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Re: Super Hornet News

Enviado: Qua Jun 18, 2008 8:41 pm
por Plinio Jr
cb_lima escreveu:Oi Soul,

eu vi a palavra "minimum" 460 naquela declaração e ela faz toda a diferença...

Acho que não dá para comparar com o Rafale na medida que existem esforços hoje para serem comprados mais deles (em função do atraso do F-35).

Sem contar que ainda tem os EF-18G.

Supe-Bug e Rafale são 2 coisas diferentes :wink:

[]s
CB_Lima
Realmente, se levarmos em conta a produção do EF-18G, de fato o numero de SH tende aumentar consideravelmente.... :idea:

Re: Super Hornet News

Enviado: Qua Jun 18, 2008 8:47 pm
por Plinio Jr
Soutrain o SH há muito tempo fora o escolhido para substituir F-14s e EA-6s, a sua produção não deve-se a falta de alternativas e sim, por ser escolhido desde o principio para substituir tais vetores.... :wink:

Re: Super Hornet News

Enviado: Qua Jun 18, 2008 8:51 pm
por Carlos Lima
Plinio Jr escreveu:Soutrain o SH há muito tempo fora o escolhido para substituir F-14s e EA-6s, a sua produção não deve-se a falta de alternativas e sim, por ser escolhido desde o principio para substituir tais vetores.... :wink:
[100] [009]

[]s
CB_Lima

Re: Super Hornet News

Enviado: Qua Jun 18, 2008 9:00 pm
por soultrain
A questão é porque o SH foi escolhido e não foi o melhor de uma concorrência entre fabricantes, propostas etc, foi o possível.

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Re: Super Hornet News

Enviado: Qua Jun 18, 2008 9:32 pm
por Penguin
soultrain escreveu:dois textos que já tinha postado aqui neste tópico:

Bom,

Para quem julga que o SH é o Super Trunfo dos ares, vou tentar de uma vez explicar como um excelente caça de ataque pode ser um caça medíocre.

O McDonnell Douglas F/A-18 foi o primeiro strike-fighter dos EUA, porquê?

Foi o primeiro a conseguir fazer a transição de ataque ao solo para ar-ar e vice-versa, basicamente premindo um botão.


A estória começou nos fims de 60, começo dos anos 70 quando toda a gente acreditava que os caças pesados iriam dominar os céus e os caças leves não tinham futuro, são os anos de ouro, os anos do F-111, F4, F-14, MIG-25 e F-15 Então surge uma pequena corrente de vozes discordantes, adeptos da teoria de John Boyd's, Energy-Maneuverability (E-M). A este juntaram -se os Analistas de defesa Tom Christie, Pierre Sprey, e o piloto Col. Everest Riccioni. Tornaram-se conhecidos como a Figther Máfia primeiro e depois a sua cúpula.

Riccioni, pelo seu nome Italiano foi conhecido pelo godfather embora o líder fosse Boyd. Estes senhores e outros, trabalharam na surdina, fazendo pressão, demonstrando a sua teoria, comparando os caças actuais Soviéticos MIG-17,19, 21 e vendendo a sua ideia de afordable light figther aos aliados, para substituir os F-104 e F-5.

Depois de muita pressão e cortes no orçamento, a USAF e USNavy aceitaram fazer um programa conjunto em 1971, este programa de testes chamou-se LWF (Light Weight Fighter). Durante 1974 decorreram os testes entre os dois competidores, o YF-17 "cobra" da Northrop baseado no F-5 e o YF-16 da General Dinamics. Até agora tinha sido só um programa de testes, mas com o interesse mostrado no programa pelos aliados Europeus, em Setembro de 1974 o programa foi alterado para o ACS (Air Combat Fighter) e anunciada a compra de 650 unidades do vencedor.

Graças às suas inovações (buble canopy, FBW, baixo arrasto, prestações e simplicidade) em Agosto de 1975 o YF-16 foi escolhido e assim nasceu o F-16 que se tornou num dos maiores sucessos ocidentais produzindo cerca de 4000 unidades.

A Marinha criou então o programa Navy Air Combat Fighter (NACF) derivado do Naval Fighter Attack Experimental VFAX ( a contra gosto foi obrigada pelo congresso), que deveria adaptar o mais possível do ACF, a Marinha lá tinha as suas razões para torcer o nariz ao YF-16, além de ter só um motor, como a General Dynamics e a Northrop não tinham experiência em caças embarcados, juntaram-se à LTV Aerospace e McDonnell Douglas para o projecto.

