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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Qui Nov 10, 2011 6:25 pm
por AlbertoRJ
Penguin escreveu:AlbertoRJ escreveu:
Ele consultou a Dilma e disse que POR ELE a escolha teria sido feita ainda antes do final do mandato.
[]'s
3 perguntas...
Se por ele a escolha teria sido feita, não foi feita por que?!
A vontade de quem se sobrepôs à vontade do Presidente e ele acatou?
Se de fato isso ocorreu, deve ter sido um motivo no minimo forte. Que motivo teria sido?
Vamos ter que voltar de novo....
Primeiro: O anúncio foi realmente precipitado mas não sei se por culpa do Presidente, já que ele teve como consultar os seus principais acessores nesse tema.
Segundo: Voltou-se atrás porque, com toda a certeza, ao Presidente foi esclarecido que o anúncio não era bom e ele autorizou que fosse comunicada a continuação do processo com todos os participantes.
Isso, na minha opinião, indica que não houve consenso (na falta de termo melhor) e que o Presidente ficou convencido que deveria ser feito.
Por último: O Rafale foi considerado consenso após todos os participantes terem a oportunidade de melhorar a oferta mas que a compra foi condicionada à opinião da futura governante, que foi contrária.
]'s
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Qui Nov 10, 2011 6:28 pm
por AlbertoRJ
Penguin escreveu:
Não existe uma versão verdadeira que explique esse evento Alberto.
Existem versões.
O único fato que ninguém contesta é que foi feita uma escolha pelo Presidente (gostemos ou não dela, isso não é relevante) e foi em seguida desfeita.
[]s
Versão verdadeira pode não existir mas tem que existir outra versão, não é? Algo que tente explicar, pelo menos. Outra opinião.
Basta contestar como sendo algo misterioso ou bizarro?
Não estou afirmando que seja a verdade mas é uma versão que considero aceitável.
[]'s
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Qui Nov 10, 2011 7:07 pm
por pampa_01
Q tal extrapolar para fora do FX-2. E se o que 'trancou' a compra do novos caças, não tiver nada a ver com caças?
Isso pode ter a ver com o "grande porrete"....
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Qui Nov 10, 2011 7:20 pm
por alcmartin
cb_lima escreveu:alcmartin escreveu:100% de acordo, Justin. Aqui, na época, citei que existe uma tecnica em que voce nao olha diretamente para um "alvo", inicialmente, seja uma sonda, seja o próprio solo durante um pouso ou decolagem. Voce foca no infinito, usando a visao periferica para pequenos acertos. Exemplo que muito usamos em instrução aérea é tentar andar de bicicleta numa linha olhando na roda da frente. Dificil, mas se olhar láa na frente a linha, é mole.
Acrecente que há na sua frente um avião grande, lento, repleto de combustivel e voce olhando para o lado...
É como estar de carro numa estrada e manter a separação da cerca lateral olhando pela janela lateral. Até dá, mas...
Fora, como voce bem lembrou, o aspecto do "remu", da esteira do revo e voce nem estar olhando para ele. Aqui, um caso bem documentado foi o do entao cap.Kersul, que mais tarde veio a ser cmte do CENIPA, e que durante um revo num F5 teve flame out em seus 2 motores devido a esteira...
abs!!!
Podes crer que vocês não foram os únicos a deixar isso passar batido...
Na época colocamos várias matérias inclusive sobre os problemas que os Harriers tinham ao fazer REVO e é como vocês estão descrevendo.
E pelo visto existe um grande número de investimentos a ser feito no Gripen "padrão"... e me deixa com mais dúvidas ainda sobre o NG se tornar realidade.
Mas vamos aguardar...
[]s
CB_Lima
É verdade, CB...eu lembro!
O DB é phoda...
o que muito me orgulha da minha humilde participação!
Abração!
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Qui Nov 10, 2011 7:26 pm
por Carlos Lima
alcmartin escreveu:É verdade, CB...eu lembro!
O DB é phoda...
o que muito me orgulha da minha humilde participação!
Abração!
Pois é véio... vamos debatendo e compartilhando idéias e vamos todos dando os nossos pitacos... hehehehe
[]s Amigo
CB_Lima
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Qui Nov 10, 2011 7:46 pm
por Penguin
pampa_01 escreveu:Q tal extrapolar para fora do FX-2. E se o que 'trancou' a compra do novos caças, não tiver nada a ver com caças?
