TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Carlos Mathias

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60421 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Set 01, 2011 12:06 am

Cara, qual é a tua, hein???Fica distorcendo o que os outros dizem!
Você viu os emoticons aí ao lado?
Eles tem um significado. :wink:
Cara isso é loucura. Vc está atribuindo que eu tenho informacão de vc por fonte obscura.
Não, você definitivamente não tem essa informação porque é mentira.

O que eu gostaria de saber é se essa estorinha foi você que criou ou foi outra pessoa.
Tá dificil de vc entender, hein? Quando a informacão vinha do Jobim e FAB, sim, com certeza.

Vou parar por aqui. Vc está cada vez pior...
Ah, tá, quando falam os dois juntos é tudo verdade, quando falam separados pode ser mentira...
É algum tipo de combinação? :roll: :lol:

É verdade, estou cada vez pior mesmo.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18529
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2389 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60422 Mensagem por knigh7 » Qui Set 01, 2011 1:28 am

Em vermelho
Carlos Mathias escreveu:
Cara, qual é a tua, hein???Fica distorcendo o que os outros dizem!
Você viu os emoticons aí ao lado?
Eles tem um significado. :wink:
Cara isso é loucura. Vc está atribuindo que eu tenho informacão de vc por fonte obscura.
Não, você definitivamente não tem essa informação porque é mentira.

Vc age como verdadeiro respresentante de empresa, no caso, da Rosoboronexport. Aliás age muito mais que, por exemplo, colega Felipe Salles, que alguns daqui tinha contato com ele, como eu, quando era na época Gerente de Marketing da Sukhoi.

O que eu gostaria de saber é se essa estorinha foi você que criou ou foi outra pessoa.

:lol: recebo pelo menso 3 MPS no minimo (hoje eu recebi 2) a cada vez que faco essa ilacão.
Tá dificil de vc entender, hein? Quando a informacão vinha do Jobim e FAB, sim, com certeza.

Vou parar por aqui. Vc está cada vez pior...
Ah, tá, quando falam os dois juntos é tudo verdade, quando falam separados pode ser mentira...
É algum tipo de combinação? :roll: :lol:
Não disse que separados é mentira, mas sim dá-se bem mais credibilidade. Aliás, quando o Governo Lula cancelou o FX1 alegando motivos para o bolsa famíla, a FAB se calou.
É verdade, estou cada vez pior mesmo.

Diante desses seus contumazes comportamentos vis e maucaratismo eu não vou continuar estender isso. E não sou de ficar aturando esse tipo de comportamento. EDIT MOD - Túlio




nelson38899
Júnior
Júnior
Mensagens: 105
Registrado em: Qua Jul 09, 2008 8:52 am

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60423 Mensagem por nelson38899 » Qui Set 01, 2011 6:36 am

Imagem

jf17 com sidewinders!

Quem sabe se não será um bom concorrente para o fx3.




Avatar do usuário
Alitson
Sênior
Sênior
Mensagens: 4327
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
Agradeceram: 20 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60424 Mensagem por Alitson » Qui Set 01, 2011 7:59 am

São PL-5E!!!! Nada de Sidewinders... :roll:




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Bluehood
Júnior
Júnior
Mensagens: 27
Registrado em: Sáb Ago 06, 2011 12:45 pm

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60425 Mensagem por Bluehood » Qui Set 01, 2011 1:22 pm

nelson38899 escreveu:
jf17 com sidewinders!

Quem sabe se não será um bom concorrente para o fx3.
Durante o tempo que a gente tem discutido o Projeto FX, a China junto com o Paquistão conseguiu, planejar, projetar, desenvolver, fabricar, e colocar em operação (Paquistão).

Apesar o jf-17 não ser a sétima maravilha da aviação, é no mínimo uma plataforma superior nossas moderna múmias voadoras... E olha que nem o papo de integração cola, afinal já estariam fazendo a integração com o nosso MAR-1.




nveras
Sênior
Sênior
Mensagens: 2627
Registrado em: Dom Ago 02, 2009 1:16 pm
Agradeceram: 147 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60426 Mensagem por nveras » Qui Set 01, 2011 3:58 pm

Bluehood escreveu:
nelson38899 escreveu:
jf17 com sidewinders!

