ARTILHARIA DA F TERRESTRE

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5725 vezes
Agradeceram: 3264 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#616 Mensagem por FCarvalho » Ter Out 27, 2009 8:54 pm

jauro escreveu:
FCarvalho escreveu:A utilidade do mtr 120mm para a infantaria se dara na medida em que forem confirmadas as diversas versoes do urutu III, que dipoe de duas versoes com morteiro. Os mtr auto rebocados ficariam restritos a inf pqdt, movel, mth e de selva.

Creio que efetivamente o obus 105 tem maior eficacia no campo da ocupacao da artilharia, mas havera futuro auto-rebocado para ele na artilharia brasileira...
Tudo vai depender da velocidade da Arma Base apoiada. Se a tendência for a Blindada e a Mecanizada, a Art terá de acompanhá-las, isso é princípio básico e fundamental.

Por isso que eu gostaria de saber porque até o presente momento não há dentre as várias versões do urutu III nenhuma que contemple uma modelo para artilharia auto-propulsada, de 105 ou 155. Creio neste primeiro como mais efetivo para o tipo de veículo base. Já existe até um projeto sul-africano que entendo, pelas suas caracteristicas, serem totalmente adaptavel ao nosso carro. Seria questão de decisão.

Mas, como tu disseste, depende da tendência da arma apoiada. No entanto, o EB já não fechou questão sobre a mecanização da infantaria? Então qual o motivo da dúvida sobre que tipo de apoio da artilharia? Das duas, uma: ou projetamos uma torre/obus para os Urutu III com 105/155 ou compramos um bom projeto importado e nacionalizamos até onde der. Até onde entendo, não há mais espaço para tergiverar. A decisão tem de ser tomada agora. O papel da infantaria e suas caracteristicas já foram definidos. Então o que falta à artilharia?

Acredito por este raciocínio, que na pior das hipósteses, 80% da artilharia terá de ser obrigatoriamente auto-propulsada, em virtude da tropas apoiadas serem ou mec ou blda.
Neste sentido, fica claro um certo desleixo do EB com os artilheiros, ou pelo menos aparenta, já que nem no próprio plano de reequipamento do EB faz-se notar grandes investimentos na artilharia. Não sei se o que está claro e certo pra mim, também o é para o EB. Então o que falta?

Nossa artilharia tem pela frente uma decisão simples:

- para apoio da inf mec, o que vamos usar? Resposta 1: Urutu de artilharia ou Resposta 2: Obuseiro 155mm montado em caminhão 8x8.

- para apoio da inf blda: projeto próprio de veiculo de artilharia auto-propulsado ou compra e/ou produção de material impotado;

- infantaria pqdt/leve/selva/mth: manter M-56 ou substituir/complementar com Mtr 120, ou novo obuseiro de 105, como ligth gun ou LG 1 Mk III, ou ainda misturar 105/155 com o M-777 que entendo o menos provavel de acontecer.

É isso aí ou mais trabalho para o AGSP.

abraços.

Carpe Diem
jauro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 212 vezes
Agradeceram: 610 vezes

#617 Mensagem por jauro » Ter Out 27, 2009 10:25 pm

FCarvalho escreveu:
jauro escreveu: Tudo vai depender da velocidade da Arma Base apoiada. Se a tendência for a Blindada e a Mecanizada, a Art terá de acompanhá-las, isso é princípio básico e fundamental.

Por isso que eu gostaria de saber porque até o presente momento não há dentre as várias versões do urutu III nenhuma que contemple uma modelo para artilharia auto-propulsada, de 105 ou 155. Creio neste primeiro como mais efetivo para o tipo de veículo base. Já existe até um projeto sul-africano que entendo, pelas suas caracteristicas, serem totalmente adaptavel ao nosso carro. Seria questão de decisão.

Mas, como tu disseste, depende da tendência da arma apoiada. No entanto, o EB já não fechou questão sobre a mecanização da infantaria? Então qual o motivo da dúvida sobre que tipo de apoio da artilharia? Das duas, uma: ou projetamos uma torre/obus para os Urutu III com 105/155 ou compramos um bom projeto importado e nacionalizamos até onde der. Até onde entendo, não há mais espaço para tergiverar. A decisão tem de ser tomada agora. O papel da infantaria e suas caracteristicas já foram definidos. Então o que falta à artilharia?