Daqui nasceu o vencedor. o F/A-18 Hornet (inicialmente existiriam as versões F, A e T o bi.lugar) um caça biturbina, multi missão, (ao que o YF-16 também seria adaptado) com baixa velocidade de aproximação, um caça com algumas adaptações discutíveis do F-5, desenho convencional adaptado mais tarde ao FBW e aumento de peso e mais arrasto para a versão naval, tudo isto com a Marinha contrariada, que queria os seus F-14 e A-6.

The F-18, initially known as McDonnell Douglas Model 267, was drastically modified from the YF-17 while retaining the same basic configuration. For carrier operations, the airframe, undercarriage, and arrestor hook were strengthened, folding wings and catapult attachments were added, and the landing gear widened. To meet Navy range and reserves requirements, McDonnell increased fuel capacity by 4,460 pounds, with the enlargement of the dorsal spine and the addition of a 96 gallon fuel cell to each wing (the YF-17 had dry wings). Most visibly, a "snag" was added to the leading edge of the wings and stabilators to prevent a flutter discovered in the F-15 stabilator. The wings and stabilators were enlarged, the aft fuselage widened by 4 inches, and the engines canted outward at the front. These changes added 10,000 pounds to the gross weight, bringing it to 37,000 lb. The computer-assisted control system of the YF-17 was replaced with a wholly digital fly-by-wire system, the first to be installed in a production fighter.


Já aqui nasceu um caça de compromissos complicados, como podemos ver, enfiado pela goela da Marinha para conter os gastos astronómicos. Este Hornet foi muito criticado pela falta de alcance, capacidade de carga e capacidade de manobrabilidade, mas em contra partida, todos os pormenores foram estudados para a facilidade de manutenção, os motores podiam ser retirados sem tocar no trem de aterragem e o acesso a todos os componentes estavam ao alcance da mão sem ser necessário um escadote ou ferramental complexo. Amado pelos mecânicos, os pilotos e comandantes de missão estavam menos felizes, embora tenham ganho um verdadeiro multi-função, mas tinham os A-6 e F-14, o F/A 18 era apenas o low, como o F-16 era na USAF e relegado para missões secundárias.

Entretanto a Marinha meteu-se na trapalhada do A-12 e o Secretário de Estado da Defesa acabou com a compra do F-14, tornando o seu alto custo astronómico e a sua manutenção já cara e difícil, muito complicada. Para tornar mais complicado a USNavy entrou no programa que daria o F-22, para ter o seu caça de defesa de frota, mas os custos do fracassado A-12,os custos para modificação de todo o air frame do F-22 ( o programa NAFT ou ) e a falta de orçamento para lançar um novo programa, iriam deixar a Marinha mais poderosa do planeta sem um caça à altura.

A Marinha só tinha uma saída, pegar no seu programa mais recente e modifica-lo de maneira a que se aproxima-se dos seus requisitos. A US Navy propôs então ao congresso um Engineering Change Proposal (ECP), manteve o nome do F-18 de maneira a mostrar ao congresso o baixo risco e assim surgiu o 25% maior Hornet 2000 que se viria a chamar Super Hornet. Ironia do destino, o que o congresso sempre negou à Marinha, um caça da classe do F-15, a Marinha obtinha de um programa antigo, cheio de compromissos herdados ao que acrescentou ainda mais compromissos. Isto levou à perca de performances ao longo do caminho e transformou uma plataforma razoável do YF-17, na plataforma actual.

Todos os programas surgem de compromissos, mas este programa todo está cheio de compromissos que em outras situações eram inaceitáveis. Toda a gente fala bem de todos os passos do programa, foram cumpridos a tempo, abaixo do orçamento e às vezes acima dos requisitos, coisa rara em programas militares. Talvez por ser tão polémico e vital para a NAVY.

Hoje em dia o SH é o caça com sistemas mais modernos ao serviço dos EUA e arrisco dizer, se o F-22 não for fabricado além dos números anunciados, e se por acaso o F-35 morrer, será por muitos anos, já que o desenvolvimento está assegurado, com muitas unidades. Além do que o F-22 vai ser sobrecarregado com horas de voo, o que significará uma vida mais curta dos air frames.

Isto é um pequeno resumo, há muitos pormenores deliciosos, mas não dá para colocar tudo, este assunto dava um livro. Não me peçam fontes que já não sei onde fui buscar os textos postados em Inglês,

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Boas,

Vocês esquecem-se que num combate BVR, o pc não está sempre ligado e não se vai sempre à velocidade máxima. Num combate BVR é muito importante a aceleração, o rate of climb, a manobrabilidade a alta velocidade (os misseis BVR não são off boresite), o teto máximo e a velocidade por si mesma, já que a energia cinética inicial é fundamental no alcance dos misseis lançados. Um caça com melhor aceleração, mais velocidade, pode ainda negar qualquer hipotese de combate.

