O povo não é mole rapaz!!!!!!
Vamos lá.
Sei lá... acho que o problema é que o discurso fica parecendo que todos são gaviões e algo que poderia ter sido melhor foi deixado de lado...
Parece? Bem, cada um interpreta um texto de acordo com sua própria visão, não é mesmo?
Eu não toquei em nada que foi deixado de lado.
Talvez o caso seja que todos lêem tudo o que eu escrevo já com o olho num certo equipamento e vendo recalque em tudo o que escrevo, e assim perde-se a essência do que se quer transmitir. Já dei um tempo prá ver se isso parava, mas vejo que ainda está latente dentro de alguns.
CB e Wolf, isso tá latente dentro de vocês?
Enfim, eu entendi o que você quis dizer e acho que você tem que entender que o que todos estão dizendo é que não importa quem forneça... estamos todos passíveis de sermos bloqueados/embargados.
Mais ou menos né CB? Colocar todos no mesmo saco é um erro, primário diria até. Veja você que os short-list todos transferem tecnologia, a Rússia e o consórcio EF não. Então não dá prá igualar todos por baixo.
Tem uns que são menos piores, as vezes bem menos até.
Ou seja, ou fazemos em casa (MAR-1), ou fazemos em conjunto (Af. do Sul), e assim temos chances de ter autonomia.
Do contrário estaremos sempre sujeitos a sermos bloqueados.
Com certeza, mas apenas quero lembrar, se é que me permite a arrogância, que nem todos tem os mesmos procedimentos e métodos, já citei acima um exemplo que agora é clássico.
Então, pediria a vocês meus amigos, que quando lerem meus textos, humildes e desprovidos de maiores substâncias, o façam desarmados de idéias pré-concebidas, dores cotovelares e recalques rancorosos por minhas falecidas preferências.
Agora você, caro Wolf.
Nenhum país permitiria tal coisa.
Permite sim, pelo menos para outros países que não o nosso, tudo o que citei é fabricado sob licença ou com ajuda de um certo país.
Sempre optei por nós mesmos. O que eu me referia antigamente, por exemplo, é compra de prateleira para copiarmos e passar a desenvolver o nosso. Não foi por isso que o MAR-1 saiu?
Comprar de prateleira e copiar é pirataria, num pooooode!!!!!
Comprar um lote piloto e/ou a licença de produção sim, ou ainda parcerias tecnológicas, sim. Conheço países que tem conseguido resultados excelentes assim procedendo, queimando etapas e acelerando seus programas. Inclusive nós mesmos, em relação à África do Sul. Agora vamos ver o que os short-list vão nos oferecer.
Meu caça favorito para o F-X2, por exemplo, não deve transferir nem a tecnologia do tecido do assento do piloto, portanto, a despeito do que eu posso pensar, e a FAB mostra isso, a escolha será nesse quesito e por isso russos, americanos (LM) e europeus dançaram.
Vamos ver o que os outros colocam no papel agora.
Abração
Fabio
Menos Wolf, menos.
Nem americanos nem europeus dançaram, quem dançou por não transferir tecnologia foi a Rússia, e só.
Quanto a última parte, na minha visão, mais importante do que o que eles vão por no papel é o que nós pediremos para porem no papel.
Abraços!!!!!