Engenhão é do Fogão

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: Engenhão é do Fogão

#616 Mensagem por Paisano » Dom Fev 21, 2010 10:10 pm

Na última quarta-feira, o Botafogo venceu o atual campeão brasileiro por 2 a 1. 8-]




Avatar do usuário
Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior
Mensagens: 2449
Registrado em: Ter Set 08, 2009 5:47 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Engenhão é do Fogão

#617 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Dom Fev 21, 2010 11:24 pm

Parabéns pela conquista do 1º turno do vosso campeonato.




Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg


Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Avatar do usuário
romeo
Sênior
Sênior
Mensagens: 869
Registrado em: Ter Fev 12, 2008 12:46 am
Agradeceram: 81 vezes

Re: Engenhão é do Fogão

#618 Mensagem por romeo » Seg Fev 22, 2010 12:07 am

Botafogo... Botafogo... Campeão... Desde 1910.

É bom torcer por um time vitorioso a 100 anos.

:D




Flávio Rocha Vieira
Sênior
Sênior
Mensagens: 1663
Registrado em: Dom Dez 30, 2007 5:49 pm
Localização: Araruama-RJ
Agradeceram: 2 vezes

Re: Engenhão é do Fogão

#619 Mensagem por Flávio Rocha Vieira » Seg Fev 22, 2010 7:31 am

Imagem

É bom demais...

Imagem


Um fraternal abraço,




.'.
"... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "

Maria Judith Brito, Presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).
brisa

Re: Engenhão é do Fogão

#620 Mensagem por brisa » Seg Fev 22, 2010 8:02 am

o BOTAFOGO, é uma Estrela solitária...... que brilha no firmamento.... 8-]




Flávio Rocha Vieira
Sênior
Sênior
Mensagens: 1663
Registrado em: Dom Dez 30, 2007 5:49 pm
Localização: Araruama-RJ
Agradeceram: 2 vezes

Re: Engenhão é do Fogão

#621 Mensagem por Flávio Rocha Vieira » Seg Fev 22, 2010 8:17 am

Imagem

:mrgreen:

Um fraternal abraço,




.'.
"... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "

Maria Judith Brito, Presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: Engenhão é do Fogão

#622 Mensagem por Skyway » Seg Fev 22, 2010 8:21 am

Botafoguense ja sofreu tanto dessas piadas, que sabe bem como é ruim... :lol: :lol: :lol:
Mas não da pra não dizer que a sina do Vasco é ser vice...até do Botafogo! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55165
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2404 vezes

Re: Engenhão é do Fogão

#623 Mensagem por P44 » Seg Fev 22, 2010 8:24 am

Vcs têm tantos campeonatos que uma pessoa fica confusa... :shock:

é o do Rio, de SP, o Brasileirão ...




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: Engenhão é do Fogão

#624 Mensagem por Paisano » Seg Fev 22, 2010 10:03 am

Pzito, no Brasil o calendário do futebol é dividido da seguinte forma:

1º Semestre ->
Campeonatos Estaduais (não existe similar na Europa);
Copa do Brasil (equivalente a Copa de Portugal);
Copa Libertadores da América (equivalente à Champions League).

2º Semestre ->
Campeonato Brasileiro;
Copa Sul Americana (equivalente a Taça UEFA).




Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: Engenhão é do Fogão

#625 Mensagem por Paisano » Seg Fev 22, 2010 12:48 pm

Imagem




pafuncio
Sênior
Sênior
Mensagens: 5921
Registrado em: Sex Set 09, 2005 2:38 am
Agradeceram: 5 vezes

Re: Engenhão é do Fogão

#626 Mensagem por pafuncio » Sex Fev 26, 2010 3:02 am

http://www1.folha.uol.com.br/folha/bras ... 9206.shtml

A coisa está feia.

O Arruda, aquele do DF, é botafoguense.

Estando preso, quis assistir a final do primeiro turno, não o conseguindo. Foi-lhe negada TV exclusiva.

Coincidência ou não, o Fogão não fez buáá, ganhando a final.

Paisano, mais um motivo para ele ficar preso, né ???? :mrgreen:




"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: Engenhão é do Fogão

#627 Mensagem por Paisano » Sex Fev 26, 2010 10:52 am

pafuncio escreveu:http://www1.folha.uol.com.br/folha/bras ... 9206.shtml

A coisa está feia.

O Arruda, aquele do DF, é botafoguense.

Estando preso, quis assistir a final do primeiro turno, não o conseguindo. Foi-lhe negada TV exclusiva.

