RAFALE M1 x F-16 Block 52+ HAF

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Degan
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#61 Mensagem por Degan » Qui Jan 25, 2007 6:00 pm

Que eu saiba, não se usa o radar para mandar informações para o míssil. É um equipamento de rádio criptografado, se podemos dizer assim, que envia as atualizações de meio curso. Daí, caças integrados por datalink podem disparar baseados nas informações de um R-99 por exemplo, ou outro caça que esteja acompanhando o alvo.


No tengo para nada claro que el data link de comunicación con el misil sea el mismo data link de comunicaciones con el resto de la flota:
1) Entiendo que el primero es direccional, en cambio el data Link general (por llamarlo de alguna forma) usa la radio común y silvestre del avión.
2) El data link para el misil es más antiguo que el data link original

Respecto a que otro avión pueda hacer el guiado intermedio, como un R-99, nadie ha podido entregar data que demuestre eso, por el momento no lo creo, pues así CUALQUIER avión podría lanzar BVR activos…

Aqui diz que serve em helicópteros, ou já tem caça fazendo operações especiais?


Te suena “Wild Weasel” o “Deep Strike”….????.




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Carlos Mathias

#62 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Jan 25, 2007 6:26 pm

Não Degan, não. Procura por "Special ops" nas FAs americanas e verás que não tem nada disso aí. Isso aí é para helis.

Naqueles panfletinhos do Gripen tem isso aí. Mas qualquer fabricante hoje entrega seus caças com essa capacidade. Aliás, os MIG-31 já podiam fazer isso há muitos anos. O F-16C não tem essa capacidad????




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#63 Mensagem por Degan » Qui Jan 25, 2007 6:43 pm

Não Degan, não. Procura por "Special ops" nas FAs americanas e verás que não tem nada disso aí. Isso aí é para helis.


Por dios hombre….el AIDEWS APG-211(v)4 se define como de exportación….

Naqueles panfletinhos do Gripen tem isso aí. Mas qualquer fabricante hoje entrega seus caças com essa capacidade. Aliás, os MIG-31 já podiam fazer isso há muitos anos. O F-16C não tem essa capacidad????


1) El Gripen es en muchos aspectos el pionero (bandeirante) en la electrónica moderna….
2) El Mig-31 es un “chiste”.... :lol:
3) Nómbrame qué avión de LA tiene esa capacidad…
4) Nómbrame qué avión Indio tiene hoy esa capacidad….




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#64 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Jan 26, 2007 12:51 am

Degan,

O que é high-precision direction-finding, threat geolocation?

Segundo a definição:

High-precision Direction-finding = Alta precisão para obter a direção das emissões (no caso em discussão).
Threat Geolocation = Capacidade de obter uma localização de uma ameaça na superfície terrestre, o que NÂO INCLUI elevação e azimute.

Talvez você possa explicar porque "threat geolocation" esta incluída nas versões do ALQ-211 para helicópteros do US-ARMY e NÂO na versão ALQ-211v4, do F-16 (segundo o PDF do fabricante que você mostrou).

No mais, se me permite, você deve se ater mais aos fatos. Como o fato de que nunca se mencionou essa capacidade em combate ar-ar para o F-16 e sim para o F-22.

E me desculpe mas onde está a coerência de apresentar uma informação de Jane's se em outro tópico você desacreditou da palavra de um correspondente? :?

Saudações




Alberto -
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#65 Mensagem por chm0d » Sex Jan 26, 2007 12:53 am

projeto escreveu:Degan,

O que é high-precision direction-finding, threat geolocation?

Segundo a definição:

High-precision Direction-finding = Alta precisão para obter a direção das emissões (no caso em discussão).
Threat Geolocation = Capacidade de obter uma localização de uma ameaça na superfície terrestre, o que NÂO INCLUI elevação e azimute.

Talvez você possa explicar porque "threat geolocation" esta incluída nas versões do ALQ-211 para helicópteros do US-ARMY e NÂO na versão ALQ-211v4, do F-16 (segundo o PDF do fabricante que você mostrou).

No mais, se me permite, você deve se ater mais aos fatos. Como o fato de que nunca se mencionou essa capacidade para o F-16 e sim para o F-22.

E me desculpe mas onde está a coerência de apresentar uma informação de Jane's se em outro tópico você desacreditou da palavra de um correspondente? :?


Saudações


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#66 Mensagem por Degan » Sex Jan 26, 2007 11:37 am

Projeto...realmente estás perdiendo la objetividad...y eso hace aburrido el debate…. :?

Déjame recordarte algunas cosas:

Esto es lo que se dijo de la capacidad del Spectra (gracias a que Sintra sabe griego… :shock: ):

mas ficaram tremendamente impressionados com os sistemas de detecção passivo dos aviões Franceses, a certa altura chegam a indicar que SEM o apoio de AWACS os RAFALES estavam a localizar os Viper´s a "200 milhas"


Lugo, tu interpretas eso con este comentario tuyo:

1) O AIDEWS de ITT é uma suite ECM que não tem a capacidade supra-mencionada, como a capacidade de detecção descrita pelos pilotos gregos e que permitiu a localização precisa dos F-16. Para a detecção de emissões eletromagnéticas não foge do padrão RWR e não faz detecção IR ou Laser.


