Mectron

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
pafuncio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 5 vezes

Re: Mectron

#616 Mensagem por pafuncio » Qua Dez 03, 2008 11:24 am

Carlos Mathias escreveu:Já pensou se a gente embarca na onda da "prateleira"? Do que "é mais barato comprar pronto e estoca".

Lembram quanta gente, que agora está rasgando elogios, exortou nossas FAs a "abandonar esses programas faraônicos" e "adotar o modelo chileno"?

Pois é, o mundo dá muuuuitas voltas.
Carlos,

1) É o mesmo pessoal que, faz dois anos, falava do "pensamento único". Entrei em uma briga feroz por causa disso, no DB.

Só existiria uma maneira de salvar o mundo: desregulamentação, privatização, financeirização, prateleira world, etc e tal.

Claro, isso só vale para a periferia, bicho. Quando o pau cantou, todo mundo virou estatista e keynesiano. Pelo menos, nos países mais importantes do mundo ...

2) Puxa, ainda queria saber a história mais detalhada do MAR 1 :( :( :( :(

salu2, floripa.

"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
crubens
Sênior
Sênior
Agradeceu: 50 vezes
Agradeceram: 9 vezes

#617 Mensagem por crubens » Qua Dez 03, 2008 11:29 am

Pois é CM, quando é coisa daqui esse povo senta o malho só o que presta é o que vem de fora, e depois reclama que o país não desenvolve nada :roll:. E esse mal tem raízes profundas e antigas. :cry:

Parabéns a Mectron !! :D

"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

Imagem
pafuncio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 5 vezes

#618 Mensagem por pafuncio » Qua Dez 03, 2008 11:45 am

Overdose de vinagre

"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Wolfgang
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#619 Mensagem por Wolfgang » Qua Dez 03, 2008 11:51 am

A história não é bem essa.

Carlos Mathias

#620 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Dez 03, 2008 12:22 pm

Eu na época disse que nós tínhamos o mais importante, cérebros preparados. Havendo dinheiro, a coisa sai e rápido, pois existia e sempre existiu uma célula máter, um núcleo que preservou durante décadas de desprezo essa capacidade básica de desenvolvimento.
A confirmação está aí, clara e cristalina na forma de produtos sendo exportados até, mais emblemático que compras chapa branca, que virão certamente.
Tivéssemos optado pelo modelo "moderno" tão endeusado aqui, estaríamos ohje ajoelhando para alguém nos vender armas que podemos fazer, até com relativa facilidade.

Agora levem isso para o FX-2 e vejam a importância da autonomia. Olhem bem e analisem por esta ótica as escolhas...

Wolfgang
Sênior
Sênior

#621 Mensagem por Wolfgang » Qua Dez 03, 2008 12:26 pm

Bom, se a FAB fez assim e portanto preza pelos produtos made in Brasil, podemos dar como críveis as afirmações segundo as quais os russos não transferem aquilo que pedimos, de modo a produzir aqui.
Os russos não nos dariam autonomia algum, por exemplo.

Carlos Mathias

#622 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Dez 03, 2008 12:59 pm

Wolf, meu caro amigo, quantos países no mundo produzem o HARM? Quantos produzem o AIM-120C? Quantos utilizam o sensor do AIM-120 nas suas armas?
Quantos países produzem o radar APG-não-sei-das-quantas do F-15?

Nossa opção é pela produção nacional de algumas armas e coproduzir outras, ou receber tecnologia para fazê-lo. Você, que está enverendando por uma seara alheia ao início da conversa, me responda:
-Que países nos tranfeririam a tecnologia dos seus mísseis BVR completa?
-Que países nos permitiriam fabricar aqui cópias dos seus MAN? Míssil café-com-leite num pooooode!
-Que países enfim vão nos tranfrir tecnologia de armas de última geração de seus arsenais?

E Rússia? Esquece cara, a FAB já disse que eles não transferem tecnologia não foi? Então a verdade está posta e fim de papo, vamos falar dos shor-list boys.

Que coisa mais feia hein? Querendo me emparedar com assunto morto e enterrado, segundo os short-list cheer leaders. :lol:

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#623 Mensagem por Carlos Lima » Qua Dez 03, 2008 5:08 pm

Sei lá... acho que o problema é que o discurso fica parecendo que todos são gaviões e algo que poderia ter sido melhor foi deixado de lado...

Daí os "comentários". :wink:

Enfim, eu entendi o que você quis dizer e acho que você tem que entender que o que todos estão dizendo é que não importa quem forneça... estamos todos passíveis de sermos bloqueados/embargados.

Ou seja, ou fazemos em casa (MAR-1), ou fazemos em conjunto (Af. do Sul), e assim temos chances de ter autonomia.

Do contrário estaremos sempre sujeitos a sermos bloqueados.