Quem sabe se não será um bom concorrente para o fx3.
Durante o tempo que a gente tem discutido o Projeto FX, a China junto com o Paquistão conseguiu, planejar, projetar, desenvolver, fabricar, e colocar em operação (Paquistão).

Apesar o jf-17 não ser a sétima maravilha da aviação, é no mínimo uma plataforma superior nossas moderna múmias voadoras... E olha que nem o papo de integração cola, afinal já estariam fazendo a integração com o nosso MAR-1.
Que é isso rapá?! Nós temos fcinca tufão.Com nóis ninguém mexe.




Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
Avatar do usuário
kekosam
Sênior
Sênior
Mensagens: 2500
Registrado em: Sex Out 03, 2008 10:17 am
Localização: Cuiabá-MT
Agradeceram: 34 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60427 Mensagem por kekosam » Qui Set 01, 2011 4:35 pm

Bluehood escreveu:
nelson38899 escreveu:
jf17 com sidewinders!

Quem sabe se não será um bom concorrente para o fx3.
Durante o tempo que a gente tem discutido o Projeto FX, a China junto com o Paquistão conseguiu, planejar, projetar, desenvolver, fabricar, e colocar em operação (Paquistão).

Apesar o jf-17 não ser a sétima maravilha da aviação, é no mínimo uma plataforma superior nossas moderna múmias voadoras... E olha que nem o papo de integração cola, afinal já estariam fazendo a integração com o nosso MAR-1.
Fiquei deprimido quando li isto... :evil:




Assinatura? Estou vendo com meu advogado...
Bluehood
Júnior
Júnior
Mensagens: 27
Registrado em: Sáb Ago 06, 2011 12:45 pm

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60428 Mensagem por Bluehood » Qui Set 01, 2011 5:29 pm

kekosam escreveu:
Bluehood escreveu: Durante o tempo que a gente tem discutido o Projeto FX, a China junto com o Paquistão conseguiu, planejar, projetar, desenvolver, fabricar, e colocar em operação (Paquistão).

Apesar o jf-17 não ser a sétima maravilha da aviação, é no mínimo uma plataforma superior nossas moderna múmias voadoras... E olha que nem o papo de integração cola, afinal já estariam fazendo a integração com o nosso MAR-1.
Fiquei deprimido quando li isto... :evil:
O primeiro FX começou em 1998-1999. O contrato de desenvolvimento do jf-17, foi assinado em 1999. Tipo a gente não tá nem falando de um projeto de longa data como o Rafale/Gripen que têm o desenvolvimento oriundo da década de 80.

E pior, a China já está encomendando JF-17 Block 2 que entre as melhorias já tem um radar AESA.




Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60429 Mensagem por LeandroGCard » Qui Set 01, 2011 6:18 pm

Bluehood escreveu:O primeiro FX começou em 1998-1999. O contrato de desenvolvimento do jf-17, foi assinado em 1999. Tipo a gente não tá nem falando de um projeto de longa data como o Rafale/Gripen que têm o desenvolvimento oriundo da década de 80.

E pior, a China já está encomendando JF-17 Block 2 que entre as melhorias já tem um radar AESA.
Ai ai,

Minha opinião desde o primeiro FX era a de que o Brasil deveria ter fechado logo com o Su-27/35, comprando uns 24 ou 36 para substir os M-III de Anápolis e criar mais um esquadrão na Amazônia, E fechar um acordo com os russos para desenvolver um avião mais leve nesta categoria do JF-7, para mais à frente adquirir umas 120 ou 150 unidades para substituir os F-5 e A-1, além de ampliar o número de plataformas de combate da FAB.

Se o PAQUISTÃO (e não algum país já desenvolvido como a Coréia do Sul, ou com mais recursos como a Índia) conseguiu participar do desenvolvimento de um JF-7, o que poderíamos ter feito com a Embraer trabalhando junto com os russos? E duvido que isso não fosse de interesse dos russos também, uma vez que eles estão ficando apenas com caças modernos pesados, e sempre tiveram tradição em usar também caças leves (só que não tem $$$ para desenvolver dois modelos de caça sozinhos).


