Super Tucano News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Super Tucano News

#616 Mensagem por Bolovo » Qua Jul 14, 2010 5:00 pm

Não seria.

Esse avião voa a 65 mil pés. Sabe a quantos chega o Rafale? 55.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Justin Case
Sênior
Sênior
Mensagens: 1762
Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
Localização: Brasília-DF Brazil
Agradeceram: 230 vezes

Re: Super Tucano News

#617 Mensagem por Justin Case » Qua Jul 14, 2010 5:10 pm

Bolovo escreveu:Não seria.

Esse avião voa a 65 mil pés. Sabe a quantos chega o Rafale? 55.
Amigos,

O limite de 55.000 pés é uma restrição imposta pela segurança do piloto.
Voar acima dessa altitude somente é permitido se houver a possibilidade de utilizar vestimenta pressurizada.
O risco, não desprezível para qualquer aeronave, é de ocorrer uma despressurização da cabine.
Abraços,

Justin




Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: Super Tucano News

#618 Mensagem por Alcantara » Qua Jul 14, 2010 5:18 pm

Justin Case escreveu:
Bolovo escreveu:Não seria.

Esse avião voa a 65 mil pés. Sabe a quantos chega o Rafale? 55.
Amigos,

O limite de 55.000 pés é uma restrição imposta pela segurança do piloto.
Voar acima dessa altitude somente é permitido se houver a possibilidade de utilizar vestimenta pressurizada.
O risco, não desprezível para qualquer aeronave, é de ocorrer uma despressurização da cabine.
Abraços,

Justin
E daí essa diferença de 10 mil pés (3000 metros)? Nenhum interceptador precisa chegar ao mesmo nível do alvo, as "seis horas". A diferença (de altitude e/ou ângulo de ataque) seria coberta tranquilamente por qualquer míssil ar-ar de curto alcance disponível no Brasil.




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Super Tucano News

#619 Mensagem por Bolovo » Qua Jul 14, 2010 5:21 pm

E daí que o cara perguntou sobre o Super Tucano. Leiam o topico, por favor.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: Super Tucano News

#620 Mensagem por Alcantara » Qua Jul 14, 2010 5:22 pm

Bolovo escreveu:E daí que o cara perguntou sobre o Super Tucano. Leiam o topico, por favor.
Lido e respondido acima. Leia o tópico por favor.




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Super Tucano News

#621 Mensagem por Bolovo » Qua Jul 14, 2010 5:23 pm

hahaha Alcantara, não faça isso...




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: Super Tucano News

#622 Mensagem por Alcantara » Qua Jul 14, 2010 5:26 pm

Bolovo escreveu:hahaha Alcantara, não faça isso...
Diga por favor (By Chuck Norris)... :lol:




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Super Tucano News

#623 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jul 14, 2010 5:28 pm

Acho díficil um ST conseguir chegar perto de uma aeronave dessas.

Muito mesmo, pois não tem velocidade, não tem razão de subida e lá por 65k pés ou mesmo 55k a coisa é mais complicada em termos de interceptação.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: Super Tucano News

#624 Mensagem por joao fernando » Qua Jul 14, 2010 5:34 pm

Daqui a pouco, o nosso FX vai ser mais ST´s. Vamos parar com isso pessoal :twisted:




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Super Tucano News

#625 Mensagem por Bolovo » Qua Jul 14, 2010 9:18 pm

Alcantara escreveu:
Bolovo escreveu:hahaha Alcantara, não faça isso...
Diga por favor (By Chuck Norris)... :lol:
Vc tá fazendo eu desmentir eu mesmo ou coisa do tipo, tá um papo loco da porra :mrgreen:

enfim, nos dois estamos certos :mrgreen:




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: Super Tucano News

#626 Mensagem por Alcantara » Qua Jul 14, 2010 10:22 pm

:lol:




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: Super Tucano News

#627 Mensagem por Skyway » Qua Jul 14, 2010 10:44 pm

Gente, vamos lá...

O Phantom Eye voa a 65mil pés e pode chegar a cerca de 270km/h, com certeza essa velocidade não é a 65mil pés. O que quer dizer que a 65mil pés ele vai estar voando mais devagar.

Logo, um ST teria velocidade para acompanhar? sim, teria. Mas isso e nada é quase a mesma coisa.

O ST não tem capacidade para voar tão alto, e isso é simples de se ver, ele é um treinador/COIN, projetado para isso...ele não foi projetado para interceptar a altíssimas altitudes.

"Ah, mas qualquer míssil de curto alcance cobre essa distância..." Não, não cobre. Vamos lá para a explicação...você tem uma aeronave voando a 65mil pés com dois motores de 150cv movidos a hidrogênio...qual assinatura térmica você espera receber disso? Ai você tem uma aeronave pequena como o ST, voando muito mais alto para o que foi projetada e mesmo assim a quilômetros abaixo do nível de voo do Phantom Eye.