Por tudo isto o SH não é um excelente caça.

O piloto de Block 50, que citei em outro tópico foi categórico em dizer que comia SH ao pequeno almoço, o piloto do SH não negou, julgo que mais a frente na discussão um piloto de Hornet disse que com ele não fazia a mesma farinha (o Hornet tem prestações melhores que o SH).

O SH é um excelente Caça-Bombardeiro com uma excelente capacidade de auto defesa. Duvido que um comandante de missão, mande uma esquadra de SH contra um inimigo bem equipado (EF,SU, Rafale, M-2000, F-16, MIG-29...) de consciência tranquila.

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Lt Cdr Hill (VFA-211):

"I think the F/A-18F is a fantastic strike aeroplane and an above-average fighter. It's a very good 'Jack of all trades', and I can undertake lot of things very well, specially with a two-man crew. This thing can put bombs on target like there is no tomorrow - and a lot of them, far more than the Tomcat".

Fonte: AFM, April 2007


Somem o IRST no tanque de combustivel central :?
"above-average fighter"....caca acima da media, em bom portugues.

Uma observacao...quando o partido liberal australiano selecionou o SH, o MoD "sombra" da oposicao criticou duramente esta escolha. Repetiam sem parar na imprensa australiana as mesmas criticas pre-Opeval de sempre . Quando os trabalhistas assumem o poder, o MoD realiza uma avaliacao desta aquisicao e da capacidade de combate aereo da RAAF(agora com acesso a informacoes privilegiadas que antes nao tinha) e ratifica totalmente a escolha do governo anterior e aponta a possibilidade de aquisicao de mais unidades incluindo o F/A-18G. Como o mundo da voltas!

(...) "We embrace the Super Hornet," he said. "It is a very, very special aircraft, which is more than up to the job." Mr Fitzgibbon was announcing the findings of the first stage of a review of RAAF air combat capability. He said the purchase may be expanded to buy some specialised versions of the Super Hornets, known as the F/A-18G Growler. (...)

The Age

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Australia Defends F-18F Acquisition
Posted on: Oct. 29th, 2007 || Source: defence.gov.au | E-mail Article | Print Article

Defence rejects claims to be aired tonight by the Four Corners program that suggest Australia is conceding its crucial air superiority in the region by purchasing the F-18F Super Hornet.

Defence Spokesman Brigadier Andrew Nikolic said: “Defence rejects any assertion that our air superiority would be compromised. The Super Hornet is a true multi-role aircraft that spans the air combat spectrum, including maritime strike that is so vital for Australia.

“The acquisition of 24 Super Hornets will ensure Australia’s air combat superiority well into the future and will enable us to maintain our edge in all aspects of air combat as the Air Force goes through the transition from the F-111 and Hornet to JSF.”

Group Captain Steve Roberton, Head of the Defence Air Combat Transition Office, reinforced the capability edge offered by the Super Hornet.

As one of Australia's most experienced fighter pilots, he said: “If a Super Hornet was to meet a Su-30 in the next 5-8 years and I had to bet my life on the outcome, I'll sit in the Super Hornet F-18F cockpit every time. Any pilot who has flown the new Block II F-18F with AESA radar would do the same.

“The Super Hornet will test any modern air defence system. The airframe is designed for signature reduction and the aircraft is built around the most advanced radar in any non-fifth generation aircraft in the world.

“Its advanced radar, weapons and electronic warfare suite make it a superb dogfighting system and it can defeat an enemy’s ability to shoot before the Super Hornet,” Group Captain Robertson said.

Brigadier Nikolic reinforced the importance of a complete capability package to support any advanced fighter aircraft. He said: “Reliable, sustainable logistics support, the best training and a full air combat system of command and control is required to defeat modern threats. No other aircraft can meet this requirement and complement Australia’s existing air combat system better than the F-18F Super Hornet.”

--- ends ---

Re: Super Hornet News

Enviado: Qua Jun 18, 2008 9:38 pm
por Plinio Jr
soultrain escreveu:A questão é porque o SH foi escolhido e não foi o melhor de uma concorrência entre fabricantes, propostas etc, foi o possível.

[[]]'s
Na verdade, os concorrentes acabaram não emplacando, Super Tomcat, A-6F e o pretenso A-12... :idea:

Re: Super Hornet News

Enviado: Qua Jun 18, 2008 9:40 pm
por Carlos Lima
Plinio Jr escreveu:
soultrain escreveu:A questão é porque o SH foi escolhido e não foi o melhor de uma concorrência entre fabricantes, propostas etc, foi o possível.

