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Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?
Enviado: Sex Ago 15, 2008 6:19 pm
por junioradsumus
alcmartin escreveu:junioradsumus escreveu:queria saber se poderia pegar o A1 para pousar no porta avião?
perguntei para um piloto ele falou que era impossivel mais não falou o pq?
Olá, junior!
Se está se referindo ao AMX, o piloto tem razào. Nenhum avião que não tenha sido projetado, ou devidamente adaptado, pode. Porque a operação em porta-aviões exige trem de pouso reforçado, bem como a estrutura também. Fora a proteção contra corrosão, que não é pouca. Desde estrutural até os avionicos. Há também questões de perfomance.
Não é a toa que os aviòes navais são mais caros.
É claro que vez por outra voce vê aventuras, testes. Como naquela ocasião em que se colocaram C130 num PA...
Mas é só isso:aventura
OBRIGADO mais a estrutura do amx para o A4 olhando não parece ter muita diferença
Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?
Enviado: Sex Ago 15, 2008 10:11 pm
por alcmartin
Mas é o que voce não vê é o que faz a diferença...
Só naquela história de gancho de parada tem que ter um senhor reforço, ou qualquer dia a cauda fica enganchada e o resto do avião continua...
Para ter uma idéia, pesquise na internet sobre o YF17: dê uma olhada no trem de pouso. Depois faça o mesmo com o trem do F18, que nasceu daquele projeto...
Como disse, há também a história da perfomance:aviões navais tem que ter velocidades de aproximação menores e com uma boa visibilidade p/o piloto. Embora no caso do A1 essas vel. nem sejam o impedimento.
Possibilidade de adaptar um projeto terrestre p/naval sempre há, mas a questão do custo beneficio:vai compensar o custo? quantas unidades serão vendidas?
Espero ter ajudado!
abs!
Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?
Enviado: Sáb Ago 16, 2008 4:35 pm
por junioradsumus
[quote="alcmartin"]Mas é o que voce não vê é o que faz a diferença...
Só naquela história de gancho de parada tem que ter um senhor reforço, ou qualquer dia a cauda fica enganchada e o resto do avião continua...
Para ter uma idéia, pesquise na internet sobre o YF17: dê uma olhada no trem de pouso. Depois faça o mesmo com o trem do F18, que nasceu daquele projeto...
Como disse, há também a história da perfomance:aviões navais tem que ter velocidades de aproximação menores e com uma boa visibilidade p/o piloto. Embora no caso do A1 essas vel. nem sejam o impedimento.
Possibilidade de adaptar um projeto terrestre p/naval sempre há, mas a questão do custo beneficio:vai compensar o custo? quantas unidades serão vendidas?
Espero ter ajudado
VALEU CAMARADA. VÃO TESTAR AS METRALHADORAS DO A4
Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?
Enviado: Seg Nov 10, 2008 3:12 pm
por GustavoB
Reproduzindo
MARINHA DO BRASIL
DIRETORIA DE COMUNICAÇÕES E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA MARINHA
BOLETIM DE ORDENS E NOTÍCIAS
Nº 821 DE 10 DE NOVEMBRO DE 2008
BONO ESPECIAL
GERAL
COMANDO-EM-CHEFE DA ESQUADRA
NITERÓI, RJ.
Em 10 de novembro de 2008.
ORDEM DO DIA Nº 1/2008
Assunto: Aniversário da Esquadra
Em 10 de novembro de 1822, há exatos 186 anos, o pavilhão nacional era içado pela primeira vez em um navio de guerra brasileiro. Nascia a Esquadra, para combater as forças navais portuguesas que se opunham à nossa independência.
O núcleo do Poder Naval brasileiro teve origem a bordo da Nau Martim de Souza, depois rebatizada Nau Dom Pedro I, nosso primeiro Capitânia, sendo sua formação marcada por grandes desafios de ordem material e pessoal.
Graças à determinação e à criatividade de seus primeiros integrantes, a Esquadra firmou-se como força combatente, atuando de forma decisiva na consolidação da Independência e na manutenção da integridade do território nacional.