Isso pode ter a ver com o "grande porrete"....
Pode ter a ver sim.
O que disseram entre eles os donos do "grande porrete" (via Wikileaks)...
SETEMBRO: PREFERÊNCIA É DADA AO RAFALE
2.(C) Lula não tem feito segredo de sua preferência pelo Rafale da Dassault, tendo anunciado durante a visita do presidente Sarkozy em 7 de setembro (ref a) que pretendia negociar a aquisição com a França, antes mesmo de ler a avaliação técnica da Força Aérea Brasileira (FAB). Nos três meses seguintes, ficou claro que Lula tinha instruído seu governo, incluindo Jobim, a concentrar sua atenção em fazer o negócio com a França funcionar. Em setembro, Lula disse à imprensa brasileira que as negociações com a França focariam o esforço para fazer o preço dos aviões ser semelhante aos que a Boeing e a Saab estavam pedindo (consta que a melhor oferta da Dassault teria sido 40% mais alta). A despeito de outra visita de Sarkozy ao Brasil em novembro e da escala posterior de Jobim em Paris, os franceses não conseguiram atender ao pedido dos brasileiros por um preço mais baixo, mas sua falta de receptividade (ref b) aparentemente não afetou a preferência brasileira. Declarações iniciais dadas em setembro por Lula e pelo chanceler Amorim procuraram dar a entender que os franceses, de alguma maneira, estariam oferecendo um nível superior de transferência de tecnologia, o que seria uma justificativa do preço mais alto, mas, à medida que foram emergindo detalhes do processo de avaliação técnica, ficou claro que os três concorrentes estavam atendendo, de modo geral, às exigências de transferência de tecnologia feitas pela FAB.
DEZEMBRO: MINISTÉRIO DA DEFESA VOLTA A EXPRESSAR INTERESSE PELO BOEING; SAAB AINDA É CONCORRENTE
3.(C) Durante outubro e novembro, contatos com funcionários da embaixada e representantes da Boeing foram recebidos com cortesia, mas com pouco interesse real, já que a atenção continuava voltada aos franceses. Nas últimas semanas, contudo, houve uma mudança notável por parte do ministro da Defesa. Começando pela reunião do A/S Valenzuela com Jobim em 14 de dezembro (relatada em telegrama separado), houve interesse renovado pela proposta USG (Governo dos EUA/Boeing. Enquanto Jobim reiterava preocupações com “precedentes negativos” de políticas relativas à transferência de tecnologia de origem americana (na realidade, queixas sobre procedimentos de licenciamento de exportações), ele disse entender que o USG tinha uma abordagem nova e que estava interessado na oferta de cooperação industrial feita pela Boeing. A Boeing fortaleceu seus argumentos, promovendo sua nova iniciativa “Super Hornet Global”, pela qual elementos importantes de produção de todos os aviões F/A 18 (incluindo os destinados às Forças Armadas dos EUA) seriam transferidos ao Brasil. Ao globalizar a produção do Super Hornet e incluir o Brasil no processo, a Boeing está em condições não apenas de gerar e manter mais empregos no Brasil, como poderá acalmar a paranoia brasileira com relação teóricas suspensões pelo USG do suprimento de caças, mostrando que qualquer suspensão desse tipo afetaria a Marinha dos EUA também. Em entrevista recente ao jornal Folha de S. Paulo, Jobim tomou o cuidado de não se comprometer, mencionando a “aliança estratégica” com a França mas também observando que custo, transferência de tecnologia e capacidade geral dos aviões são importantes.
4.(C) Ao lado do ressuscitamento das esperanças da Boeing, o Gripen sueco continua a ser um concorrente forte. Conforme notado na ref b, muitos brasileiros o enxergam como alternativa atraente ao Rafale, pelo fato de ter o preço mais baixo. O plano da Saab de co-desenvolver o Gripen de nova geração com o Brasil também lhe valeu apoio na indústria brasileira da aviação, entre aqueles que acreditam que tal desenvolvimento vá reforçar as capacidades locais de design de aeronaves. Jobim, contudo, se mostrou abertamente pouco interessado nos suecos, supostamente em função da capacidade inferior do Gripen e porque a variante “Nova Geração” oferecida ao Brasil ainda não existe. Uma matéria recente na revista Isto É, atribuída a uma fonte da FAB, observou que os programas de desenvolvimento de aeronaves militares geralmente ultrapassam seus prazos e orçamentos, negando a suposta vantagem de preço do Gripen.