Acredito por este raciocínio, que na pior das hipósteses, 80% da artilharia terá de ser obrigatoriamente auto-propulsada, em virtude da tropas apoiadas serem ou mec ou blda.
Neste sentido, fica claro um certo desleixo do EB com os artilheiros, ou pelo menos aparenta, já que nem no próprio plano de reequipamento do EB faz-se notar grandes investimentos na artilharia. Não sei se o que está claro e certo pra mim, também o é para o EB. Então o que falta?

Nossa artilharia tem pela frente uma decisão simples:

- para apoio da inf mec, o que vamos usar? Resposta 1: Urutu de artilharia ou Resposta 2: Obuseiro 155mm montado em caminhão 8x8.

- para apoio da inf blda: projeto próprio de veiculo de artilharia auto-propulsado ou compra e/ou produção de material impotado;

- infantaria pqdt/leve/selva/mth: manter M-56 ou substituir/complementar com Mtr 120, ou novo obuseiro de 105, como ligth gun ou LG 1 Mk III, ou ainda misturar 105/155 com o M-777 que entendo o menos provavel de acontecer.

É isso aí ou mais trabalho para o AGSP.

abraços.
Em tese concordo com você em gênero número e grau e acrescentaria ao trabalho do AGSP um pouco mais de recursos para C&T e para desenvolvimento desses projetos no CTEx.
O EB não tem como ter má vontade com os Art, pois o Chefe do EME, o Cmt Mil do Leste e o Cmt Militar do Sul são artilheiros e antigos.

Eu garanto que vontade operacional em adaptar um destes projetos não falta, nem ao ministro Jobim, o que há é uma restrição no campo político e não é nem no Executivo e sim nas comissões parlamentares que tem que aprovar projetos, aprovar recursos, mas ao invés disso o que vemos são cortes e contingenciamentos de verbas.

Uma opinião minha:
Não sou favorável a obuseiros sobre rodas. Entendo que para garantir o apoio continuado às operações com tropa mecanizada ou blindada eles tenham que ser sobre Lagartas (AP/SL).

Por acaso, este final de semana estive com dois Gen, o chefe do CCOMCEx e o Cmt Mil/Planalto. E todos dois foram categóricos em afirmar que nunca as coisas estiveram tão propícias para acontecer como agora, MAS...... o rítimo quem dá é o poder Político.

"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
FCarvalho
Sênior
Sênior

#618 Mensagem por FCarvalho » Ter Out 27, 2009 10:45 pm

Jauro, como o EB está tratando junto ao Congresso os 120bi que levaria pra mandar a frente o plano de reequipamento do EB?

Carpe Diem
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#619 Mensagem por Bolovo » Qua Out 28, 2009 5:42 am

O que os colegas acham de equipar os futuros Uruveco com uma torre AMOS? Seria uma boa solução de artilharia para as unidades mecanizadas?

Imagem

É 120mm, alcance de uns 10km, 26 tiros por minuto e por aí vai...

http://en.wikipedia.org/wiki/AMOS

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#620 Mensagem por WalterGaudério » Qua Out 28, 2009 10:55 am

Bolovo escreveu:O que os colegas acham de equipar os futuros Uruveco com uma torre AMOS? Seria uma boa solução de artilharia para as unidades mecanizadas?

Imagem

É 120mm, alcance de uns 10km, 26 tiros por minuto e por aí vai...

http://en.wikipedia.org/wiki/AMOS
É impressionante mesmo. Mas antes de cogita-la, tem que aparecer a guita. Senão, não.

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
jauro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 212 vezes
Agradeceram: 610 vezes

#621 Mensagem por jauro » Qua Out 28, 2009 7:35 pm

FCarvalho escreveu:Jauro, como o EB está tratando junto ao Congresso os 120bi que levaria pra mandar a frente o plano de reequipamento do EB?
Da mesma maneira que as demais Forças e através do MD.
Não se trata mais nada diretamentecom nenhum dos três poderes.
E as coisas que se tem conhecimento (e que a mídia brasileira adora publicar) são assim:
COLUNA

Brasília-DF

Luiz Carlos Azedo

Com Guilherme Queiroz

Torpedo

O projeto de construção do submarino nuclear da Marinha está ameaçado de naufragar na beira da praia, por causa da Comissão Mista de Orçamento do Congresso. Contrariados com o corte nas emendas parlamentares, deputados da base ameaçam torpedear o programa de construção de submarinos da Marinha em parceria com a França, orçado em R$ 19 bilhões
Isso carece de fundamento, mas de tanto ouvir, alguém acredita e as coisas passam a ser grandes verdades e o que é pior, a acontecer.

