Sintra escreveu:
Em relação ao primeiro argumento, foi tornado publico recentemente (29/04/2008) pela Assembleia Nacional Francesa que o valor de manutenção por hora do RAFALE no Adla, desceu vertiginosamente de 2001 para cá, neste momento é muito proximo do Mirage 2000, para ser exacto 12 a 13 mil euros/hora (o do Mirage é de 10500 a 11 mil euros).
M. Charles Edelstenne a ensuite abordé le coût du MCO (maintien en condition opérationnelle) du Rafale, c'est-à-dire les frais entraînés par sa maintenance, ses réparations, et les pièces de rechange. Les industriels impliqués dans le MCO du Rafale se sont engagés sur un coût compris entre 12 000 et 13 000 euros par heure de vol. Pour le Mirage 2000, ce coût est compris entre 10 500 et 11 000 euros par heure de vol. La différence, beaucoup plus faible que ce qui est parfois allégué, tient à ce que le Rafale est bimoteur alors que le Mirage 2000 est un monomoteur.
Olá pessoal,
Sintra, esse argumento de mono e bimotor é muito relativo (pois um M88-2 tem potência menor que um M53), acho que o que mais pesa no Rafale é... seu peso... vazio e máximo, com 50% a mais de carga de externa que o Mirage 2000. Algo parecido como comparar F-16 e F-15, etc. Assim como um F-35 por ser mais pesado (embora monomotor) custará mais que um F-5E bimotor.
Tem vários tipos de custos por hora-vôo, contabilizados de forma diferente :
- o mais simples considerando somente o gasto de combustível, lubrificantes e outros consumíveis simples, sem troca de componentes do caça. Aí varia de uns US$500-700/h (A-29, p.e.) a "alguns" US$ mil/h (caças a jato de leve a pesado, etc);
- esse MCO francês citado acima, com somente custos de manutenção e reparos;
- custo total anual para operar um caça, sendo a soma dos 2 acima, às vezes também contando os custos da base aérea (e soldos do efetivo da mesma), etc.
Para a Áustria, os previstos 18 Eurofighters (depois foram cortados para 15) tinham custo de operação máximo de EUR 50 mi / 18 = EUR 2,8 mi / caça, vide
http://www.flug-revue.rotor.com/FRheft/ ... R0309d.htm. Para a Austrália, os F/A-18E/F também tem custo de operação anual estimando em alguns US$ mi (acho que eram uns US$ 3 mi, por aí). Divide isso por umas 200-400 h anuais de vôo (por caça, não por tripulante) e temos uns EUR 7-14 mil /hora-vôo ou US$ 7,5-15 mil /hora-vôo.
No artigo
F-16 vs. Gripen - Croatian Air Force To Spend 800 Million $ For New Wings cita o custo anual do Gripen como US$ 1,5 mi e do F-16 como US$ 2,2 mi. Mesmo nesse caso do Gripen, com 200-400 h anuais, teríamos US$ 3,75-7,5 mil/hora-de-vôo, algo alto para um padrão FAB porém bem abaixo dos outros caças bimotores aqui citados : Eurofighter, F/A-18E/F e Rafale.
Analisando esses custos completos de operação anuais por caça, a penúria da FAB para gastar parcos US$6-7 mi em modernização de cada F-5EM/FM ou AMX-M em 10 anos, etc, é que hoje eu defendo o Gripen C/N para a FAB, e olhe lá, tenho dúvidas se isso "seria para nosso bico". A não ser que a FAB "ganhe na loteria" (prognóstico defendido por alguns "fontados" aqui), quando então poderia operar caças mais caros de operação.
Ah, adicionando : de notícia do Defesanet de 03 Agosto de 2005, "Comandante da Aeronáutica visita Base Aérea de Anápolis e conversa com pilotos de defesa aérea", lemos sobre o Mirage 2000C/B que chegariam na FAB : "Entre as vantagens citadas na utilização dessa aeronave, estão a possibilidade de reabastecimento em vôo, o radar digital de grande alcance da aeronave e também
a economia de recursos em até 50% em relação aos custos atuais com o F-103 Mirage, que sairá de operação no final deste ano".
Eu fico muito curioso em saber quanto seria o custo total de operação anual do F-5E, F-5EM, Mirage 2000C/B, F-103 (antes), etc, na FAB.
[]s, Roberto
Obs.: Sintra, tem o link do relatório de 29/04/2008 da Assembléia Legislativa Francesa ? Revirei tudo, li um monte de coisas por lá mas nada de encontrar esse relatório...