Leandro G. Card




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60430 Mensagem por Carlos Lima » Qui Set 01, 2011 6:29 pm

LeandroGCard escreveu:Ai ai,

Minha opinião desde o primeiro FX era a de que o Brasil deveria ter fechado logo com o Su-27/35, comprando uns 24 ou 36 para substir os M-III de Anápolis e criar mais um esquadrão na Amazônia, E fechar um acordo com os russos para desenvolver um avião mais leve nesta categoria do JF-7, para mais à frente adquirir umas 120 ou 150 unidades para substituir os F-5 e A-1, além de ampliar o número de plataformas de combate da FAB.

Se o PAQUISTÃO (e não algum país já desenvolvido como a Coréia do Sul, ou com mais recursos como a Índia) conseguiu participar do desenvolvimento de um JF-7, o que poderíamos ter feito com a Embraer trabalhando junto com os russos? E duvido que isso não fosse de interesse dos russos também, uma vez que eles estão ficando apenas com caças modernos pesados, e sempre tiveram tradição em usar também caças leves (só que não tem $$$ para desenvolver dois modelos de caça sozinhos).

Leandro G. Card
Pois é... faz sentido.

É claro que para bem da verdade em 1990 e tantos a parte de vendas russas não ajudava muito por conta de alguns pensamentos mais retrógrados do lado de lá também.

Isso poderia comprometer o escopo de uma proposta de desenvolvimento em conjunto naquela época é claro!

EDIT: Eu ainda acho até que se naquela época (1990 e tantos e inicio do ano 2000) se tivessemos encomendado o Gripen C/D e depois nos juntassemos com os russos para ajudar no desenvolvimento do PAK, seria o ideal :) .

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60431 Mensagem por soultrain » Qui Set 01, 2011 7:45 pm

LeandroGCard escreveu:
Penguin escreveu:Ah, e a Sukhoi, a "injusticada" :roll: ao contrário de vc, diante de supostamente tanta " ïnjustica" não apresentou nenhum protesto, seja por essa tal de antecipacão da SL, seja pela ToT.

Aliás, em outubro de 2008 publicacões estrangeiras ( postadas aqui salvo engano pelo Penguin) relataram fontes da Sukhoi nas quais disseram que as tecnologias solicitadas pela FAB foram consideradas "irrealistas".
E os requerimentos de ToT solicitados de fato eram E AINDA SÃO irrealísticos para apenas 36 unidades de qualquer avião, russo americano ou europeu, pelo menos no que se refere a tecnologias empregadas nos próprios caças. E pelo que sei o governo brasileiro se recusa até agora a colocar qualquer compromisso de aquisição de mais unidades que possam viabilizar de fato as ToT´s, mesmo para os aparelhos da shortlist.

Os russos se queixaram de razões políticas e se queixaram dos requerimentos de offset que eles acharam "unrealistic for the Russian side". Dassault, Saab e Boeing não acharam.
Acharam sim, e ainda acham. Só não dizem com estas palavras, pois eles tem muito mais experiência em vender para clientes esquizofrênicos como nós do que os russos.

Os americanos condicionam qualquer ToT ao seu congresso, que assinou uma carta que não garate nada pois vai contra leis internas deles, os suecos mandaram polidamente os brasileiros irem conversar com seus fornecedores (que já nos deixaram na mão no caso dos torpedos para a MB) e os franceses já deixaram claro que irão transferir apenas o necessário (para operação, manutenção e talvez integração de algumas armas). Se as propostas e declarações forem todas analisadas com cuidado é só isso que se encontra, nada mais.

Na prática, para apenas 36 unidades nenhuma transferência de tecnologia específica aplicável a aviões de caça faz sentido, por absoluta falta de escala de produção (aliás, os aviões sequer seriam produzidos aqui). O que é cogitado (e eu estudei um a um os ítens de ToT que foram divulgados aqui mesmo no DB, principalmente os da Dassault, para verificar bem isso) é o acesso a tecnologias gerais de construção aeronáutica, disponíveis no mercado a preços normais para quem quiser comprar, inclusive para a Embraer, mais um ou outro detalhe de desenvolvimento estrutural DE AVIÕES DE PASSAGEIROS E DE TRANSPORTE, não de caças. Isso provavelmente os russos nem teriam como oferecer, pois a Embraer já fabrica aviões deste tipo mais de acordo com as normas ocidentais do que os próprios modelos russos. Mas o assunto é a compra de caças, não de tecnologia de contrução de aviões civis e de carga.


