Oficial - Projeto KC-X3

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Quem leva o KC-X2?

Airbus A330 MRTT
102
50%
Boeing KC-767
104
50%
 
Total de votos: 206

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Mathias
Sênior
Sênior
Mensagens: 1402
Registrado em: Seg Jun 18, 2012 8:10 pm
Agradeceram: 2 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#601 Mensagem por Mathias » Dom Jul 26, 2015 1:47 am

O 767 é um puta avião. Eu em vinte anos de voo como cmro nunca vi um parar por pane.




“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
Mujica.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36821
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3166 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#602 Mensagem por FCarvalho » Ter Jul 28, 2015 12:46 pm

alcmartin escreveu:
FCarvalho escreveu:https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQJcoMFNO843f_UJvLngniN7QYnOWZxLIUEw18ohv0hEKkV2pPI
abs.
Ola, Fcarvalho!
Meio atrasado meu comentario, mas acho que pode contribuir: a razao da troca pela cia. aerea e' pelo custo. O A330 leva mais carga e mais longe, e e' beeem mais moderno. Mas o custo operacional do 767 e' bem menor. No caso de uma cia. privada, isso pesa. Dai terem trocado nas rotas mais curtas. Nas longas ficam os 777 e A330.
Com certeza isso influiu na decisao da FAB, tanto o custo de aquisicao, quanto de manutencao. :wink:
Abs!
Olá alcmartin,

Creio que sob este ponto de vista estás completamente certo. O 767 se provou ser tão bom que mesmo sendo um projeto do final dos anos 70's ainda assim continua aí até hoje, com mais de mil undes vendidas e voando de leste a oeste, de norte a sul. E o mais incrível, com uma carta de encomendas nada desprezível, apesar do 787 / 777 e do A330 / A350.

Não é por nada que a LAN está despachando vários deles para cá a fim e poder receber os seus 787, e dar uma resposta rápida a situação financeira um tanto que caótica da TAM. Mesmo assim, obviamente os A330, e agora os A350, que tem suas qualidades no longe range, continuarão voando onde eles fazem esse serviço melhor.

A FAB está muito certa em ter optado por este modelo, se a propaganda da IAI for mesmo coerente com a realidade daquilo que oferta. E se os aviões vierem mesmo sob os crítérios estabelecidos pela instituição, com certeza teremos um vetor dos melhores pelos próximos 30 anos. No mínimo.

Contudo, é bom colocar as barbas de molho, pois, embora o 767 seja tudo isso aí, em termos economicos e financeiros, com a situação atual do país, e com o tipo de pensamento que se tem em Brasília sob defesa, até mesmo estes aviões podem acabar por se tornar caros demais para o orçamento de uma instituição que cada dia mais vê seu inventário ser deixado parado nos angares por falta de qualquer capacidade de mantê-los em vôo.

Vamos ver até onde isso vai. Até porque, se estão tentando recuperar 707 para colocar em voo novamente depois de mais de 3 anos parado, é porque o céu de brigadeiro da FAB está mais que carregado e escuro, com nuvens cinzas espessas e a perder de vista...

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36821
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3166 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#603 Mensagem por FCarvalho » Ter Jul 28, 2015 12:53 pm

Mathias escreveu:O 767 é um puta avião. Eu em vinte anos de voo como cmro nunca vi um parar por pane.
Como toda máquina, este como outros modelos, se feitas as devidas manutenções e correções previstas nos manuais, e obedecidos os critérios de qualidade de voo, tem tudo para manter-se bem longe de panes e recauchutagens indevidas.

Neste item, como fã de aviação comercial que sou, e pelo que acompanho estes anos, nossa situação só não é melhor aqui por pura e inconsequente falta de investimento do setor público responsável. Fôssemos mais um pouco responsáveis, e a área de manutenção de aeronaves estaria rendendo muito mais do que agora, apesar de todos os apertos sofridos.

Mas, enfim, Brasil é outro mundo. Vamos torcer para que as coisas melhorem.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Mathias
Sênior
Sênior
Mensagens: 1402
Registrado em: Seg Jun 18, 2012 8:10 pm
Agradeceram: 2 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#604 Mensagem por Mathias » Ter Jul 28, 2015 6:00 pm

A manutenção da VARIG era de excelência e a resposta dos aviões não era a mesma, pode acreditar. O MD-11 , por exemplo, era o rei das panes, o pessoal chamava ele de meredlhonze.
Eu passei quatro dias curtindo Miami graças ao MD-11.
Os dois primeiros que chegaram eram, se não estou enganado na penúltima letra, PP-VOQ e PP-VOP. O com final Q era o "quebrado", e o outro com final P era o "parado".




“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
Mujica.
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#605 Mensagem por Bolovo » Ter Jul 28, 2015 6:40 pm

Mathias escreveu:A manutenção da VARIG era de excelência e a resposta dos aviões não era a mesma, pode acreditar. O MD-11 , por exemplo, era o rei das panes, o pessoal chamava ele de meredlhonze.
Eu passei quatro dias curtindo Miami graças ao MD-11.
Os dois primeiros que chegaram eram, se não estou enganado na penúltima letra, PP-VOQ e PP-VOP. O com final Q era o "quebrado", e o outro com final P era o "parado".
Engraçado que não foi difícil achar a foto de um deles parado. :mrgreen:

http://img1.jetphotos.net:8080/img/1/2/6/4/36568_1105096462.jpg
http://www.airfln.com.br/admin/upload/1395242563PP-VOP_17JAN99_LOGO.jpg


Uma tia minha foi pra Itália em 95 num desses. Independente dos problemas, o avião era bonito e a pintura da Varig era linda (na minha opinião a mais bonita de todos os tempos).




