Eu sei que eu vou falar é meio óbvio, mas em todo o casoLeandroGCard escreveu:Esta é uma pergunta pertinente Justin.Justin Case escreveu: João Fernando, boa tarde.
Também acho que tecnologias poderiam ser "compradas" pela Embraer. O preço, caso essas estejam à venda, estaria mais ligado à sua criticidade e estado da arte, do que à quantidade de trabalho envolvido ou aos investimentos já realizados pelo proprietário dessa tecnologia.
Tenho certeza, no entanto, que recebê-las "de graça" como offset de uma compra governamental é muuuuuuito mais vantajoso para a Embraer. Mesmo que tenha que tenha que investir algumas merrecas para se capacitar a receber essas tecnologias.
Abraço,
Justin
É válido que o governo brasileiro gaste mais dinheiro na aquisição de um avião de combate para sua força aérea mesmo que ele não seja a melhor escolha possível (e não estou dizendo que A, B, ou C não seja o melhor para a FAB, apenas levantando a hipótese de que possa não ser) visando favorecer uma empresa que embora privada é uma dos maiores pilares do desenvolvimento tecnológico e mesmo do prestígio internacional do país?
Pessoalmente acho que sim, dependendo das circunstâncias. Mas então isto pode ser dito com todas as letras, que a FAB estará fazendo algum sacrifício para favorecer a Embraer, e que apenas por não ver como participar disso em um programa para apenas 36 aviões os russos teriam sido eliminados do processo. Mas será que se a coisa não fosse feita de forma diferente e mais ousada os russos não poderiam ser justamente os que mais poderiam favorecer esta mesma Embraer em um prazo mais longo? Esta é sim uma questão em aberto que vale à pena discutir, pois enquanto não for assinado nenhum acordo ainda será tempo de mudar todos os conceitos.
Leandro G. Card
Se esse for realmente um dos objetivos (favorecer a Embraer) então tem que estar bem claro para a FAB/GF quais são as tecnologias que a Embraer em seu planejamento futuro considera críticas para o seu desenvolvimento e que seria interessante ter transferidas.
Do contrário, corremos o risco de termos uma falta de sincronia entre o desejo da Embraer e o que o fabricante acorda com o GF.
[]s
CB_Lima