O problema da desqualificação dos aviões russos da shotlist fica assim reduzido a um problema de comunicação (ou político), a meu ver derivado principalmente da falta de familiaridade das autoridades brasileiras com negociações diretas, claras, sinceras e transparentes. E seria muito estranho que fosse diferente, dados o histórico das nossas autoridades e as transferências de tecnologia bem sucedidas da Rússia para a China e a Índia, que mostram que a Rússia não tem problemas reais neste sentido.


Leandro G. Card

Finalmente alguém diz a verdade nua e crua!!! Sinceramente, depois de tudo o que eu soube, sobre como a defesa é tratada no Brasil pelo poder politico (embora haja pessoas com vontade, ainda há muita gente que enfim...), e se fosse fornecedor eu poria uma sobretaxa bem grande pelo risco. Existe um risco gigantesco num programa de defesa a longo prazo no Brasil.

Carlos, soube há pouco tempo os boatos que há sobre mim, há todo um universo paralelo à nossa volta meu caro. Sabe o que faço? Vivo no mundo real ;)

Para quem acha que o F-35 vai ficar por 130M, o SH da Austrália ficou por bem mais que isso sem armamentos, uma coisa é o anunciado, outra o que vai ser pago...E ainda não estou a contar com os custos financeiros. Devem ser 130M de Libras e mesmo assim acho pouco, mas vamos ver. Com pouca modéstia, tenha antecipado o caminho desse programa.

Esse telegrama é bem engraçado, é mesmo trabalho de adido mal informado, até sobre o seu metier...

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61266
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60432 Mensagem por Túlio » Qui Set 01, 2011 8:46 pm

CARLOS MATHIAS e KNIGHT7, sosseguem o facho aí, se é para ficar de picuinha, sugiro o MSN, tri? Não haverá novo aviso... 8-]




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18529
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2389 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60433 Mensagem por knigh7 » Sex Set 02, 2011 6:54 pm

soultrain escreveu:
Para quem acha que o F-35 vai ficar por 130M, o SH da Austrália ficou por bem mais que isso sem armamentos, uma coisa é o anunciado, outra o que vai ser pago...E ainda não estou a contar com os custos financeiros. Devem ser 130M de Libras e mesmo assim acho pouco, mas vamos ver.

[[]]'s
Página do site do Governo Australiano:
SUPER HORNET ACQUISITION CONTRACT SIGNED


Defence has established the first contract valued at approximately AUD$2.9bn with the United States Navy for the acquisition of 24 F/A-18F Super Hornets and associated support systems. Additional cases will be established later this year for weapons acquisition and sustainment of the aircraft.


The total program investment is approximately $6 billion over 10 years, which includes acquisition and all support costs as well as personnel. Australian personnel will begin Super Hornet training in the United States in 2009. The withdrawal of the F-111 is expected in 2010 with the F/A-18F Super Hornets to be operational that same year.


The F/A-18F Super Hornet is a highly capable, battle proven, multi role aircraft that is currently in service with the US Navy through to 2030 and will ensure our air combat capability edge is maintained through the transition to the F-35 Joint Strike Fighter over the next decade.

The Block II Super Hornet has considerable similarity in support, training and tactics to our current fleet of F/A-18 and therefore allows a relatively rapid and low risk transition for our current air combat force.

The Super Hornet will be based at RAAF Base Amberley. Local Industry participation will be a key factor in developing the through life support concepts for the Super Hornets. Defence is engaged with the USN to ensure that the maximum potential of Australian Industry Involvement is achieved.



http://www.defence.gov.au/media/Departm ... entId=6619




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18529
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2389 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60434 Mensagem por knigh7 » Sex Set 02, 2011 7:09 pm

LeandroGCard escreveu:
Penguin escreveu:Ah, e a Sukhoi, a "injusticada" :roll: ao contrário de vc, diante de supostamente tanta " ïnjustica" não apresentou nenhum protesto, seja por essa tal de antecipacão da SL, seja pela ToT.

Aliás, em outubro de 2008 publicacões estrangeiras ( postadas aqui salvo engano pelo Penguin) relataram fontes da Sukhoi nas quais disseram que as tecnologias solicitadas pela FAB foram consideradas "irrealistas".
E os requerimentos de ToT solicitados de fato eram E AINDA SÃO irrealísticos para apenas 36 unidades de qualquer avião, russo americano ou europeu, pelo menos no que se refere a tecnologias empregadas nos próprios caças. E pelo que sei o governo brasileiro se recusa até agora a colocar qualquer compromisso de aquisição de mais unidades que possam viabilizar de fato as ToT´s, mesmo para os aparelhos da shortlist.

