Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Sex Dez 12, 2008 4:52 pm
Rsrsrsrsrsrsrs...Mapinguari escreveu:Vocês não sabiam? O gênio por trás da Stavatti chama-se Dandolo Bagetti!Skyway escreveu:Aqui uma foto do quartel general da grande Stavatti:
Rsrsrsrsrsrsrs...Mapinguari escreveu:Vocês não sabiam? O gênio por trás da Stavatti chama-se Dandolo Bagetti!Skyway escreveu:Aqui uma foto do quartel general da grande Stavatti:
Mas Prick, já parou para pensar que a política é justamente o que dita as regras do jogo?PRick escreveu:Mais aí nem tanto, eu mesmo acreditava que a decisão ficaria entre França e EUA. Nunca achei que os russos tivessem chance, repito, não pela qualidade dos caças, mais pelos aspectos políticos. Assim, não tive qualquer surpresa.gaitero escreveu:Pois é.
Eu tambem pensava que estavamos livres até que bum, ele me entra na short list.
Então, depois de conversar muito sobre as atuais parcerias estratégicas Brasil-França-Russia
Sugiu uma discussão. O que tanto faz ministros, representantes, embaixadores, no gabinete do molusco???
Foi ai que veio o estalo.
E se para que o Brasil assinasse estes acordos, que vão longe, que sonham alto, que se formam com base em submarinos nucleares, fragatas modernas, satélites geoestacionários, lançadores de satélites que podem se tornar misseis de longo alcançe a qualquer momento. Tenha primeiro que haver uma contrapartida?
Bem se o SH vencer, minhas dúvidas serão esclarecidas.
[ ]´s
Mobile (Gripen) Air Base
The second mobile air base has been delivered to the SwAF.
They now got one system delivered to F 17 and one at F 21. The air transportable air base is scalable and deployable and is equipped with everything required to operate a 'normal' air base. It can be used nationally or internationally in support of EU/UN or other missions.
Inside the Air Traffic Control Tower
link
Protec Magazine 4/08
(Both links in Swedish)
O melhor das Forças Armadas Suecas é que sempre há uma sueca milica linda próxima de você... Tipo a loirinha ao telefone...Bolovo escreveu:Postado por Signatory no MP.netMobile (Gripen) Air Base
The second mobile air base has been delivered to the SwAF.
They now got one system delivered to F 17 and one at F 21. The air transportable air base is scalable and deployable and is equipped with everything required to operate a 'normal' air base. It can be used nationally or internationally in support of EU/UN or other missions.
Inside the Air Traffic Control Tower
link
Protec Magazine 4/08
(Both links in Swedish)
Mapinguari escreveu:O melhor das Forças Armadas Suecas é que sempre há uma sueca milica linda próxima de você... Tipo a loirinha ao telefone...Bolovo escreveu:Postado por Signatory no MP.net
Escreveu exatamente o que eu iria postar. Achei um projeto brilhante.Dieneces escreveu:Interessante essas bases aéreas "de bolso" suecas . Imaginemos na amazônia , seriam de alta valia . Perto de qualquer trechinho de estrada , teríamos uma futura posição para nossos Gripens NGBr de forma quase que instantânea
Infraestrutura mínima.Carlos Mathias escreveu:Mas o que tem de excepcional aí?
Carlos Mathias escreveu:Mas o que tem de excepcional aí?
Pode pousar e decolar, é verdade, mas duvido que operem com infraestrutura mínima, somente com 5 pessoas responsáveis pelo caça. Sem contar que em meia hora ele está completamente armado (pode ser até com outro perfil de missão, pousa depois de um ataque anti-navio e decola para fazer superioridade aérea) e reabastecido. Os russos para isso tem superbases, contem a quantidade de bases aéreas que eles têm (http://www.scramble.nl/ru.htm). Isso só com o Gripen mesmo, sinto muito Carlos.Jacobs escreveu:Só porque tem foto de Su-27 e Mig-29 também decolando de estradas, o CM tá desdenhando.
Não precisa ser em estradas. Já existem dezenas de aeródromos homologados pela FAB na Amazônia que podem operar Gripen ou outras aeronaves (só precisa checar o peso), com pistas pavimentadas de uns mil e poucos metros, que já contam com facilidades de armazenamento de combustível (AvGas e/ou Querosene de Aviação). O que precisa é uma torre dessas (levada num C130) e demais equipamentos. Além disos, a FAB está com aquele programa de construção de Bases de Desdobramento, ao Norte. Uaupés, próxima à São Gabriel da Cachoeira já está funcionando. E ainda tem as Bases de Porto Velho, Manaus, e Boa Vista (além do aeroporto de Rio Branco, que podem apoiar unidades desdobradas em aeródromos menores, levando armamento e outros equipamentos necessários.Dieneces escreveu:Interessante essas bases aéreas "de bolso" suecas . Imaginemos na amazônia , seriam de alta valia . Perto de qualquer trechinho de estrada , teríamos uma futura posição para nossos Gripens NGBr de forma quase que instantânea
Mapinguari , usei "estradas" para dar mais uma conotação de improviso , ou seja , não se precisa de "pistas" propriamente ditas para operar-se uma unidade de caças .Mapinguari escreveu:Não precisa ser em estradas. Já existem dezenas de aeródromos homologados pela FAB na Amazônia que podem operar Gripen ou outras aeronaves (só precisa checar o peso), com pistas pavimentadas de uns mil e poucos metros, que já contam com facilidades de armazenamento de combustível (AvGas e/ou Querosene de Aviação). O que precisa é uma torre dessas (levada num C130) e demais equipamentos. Além disos, a FAB está com aquele programa de construção de Bases de Desdobramento, ao Norte. Uaupés, próxima à São Gabriel da Cachoeira já está funcionando. E ainda tem as Bases de Porto Velho, Manaus, e Boa Vista (além do aeroporto de Rio Branco, que podem apoiar unidades desdobradas em aeródromos menores, levando armamento e outros equipamentos necessários.Dieneces escreveu:Interessante essas bases aéreas "de bolso" suecas . Imaginemos na amazônia , seriam de alta valia . Perto de qualquer trechinho de estrada , teríamos uma futura posição para nossos Gripens NGBr de forma quase que instantânea