"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Moccelin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#622 Mensagem por Moccelin » Qua Out 28, 2009 9:07 pm

Isso seria a prova concreta da maneira como tratam a defesa no Brasil! Pura moeda de troca!

The cake is a lie...
FCarvalho
Sênior
Sênior

#623 Mensagem por FCarvalho » Qua Out 28, 2009 9:45 pm

Na realidade, não há muito o que esperar de diferente no tratamento por "vossas exelências" sobre a defesa.

Afinal a regra do "toma lá dá cá" não faz diferença entre questões de Estado e questões pessoais.

Eles ainda acham que estão tratando do quintal de casa... :(

Carpe Diem
binfa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 98 vezes

#624 Mensagem por binfa » Seg Nov 02, 2009 10:23 pm

Glauber boa noite!

Foi ventilado a vinda de mais M 109 (não sei o modelo) para substituir os M 108 (não na mesma proporção), você houviu dizer algo a respeito?

Um forte abraço.

att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE :arrow: http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Agradeceu: 413 vezes
Agradeceram: 259 vezes

#625 Mensagem por Glauber Prestes » Ter Nov 03, 2009 1:54 pm

Olha, o que eu ouvi, foi que o M109 primeiro ampliaria a capacidade da artilharia AP, e num segundo momento, substituiria os M108 nos grupos restantes, perfazendo até 120 unidades no total.

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#626 Mensagem por Guerra » Ter Nov 03, 2009 4:47 pm

Opa...120 é coisa pra cacete. Estaria somado ai a artilharia das bda mec?

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
WalterGaudério
Sênior
Sênior

#627 Mensagem por WalterGaudério » Ter Nov 03, 2009 5:02 pm

glauberprestes escreveu:Olha, o que eu ouvi, foi que o M109 primeiro ampliaria a capacidade da artilharia AP, e num segundo momento, substituiria os M108 nos grupos restantes, perfazendo até 120 unidades no total.
Eu tb estou ouvindo isso. Os exemplares sendo cogitados viriam da Alemanha(que tem muitos em estoque em função da introdução em serviço do PZH 2000), Holanda ou Itália. Todos estes em um padrão de modernização superior ao nosso atual (Provavelmente A5, os nossos são A3), vamos esperar mais um pouco. O fim de ano estará cheio de novidades.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
binfa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 98 vezes

#628 Mensagem por binfa » Ter Nov 03, 2009 5:34 pm

Walterciclone escreveu:
glauberprestes escreveu:Olha, o que eu ouvi, foi que o M109 primeiro ampliaria a capacidade da artilharia AP, e num segundo momento, substituiria os M108 nos grupos restantes, perfazendo até 120 unidades no total.
Eu tb estou ouvindo isso. Os exemplares sendo cogitados viriam da Alemanha(que tem muitos em estoque em função da introdução em serviço do PZH 2000), Holanda ou Itália. Todos estes em um padrão de modernização superior ao nosso atual (Provavelmente A5, os nossos são A3), vamos esperar mais um pouco. O fim de ano estará cheio de novidades.
Walter/Glauber, obrigado pela atenção.

Um forte abraço.
PS. vamos aguardar o final do ano!

att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE :arrow: http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#629 Mensagem por Bolovo » Qua Nov 04, 2009 12:13 am

Guerra escreveu:Opa...120 é coisa pra cacete. Estaria somado ai a artilharia das bda mec?
Precisaríamos de quantos M109 para equipar todas as Bda Bld e Mec do EB, Guerra?

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
WalterGaudério
Sênior
Sênior

#630 Mensagem por WalterGaudério » Qua Nov 04, 2009 5:50 pm

Bolovo escreveu:
Guerra escreveu:Opa...120 é coisa pra cacete. Estaria somado ai a artilharia das bda mec?
Precisaríamos de quantos M109 para equipar todas as Bda Bld e Mec do EB, Guerra?
Atualmente, salvo engano temos 40M-109A3, imagino que mais 80(ou 5 grupos) dariam para o serviço, não é Guerra?

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Responder