Já foi provado por A+B que um míssil Ar-Ar de curto alcance não é uma arma válida para o ST por simples incapacidade física da aeronave. Ela não tem energia suficiente para extrair o melhor do míssil, e isso acaba capando literalmente as capacidades da arma. Então você tem um míssil de curto alcance, que tem um alcance máximo, em linha reta sem curvas abruptas em torno de 7/8km, e que lançado de uma plataforma como o ST, cai para uns 4km no máximo. E se o ST estiver alto, muito devagar, qual alcance imagina que o míssil vai ter? E o alvo estando a quilometros ACIMA? Povavelmente, muito provavelmente, o míssil nem chegaria no alvo.

Lógico, isso tudo presumindo que o seeker do míssil trave em um motor de 150cv movido a hidrogênio a 65mil pés...

E respondendo a pergunta original do colega, feita antes de toda essa discussão e celeuma..não, não daria um bom interceptador para uma aeronave do tipo Phantom eye.

Um abraço.




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: Super Tucano News

#628 Mensagem por Alcantara » Qua Jul 14, 2010 11:37 pm

Skyway escreveu:"Ah, mas qualquer míssil de curto alcance cobre essa distância..." Não, não cobre. Vamos lá para a explicação...você tem uma aeronave voando a 65mil pés com dois motores de 150cv movidos a hidrogênio...qual assinatura térmica você espera receber disso? Ai você tem uma aeronave pequena como o ST, voando muito mais alto para o que foi projetada e mesmo assim a quilômetros abaixo do nível de voo do Phantom Eye.

Já foi provado por A+B que um míssil Ar-Ar de curto alcance não é uma arma válida para o ST por simples incapacidade física da aeronave. Ela não tem energia suficiente para extrair o melhor do míssil, e isso acaba capando literalmente as capacidades da arma. Então você tem um míssil de curto alcance, que tem um alcance máximo, em linha reta sem curvas abruptas em torno de 7/8km, e que lançado de uma plataforma como o ST, cai para uns 4km no máximo. E se o ST estiver alto, muito devagar, qual alcance imagina que o míssil vai ter? E o alvo estando a quilometros ACIMA? Povavelmente, muito provavelmente, o míssil nem chegaria no alvo.
Sky... 65 mil pés contra 55 mil pés... 10 mil pés de diferença... isso da o que? 3000 mil metros? 3 km... qualquer míssil muquirana de hoje em dia tem mais de 10 km de alcance.

Descontado o "fator de empuxo" que uma aeronave de alto desempenho (isto é, de alta velocidade) pode dar ao míssil (ampliando a sua energia), descontando o fato do míssil ter que usar a potencia do motor para vencer a gravidade e, finalmente, descontando o fato de que a grandes altitudes a força do motor é menor (menor pressão atmosférica, menor empuxo), ainda assim creio que um míssil IR de curto alcance venceria a distancia e acharia o seu alvo.

Mas veja bem. Estamos conjecturando sobre alvo a 65 mil pés e interceptador a 55 mil.
Não sei se o ST chega a essa altitude sem alguma preparação especial. Alias, não sei nem se ele realmente chega a essa altitude (com preparação especial ou não), mas é bom lembrar que ele tem 1600 cavalos de potencia... um UAV turbohélice grande, do tipo Heron tem, se eu não me engano, uns 1200 cv... e chega lá.

E outra coisa.
Não estou dizendo que o ST é um super-hiper-mega interceptor fuderation a grandes altitudes. Todos nós sabemos que ele não foi DESENHADO pra isso. Conjectura-se aqui uma EVENTUAL missão de inteceptação, que no meu mode de ver as coisas, teria os seus percalços, as suas dificuldades, mas que poderia sim ser realizada.



Abraços. E boa noite a todos!




Editado pela última vez por Alcantara em Qua Jul 14, 2010 11:45 pm, em um total de 1 vez.
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: Super Tucano News

#629 Mensagem por Skyway » Qua Jul 14, 2010 11:42 pm

A pergunta do colega é quanto ao uso do ST na interceptação de um Phantom Eye, e foi isso que respondi.

Se for pra "conjecturar" sobre um interceptador qualquer, vamos falar de um Mig-25, por que não?

Nos atendo a realidade e principalmente a pergunta do colega, o ST voa, no máximo, a 35mil pés. Faça as contas.

Interceptador a 55mil pés contra um alvo a 65mil pés, é possível, mas não tem absolutamente nada a ver com a pergunta feita.

Um abraço!

EDIT: Um UAV tipo Heron TP, chega no máximo a 40mil pés.




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Wingate
Sênior
Sênior
Mensagens: 5130
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 10:16 am
Localização: Crato/CE
Agradeceram: 239 vezes

Re: Super Tucano News

#630 Mensagem por Wingate » Qui Jul 15, 2010 9:20 am

Aos amigos,

Obrigado pelos comentários sobre minha pergunta que me permitiram visualizar as possibilidades (ou impossiblidades) de se usar o Super Tucano para interceptação dessa aeronave específica.

Considerando a utilização crescente de UAV's em todo o mundo, tanto para reconhecimento como também para missões de patrulha e ataque, creio que o Super Tucano seria economicamente uma solução viável para interceptação de determinados tipos de UAV's convencionais (menos avançados que o do exemplo discutido).

Valeu!!!

Roberto




Responder