Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
soultrain
- Sênior

- Mensagens: 12154
- Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
- Localização: Almada- Portugal
#61846
Mensagem
por soultrain » Dom Nov 06, 2011 6:52 pm
cb_lima escreveu:soultrain escreveu:
Caro,
A única vez que me recordo de aeronaves saídas de fábrica irem para o ARMAG (antigamente ARMAC), foram F-16 creio que um país "não pode receber" e não estavam planeados ser recebidos pela USAF, mais tarde foram requisitados para a função de agressores. Segundo me recordo eram para o Paquistão, mas posso estar completamente errado já que escrevo de memória.
Não me lembro de nenhum episódio em que novos de fábrica tenham lá ido parar, pois isso só revelava ineficiência e incompetência de planeamento, seria um escândalo. E não creio que hajam F/A-18E lá. Ou serão retirados de unidades operacionais ou directos da linha de montagem.
Sim Soultrain,
Foi com o Paquistão (F-16).
Fora isso... de acordo com o catálogo que eu tenho sobre o inventário deles (2010) os únicos Hornets de lá são os antigos e eles tem 69 aeronaves e o motivo é o uso das células e substituição pelo Super Hornet nas unidades operacionais.
Talvez a confusão seja porque muitos esquadrões treinam em Davis-Monthan AFB que é adjacente ao ARMAC.
Outra coisa é que muitas aeronaves passam por lá para sofrerem reformas de extensão de vida útil (atualmente muitos A-10 estão fazendo isso).
As aeronaves que estão em "Short-Term Storage" são as que precisam de 45 dias para voltar em ação e hoje em dia são representadas por alguns F-15/16.
Como curiosidade aqui vão as classificações:
Type 1000 - Aeronaves 'guardades' a longo prazo, exemplo os nossos P-3
Type 2000 - Peças de reposição (aeronaves desmontadas e catalogadas e preparadas para servirem de peça de reposição)
Type 3000 - Aeronaves 'guardadas' a curto prazo, exemplo alguns F-15/16.
Type 4000 - "Virar panela"

aeronaves completamente desmontradas e destruidas... Motivos: Aeronaves muito velhas e caras de se manter e/ou casos como o do F-14 aonde ninguém quer ver peças parando no Irã.
Só algumas curiosidades...
[]s
CB_Lima
Já os nossos C-1 vem da frota da United Aeronautical Fleet in Tucson.
É isso, segundo me recordo há uma unidade de A-10 lá a operar.
E agora já não é ARMAC, mas ARMAG
[[]]'s
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
NJ
-
AlbertoRJ
- Sênior

- Mensagens: 7163
- Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
#61847
Mensagem
por AlbertoRJ » Dom Nov 06, 2011 6:53 pm
Na minha opinião a "olhada" nos Gripens tchecos até que faz sentido mas não se poderia contar com eles, por enquanto.
Sobre os Super Hornets do deserto...
[]'s
Editado pela última vez por
AlbertoRJ em Dom Nov 06, 2011 6:54 pm, em um total de 1 vez.
Alberto -
-
soultrain
- Sênior

- Mensagens: 12154
- Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
- Localização: Almada- Portugal
#61848
Mensagem
por soultrain » Dom Nov 06, 2011 6:54 pm
Não terá a ver com o cumprimento do Offset acordado?
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
NJ
-
soultrain
- Sênior

- Mensagens: 12154
- Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
- Localização: Almada- Portugal
#61850
Mensagem
por soultrain » Dom Nov 06, 2011 7:02 pm
Não sei, a mim parece-me pressão, ou para cumprirem com algo que prometeram ou ter melhor negócio para os próximos 10 anos.
O custo que teria mudar agora, seria grande.
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
NJ
-
Túlio
- Site Admin

- Mensagens: 63226
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6950 vezes
- Agradeceram: 7212 vezes
-
Contato:
#61851
Mensagem
por Túlio » Dom Nov 06, 2011 7:02 pm
POWS, já falei trocentas vezes que o novo governo Tcheco está investigando CORRUPÇÃO no caso dos Gripens!!!
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”
Morpheus
-
Hader
#61852
Mensagem
por Hader » Dom Nov 06, 2011 7:06 pm
Na minha insignificante opinião, escolher como TAMPAX qualquer um dos três envolvidos na short-list do FX2 é pedir para deixar no ar aquele conhecido cheiro de maracutáia. Senão vejamos: o TAMPAX levaria a escolha posterior do caça, pois "já existe uma infraestrutura que barateia a aquisição", etc,etc. Oras, seria uma segunda via para levar o FX, por fora dos tramites do processo, que estaria encerrado.
[]'s
-
soultrain
- Sênior

