Modernização dos AMX!!!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5442
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 428 vezes

#61 Mensagem por henriquejr » Qui Abr 05, 2007 3:32 pm

Alcantara escreveu:
henriquejr escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Será que tal modernização inclui um FADEC?


A resposta é sim Carlos. Além do sistema FADEC deverão ser instalada um novo módulo de compressor que reduzirá bastante a emissão de fumaça liberada pelo motor. O pacote de modernização das SPEYs também promete aumentar a potência desses motores. A modernização será feita aqui no Brasil mesmo pela CELMA GE.


Realmente, EXCELENTE notícia. :lol:
Mas sem querer ser chato, mas já sendo (e antecipando uma pergunta):

:arrow: Tienes fuentes?




Abraços!!! :wink:


Infelizmente eu não lembro de onde eu tirei essas informações, mas foi em alguma revista! Porem tenho certeza do que estou falando, quem duvidar esperemos!

PS: Não tenho certeza mas acho que foi numa revista publicada pela FAB na qual comentava a modernização do A-1. Vou procurar pois tenho muitas... se encontrar vou escanear e colocar aqui.




Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#62 Mensagem por Alcantara » Sex Abr 06, 2007 11:07 am

Por mim, não tem problema não. Mas é sempre bom a gente poder dizer de onde tirou a informação, não é? :lol:



Abraços!!! :wink:




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5442
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 428 vezes

#63 Mensagem por henriquejr » Sex Abr 06, 2007 9:48 pm

Alcantara escreveu:Por mim, não tem problema não. Mas é sempre bom a gente poder dizer de onde tirou a informação, não é? :lol:



Abraços!!! :wink:

Estás certissimo amigo! Infelizmente as fontes eu não tenho nesse momento e ultimamente não estou com tempo para procurar... alguem do forum deve ter... assim que eu achar colocarei aqui!




Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

#64 Mensagem por Mapinguari » Dom Abr 08, 2007 4:11 am

luisdmrx escreveu:A duvida quanto a turbina é por que eu ouvi dizer que os italianos ficaram tão empolgados com o desempenho do AMX nos Balcans, que vão fazer muitas melhorias nas suas celulas, dentre elas a troca das turbinas e poderia ser a turbina do EF2000, com isso o AMX ficaria supersonico e muito mais agiu do que ja é, cendo assim ele poderia ser padronizado para fazer caça e ataque com misseis de longo alcance.


Luis,

O AMX (A-1) nunca será supersônico. Sua célula não foi projetada para isso.




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5442
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 428 vezes

#65 Mensagem por henriquejr » Seg Abr 09, 2007 3:16 pm

Alguem tem fotos dos cockpits dos 3 lotes do A-1? Particularmente nunca vi fotos do cockpit dos A-1 do 3º lote.
Sei que os aviões deste lote dispoe de um display MFD colorido, bem mais moderno que as versões iniciais do A-1.




Avatar do usuário
rodman
Sênior
Sênior
Mensagens: 803
Registrado em: Seg Dez 26, 2005 5:30 pm
Localização: Santos SP
Agradeceram: 24 vezes
Contato:

#66 Mensagem por rodman » Seg Abr 09, 2007 7:11 pm

henriquejr escreveu:Alguem tem fotos dos cockpits dos 3 lotes do A-1? Particularmente nunca vi fotos do cockpit dos A-1 do 3º lote.
Sei que os aviões deste lote dispoe de um display MFD colorido, bem mais moderno que as versões iniciais do A-1.


Este assunto já foi debatido por aqui, tem até algumas fotos, mas o lance é ter saco para procurar, numa procura rápida até encontrei um tópico que ainda não havia visto, sobre um video que já conhecia:

Sideshow escreveu:Esta vendo esse video postado pelo Bolovo.
http://www.youtube.com/watch?v=e1EHoyTJScg

E reparei no MFD colorido e fiquei em duvida se esse AMX é do 3º lote? E se ele podem usar os pods Litening que a FAB comprou?

Imagem
MFD colorido

Imagem
Cockpit antigo


http://defesabrasil.com/forum/viewtopic ... x+cockipit

Já postei uma foto que imaginava ser do A-1 do terceiro lote, mas não sei onde está :twisted: .




dbotura
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 143
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 4:13 pm
Localização: Mirassol-SP

Re: Modernização dos AMX!!!

#67 Mensagem por dbotura » Qui Mai 08, 2008 2:13 pm

Pra variar apenas curiosidade SENIOR, onde vc arrumou aquela frase que fala do SU-35,,,,,,,,

atenciosamente;

dbotura




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Modernização dos AMX!!!

#68 Mensagem por Bolovo » Qui Mai 08, 2008 2:25 pm

dbotura escreveu:Pra variar apenas curiosidade SENIOR, onde vc arrumou aquela frase que fala do SU-35,,,,,,,,

atenciosamente;

dbotura
Ah?




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Delta Dagger
Sênior
Sênior
Mensagens: 844
Registrado em: Qui Fev 19, 2004 11:51 pm
Localização: Petrópolis - RJ

Re: Modernização dos AMX!!!