Com coragem e espírito de sacrifício, as gerações de marinheiros que compuseram nossas forças navais no passado tiveram papel decisivo nas campanhas do Império e, no século XX, nas duas Guerras Mundiais, nos legando uma Esquadra invicta e moldando o caráter daqueles que servem à Pátria no mar.
É esse passado de glória que nos incentiva a superar os desafios do presente e, sem dar qualquer espaço ao desânimo, perseguir a prontificação e a manutenção do aprestamento dos meios navais, com vistas ao cumprimento das tarefas que nos são atribuídas.
Nesse sentido, é relevante registrar a elevada prioridade com que a Alta Administração Naval tem procurado atender nossas demandas de material e pessoal, bem como destacar as principais realizações da Esquadra ao longo do último ano.
No campo material, a construção do novo prédio do Comando da Força de Superfície e Esquadrões subordinados vai evoluindo conforme programada, com previsão de conclusão em maio de 2009; a recuperação dos cais e piers do Complexo Naval de Mocanguê foi concluída; e a ampliação da pista de pouso da Base Aérea Naval de São Pedro D’Aldeia tem término programado para março do próximo ano.
Visando à modernização das aeronaves AF-1, o Almirantado autorizou a contratação da EMBRAER, a ser formalizada no próximo mês, e que deverá realizá-la no espaço temporal de cinco anos. Em paralelo, a Israel Aircrafts Industries (IAI) vem revisando os motores JP-52 das referidas aeronaves.
Por fim, como ponto alto do material, a incorporação do NDCC Garcia D’Ávila aumentou significativamente nossa capacidade anfíbia e, em decorrência, de projetar poder sobre terra.
Mantendo a tendência positiva dos dois anos anteriores, a Esquadra deve chegar ao fim de 2008 com seus navios totalizando mais de 1950 dias de mar. Esta expressiva marca, além de ser motivo de satisfação para todos nós marinheiros, denota a constante prioridade atribuída a nossos meios operativos.
Entretanto, a verdadeira dimensão da atividade operativa da Esquadra vai além dos números aqui apontados. Ao longo desses quase dois mil dias de mar, nossos navios de superfície, submarinos e aeronaves operaram com mais de vinte e duas marinhas amigas, incluindo parceiras já tradicionais, como as da Argentina e dos Estados Unidos da América, e outras mais recentes, como as da África do Sul e Índia.
O Navio-Escola Brasil regressará ao Rio de Janeiro em dezembro próximo, após ter levado nossa Bandeira ao redor do mundo, em mais uma viagem de circunavegação.
As participações da Fragata Greenhalgh nos exercícios COMPTUEX e JTFEX, com a Marinha dos EUA, e da Fragata Liberal na SWORDFISH, com marinhas da OTAN, e na PANAMAX, na região do Canal, possibilitaram a operação de novos sistemas de comando e controle, o acesso a importantes procedimentos operacionais e, em especial, atestaram a nossa capacidade de operar e prestar o apoio logístico, simultaneamente, a dois de nossos escoltas, afastados por mais de quatro meses do porto sede.
A realização do segundo DEPLOYMENT-SUB, pelo Submarino Timbira, validou os conhecimentos obtidos na primeira operação e consolidou a presença de um meio da MB nesse tipo de exercício, o que trará, para as operações futuras, níveis crescentes de integração e de troca de experiências.
Em setembro último, nossos meios participaram da Operação Combinada Atlântico, conduzida no Litoral Sudeste e na área dos campos petrolíferos da Bacia de Campos, região de elevado valor estratégico. Nesse exercício de grande vulto, do qual participaram mais de dez mil homens e mulheres das três Forças singulares, foi possível aprimorar a interoperabilidade entre estas, aperfeiçoar a doutrina de operações combinadas e interagir, de forma mais direta, com órgãos civis e instituições acadêmicas de alto nível.
Tais marcas, em especial o incremento das operações, nos têm permitido intensificar os adestramentos, mostrar a Bandeira nos portos visitados e, acima de tudo, ampliar a presença e a vigilância sobre nossa Amazônia Azul. Por outro lado, vamos revigorando o entusiasmo característico dos marinheiros e renovando as esperanças de uma melhor prontidão operacional.
