TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
soultrain
Sênior
Sênior

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#61846 Mensagem por soultrain » Dom Nov 06, 2011 6:52 pm

cb_lima escreveu:
soultrain escreveu: Caro,

A única vez que me recordo de aeronaves saídas de fábrica irem para o ARMAG (antigamente ARMAC), foram F-16 creio que um país "não pode receber" e não estavam planeados ser recebidos pela USAF, mais tarde foram requisitados para a função de agressores. Segundo me recordo eram para o Paquistão, mas posso estar completamente errado já que escrevo de memória.

Não me lembro de nenhum episódio em que novos de fábrica tenham lá ido parar, pois isso só revelava ineficiência e incompetência de planeamento, seria um escândalo. E não creio que hajam F/A-18E lá. Ou serão retirados de unidades operacionais ou directos da linha de montagem.
Sim Soultrain,

Foi com o Paquistão (F-16).

Fora isso... de acordo com o catálogo que eu tenho sobre o inventário deles (2010) os únicos Hornets de lá são os antigos e eles tem 69 aeronaves e o motivo é o uso das células e substituição pelo Super Hornet nas unidades operacionais.

Talvez a confusão seja porque muitos esquadrões treinam em Davis-Monthan AFB que é adjacente ao ARMAC.

Outra coisa é que muitas aeronaves passam por lá para sofrerem reformas de extensão de vida útil (atualmente muitos A-10 estão fazendo isso).

As aeronaves que estão em "Short-Term Storage" são as que precisam de 45 dias para voltar em ação e hoje em dia são representadas por alguns F-15/16.

Como curiosidade aqui vão as classificações:

Type 1000 - Aeronaves 'guardades' a longo prazo, exemplo os nossos P-3
Type 2000 - Peças de reposição (aeronaves desmontadas e catalogadas e preparadas para servirem de peça de reposição)
Type 3000 - Aeronaves 'guardadas' a curto prazo, exemplo alguns F-15/16.
Type 4000 - "Virar panela" :lol: aeronaves completamente desmontradas e destruidas... Motivos: Aeronaves muito velhas e caras de se manter e/ou casos como o do F-14 aonde ninguém quer ver peças parando no Irã.

Só algumas curiosidades... :)

[]s
CB_Lima

Já os nossos C-1 vem da frota da United Aeronautical Fleet in Tucson.
É isso, segundo me recordo há uma unidade de A-10 lá a operar.

E agora já não é ARMAC, mas ARMAG ;)

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#61847 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Nov 06, 2011 6:53 pm

Na minha opinião a "olhada" nos Gripens tchecos até que faz sentido mas não se poderia contar com eles, por enquanto.

Sobre os Super Hornets do deserto... :roll:

[]'s

Editado pela última vez por AlbertoRJ em Dom Nov 06, 2011 6:54 pm, em um total de 1 vez.
Alberto -
soultrain
Sênior
Sênior

#61848 Mensagem por soultrain » Dom Nov 06, 2011 6:54 pm

Não terá a ver com o cumprimento do Offset acordado?

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#61849 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Nov 06, 2011 6:56 pm

soultrain escreveu:Não terá a ver com o cumprimento do Offset acordado?
Na República Tcheca? Os offsets foram cumpridos pelo que eu saiba.

Leia:

http://www.freerepublic.com/focus/f-news/2778589/posts

[]'s

Alberto -
soultrain
Sênior
Sênior

#61850 Mensagem por soultrain » Dom Nov 06, 2011 7:02 pm

Não sei, a mim parece-me pressão, ou para cumprirem com algo que prometeram ou ter melhor negócio para os próximos 10 anos.

O custo que teria mudar agora, seria grande.

NJ
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6950 vezes
Agradeceram: 7212 vezes
Contato:

#61851 Mensagem por Túlio » Dom Nov 06, 2011 7:02 pm

POWS, já falei trocentas vezes que o novo governo Tcheco está investigando CORRUPÇÃO no caso dos Gripens!!! 8-]

“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

Morpheus
Hader

#61852 Mensagem por Hader » Dom Nov 06, 2011 7:06 pm

Na minha insignificante opinião, escolher como TAMPAX qualquer um dos três envolvidos na short-list do FX2 é pedir para deixar no ar aquele conhecido cheiro de maracutáia. Senão vejamos: o TAMPAX levaria a escolha posterior do caça, pois "já existe uma infraestrutura que barateia a aquisição", etc,etc. Oras, seria uma segunda via para levar o FX, por fora dos tramites do processo, que estaria encerrado.