#69 Mensagem por Delta Dagger » Dom Jun 01, 2008 7:46 pm

Pesquisando recentemente me deparei com uma informação que até então eu desconhecia, os A-7D e E Corsair II utilizavam a turbina Allison TF41-A-1, que é na verdade um Spey produzido sob licença nos EUA, sem PC.

Só que esta versão americana possui entre 14.500 e 15.000 libras de empuxo, enquanto a versão usada pelos AMX possui 11.000 libras de empuxo, porém analisando-se a relação peso potência de ambos, tanto em relação ao peso das aeronaves nas configuração limpa e no peso máximo o AMX levaria uma marginal vantagem pelo fato de ser mais leve (A7 19,915 lb x
AMX 14,840 lb limpos).

Desta forma suponho que ambos possuam uma performance equivalente, o que me leva a crer que se existem reclamações a respeito do desempenho dos AMX em função da turbina, deveriam haver as mesmas reclamações em relação aos A-7...

Pesquisando a respeito e não encontrei críticas ao A-7 no que tange a turbina, me fazendo supor ou que não procurei direito, que ou certas reclamações sobre o AMX seriam exageradas.

Segundo vagas informações, as Speys dos atuais AMX seriam modernizadas no programa AMX-M, a pergunta é: Será que haveria possibilidade de tal modernização (se houverem) permitir que o Spey do AMX desenvolva as 14.500 lb de empuxo dos A7 ??

Em caso afirmativo, é de se esperar que o desempenho dos AMX-M seja bem superior ao atual.

Abs




I've seen things you people wouldn't believe. Attack ships on fire off the shoulder of Orion. I watched c-beams glitter in the dark near Tanhauser Gate. All those moments will be lost in time, like tears in rain
Roy Batty - Blade Runner
Avatar do usuário
Booz
Sênior
Sênior
Mensagens: 2495
Registrado em: Seg Ago 15, 2005 3:36 am

Re: Modernização dos AMX!!!

#70 Mensagem por Booz » Dom Jun 01, 2008 8:22 pm

Mudar os motores deve sair bem mais caro do que a modernização possivelmente proposta para o AMX. O que o Henriquejr cita é mudança na configuração do próprio motor (vão "envenenar" o bicho, rsss).
Mas seria interessante, é um avião "simpático" e de características únicas no cenário da AL. Imaginem ele com mais potência (nada de supersônico hein Luisdrmx! O pobre AMX soltaria as asas e "ferveria", rss), podendo, conseqüentemente, carregar e lançar pacotes maiores e mais pesados?




Imagem
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: Modernização dos AMX!!!

#71 Mensagem por Alcantara » Dom Jun 01, 2008 9:11 pm

Mudar os motores deve sair bem mais caro do que a modernização possivelmente proposta para o AMX.
Só que as TF-41 SÃO turbinas Spey. Seria um interessante exercício de imaginação pensar como o A-1 poderia se comportar usando-as. Pena que não pasará de de imaginação.


Abraços!!! :wink:




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
luisdmrx
Sênior
Sênior
Mensagens: 751
Registrado em: Sex Jan 12, 2007 8:51 am
Localização: BH MG Brasil

Re: Modernização dos AMX!!!

#72 Mensagem por luisdmrx » Dom Jun 01, 2008 9:32 pm

:lol: :lol: :lol: Boa JP o supersonico realmente não dá :lol: :lol: :lol: .
Mas uma turbina mais potente cairia bem, sem duvida.




Um grande abraço a todos os amigos!!!
Avatar do usuário
rodman
Sênior
Sênior
Mensagens: 803
Registrado em: Seg Dez 26, 2005 5:30 pm
Localização: Santos SP
Agradeceram: 24 vezes
Contato:

Re: Modernização dos AMX!!!

#73 Mensagem por rodman » Dom Jun 01, 2008 11:37 pm

O o grande problema ainda será conseguir instalar um CATALISADOR nele.

Para agradar alguns de nossos colegas foristas.




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: Modernização dos AMX!!!

#74 Mensagem por Skyway » Dom Jun 01, 2008 11:42 pm

:lol:

A Spey não é uma turbina ecologicamente correta...rs

Ela deveria ser convertida pra funcionar com Bio-Diesel! :mrgreen:




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Delta Dagger
Sênior
Sênior
Mensagens: 844
Registrado em: Qui Fev 19, 2004 11:51 pm
Localização: Petrópolis - RJ

Re: Modernização dos AMX!!!

#75 Mensagem por Delta Dagger » Seg Jun 02, 2008 12:30 am

Alcantara escreveu:
Mudar os motores deve sair bem mais caro do que a modernização possivelmente proposta para o AMX.
Só que as TF-41 SÃO turbinas Spey. Seria um interessante exercício de imaginação pensar como o A-1 poderia se comportar usando-as. Pena que não pasará de de imaginação.


Abraços!!! :wink:
Mas será que não há algum "kit" ou modificação que faça um upgrade da Spey no estilo da TF-41?




I've seen things you people wouldn't believe. Attack ships on fire off the shoulder of Orion. I watched c-beams glitter in the dark near Tanhauser Gate. All those moments will be lost in time, like tears in rain
Roy Batty - Blade Runner
Responder