[[]]'s
Na verdade, os concorrentes acabaram não emplacando, Super Tomcat, A-6F e o pretenso A-12... :idea:
x2 [100]

Como na matéria acima afirma... existem opniões sobre o SH para todos os gostos :D É só escolher um lado e não vão faltar argumentos.

A realidade é que está operacional, opera em um ambiente extremamente 'rígido' (Porta-aviões), está sendo comprado em grandes quantidades, está sofrendo evolução constante, já foi testado em combate, e já até deu origem a uma outra aeronave "G" e já foi exportada (Austrália).

Enquanto isso...

[]s
CB_Lima

Re: Super Hornet News

Enviado: Qua Jun 18, 2008 9:49 pm
por Plinio Jr
Concordo contigo Lima.. :wink:

Re: Super Hornet News

Enviado: Qua Jun 18, 2008 9:54 pm
por Penguin
cb_lima escreveu:
Plinio Jr escreveu: Na verdade, os concorrentes acabaram não emplacando, Super Tomcat, A-6F e o pretenso A-12... :idea:
x2 [100]

Como na matéria acima afirma... existem opniões sobre o SH para todos os gostos :D É só escolher um lado e não vão faltar argumentos.

A realidade é que está operacional, opera em um ambiente extremamente 'rígido' (Porta-aviões), está sendo comprado em grandes quantidades, está sofrendo evolução constante, já foi testado em combate, e já até deu origem a uma outra aeronave "G" e já foi exportada (Austrália).

Enquanto isso...

[]s
CB_Lima
E nao enferruja facilmente...pode operar em Sta Cruz tranquilo :mrgreen:

Re: Super Hornet News

Enviado: Qua Jun 18, 2008 9:54 pm
por Carlos Mathias
Êita que essa semana é do F-18. Quando é que a EMBRAER vai começar fabricar???? :roll: :P :lol:

Re: Super Hornet News

Enviado: Qua Jun 18, 2008 10:08 pm
por Carlos Lima
Carlos Mathias escreveu:Êita que essa semana é do F-18. Quando é que a EMBRAER vai começar fabricar???? :roll: :P :lol:
Hehehehehe... deixa o coitado do SH Super Bugão ter a semana dele (mesmo que no fundo eu ache díficil mesmo).

:lol: 8-] :lol:

Mas que como disse o colega, "não tem problema de ferrugem" [018]... isso lá é verdade!

[100]
[]s
CB_Lima

Re: Super Hornet News

Enviado: Qua Jun 18, 2008 10:31 pm
por Carlos Mathias
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Re: Super Hornet News

Enviado: Qua Jun 18, 2008 10:38 pm
por Bourne
É, mesmo, essa é a semana do Super Hornet. Não só essa semana :evil: :evil: :evil:

Além de não ter problema de ferrugem e ser ótimo caça para combate aéreo, é um ótimo avião de ataque. Pode substituir com sobras nossos super bombardeiro estratégico A-1. :idea:

Re: Super Hornet News

Enviado: Qui Jun 19, 2008 5:09 am
por soultrain
Plinio Jr escreveu:
soultrain escreveu:A questão é porque o SH foi escolhido e não foi o melhor de uma concorrência entre fabricantes, propostas etc, foi o possível.

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Na verdade, os concorrentes acabaram não emplacando, Super Tomcat, A-6F e o pretenso A-12... :idea:
Isso é uma distorção da realidade, os concorrentes não emplancaram porque não houve concorrência e todos eram bem mais caros que o suposto upgrade para o Super Hornet, que acabou por ser um avião novo.

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Re: Super Hornet News

Enviado: Qui Jun 19, 2008 5:34 am
por soultrain
E mais uma vez umas verdades inalteráveis:

Three sentences on page eight of the report say it all: "The consequences of low specific excess power in comparison to the threat are poor climb rates, poor sustained turn capability, and a low maximum speed. Of greatest tactical significance is the lower maximum speed of the F/A-18E/F since this precludes the ability to avoid or disengage from aerial combat. In this regard, the F/A-18E/F is only marginally inferior to the F/A-18C/D, whose specific excess power is also considerably inferior to that of the primary threat, the MiG-29."
All Hornet variants are acknowledged in the report as being no match for even the older MiG-29s. Space precludes quoting the report's comments on the multitude of other areas where the Super Hornet is inferior to the 1970s-designed and 1980s-built original F/A-18 aircraft. Admittedly the Block II Super Hornet has a new radar and some electronic components not in the version Coyle gave evidence on, but the fundamental airframe and performance remain unaltered: it is heavier, slower, larger and uglier (its radar signature did not measure up to expectations) than the normal Hornet.

Além do que o fabuloso radar AESA tem um MTBF de 200 horas :shock:

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