5.(C) COMENTÁRIO. Embora o preço alto do Rafale e dúvidas quanto ao desenvolvimento do Gripen possam fazer com que o Super Hornet pareça a escolha óbvia, o fato é que Lula reluta em comprar uma aeronave americana. É possível que o interesse renovado pela oferta do USG não passe de uma artimanha para ganhar alavancagem sobre os franceses ou que a demora em tomar a decisão vise dar tempo à Dassault de encontrar uma maneira de reduzir seu preço. Na visão da Missão, a chance de vencer a concorrência pelo FX2 é real. Sabemos que o Super Hornet recebeu a avaliação técnica mais favorável da FAB e é a opção preferida dos operadores. Conseguimos responder com sucesso à maioria das dúvidas levantadas quanto às políticas de transferência de tecnologia do USG, em especial com a equipe de avaliação técnica. Resta, contudo, o obstáculo temível de convencer Lula. Nossa meta agora deve ser garantir que Jobim tenha um argumento mais forte possível para levar a Lula em janeiro. A Missão recomenda os seguintes passos: B7 Continuar a ressaltar o apoio total do USG em todos os contatos de alto nível com o Brasil. Como a Missão já observou anteriormente, garantias repetidas feitas pelo presidente Obama a Lula no decorrer de seus contatos normais constituem a maneira isolada mais eficaz de transmitir nosso argumento. B7 Usar os contatos iniciais com o embaixador indicado Shannon com a liderança brasileira para argumentar que temos trabalhado arduamente para assegurar que tenhamos a melhor oferta a apresentar. B7 Manter nossa campanha de assuntos públicos, para destacar que não apenas o USG completou sua aprovação da transferência de tecnologia, como a Boeing tem suficiente confiança na oferta para estar preparada para transferir parte da produção (incluindo centenas de empregos) ao Brasil. B7 Coordenar nossas ações com a Boeing de modo a assegurar que as vantagens do programa Super Hornet Global sejam levadas ao conhecimento do Congresso e da mídia brasileiros. KUBISKE
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Qui Nov 10, 2011 8:57 pm
por Gerson Victorio
Lima,
lembra dos "tubos e conexões
tigre"?
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Qui Nov 10, 2011 9:01 pm
por Carlos Mathias
Pois é, e fui lembrado disso na LAAD, pessoalmente pelo mister Gripen.
Rimos os dois disso.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Qui Nov 10, 2011 9:03 pm
por Carlos Mathias
Há artigos que atribuem a ele, no dia da divulgação do SL em que ele diz que os russos deveriam largar osso para negociar com o Brasil e que "Essa idéia do Brasil [de troca de tecnologia] não está difundida no governo russo. A rússia não nos vê como grande potência, mas como potência regional".
Tens o link para o artigo todo?
Nossa pauta é travada desde sempre com EUA e UE.
Isso não é, nem nunca foi desculpa.
Em junho de 2009, quando os russo fizeram pressão para retornar ao F-X2, MU disse (by Valor):
Agora, os Sukhoi voltaram à cena, garantem fontes diplomáticas brasileiras. Mangabeira não acredita na chance dos jatos russos na atual disputa, mas diz ter sentido mudanças na abordagem das autoridades locais, que oferecem à Embraer possibilidade de cooperação no desenvolvimento de caças de quinta geração.
Tens o link?
Não vi nada entre aspas.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Qui Nov 10, 2011 9:05 pm
por Carlos Lima
Carlos Mathias escreveu:Pois é, e fui lembrado disso na LAAD, pessoalmente pelo mister Gripen.
Rimos os dois disso.
Pois é...
Tem coisas que só rindo para não chorar... hehehehe
[]s
CB_Lima
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Qui Nov 10, 2011 9:10 pm
por Bender
pampa_01 escreveu:Q tal extrapolar para fora do FX-2. E se o que 'trancou' a compra do novos caças, não tiver nada a ver com caças?
Isso pode ter a ver com o "grande porrete"....