Coincidência ou não, o Fogão não fez buáá, ganhando a final.

Paisano, mais um motivo para ele ficar preso, né ???? :mrgreen:
Eternamente!!! :lol:




Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: Engenhão é do Fogão

#628 Mensagem por Paisano » Sex Fev 26, 2010 10:56 am

Boteco do Futuro
Um sujeito entra num boteco novinho e pede uma bebida. O barman é um robô, que serve um cocktail perfeito e pergunta:

- Qual é o seu QI?

O homem responde:

- Uns 150.

Então o robô serve-lhe um vinho do Porto envelhecido 30 anos em casco de carvalho e inicia uma conversa sobre aquecimento global, espiritualidade universal, física quântica, interdependência ambiental, teoria das cordas, nanotecnologia, e por aí afora...

O sujeito ficou impressionado, e resolveu testar o robô. Saiu, deu uma volta e retornou ao balcão. Novamente o robô pergunta:

- Qual é o seu QI?

O homem responde:

- Deve ser uns 100.

Imediatamente o robô lhe serve um uisquinho e começa a falar sobre futebol, fórmula 1, super-modelos, comidas favoritas, armas, corpo de mulher, e outros assuntos semelhantes.

O sujeito ficou abismado. Saiu do bar, pensou e resolveu voltar e fazer mais um teste definitivo acerca da precisão do robô. Entrou no bar e novamente o robô lhe faz a pergunta:

- Qual é o seu QI?

O homem dá uma disfarçada e responde:

- Uns 20, eu acho!!!!!

Então o robô lhe serve uma cachaça, se inclina no balcão e diz pausadamente:
.
- E aí CB…, e o MENGÃO????...

PS -> "CB" em mulambes quer dizer "Çangue Bão". 8-]




Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: Engenhão é do Fogão

#629 Mensagem por Paisano » Dom Fev 28, 2010 9:30 pm





Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: Engenhão é do Fogão

#630 Mensagem por Paisano » Qui Mar 04, 2010 9:17 pm

MEU TIME DE BOTÃO - RUY MOURA

Fonte: http://meutimedebotao.blogspot.com/2010 ... moura.html
Bom Dia! Amigos Craques de Botão!

Nosso entrevistado de hoje é o professor universitário e Botafoguense, Ruy Moura, que escreve o clássico blog MUNDO BOTAFOGO

Imagem

meu time de botão - que time você torce? e como começou essa paixão?

Ruy Moura - Pelo glorioso Botafogo de Futebol e Regatas. Eu acho que começou em 1894… Creio que eu andava por lá nessa época e gostava dos remadores que lutavam por ideais políticos e que se opuseram às apostas do remo, abandonando o Clube Guanabara e fundando o Grupo de Regatas Botafogo e, mais tarde, o Clube de Regatas Botafogo. Ou talvez eu tenha encarnado no Luiz Caldas e depois de o matarem na prisão devo ter encarnado logo a seguir num daqueles garotos campeões de 1910 que em 1911 abandonaram a Liga Carioca para manterem a solidariedade com Abelardo Delamare e a honra botafoguense. Mais recentemente, depois de nova reencarnação, o Botafogo reelegeu-me seu torcedor em 1960. O América foi campeão nesse ano. Era um diabo vermelho, mas o meu fogo estava noutro sítio. Além disso, sou lisboeta e português… Que outro clube poderia escolher senão o Botafogo, denominação herdada da formidável galera portuguesa que tinha um poder de 200 bocas de fogo na sua artilharia?!...

Como botava fogo no inimigo!...

meu time de botão - quem foi ou é o maior jogador que você viu jogar?

Ruy Moura - Indubitavelmente foi Garrincha. Não porque fosse tão perfeito como Pelé ou Maradona, eleitos os craques do século, mas porque Garrincha é inimitável. Poderão existir mais Pelés e mais Maradonas, mas outro Garrincha jamais haverá. Mas, apesar disso, o meu maior ídolo sempre foi Manga devido à sua agilidade, destreza e elegância em voos de águia ao longo da baliza.

Creio que foi o maior guarda-metas que vi jogar. E eu também vi jogar Iaschin… Foi por causa de Manga que sempre joguei na posição de goleiro em futebol de 11 e futsal.

meu time de botão - e nos conte qual o jogo que não sai da sua memória?

Ruy Moura - Foi a 9 de Junho de 1968, na final do campeonato carioca de futebol de 1968 em que o Botafogo goleou o Vasco da Gama por 4x0 numa das suas mais extraordinárias exibições. Carlos Roberto e Gérson armavam o ataque e os quatro atacantes marcaram um gol cada um: Rogério, Roberto, Jairzinho e Paulo César. Ataque que traria o tricampeonato do mundo para o Brasil dois anos depois.



meu time de botão - e uma derrota impossível de esquecer?