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36821
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3166 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#606 Mensagem por FCarvalho » Ter Jul 28, 2015 6:48 pm

Os MD-11 realmente não eram lá essas coisas em termos de sucesso comercial, o que corrobora em certo sua colocação Mathias. Tanto que nem deu para cobrir a lacuna da substituição dos DC-10. E olha que eu voei neste último, e trabalhei no catering do primeiro para a Varig.

De resto, eram aviões realmente muito bonitos de se ver, voando ou no chão. O MD-11 inclusive por dentro era muito melhor do que os 767 os quais eu via frequentemente em no Eduardo Gomes, da Transbrasil e Varig.

Uma pena eu não ter podido trabalhar neste aqui. Esse sim, é uma maravilha mecânica dos céus. 8-]

http://www.revistaflap.com.br/upimages/b747-c.jpg

Antes de ter a chance de vê-los na rota Mao-Gru, foram substituidos pelos DC-10 e MD-11. Mas ficaram assim mesmo muitas e boas lembranças da "odiada" Varig.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Mathias
Sênior
Sênior
Mensagens: 1402
Registrado em: Seg Jun 18, 2012 8:10 pm
Agradeceram: 2 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#607 Mensagem por Mathias » Ter Jul 28, 2015 6:55 pm

Nem por dentro eram melhores.
No 767 você tinha apenas uma chance em sete de ficar na fileira do meio, a pior. No MD-11 eram quatro em dez.
As pessoas têm uma falsa ilusão de que o tamanho do avião é igual a conforto.




“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
Mujica.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36821
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3166 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#608 Mensagem por FCarvalho » Ter Jul 28, 2015 7:31 pm

Bom, para mim quer era apenas um mero gestor do badejão destes aviões, sempre me pareceu que o MD-11 eram bem melhores que os 767. Mas isso é apenas uma impressão pessoal. Nunca fui muito fam de 767 mesmo. :wink:

Ademais, depois que voei nos A-330, que bota todos no chinelo, aí meu caro amigo CM, não tem pra ninguém. 8-]

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#609 Mensagem por Bolovo » Ter Jul 28, 2015 8:14 pm

FCarvalho escreveu:Bom, para mim quer era apenas um mero gestor do badejão destes aviões, sempre me pareceu que o MD-11 eram bem melhores que os 767. Mas isso é apenas uma impressão pessoal. Nunca fui muito fam de 767 mesmo. :wink:

Ademais, depois que voei nos A-330, que bota todos no chinelo, aí meu caro amigo CM, não tem pra ninguém. 8-]

abs.
O A330 se não me engano é uma versão mais alongada e moderna dos A300. Chegou a voar neles, Mathias?

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/9d/VARIG_Airbus_A300_Aragao.jpg


Essa pintura da VARIG era muito foda. :mrgreen:




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Mathias
Sênior
Sênior
Mensagens: 1402
Registrado em: Seg Jun 18, 2012 8:10 pm
Agradeceram: 2 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#610 Mensagem por Mathias » Ter Jul 28, 2015 10:17 pm

Sim, voei no A-300 sim.
Era também um avião muito bom, mas eu ainda preferia o 767.




“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
Mujica.
gral
Avançado
Avançado
Mensagens: 663
Registrado em: Qua Mar 15, 2006 8:47 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 3 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#611 Mensagem por gral » Qua Jul 29, 2015 5:16 pm

Mathias escreveu:A manutenção da VARIG era de excelência e a resposta dos aviões não era a mesma, pode acreditar. O MD-11 , por exemplo, era o rei das panes, o pessoal chamava ele de meredlhonze.
Eu passei quatro dias curtindo Miami graças ao MD-11.
Os dois primeiros que chegaram eram, se não estou enganado na penúltima letra, PP-VOQ e PP-VOP. O com final Q era o "quebrado", e o outro com final P era o "parado".
Você chegou a voar em algum dos MD-11 ex-VASP? Estes chegaram num estado lamentável, depois de ficarem um bom tempo parados, sendo canibalizados enquanto isso. Os dois primeiros ganharam os charmosos apelidos de Vê Que Lixo(PP-VQL), e Vê Que Merda(PP-VQM).




Avatar do usuário
Mathias
Sênior
Sênior
Mensagens: 1402
Registrado em: Seg Jun 18, 2012 8:10 pm
Agradeceram: 2 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#612 Mensagem por Mathias » Qua Jul 29, 2015 6:29 pm

Voei em todos eles, os novos, os velhos, os ex SWISS AIR, aliás estes os melhores de todos.
Voei como comissário de bordo, mais ou menos nessa ordem: Electra, na ponte aérea; 727-100, 737-200, 737-300, A-300, 767-200, 767-300, DC-10-30, 747-200, MD-11.
Acho que é só isso.
Ah! Viajei no trem bala japonês entre Narita e Nagoia.




“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
Mujica.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36821
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3166 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#613 Mensagem por FCarvalho » Sex Ago 28, 2015 5:42 pm





AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#614 Mensagem por Carlos Lima » Sex Ago 28, 2015 5:57 pm

FCarvalho escreveu:Mais um 707 vai a leilão.

http://www.aereo.jor.br/2015/08/27/depo ... do-fab-01/
E nada de KC-X2 :(

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36821
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3166 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#615 Mensagem por FCarvalho » Sex Ago 28, 2015 6:03 pm

Sinceramente? Eu acho que esse negócio de KC-X2 já era até a próxima eleição.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Responder