De certa forma tem a ver sim pampa,após o anuncio público e com uma promessa de transferência de tecnologia "irrestrita" via documento também pública por parte do presidente Sarkosy,imediatamente desencadearam protestos duros da parte americana,de que aquele ato seria tomado como mais um "bafo",em que os outros candidatos foram relegados e não tiveram igual oportunidade.
Ameaças de contestação da legalidade do processo todo cai bem?Pois é gastaram milhões em P&M,exigiram cumprimento estrito dos ritos.
Sinceramente eu acho a burocracia desse processo todo uma bost@,acaba amarrando nossas próprias mãos,já faz tempo que esse "processo de escolha" tinha que ter uma nova maneira de ser feito,vem se repetindo em seus ritos a décadas sempre com as mesmas interferências externas,desacordos,lobies e falta de resultado prático.
Mas quem acha isso sou eu,ou seja não vale merd@ nenhuma.
Abraços!
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Qui Nov 10, 2011 9:40 pm
por Penguin
Bender escreveu:pampa_01 escreveu:Q tal extrapolar para fora do FX-2. E se o que 'trancou' a compra do novos caças, não tiver nada a ver com caças?
Isso pode ter a ver com o "grande porrete"....
De certa forma tem a ver sim pampa,após o anuncio público e com uma promessa de transferência de tecnologia "irrestrita" via documento também pública por parte do presidente Sarkosy,imediatamente desencadearam protestos duros da parte americana,de que aquele ato seria tomado como mais um "bafo",em que os outros candidatos foram relegados e não tiveram igual oportunidade.
Ameaças de contestação da legalidade do processo todo cai bem?Pois é gastaram milhões em P&M,exigiram cumprimento estrito dos ritos.
Sinceramente eu acho a burocracia desse processo todo uma bost@,acaba amarrando nossas próprias mãos,já faz tempo que esse "processo de escolha" tinha que ter uma nova maneira de ser feito,vem se repetindo em seus ritos a décadas sempre com as mesmas interferências externas,desacordos,lobies e falta de resultado prático.
Mas quem acha isso sou eu,ou seja não vale merd@ nenhuma.
Abraços!
Bender,
Acho essa explicação sua muito plausível.
[]s
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Qui Nov 10, 2011 10:05 pm
por pampa_01
Pois é....
Vejam, eu penso que depois do ocorrido no 7 de setembro, GF, MD, FAB e todos as demais envolvidos no "causo", tenham começado a tratar o assunto com mais atenção. E quando digo isso quero dizer, em silêncio.
Talvez devamos apenas esperar que eles 'desatem' o nó criado.
Acredito que assim como o Prosuper, o FX continua vivo e sendo conduzido (para onde é q não sei).
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Qui Nov 10, 2011 11:09 pm
por Bender
pampa_01 escreveu:Pois é....
Vejam, eu penso que depois do ocorrido no 7 de setembro, GF, MD, FAB e todos as demais envolvidos no "causo", tenham começado a tratar o assunto com mais atenção. E quando digo isso quero dizer, em silêncio.
Talvez devamos apenas esperar que eles 'desatem' o nó criado.
Acredito que assim como o Prosuper, o FX continua vivo e sendo conduzido (para onde é q não sei).
Mais uma vez concordo contigo.
Mas voltando ao meu post anterior,do ponto de vista de:"tratar o assunto com mais atenção",já estava mais que na hora,o Pres. Lula não tinha obrigação de ter conhecimento amplo e irrestrito dos ritos legais do FX2,portanto a equipe do Min. da defesa e Fab comeram no meu modo de ver uma bola gigantesca neste episódio.
È óbvio que para a maioria dos "entendidos",é mais fácil falar que o então presidente foi vítima de uma diarréia devido ao excesso de cachaça,mas o ocorrido mostra que ele foi vítima na verdade de uma barrigada local,que só teve a sua ficha caindo e só foi tomada como grave,depois dos porretudos terem batido o dito cujo na mesa.
Amadorismo?Incompetência?
Onde estava a acessoria jurídica do MD/Fab do FX2?
Acendendo o carvão do churrasco com vidro possivelmente.
SDS?
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Qui Nov 10, 2011 11:12 pm
por Carlos Mathias
Pampa, o silêncio só veio no governo Dilma.
Até o último segundo do governo Lula teve fofocaiada.