Ruy Moura - Campeonato Carioca de 2007 por conta da dupla de arbitragem, os execráveis Djalma Beltrami e Hilton Moutinho. É preciso muita “coragem” para se fazer o que se fez ao Botafogo. Pior do que isso só no Morumbi quando a mesma grande penalidade inexistente foi mandada repetir três vezes a favor do São Paulo até os paulistas conseguirem convertê-la e ganhar o jogo. Coisas que fazem parte de certas histórias ingloriosas…

meu time de botão - qual a melhor equipe que você viu jogar?

Ruy Moura - A Selefogo que atuou no dia 7 de Agosto de 1968 quando o Brasil venceu a Argentina por 4 x 1 no Maracanã com oito jogadores titulares do Botafogo e um olé! inesquecível de 52 passes consecutivos que redundaram no quarto gol brasileiro.

meu time de botão - escale pra nós o seu time de botão, a sua seleção imbatível de todos os tempos!

Ruy Moura - Manga; Marinho Chagas, Mauro Galvão, Leônidas e Nilton Santos; Gérson Canhotinha de Ouro e Didi; Garrincha, Heleno de Freitas , Jairzinho e Quarentinha. Técnico: Mário Zagallo.

meu time de botão - gostaria que você comentasse um pouco sobre o blog MUNDO BOTAFOGO

Ruy Moura - Tudo começou após a queda de divisão do Botafogo. Nessa época comecei a pesquisar sobre o Botafogo e fi-lo durante três anos. Com base nessa pesquisa escrevi um livro de 600 páginas sobre o Botafogo – que ainda tenho. A certa altura comecei a participar assiduamente no Canal Botafogo. Os amigos botafoguenses começaram a aparecer. Como senti necessidade de publicar entrei para a equipa do sítio intitulado História do Futebol, que pretende resgatar a história do futebol, mas como não gostei do modo autoritário de gestão do sítio, decidi criar o blogue Mundo Botafogo, cuja missão é reunir toda a história e todas as histórias do Botafogo de Futebol e Regatas. Inaugurei o blogue no dia 8 de Dezembro de 2007…

meu time de botão - o Sr. tem muito material guardado sobre a história do Botafogo? poderia nos contar os mais raros? e sendo um torcedor tão apaixonado já pensou em escrever um livro sobre o Botafogo?

Ruy Moura - Há coisas raras mal conhecidas. Por exemplo, que talvez a primeira escolinha de futebol infantil do mundo tenha criada por dirigentes do Botafogo – o Carioca F. C. na década de 1910. Ou que, ainda nessa década, fomos considerados pela imprensa carioca a torcida mais fanática do Rio de Janeiro, cujas emoções chegavam a escandalizar as meninas da “society” que assistiam aos jogos. Há outras histórias mais conhecidas e dramáticas: a Tragédia da Piedade que acabou por levar à morte o escritor Euclides da Cunha e o nosso campeão de 1910 Dinorah de Assis; ou o drama de 1942 com a morte de Albano na quadra de basquete que deu origem à fusão dos dois Botafogos do bairro. No aspecto pitoresco existem inúmeras histórias de superstição botafoguense: desde o Biriba e as cortinas do gabinete de Carlito Rocha até às histórias do roupeiro Aloísio “Birruma”, como a do ônibus que entrava de marcha atrás no Maracanã ou a famosa partida em que jogamos com camisas de manga comprida em pleno Verão e fomos campeões. Já para não falar na famosíssima final de 1989 em que os números 12 e 21 apareceram por todo o lado: no dia do mês, na temperatura do ar, nas camisas dos intervenientes do gol da vitória, etc. Sobre escrever um livro, claro que já pensei em publicar um livro com uma parte das minhas pesquisas, mas o tempo profissional não me tem permitido refazer o que escrevi e dar-lhe forma de obra literária. Mas tenho amigos que de vez em quando insistem nessa publicação. É um assunto a discutir ainda.

meu time de botão - o Sr. possui muitas camisas do Botafogo, e qual a mais rara?

Ruy Moura - Tenho dez, mas nenhuma é rara. Em termos de raridade possuo duas flâmulas comemorativas do campeonato carioca e da Taça Guanabara de 1967 e do Bi-Bi de 1968.

meu time de botão - o Sr. como bom torcedor do Fogão deve ter histórias incríveis para nos contar, conte-nos uma que mostra bem o que é o Botafogo.

