FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13789
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#601 Mensagem por gabriel219 » Dom Mai 03, 2015 1:14 am

É, pelo visto eu tinha razão.




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#602 Mensagem por Bolovo » Dom Mai 03, 2015 2:01 am

juarez castro escreveu:Eu sou cético, e acredito que o Gripen não foi uma má escolha, não a melhor no meu entender, o problema são os rumos que o programa está tomando, o tempo que isto vai demandar e os custos. Quanto a NG naval, esqueçam isto, estas conversas como me disse um oficial aviador naval só servem para tomar o tempo do pessoal da marinha que estão cheio de problemas muito maiores e presentes para resolver que dependem basicamente de migalhas orçamento;
Um amigo da ativa que leu a matéria do "Bob fontado" não sabia se ria ou se vomitava.

Grande abraço
Mas isso era óbvio desde o começo. De todos os concorrentes, o Gripen é o único "em aberto". O Gripen NG não é um avião, mas sim um .CAD e no .CAD aceita-se de tudo: versão naval, cockpit novo made by AEL etc etc etc. Cada um vai querer seu pedacinho nessa história. E essa história só vai piorar. Teremos em 2024 (ano 100% operacional) um avião dez anos atrasado. É o nosso AMX 2.0, cada vez mais claro.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#603 Mensagem por Carlos Lima » Dom Mai 03, 2015 3:44 am

Bolovo escreveu:
juarez castro escreveu:Eu sou cético, e acredito que o Gripen não foi uma má escolha, não a melhor no meu entender, o problema são os rumos que o programa está tomando, o tempo que isto vai demandar e os custos. Quanto a NG naval, esqueçam isto, estas conversas como me disse um oficial aviador naval só servem para tomar o tempo do pessoal da marinha que estão cheio de problemas muito maiores e presentes para resolver que dependem basicamente de migalhas orçamento;
Um amigo da ativa que leu a matéria do "Bob fontado" não sabia se ria ou se vomitava.

Grande abraço
Mas isso era óbvio desde o começo. De todos os concorrentes, o Gripen é o único "em aberto". O Gripen NG não é um avião, mas sim um .CAD e no .CAD aceita-se de tudo: versão naval, cockpit novo made by AEL etc etc etc. Cada um vai querer seu pedacinho nessa história. E essa história só vai piorar. Teremos em 2024 (ano 100% operacional) um avião dez anos atrasado. É o nosso AMX 2.0, cada vez mais claro.
:( Pois é,

E só vamos nos embolar mais e mais com essa história.

Ainda mais agora que todo mundo quer cobrar o dízimo e o nosso avião vai ficando mais longe ainda do sueco. Como se isso já não fosse problema o suficiente.

:(

Esperar 10 anos por avião de 4 geração é muito atraso de pensamento...

Mas é claro... somos pacíficos!

Não devíamos nem ter Força Aérea de Combate se esse é o caso. :|

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13789
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#604 Mensagem por gabriel219 » Dom Mai 03, 2015 11:04 am

Mas se fosse Rafale ou Super Hornet, sem ganho tecnológico nenhum, pagando bem mais caro e dependendo totalmente dos fornecedores seria incrivelmente bom.

Abs.




Avatar do usuário
Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior
Mensagens: 2449
Registrado em: Ter Set 08, 2009 5:47 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#605 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Dom Mai 03, 2015 1:00 pm

juarez castro escreveu:Eu sou cético, e acredito que o Gripen não foi uma má escolha, não a melhor no meu entender, o problema são os rumos que o programa está tomando, o tempo que isto vai demandar e os custos. Quanto a NG naval, esqueçam isto, estas conversas como me disse um oficial aviador naval só servem para tomar o tempo do pessoal da marinha que estão cheio de problemas muito maiores e presentes para resolver que dependem basicamente de migalhas orçamento;
Um amigo da ativa que leu a matéria do "Bob fontado" não sabia se ria ou se vomitava.

Grande abraço
O grifo é meu.
O fiz para destacar no comentário de outro, as críticas concernentes à escolha da proposta da SAAB feitas por muitos.
Portanto, na minha visão o Gripen foi uma má escolha.




Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg


Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#606 Mensagem por Bourne » Dom Mai 03, 2015 2:51 pm

Bolovo escreveu:Mas isso era óbvio desde o começo. De todos os concorrentes, o Gripen é o único "em aberto". O Gripen NG não é um avião, mas sim um .CAD e no .CAD aceita-se de tudo: versão naval, cockpit novo made by AEL etc etc etc. Cada um vai querer seu pedacinho nessa história. E essa história só vai piorar. Teremos em 2024 (ano 100% operacional) um avião dez anos atrasado. É o nosso AMX 2.0, cada vez mais claro.
O problema não é ser aberto em si. Participar de um projeto aberto seria uma oportunidade de prospectar o desenvolvimento conjunto com outro país, pensando na nova geração e necessidades no próximo meio século.

O problema é que o Gripen não olha para futuro. É um caça atual que, se der tudo certo, voa 100% operacional lá em 2025. O der tudo certo implica que as verbas ciam direitinho no prazo, não haja problemas de desenvolvimento que demandam mais dinheiro e tempo, seja necessário modernizações e adequações do projeto para incorporar mudanças e novas necessidades. Ou seja, é uma caixinha de surpresas.

Não é isso que se esperava de um projeto de renovação da força aérea no momento. E sim um projeto pronto com algumas adaptações para ser uma ponte para futuras opções. Mas, na realidade, é um casamento com um possível AMX 2.0.

Ainda resta a esperança do levy mãos de tesoura (e equipa) baterem o pé e não assinarem. Por ser gasto desnecessário e não ver viabilidade no momento de assumir mais um contrato de financiamento de longo prazo por impactarem negativamente no tesouro. Além de ter outras obras federais paradas e em risco por falta de recursos.




Avatar do usuário
mmatuso
Sênior
Sênior
Mensagens: 3404
Registrado em: Sáb Nov 05, 2011 7:59 pm
Agradeceram: 167 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#607 Mensagem por mmatuso » Dom Mai 03, 2015 4:17 pm

Gripen NG seria a melhor escolha se:
-realmente fosse 4,5k por hora voada.
-fosse barato e não os estimados 150 milhões por unidade.
-o tal de Tot desse condições da Embraer fazer um caça de guerra supersonico no futuro, esse item não sabemos, mas pessoalmente não acredito ser possível apenas aprendendo a fazer integração de sistemas de terceiros.
E por último e mais importante:
-Se fosse um caça que já estivesse voando e com todo armamento integrado e em pouco tempo recebêssemos para já começar a operar.




juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#608 Mensagem por juarez castro » Dom Mai 03, 2015 4:36 pm

gabriel219 escreveu:Mas se fosse Rafale ou Super Hornet, sem ganho tecnológico nenhum, pagando bem mais caro e dependendo totalmente dos fornecedores seria incrivelmente bom.

Abs.
Alguns casos de pessoas que não sabem acontecem, mas os casos aonde pessoa não sabe que não sabe é o pior deles, perece-me ser o teu caso.

Ble ble blem blem, acorda "Jose", tu achas que o NG vai ser diferente, negativo meu amigo, com nenhum deles seria, vamos continuar dependendo de fornecedores, e eu não sou contra isto, desde que tratado de forma inteligente e trazendo retornos adequados através de off sets bem montados.

Grande abraço




Avatar do usuário
Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior
Mensagens: 2449
Registrado em: Ter Set 08, 2009 5:47 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#609 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Dom Mai 03, 2015 9:48 pm

juarez castro escreveu:
gabriel219 escreveu:Mas se fosse Rafale ou Super Hornet, sem ganho tecnológico nenhum, pagando bem mais caro e dependendo totalmente dos fornecedores seria incrivelmente bom.

Abs.
Alguns casos de pessoas que não sabem acontecem, mas os casos aonde pessoa não sabe que não sabe é o pior deles, perece-me ser o teu caso.

Ble ble blem blem, acorda "Jose", tu achas que o NG vai ser diferente, negativo meu amigo, com nenhum deles seria, vamos continuar dependendo de fornecedores, e eu não sou contra isto, desde que tratado de forma inteligente e trazendo retornos adequados através de off sets bem montados.

Grande abraço

Pergunta que não quer calar: quais serão os reais ganhos tecnológicos com o programa Gripen NG?
Seriam estas:
Integrar armamentos com softwares de fornecedores estrangeiros?
Dobrar metais?

Não vamos ficar dependentes de fornecedores com o Gripen NG?
Podemos, então, acertar a venda de unidades para os Argies...
Correto?

O mundo é algo fantástico, sem dúvida alguma...
http://g1.globo.com/Noticias/PopArte/foto/0,,16552731-EX,00.jpg




Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg


Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13789
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#610 Mensagem por gabriel219 » Dom Mai 03, 2015 10:25 pm

juarez castro escreveu:
gabriel219 escreveu:Mas se fosse Rafale ou Super Hornet, sem ganho tecnológico nenhum, pagando bem mais caro e dependendo totalmente dos fornecedores seria incrivelmente bom.