Os russos se queixaram de razões políticas e se queixaram dos requerimentos de offset que eles acharam "unrealistic for the Russian side". Dassault, Saab e Boeing não acharam.
Acharam sim, e ainda acham. Só não dizem com estas palavras, pois eles tem muito mais experiência em vender para clientes esquizofrênicos como nós do que os russos.

Os americanos condicionam qualquer ToT ao seu congresso, que assinou uma carta que não garate nada pois vai contra leis internas deles, os suecos mandaram polidamente os brasileiros irem conversar com seus fornecedores (que já nos deixaram na mão no caso dos torpedos para a MB) e os franceses já deixaram claro que irão transferir apenas o necessário (para operação, manutenção e talvez integração de algumas armas). Se as propostas e declarações forem todas analisadas com cuidado é só isso que se encontra, nada mais.

Na prática, para apenas 36 unidades nenhuma transferência de tecnologia específica aplicável a aviões de caça faz sentido, por absoluta falta de escala de produção (aliás, os aviões sequer seriam produzidos aqui). O que é cogitado (e eu estudei um a um os ítens de ToT que foram divulgados aqui mesmo no DB, principalmente os da Dassault, para verificar bem isso) é o acesso a tecnologias gerais de construção aeronáutica, disponíveis no mercado a preços normais para quem quiser comprar, inclusive para a Embraer, mais um ou outro detalhe de desenvolvimento estrutural DE AVIÕES DE PASSAGEIROS E DE TRANSPORTE, não de caças. Isso provavelmente os russos nem teriam como oferecer, pois a Embraer já fabrica aviões deste tipo mais de acordo com as normas ocidentais do que os próprios modelos russos. Mas o assunto é a compra de caças, não de tecnologia de contrução de aviões civis e de carga.


O problema da desqualificação dos aviões russos da shotlist fica assim reduzido a um problema de comunicação (ou político), a meu ver derivado principalmente da falta de familiaridade das autoridades brasileiras com negociações diretas, claras, sinceras e transparentes. E seria muito estranho que fosse diferente, dados o histórico das nossas autoridades e as transferências de tecnologia bem sucedidas da Rússia para a China e a Índia, que mostram que a Rússia não tem problemas reais neste sentido.


Leandro G. Card
Leandro,

Vc está equivocado em alguns pontos:

1- Segundo o Jobim, os suecos falaram para conversar com os fornecedores quando ele solicitou a transf. de tecnologia de toda a aeronave. Ele disse isso na sessão da CRE em abril do ano passado. Aliás, a SAAB reagiu no dia seguinte lancando uma nota a imprensa no qual ela dizia que era capaz de solicitar a transf. da tecnologia requerida pela fAB.

2-Vc está se baseando na solicitacão de ToT também com o que está na página do Rafale (http://www.rafale.com.br) onde a'te está escrito transf. irrestrita de tecnologia.A FAB solicitou 10 tecnologias (na verdade são 12), mas vamos ficar com o divulgado. Na página do Rafale consta que eles estào oferecendo cerca de 20.

3-Portanto esse teu julgamento de que a solicitacão de transf. de tecnolgia pela FAB é irrealista está sendo feita sobre bases equivocadas.

4-Estou há 5 anos em Fóruns de Defesa. Não é o seu caso, mas já vi forista, no caso, engenheiro do DCTA, há alguns anos atrás (no BM), dando "surra" argumentativa em forista metido a "sabe tudo de defesa", que aliás é bastante comum em fóruns. De certa forma, é interessante ter um pouco mais de cautela.

5-Legislacão norte-americana impede transf. de tecnologia? Não é bem assim, como por exemplo na década de 80, os EUA transferiram para a Embraer a tecnologia para a producão de FLAPs




Editado pela última vez por knigh7 em Sáb Set 03, 2011 9:14 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61266
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60435 Mensagem por Túlio » Sex Set 02, 2011 8:24 pm

Vamos com calma, tri? Dirigido a ninguém em especial... :wink: 8-]




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Responder