Ruy Moura - Quanto a mim, a maior e mais extraordinária história sobre o Botafogo, a qual caracteriza o clube da Estrela Solitário, foi o abandono da Liga Metropolitana de Futebol em 1911. Nesse ano, enquanto o Fluminense sacrificou 9 jogadores para permanecer na Liga – os quais forma fundar o setor de futebol do Flamengo –, o Botafogo saiu da Liga em solidariedade a Abelardo Delamare. Os campeões de 1910 fizeram a “travessia do deserto”, mas mantiveram a honra e a sua espinha dorsal intactas. Mário Filho escreveu sobre isso, considerando o Botafogo mais Botafogo desde aí e falando mesmo num Grande de Hespanha, um clube de D’Artagnan. Os rapazes do Botafogo mostraram-se o contrário dos homens bigodudos do Fluminense. Ainda hoje os dois clubes são opostos nas suas características.

meu time de botão - Há coisas que realmente só acontecem com o Botafogo?

Ruy Moura - Há. Não no sentido em que só acontecem coisas ruins, mas, sobretudo, coisas originais – boas e más. Há muitíssimas histórias desde sempre, mas algumas recentes continuam a mostrar a nossa originalidade. Por exemplo, o casal de noivos trajado a rigor que em 2007 ou 2008 invadiu o gramado em que o Botafogo treinava em Brasília; ou o papagaio botafoguense de Brasília que todo o mundo andou à procura; ou o jogador do Madureira que numa final com o Botafogo beijou o árbitro ironizando sobre um suposto penalty não assinalado; ou ainda André Luiz e Bebeto de Freitas presos no gramado do estádio dos Aflitos ou André Luiz mostrando o cartão amarelo ao árbitro num jogo pela Copa Sul-Americana. Todas essas histórias fazem parte do blogue.

meu time de botão - há algum livro que conte a história do seu time que você nos indicaria?

Ruy Moura - Sim, claro. Na minha opinião o melhor de todos os livros sobre o Botafogo tem por título “Botafogo — entre o céu e o inferno”, escrito por Sérgio Augusto e publicado pela Ediouro em 2004. Mas há mais de duas dezenas de livros sobre o Botafogo…

meu time de botão - O Sr. ainda tem seus botões, ainda joga? e se não os tem, as lembranças de infância, conte-nos por favor

Ruy Moura - Infelizmente não tenho o meu time de botões. Mas o meu time de botões era muito bom. Juntava os craques do bicampeonato de 1962 e do bicampeonato de 1968. Manga, Nílton Santos, Gérson, Didi, Garrincha, Jairzinho, Quarentinha, Zagallo. Havia reservas como Paulo César Caju, Amarildo, Roberto Miranda… Além disso chegava a finais de campeonatos escolares. Perdi mais finais do que ganhei porque havia um rapaz que tinha uma equipa muito forte que representava o Vasco da Gama. Mas as equipas do Flamengo eram bicho certo…

DE PRIMEIRA

meu time de botão -quem é o melhor time, hoje, no Brasil e no mundo?

Ruy Moura - Eu apostaria no Internacional. Tem tido boas equipas, gestão moderna e campanhas fantásticas viradas para o torcedor. Atingiram 100.000 associados, tornando-se o maior clube do Brasil e o sexto do mundo, a par com o Sporting Clube de Portugal. Creio que os melhores times do mundo são o Barcelona, o Milan e o Manchester United.

meu time de botão - quem é o melhor jogador do mundo?

Ruy Moura - Indubitavelmente quatro: Cristiano Ronaldo, Kaká, Ibrahimovic e Messi.

meu time de botão - quem ganha a Copa do Mundo?

Ruy Moura - Teoricamente desejaria que ganhasse Portugal; em segunda opção, o Brasil. Na prática torço para que nenhum destes dois países ganhe. Tenho graves diferendos com os dirigentes do futebol português e brasileiro e com os respectivos técnicos. É-me indiferente quem ganhar. Não gosto de quem dirige. No quadro dos meus valores pessoais considero que lhes falta ética, transparência e generosidade.

meu time de botão - quem ganha a Copa do Brasil?

Ruy Moura - Desejo que seja o Botafogo de Futebol e Regatas, claro. Mas acho o Palmeiras e o Santos fortes candidatos.

meu time de botão - quem ganha a Libertadores?

Ruy Moura - Desejo que seja o Internacional.

entrevista realizada por e-mail no dia 1 de março de 2010




Responder