[]'s

soultrain
Sênior
Sênior

#61853 Mensagem por soultrain » Dom Nov 06, 2011 7:07 pm

Túlio escreveu:POWS, já falei trocentas vezes que o novo governo Tcheco está investigando CORRUPÇÃO no caso dos Gripens!!! 8-]
Isso é normal Tulio, todas as vendas do Gripen estão sobre investigação. Mas acha que isso é motivo critico de decisão para a renovação? Não sei, para mim é mais pressão.

NJ
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#61854 Mensagem por Túlio » Dom Nov 06, 2011 7:09 pm

Hader escreveu:Na minha insignificante opinião, escolher como TAMPAX qualquer um dos três envolvidos na short-list do FX2 é pedir para deixar no ar aquele conhecido cheiro de maracutáia. Senão vejamos: o TAMPAX levaria a escolha posterior do caça, pois "já existe uma infraestrutura que barateia a aquisição", etc,etc. Oras, seria uma segunda via para levar o FX, por fora dos tramites do processo, que estaria encerrado.

[]'s

Taí! Matou a charada! O primeiro que entrar fica de vez! Só não vê quem não quer... :wink: 8-]

“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

Morpheus
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#61855 Mensagem por Túlio » Dom Nov 06, 2011 7:11 pm

soultrain escreveu:
Túlio escreveu:POWS, já falei trocentas vezes que o novo governo Tcheco está investigando CORRUPÇÃO no caso dos Gripens!!! 8-]
Isso é normal Tulio, todas as vendas do Gripen estão sobre investigação. Mas acha que isso é motivo critico de decisão para a renovação? Não sei, para mim é mais pressão.

Cupincha, balancei com um par de argumentos que li: Crise + TERCEIRIZAÇÃO DA DEFESA AÉREA! :shock: :shock: :shock: :shock:

POWS, isso é jogar Soberania pela janela, não?

Morpheus
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#61856 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Nov 06, 2011 7:13 pm

Boataria e mais boataria azulada.
Coincidentemente a Rep. Tcheca faz parte do programa KC-390 mas o Saito foi para lá para avaliar os Gripens que só ficarão disponíveis em 2015 SE os tchecos resolverem não comprá-los.

[]'s

Alberto -
Hader

#61857 Mensagem por Hader » Dom Nov 06, 2011 7:16 pm

Pelo que conheço dos Tchecos este negócio de terceirização é bobagem. São muito orgulhosos para sequer pensar nisto. E tem razão para ser, pois há lá uma formidável capacidade profissional e intelectual. Bem longe das republiquetas bananeiras...

Seria um choque ver isto.

[]'s

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#61858 Mensagem por Túlio » Dom Nov 06, 2011 7:23 pm

É, o que me chocou foi a junção dos argumentos CRISE + TERCEIRIZAÇÃO, sei lá eu como anda a economia da R. Tcheca... 8-]

Morpheus
Justin Case
Sênior
Sênior
Agradeceu: 146 vezes
Agradeceram: 230 vezes

#61859 Mensagem por Justin Case » Dom Nov 06, 2011 7:26 pm

Amigos,

Sobre essa ida do Comandante da Aeronáutica à República Tcheca:
1. Não li nada a respeito de equipe técnica acompanhando a visita. Se fosse essa a intenção, certamente haveria um time grande (em torno de dez, eu imagino), composto de pessoal da área de Operações, de Manutenção e de Gestão de Projetos.
2. O esperado seria fazer isso em ocasiões diferentes. Uma visita de caráter político, pelas autoridades e, em seguida, uma visita técnica.
Alguém pode confirmar se houve essa visita de caráter técnico?
Abraços,

Justin

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#61860 Mensagem por Túlio » Dom Nov 06, 2011 7:29 pm

De qualquer modo (e complementando o post do Justin), o que ele estaria fazendo lá, precisamente agora?

Morpheus
Responder