Hoje, releva enfatizar que a eficácia da Esquadra depende, cada vez mais, da perfeita sinergia de seus integrantes, militares e servidores civis, homens e mulheres que guarnecem as Organizações subordinadas.
Assim, com grande satisfação, destaco o desempenho dos Comandos de Força, das Divisões e dos Esquadrões pela maneira profissional como têm racionalizado o preparo e o emprego dos meios, bem como registro a dedicação de nossas bases, centros de instrução, de adestramento, de apoio e de manutenção, todos de fundamental importância para que nossos navios, submarinos e aeronaves sejam bem guarnecidos e manutenidos.
Nesse momento, com alegria, não poderia deixar de agradecer aos insignes Chefes Navais que nos antecederam, nossos ex-Comandantes-em-Chefe, não apenas por suas honrosas presenças, mas, principalmente, pelos exemplos e ensinamentos que nos legaram, além do precioso patrimônio do qual nos orgulhamos e, diuturnamente, buscamos manter e desenvolver.
Também, não poderia deixar de registrar as presenças dos membros do Almirantado e dos demais Almirantes, bem como agradecer ao Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra JULIO SOARES DE MOURA NETO, que muito honra a Esquadra, e a todos os seus integrantes, ao presidir esta Cerimônia.
Meus comandados! Identificamos no horizonte um futuro promissor! Unidos pelos mesmos ideais de amor à Marinha do Brasil, navegando em rumos seguros, seguiremos firmes e perseverantes na busca por melhores níveis de aprestamento. Ao comemorarmos os 186 anos de criação da nossa Esquadra, manifestamos o imenso orgulho em integrar a parcela mais relevante do Poder Naval brasileiro, instrumento de nossa soberania no mar!
FERNANDO EDUARDO STUDART WIEMER
Vice-Almirante
Comandante-em-Chefe
Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?
Enviado: Seg Nov 10, 2008 6:14 pm
por talharim
A ampliação da pista de pouso é para os futuros C-5 Galaxy,Airbus A330MRTT e E-3 Sentry AWACS por isto essa necessidade.
A MB é bem organizada nesse sentido.
Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?
Enviado: Seg Nov 10, 2008 6:36 pm
por Marino
Ao longo desses quase dois mil dias de mar, nossos navios de superfície, submarinos e aeronaves operaram com mais de vinte e duas marinhas amigas, incluindo parceiras já tradicionais, como as da Argentina e dos Estados Unidos da América, e outras mais recentes, como as da África do Sul e Índia.
Não poooooooodeeee!!!!!!!!
A MB é uma Força colada ao cais, não operativa, sem doutrina....
Engraçado como as coisas são.
Deixa prá lá.
Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?
Enviado: Seg Nov 10, 2008 8:35 pm
por Flávio Rocha Vieira
MARINHA DO BRASIL
DIRETORIA DE COMUNICAÇÕES E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA MARINHA
BOLETIM DE ORDENS E NOTÍCIAS
Nº 821 DE 10 DE NOVEMBRO DE 2008
BONO ESPECIAL
GERAL
COMANDO-EM-CHEFE DA ESQUADRA
NITERÓI, RJ.
Em 10 de novembro de 2008.
ORDEM DO DIA Nº 1/2008
Assunto: Aniversário da Esquadra
...Visando à modernização das aeronaves AF-1, o Almirantado autorizou a contratação da EMBRAER, a ser formalizada no próximo mês, e que deverá realizá-la no espaço temporal de cinco anos. Em paralelo, a Israel Aircrafts Industries (IAI) vem revisando os motores JP-52 das referidas aeronaves....
FERNANDO EDUARDO STUDART WIEMER
Vice-Almirante
Comandante-em-Chefe
Marino, finalmente chega a informação oficial sobre a modernização dos nossos A-4 e sobre a revisão dos motores. O VF-1 vai voltar à ativa, e bem melhor... Um viva aos Falcões!!!
Um fraternal abraço,
Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?
Enviado: Seg Nov 10, 2008 9:22 pm
por Poti Camarão
Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?