Abs.
Alguns casos de pessoas que não sabem acontecem, mas os casos aonde pessoa não sabe que não sabe é o pior deles, perece-me ser o teu caso.

Ble ble blem blem, acorda "Jose", tu achas que o NG vai ser diferente, negativo meu amigo, com nenhum deles seria, vamos continuar dependendo de fornecedores, e eu não sou contra isto, desde que tratado de forma inteligente e trazendo retornos adequados através de off sets bem montados.

Grande abraço
Meu velho, aprenda a respeitar os outros e deixa de ser zé mané. Você acha que conseguiríamos operar Rafale e F/A-18 de boas, sem problema nenhum?

Deixa de ser um mané.




juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#611 Mensagem por juarez castro » Dom Mai 03, 2015 10:34 pm

gabriel219 escreveu:
juarez castro escreveu: Alguns casos de pessoas que não sabem acontecem, mas os casos aonde pessoa não sabe que não sabe é o pior deles, perece-me ser o teu caso.

Ble ble blem blem, acorda "Jose", tu achas que o NG vai ser diferente, negativo meu amigo, com nenhum deles seria, vamos continuar dependendo de fornecedores, e eu não sou contra isto, desde que tratado de forma inteligente e trazendo retornos adequados através de off sets bem montados.

Grande abraço
Meu velho, aprenda a respeitar os outros e deixa de ser zé mané. Você acha que conseguiríamos operar Rafale e F/A-18 de boas, sem problema nenhum?

Deixa de ser um mané.
O que tu entende de operação para fazer uma firmação destas? O que tu sabes sobre custos de operação real das aeronaves, além das tuas 400 mil horas de internet???

ZERO. Aprenda a ouvir, ler e retire de criticas construtivas sabedoria para não continuar falando asneiras, sandices e besteiras em espaços tão curtos de tempo.




Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#612 Mensagem por Paisano » Seg Mai 04, 2015 3:32 pm

Caso esse bate boca não tenha um fim imediato, sanções serão aplicadas pela Moderação.

É o primeiro e último aviso.




Avatar do usuário
ABULDOG74
Sênior
Sênior
Mensagens: 2273
Registrado em: Dom Jan 05, 2014 2:01 pm
Agradeceram: 153 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#613 Mensagem por ABULDOG74 » Seg Mai 04, 2015 8:32 pm

Marinha repensa reforma de R$ 1 bilhão do porta-aviões São Paulo

Imagem

A cúpula da Marinha está dividida quanto à reforma prevista no porta-aviões São Paulo, embarcação de guerra adquirida da França em 2000. A dúvida é sobre o custo elevado da reforma, que pode ultrapassar R$ 1 bilhão para dar mais 20 anos de vida útil a um equipamento ultrapassado. Um grupo de oficiais defende a baixa do equipamento, o que significa a “aposentadoria” do São Paulo.

FONTE: Revista Época

http://www.naval.com.br/blog/2015/05/04 ... sao-paulo/

ADSUMUS




Avatar do usuário
Energys
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Seg Dez 10, 2012 4:16 pm
Agradeceram: 172 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#614 Mensagem por Energys » Seg Mai 04, 2015 8:57 pm

Primeiro, precisamos saber filtrar o que significa "Marinha" para a revista Época. Meia dúzia de oficiais não são A Marinha.

Segundo, precisamos saber se a mesma revista consultou A Marinha para publicar algo desse tipo.

Terceiro, fosse verdade, já poderíamos mandar cancelar a modernização dos 12 A-4.

Quarto, quem deu esse tipo de informação à revista falando em nome da Instituição como um todo merece... Enfim...

Att.




Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#615 Mensagem por Bourne » Seg Mai 04, 2015 9:06 pm

A posição da instituição não quer dizer opinião unanime entre os responsáveis. Na verdade, a opinião oficial da instituição sai desse debate interno. O estranho é se os oficiais na hora de debater pensassem iguais.

Debate interno entre pesos pesados é comum em qualquer instituição. Esse debate é válido e necessário. mais ainda por terem consciência de que quando tiverem que defender a reforma (ou não) com frente ao governo federal, congresso e sociedade tem que dar boas justificativas para decisão. E estarem cientes de que a verba é escassa e vai sair de algum outro lugar dentro da pró´ria marinha.

Os corredores tem ouvidos. Todo mundo sabe de tudo.




Responder