FAB NEWS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37432
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: FAB NEWS

#6061 Mensagem por FCarvalho » Qui Set 19, 2024 1:02 pm

Vamos lembrar duas coisas senhores.

Uma, a Embraer e a SAAB tem um Mou assinado para promover o KC-390 para a força aérea sueca. Portanto, interessa à ambas empresas que este negócio aconteça no menor prazo possível. O governo sueco já deu o preço deste possível negócio: o adendo contratual para mais algumas unidades de Gripen E\F - e citou até números, 15 unidades - dentro do presente escopo financeiro realizado pela FAB\Gov BR. Quais as reais chances disso acontecer com a atual situação fiscal e orçamentária governamental? Eu digo que tem todas as chances de acontecer se a parte política for resolvida. Porque no final, tudo aqui é questão de vontade política. Isto resolvido, recursos financeiros são o de menos. É assim que funciona, e sempre funcionou no Brasil. Defesa Nacional incluso. Com certeza a Embraer sabe muito bem aonde apertar os calos dos candidatos a vereadores e vereadores em São Paulo, e mesmo no congresso e planalto central. O partido do governo idem. Não estamos tratando com neófitos nesta seara de negócios.

E dois, não há e nunca houve nenhuma negociação entre Brasil e Índia a nível governamental ou extra oficialmente em qualquer nível para a realização de escambo de material de defesa em favor do KC-390 na IAF. O processo seletivo na verdade sequer está aberto oficialmente, e só deve ocorrer em 2025, quando todos os candidatos serão chamados para testes e avaliações in loco em diferentes regiões do país a fim de subsidiar tecnicamente os oficiais indianos. Qualquer coisa fora disso é pura demagogia e\ou jogada mercadológica a fim de atrair as atenções a si.

A boca pequena na imprensa indiana diz-se que o avião brasileiro está em vantagem sobre os demais competidores, mas, apenas técnica e preço não vencem concorrência. E isto é sabido de todos aqui. Ainda mais em uma licitação do tamanho da indiana. Então, esqueçam isso da FAB comprar Tejas, ou ffaa's comprarem qualquer outra coisa made in Índia. Isso não existe, é apenas propaganda e diplomacia militar.

No mais, o mesmo governo que agora diz que não tem recursos para aditar o contrato do Gripen E\F em troca de KC-390 para os suecos, é o mesmo que está se dispondo a empenhar quase US$ 1 bilhão de dólares para a Avex receber mísera dúzia de Black Hawks e quinquilharias anexas, com 12 helos sendo aposentados compulsoriamente ao mesmo tempo. Ou seja, ganho de escala zero.

Então, não existe isso de que o governo não tem recursos para comprar mais Gripen E\F e aditar o contrato atual e até ajustar um segundo lote para a FAB no médio e longo prazo. Tanto pode quanto o fará, quando e se, for do interesse do governo de plantão. Existe vontade política para isso agora em meio a uma baita crise financeira e orçamentária? Com certeza de público não, pela mais que óbvia resistência da fazenda nacional em apor um único centavo que seja nos projetos da Defesa, vide a opinião do ministro da fazenda em relação ao assunto, conhecida de todos aqui.

Enfim, a FAB precisa apenas criar as condições para que o governo seja forçado, isso mesmo, forçado, a fazer o que não quer fazer, e não tem interesse em fazer, ou pagar o preço e arrumar mais uma briga no congresso, e testemunhar quiçá mais uma enxurada de pedidos de impeachment via oposição, e com provas mais que objetivas e concretas, já que a obrigação do cmte em chefe é prover obrigatoriamente todos os recursos necessários à defesa nacional, mesmo que a contra gosto.

A ver.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8918
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 500 vezes

Re: FAB NEWS

#6062 Mensagem por Pablo Maica » Qui Set 19, 2024 3:45 pm

FIGHTERCOM escreveu: Qui Set 19, 2024 11:07 am Pablo,

Deixando as paixões de lado, eu entendo o seu ponto de vista, mesmo assim não faz sentido essa troca.

Suponhamos que um Gripen equivale a dois Tejas em termos de $$$. Eu ainda continuaria preferindo o Gripen, não só pelas qualidades, mas principalmente porque já temos toda uma estrutura instalada no país para suportá-lo. Depois de todo o investimento feito vamos simplesmente adotar outra plataforma?! Um vetor que nada agrega e que nem sabemos quem irá suportá-lo no Brasil?

Desculpa, mas prefiro passar. Se tem dinheiro para o Tejas, que se use com o Gripen. Vamos comprar menos? Que seja, ficar diluindo o pouco recurso que se tem em duas plataformas é uma decisão errada.


Abraços,

Wesley
Mas essa é a questão, não existe dinheiro pra nada nem para gripen nem para nenhum outro avião. Financiamos tudo, e ao que parece a FAB está na desesperada busca de quem está disponível à nos financiar mais. Tejas é só um exemplo, pois nem sabemos se o governo indiano também está disposto a fazer um financiamento, com a principal característica necessária à FAB, uma longa carência. Resolver as buchas do presente pagando daqui a 8 ou 10 anos, é nossa realidade.

E por mais que concordemos que não faria sentido algum em continuar a operar 2 vetores mediante todo esse investimento aparentemente é oque a FAB vai fazer, para evitar encolher ainda mais, a revelia de nossa vontade. No fim tudo isso começou pq simplesmente eu disse, já que o segundo vetor parece ser inevitável, que fosse o Tejas Mk2 antes de um xavante stealth de perna curta. Enfim, só acho que não adianta ficar aqui repetindo que "é gripen ou nada", a não ser que o comandante da FAB e mais um bando de parasitas de brasilia comecem, da noite para o dia, a pautar suas decisões baseadas baseadas nos nosso debates,

Ao que se diga por ai, inclusive com afirmações veementes, que existem conversas com o governo sueco e até mesmo MoUs para aquisição de mais gripens, inclusive citando números (o que eu, posso estar errado, mas nunca vi), até agora de FATO não vimos nada de concreto, muito menos proposta de aditivo ao financiamento feito pelo AB Svensk Exportkredit para as primeiras 36 unidades, as quais só vamos começar a pagar ano que vem. Até esse momento é fofoca de sites.

Agora, ACHISMO meu, parece que a FAB percebeu que deu um passo maior que as pernas, e tenho dúvidas de que frente a nossa atual situação os suecos vão nos disponibilizar mais crédito, não antes de pagarmos pelo menos algumas parcelas do atual financiamento, o que vai levar alguns anos.


Um abraço e t+ :)




Responder