Enviado: Seg Nov 10, 2008 9:42 pm
por Brigadeiro
Pois eu tenho o que comemorar. Vamos criar uma doutrina com aeronaves de bom desempenho e com aviônica condizente com a realidade atual. Já foi dito que o A-4 será usado como formador e consolidador da doutrina embarcada na MB e que será substituído assim que ela criar raiz e poder se desenvolver por conta dos próprios pilotos...
Prefiro que nossos pilotos consolidem primeiro para depois pensar em uma ala mais "parruda".
Até mais!
Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?
Enviado: Seg Nov 10, 2008 10:06 pm
por brisa
De fato a MB .....nao ta com nada.....coisa mais absurda....5 anos
.....podem me fuzilar.....mas que absurdo
Le Brezil ne se pa un pais serier....
Triste e fraternal abraco
Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?
Enviado: Seg Nov 10, 2008 10:07 pm
por Flávio Rocha Vieira
Brigadeiro escreveu:Pois eu tenho o que comemorar. Vamos criar uma doutrina com aeronaves de bom desempenho e com aviônica condizente com a realidade atual. Já foi dito que o A-4 será usado como formador e consolidador da doutrina embarcada na MB e que será substituído assim que ela criar raiz e poder se desenvolver por conta dos próprios pilotos...
Prefiro que nossos pilotos consolidem primeiro para depois pensar em uma ala mais "parruda".
Até mais!
Brigadeiro, na minha opinião seu post está perfeito e coerente com que aparentemente a MB pretende.
Um fraternal abraço,
Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?
Enviado: Ter Nov 11, 2008 2:33 am
por deschamps
Flávio Rocha Vieira escreveu:Brigadeiro escreveu:Pois eu tenho o que comemorar. Vamos criar uma doutrina com aeronaves de bom desempenho e com aviônica condizente com a realidade atual. Já foi dito que o A-4 será usado como formador e consolidador da doutrina embarcada na MB e que será substituído assim que ela criar raiz e poder se desenvolver por conta dos próprios pilotos...
Prefiro que nossos pilotos consolidem primeiro para depois pensar em uma ala mais "parruda".
Até mais!
Brigadeiro, na minha opinião seu post está perfeito e coerente com que aparentemente a MB pretende.
Um fraternal abraço,
também acho.
Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?
Enviado: Ter Nov 11, 2008 4:54 am
por Valdemort
Pessoal
Quem não tem cão caça com gato ....
Se não tem bala pra operar Rafales, F18, F35, etc ...
Que faça com os A4 mas em condições aceitaveis pelo menos ... Com essa modernização ficam operativos, com capacidade de cumprir missões e manter a tropas treinadinha .
Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?
Enviado: Ter Nov 11, 2008 8:48 am
por Corsário01
brisa escreveu:De fato a MB .....nao ta com nada.....coisa mais absurda....5 anos
.....podem me fuzilar.....mas que absurdo
Le Brezil ne se pa un pais serier....
Triste e fraternal abraco
Brisa, gostaria de apostar com você umas 84 latas de Bohemia que a Mb receberá suas aeronaves antes da FAB ter terminado seus F5 e AMX.
Que tal? Vc topa? E digo mais, 5 anos é papo, pois será bem antes. A única coisa que pode fazer este prazo se concretizar será:
A Embraer falir.
A Aeroeletrônica falir ou entrar em greve.
A Elbit vender a Aeroeletrônica.
A IAI desaprender a fazer overhall dos JP52.
Como não acredito em nenhuma destas hipóteses, acho que se vc topar, eu levo essa.
Vai??????
Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?
Enviado: Ter Nov 11, 2008 10:05 am
por Alcantara
Brisa, gostaria de apostar com você umas 84 latas de Bohemia que a Mb receberá suas aeronaves antes da FAB ter terminado seus F5 e AMX.
Sem comparação, meu amigo.
A MB terminar de modernizar os seus A-4 antes da FAB não é mérito nenhum. Quantos caças a MB vai modernizar e quantos caças a FAB vai modernizar?
Tudo bem que tu gostes mais da MB pelo convívio e tal, mas cai bem uma maneirada. Essa rivalidade MB/FAB já deu o que tinha que dar e, graças a Deus, já foi superada. Não vamos recomeçá-la.
Abraços, meu amigo.