece ser mais possível (ou muito difícil de alcançar).soultrain escreveu:Na verdade há no mercado uma grande lacuna e não há sequer projecto para a preencher.
Essa lacuna é o Gripen e o F-16. O erro da SAAB foi sair desse nicho com o NG, esse mercado pode crescer exponencialmente no futuro.
É necessário um caça moderno, mono-motor, com uma eletrónica decente e muito barato, simples e barato como foi o F-16 em relação ao F-15, a diferença ser de 100Milhões para 30 Milhões por exemplo, com um custo de ownership bem barato também.
[[]]'s
kkkkkkkkkk...jp escreveu:Nem tudo está perdido.... Ainda resta algo a perder
Concordo e sou otimista também gurujp escreveu:Calma pessoal! Serenidade!!! Nem tudo está perdido.... Ainda resta algo a perder, afinal os F-5 AINDA voam....
Calma pessoal, não há motivos para se desesperar.NovaTO escreveu:Esta é uma oportunidade única.thelmo rodrigues escreveu:Turquia começa a desenvolver novo caça
A Turquia já está estudando desenvolver um caça com a Coreia do Sul com o programa KF-X.
O Ministério da Defesa da Turquia assinou um contrato com a Turkish Aerospace Industries (TAI) em agosto, para completar um estudo de viabilidade de 18 meses para produção de um novo caça e treinador chamado TFX após 2023.
Fonte: The DEW Line – Tradução e Adaptação do texto: Cavok
O Brasil deveria assinar já, um memorando de entendimento para a Embraer participar nesse Estudo de Viabilidade.
Mesmo que não dê em nada, o aprendizado seria grande. Acredito que tanto a TAI, como a Embraer, precisam de uma empresa que dê apoio no aspecto de expertise em projeto de caças. SAAB, Dassault e BAE/EADS poderiam ser esses consultores, ajudando a resolver os gargalos que surgirão durante o desenvolvimento do projeto.
Para os sistemas como motor, radar, sistemas de defesa eletrônicos, deveria se adotar o que existe no mercado, sem ficar “reeinvantando a roda”. Ou seja, diminuir o custo total do projeto/desenvolvimento.
Ex: Motor: EJ-220 ou GE414. Radar: AN-APG80 ou E-Captor. Sistemas de defesa: Spectra ou o Pretorian.
[]‘s