- Mensagens: 12154
- Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
- Localização: Almada- Portugal
#61853
Mensagem
por soultrain » Dom Nov 06, 2011 7:07 pm
Túlio escreveu:POWS, já falei trocentas vezes que o novo governo Tcheco está investigando CORRUPÇÃO no caso dos Gripens!!!
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
Isso é normal Tulio, todas as vendas do Gripen estão sobre investigação. Mas acha que isso é motivo critico de decisão para a renovação? Não sei, para mim é mais pressão.
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
NJ
-
Túlio
- Site Admin

- Mensagens: 63226
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6950 vezes
- Agradeceram: 7212 vezes
-
Contato:
#61854
Mensagem
por Túlio » Dom Nov 06, 2011 7:09 pm
Hader escreveu:Na minha insignificante opinião, escolher como TAMPAX qualquer um dos três envolvidos na short-list do FX2 é pedir para deixar no ar aquele conhecido cheiro de maracutáia. Senão vejamos: o TAMPAX levaria a escolha posterior do caça, pois "já existe uma infraestrutura que barateia a aquisição", etc,etc. Oras, seria uma segunda via para levar o FX, por fora dos tramites do processo, que estaria encerrado.
[]'s
Taí! Matou a charada! O primeiro que entrar fica de vez! Só não vê quem não quer...
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”
Morpheus
-
Túlio
- Site Admin

- Mensagens: 63226
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6950 vezes
- Agradeceram: 7212 vezes
-
Contato:
#61855
Mensagem
por Túlio » Dom Nov 06, 2011 7:11 pm
soultrain escreveu:Túlio escreveu:POWS, já falei trocentas vezes que o novo governo Tcheco está investigando CORRUPÇÃO no caso dos Gripens!!!
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
Isso é normal Tulio, todas as vendas do Gripen estão sobre investigação. Mas acha que isso é motivo critico de decisão para a renovação? Não sei, para mim é mais pressão.
Cupincha, balancei com um par de argumentos que li: Crise + TERCEIRIZAÇÃO DA DEFESA AÉREA!
POWS, isso é jogar Soberania pela janela, não?
“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”
Morpheus
-
AlbertoRJ
- Sênior

- Mensagens: 7163
- Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
#61856
Mensagem
por AlbertoRJ » Dom Nov 06, 2011 7:13 pm
Boataria e mais boataria azulada.
Coincidentemente a Rep. Tcheca faz parte do programa KC-390 mas o Saito foi para lá para avaliar os Gripens que só ficarão disponíveis em 2015 SE os tchecos resolverem não comprá-los.
[]'s
Alberto -
-
Hader
#61857
Mensagem
por Hader » Dom Nov 06, 2011 7:16 pm
Pelo que conheço dos Tchecos este negócio de terceirização é bobagem. São muito orgulhosos para sequer pensar nisto. E tem razão para ser, pois há lá uma formidável capacidade profissional e intelectual. Bem longe das republiquetas bananeiras...
Seria um choque ver isto.
[]'s
-
Túlio
- Site Admin

- Mensagens: 63226
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6950 vezes
- Agradeceram: 7212 vezes
-
Contato:
#61858
Mensagem
por Túlio » Dom Nov 06, 2011 7:23 pm
É, o que me chocou foi a junção dos argumentos CRISE + TERCEIRIZAÇÃO, sei lá eu como anda a economia da R. Tcheca...
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”
Morpheus
-
Justin Case
- Sênior

- Mensagens: 1762
- Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
- Localização: Brasília-DF Brazil
- Agradeceu: 146 vezes
- Agradeceram: 230 vezes
#61859
Mensagem
por Justin Case » Dom Nov 06, 2011 7:26 pm
Amigos,
Sobre essa ida do Comandante da Aeronáutica à República Tcheca:
1. Não li nada a respeito de equipe técnica acompanhando a visita. Se fosse essa a intenção, certamente haveria um time grande (em torno de dez, eu imagino), composto de pessoal da área de Operações, de Manutenção e de Gestão de Projetos.
2. O esperado seria fazer isso em ocasiões diferentes. Uma visita de caráter político, pelas autoridades e, em seguida, uma visita técnica.
Alguém pode confirmar se houve essa visita de caráter técnico?
Abraços,
Justin
-
Túlio
- Site Admin

- Mensagens: 63226
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6950 vezes
- Agradeceram: 7212 vezes
-
Contato:
#61860
Mensagem
por Túlio » Dom Nov 06, 2011 7:29 pm
De qualquer modo (e complementando o post do Justin), o que ele estaria fazendo lá, precisamente agora?
“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”
Morpheus