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Wolfgang
Sênior
Sênior

#624 Mensagem por Wolfgang » Qua Dez 03, 2008 5:21 pm

Carlos Mathias escreveu:Wolf, meu caro amigo, quantos países no mundo produzem o HARM? Quantos produzem o AIM-120C? Quantos utilizam o sensor do AIM-120 nas suas armas?
Quantos países produzem o radar APG-não-sei-das-quantas do F-15?

Nossa opção é pela produção nacional de algumas armas e coproduzir outras, ou receber tecnologia para fazê-lo. Você, que está enverendando por uma seara alheia ao início da conversa, me responda:
-Que países nos tranfeririam a tecnologia dos seus mísseis BVR completa?
-Que países nos permitiriam fabricar aqui cópias dos seus MAN? Míssil café-com-leite num pooooode!
-Que países enfim vão nos tranfrir tecnologia de armas de última geração de seus arsenais?

E Rússia? Esquece cara, a FAB já disse que eles não transferem tecnologia não foi? Então a verdade está posta e fim de papo, vamos falar dos shor-list boys.

Que coisa mais feia hein? Querendo me emparedar com assunto morto e enterrado, segundo os short-list cheer leaders. :lol:
Nenhum país permitiria tal coisa. Sempre optei por nós mesmos. O que eu me referia antigamente, por exemplo, é compra de prateleira para copiarmos e passar a desenvolver o nosso. Não foi por isso que o MAR-1 saiu? 8-]
Quanto a emparedar... sai prá lá CM, esse negócio de emparedar é coisa de [057] ... Só quis dizer que, em tempos de boatos, é bom nos despirmos de preconceitos, de todos os lados.
Meu caça favorito para o F-X2, por exemplo, não deve transferir nem a tecnologia do tecido do assento do piloto, portanto, a despeito do que eu posso pensar, e a FAB mostra isso, a escolha será nesse quesito e por isso russos, americanos (LM) e europeus dançaram.
Vamos ver o que os outros colocam no papel agora.
Abração

Fabio

Carlos Mathias

#625 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Dez 03, 2008 6:18 pm

:lol: :lol: :lol: :lol:

O povo não é mole rapaz!!!!!!
Vamos lá.
Sei lá... acho que o problema é que o discurso fica parecendo que todos são gaviões e algo que poderia ter sido melhor foi deixado de lado...
Parece? Bem, cada um interpreta um texto de acordo com sua própria visão, não é mesmo?
Eu não toquei em nada que foi deixado de lado.
Talvez o caso seja que todos lêem tudo o que eu escrevo já com o olho num certo equipamento e vendo recalque em tudo o que escrevo, e assim perde-se a essência do que se quer transmitir. Já dei um tempo prá ver se isso parava, mas vejo que ainda está latente dentro de alguns.

CB e Wolf, isso tá latente dentro de vocês? :lol:
Enfim, eu entendi o que você quis dizer e acho que você tem que entender que o que todos estão dizendo é que não importa quem forneça... estamos todos passíveis de sermos bloqueados/embargados.

Mais ou menos né CB? Colocar todos no mesmo saco é um erro, primário diria até. Veja você que os short-list todos transferem tecnologia, a Rússia e o consórcio EF não. Então não dá prá igualar todos por baixo.
Tem uns que são menos piores, as vezes bem menos até.
Ou seja, ou fazemos em casa (MAR-1), ou fazemos em conjunto (Af. do Sul), e assim temos chances de ter autonomia.

Do contrário estaremos sempre sujeitos a sermos bloqueados.
Com certeza, mas apenas quero lembrar, se é que me permite a arrogância, que nem todos tem os mesmos procedimentos e métodos, já citei acima um exemplo que agora é clássico.

Então, pediria a vocês meus amigos, que quando lerem meus textos, humildes e desprovidos de maiores substâncias, o façam desarmados de idéias pré-concebidas, dores cotovelares e recalques rancorosos por minhas falecidas preferências.

Agora você, caro Wolf.
Nenhum país permitiria tal coisa.
Permite sim, pelo menos para outros países que não o nosso, tudo o que citei é fabricado sob licença ou com ajuda de um certo país.
Sempre optei por nós mesmos. O que eu me referia antigamente, por exemplo, é compra de prateleira para copiarmos e passar a desenvolver o nosso. Não foi por isso que o MAR-1 saiu? 8-]
Comprar de prateleira e copiar é pirataria, num pooooode!!!!!
Comprar um lote piloto e/ou a licença de produção sim, ou ainda parcerias tecnológicas, sim. Conheço países que tem conseguido resultados excelentes assim procedendo, queimando etapas e acelerando seus programas. Inclusive nós mesmos, em relação à África do Sul. Agora vamos ver o que os short-list vão nos oferecer.
Meu caça favorito para o F-X2, por exemplo, não deve transferir nem a tecnologia do tecido do assento do piloto, portanto, a despeito do que eu posso pensar, e a FAB mostra isso, a escolha será nesse quesito e por isso russos, americanos (LM) e europeus dançaram.
Vamos ver o que os outros colocam no papel agora.
Abração

Fabio
Menos Wolf, menos.

Nem americanos nem europeus dançaram, quem dançou por não transferir tecnologia foi a Rússia, e só.
Quanto a última parte, na minha visão, mais importante do que o que eles vão por no papel é o que nós pediremos para porem no papel.

Abraços!!!!!

PRick

#626 Mensagem por PRick » Dom Dez 07, 2008 3:34 pm

Boletin Interno da Mectron de abril de 2003. Descrevendo o desenvolvimento do Míssil Ar-ar Piranha.
O primeiro grande desafio surgiria com os novos detectores de radiação infravermelha junto do seu fabricante norte-americano. Vinte novas unidades, adquiridas com o custo de centenas de milhares de dólares, apresentaram diferenças físicas em relação ao modelo utilizado no desenvolvimento. Foram necessárias adaptações e reprojeto da parte ótica do autodiretor... até chegar-se a conclusão... o novo modelo de detector simplesmente não funcionava dentro das especificações exigidas. Teria sido mero "acaso"?
Detalhe não foram retificados e nem devolvidos, gastamos uma fortuna e nossos amigos, os EUA, nos forneceram algo inferior a peso de ouro.

Depois tem gente que fala em anti-americanismo infantil. 8-]

Além disso, temos a recusa do fornecimento de itens ou mísseis antiradiação.

Existem 02 tipos nações, as que constroem seus armamentos, e as outras, que dependem dos favores alheios. O mais sintomático é que mesmo diante de inúmeros casos iguais de negação ou mesmo sendo enganados, boa parte de nossas FA´s e brasileiros continuam achando que os EUA são nossos amigos, ou que temos ou devemos ter algum tipo de deferência por usarmos seus materiais. Meu lema é "quem com ferro fere, com ferro será ferido".

[ ]´s

Luiz Bastos
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 25 vezes
Contato:

#627 Mensagem por Luiz Bastos » Dom Dez 07, 2008 6:41 pm

PRick escreveu:Boletin Interno da Mectron de abril de 2003. Descrevendo o desenvolvimento do Míssil Ar-ar Piranha.
O primeiro grande desafio surgiria com os novos detectores de radiação infravermelha junto do seu fabricante norte-americano. Vinte novas unidades, adquiridas com o custo de centenas de milhares de dólares, apresentaram diferenças físicas em relação ao modelo utilizado no desenvolvimento. Foram necessárias adaptações e reprojeto da parte ótica do autodiretor... até chegar-se a conclusão... o novo modelo de detector simplesmente não funcionava dentro das especificações exigidas. Teria sido mero "acaso"?
Detalhe não foram retificados e nem devolvidos, gastamos uma fortuna e nossos amigos, os EUA, nos forneceram algo inferior a peso de ouro.

Depois tem gente que fala em anti-americanismo infantil. 8-]

Além disso, temos a recusa do fornecimento de itens ou mísseis antiradiação.

Existem 02 tipos nações, as que constroem seus armamentos, e as outras, que dependem dos favores alheios. O mais sintomático é que mesmo diante de inúmeros casos iguais de negação ou mesmo sendo enganados, boa parte de nossas FA´s e brasileiros continuam achando que os EUA são nossos amigos, ou que temos ou devemos ter algum tipo de deferência por usarmos seus materiais. Meu lema é "quem com ferro fere, com ferro será ferido".

[ ]´s

Faltou falar do torpedo sueco.... Do giroscópio do Super-tucano.... dos vetos de vendas do AMX e Super-Tucanos.....A rasteira na concorrência do Osório e muitas outras. Comprar material americano nesta altura do campeonato é ser muito imbecil. Seremos imbecis assim ou é apenas uma estratégia para obrigar os franceses a melhorarem sua oferta ? Fui :mrgreen:

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#628 Mensagem por Carlos Lima » Dom Dez 07, 2008 9:50 pm

Vocês só esqueceram de citar a extensa lista de problemas Made in France... :wink:

Olha... acho que já passou da hora de entendermos que com relação a tecnologia... não existem amigos!

Mas como diz o poeta... "cada um com o seu cada um!"

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Jin Jones
Sênior
Sênior

#629 Mensagem por Jin Jones » Dom Dez 07, 2008 10:05 pm

Na ultima revista T & D., diz que os M-2000C estão voando LIMPOS, porque a FR não integrou os misseis ar-ar até agora.
Se isso for verdade é melhor o canastrão do Sarkozy nem vir pra cá. :evil:

Tá dificil esse FX-2 :roll: , eimmmm

AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#630 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Dez 07, 2008 10:08 pm

Jin Jones escreveu:Na ultima revista T & D., diz que os M-2000C estão voando LIMPOS, porque a FR não integrou os misseis ar-ar até agora.
Se isso for verdade é melhor o canastrão do Sarkozy nem vir pra cá. :evil:

Tá dificil esse FX-2 :roll: , eimmmm

:shock: :shock:

Sério?
Integrar o R-530 e o R-550 no Mirage 2000? [003]

O que é isso?

Imagem

Alberto -
Responder