Bueno, localizar sin ayuda de AEW a los F-16 a “200 milhas” y concluir que es una detección “precisa” es un abuso…¿no?.
De los materiales que tengo, en ninguna parte se dice que el SPECTRA entregue posiciones geolocalisadas, que por definición SON con azimut (esa posición es la que entregan los GPS que es en 3D).

Respecto a la capacidad o no de “geolocalisar threats”, en la versión V4 del AIDEWS, te contesto lo siguiente:

1) Solo con la capacidad “Advanced Situation Awareness”, el F-16 logra lo mismo que el Rafale (identificación del blanco y entrega de su distancia y dirección):

Imagem

2) Respecto a capacidad de geolocalisar, detectar misiles o láser, te recuerdo que el AIDEWS se define como modular y escalable según la necesidad del comprador:

Imagem

3) Respecto al uso del AIDEWS en el F-16, es bastante claro que se usa para misiones “especiales” (Deep Strike, supresión de defensas, etc.) como para caza e intercepción aérea:

Imagem

No mais, se me permite, você deve se ater mais aos fatos. Como o fato de que nunca se mencionou essa capacidade em combate ar-ar para o F-16 e sim para o F-22.


Projeto….. :?
Las capacidades de los aviones los dan sus sistemas (mira el F-5E v/s el F-5M). El sistema AIDEWS y los demás integrados en el F-16 Block 50M hacen la diferencia.
Me extraña tu comentario, muestra un sesgo respecto a los modelos por “lo que se dice”…

E me desculpe mas onde está a coerência de apresentar uma informação de Jane's se em outro tópico você desacreditou da palavra de um correspondente?


Amigo…Jane´s es un gran grupo editorial…
Yo desconfía de los supuestos o adelantos noticiosos de las revistas de Jane´s, aunque reconozco que es una de las mejores fuentes para estas “primicias”….
Pero otra cosa muy distinta es la colección de publicaciones TECNICAS de Jane´s, como son Jane´s Aero Engines, Jane´s Major Warships, Jane´s Naval Weapon Systems, Jane´s Radar and Electronic warfare Systems, y un largo etc….

Saludos,




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Carlos Mathias

#67 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Jan 26, 2007 11:47 am

Bueno, localizar sin ayuda de AEW a los F-16 a “200 milhas” y concluir que es una detección “precisa” es un abuso…¿no?.


Esse acima é abuso....

1) Solo con la capacidad “Advanced Situation Awareness”, el F-16 logra lo mismo que el Rafale (identificación del blanco y entrega de su distancia y dirección):


Esse é verdade...




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#68 Mensagem por Jacobs » Sex Jan 26, 2007 12:29 pm

Mas o F-16 block 50 americano ja consegue determinar tanto a proa quanto a distancia da ameaça. A diferença é que ele não consegue determinar a altitude, nem a distancia exata.

O que ele determina é se a ameaça está dentro de seu alcance letal com base em seu banco de dados de ameaças.

Sinceramente não sei porque tanta discução. É uma pena que em TODOS os foruns que tratam de assuntos militares, o pessoal costuma se achar o dono da verdade, ninguem é humilde o abstante pra dar o braço a torcer.




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#69 Mensagem por Malandro » Sex Jan 26, 2007 3:14 pm

Já que estamos falando de sistemas passivos e cia. seria bom introduzirmos o F5Br já que pelo que se enntendeu na útima RFA sobre o F5br esse conseguiram localizar os M2000 de uma forma espetacularmente stealth




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#70 Mensagem por chm0d » Sex Jan 26, 2007 3:21 pm

Malandro escreveu:Já que estamos falando de sistemas passivos e cia. seria bom introduzirmos o F5Br já que pelo que se enntendeu na útima RFA sobre o F5br esse conseguiram localizar os M2000 de uma forma espetacularmente stealth


R-99 localizou e enviou os dados via datalink para o F-5BR.

Abs.




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#71 Mensagem por Morcego » Sex Jan 26, 2007 3:23 pm

chm0d escreveu:
Malandro escreveu:Já que estamos falando de sistemas passivos e cia. seria bom introduzirmos o F5Br já que pelo que se enntendeu na útima RFA sobre o F5br esse conseguiram localizar os M2000 de uma forma espetacularmente stealth


R-99 localizou e enviou os dados via datalink para o F-5BR.

Abs.


ATÉ por isso boto mais fé nos nossos f-5 do que nos su-30 do chavito.




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#72 Mensagem por Bolovo » Sex Jan 26, 2007 3:30 pm

chm0d escreveu:
Malandro escreveu:Já que estamos falando de sistemas passivos e cia. seria bom introduzirmos o F5Br já que pelo que se enntendeu na útima RFA sobre o F5br esse conseguiram localizar os M2000 de uma forma espetacularmente stealth


R-99 localizou e enviou os dados via datalink para o F-5BR.

Abs.

É, e por esse motivo os F-5M voavam de radar desligado, sem emitir ficavam virtualmente furtivos.

Ainda acho que o futuro caça da FAB (FX) deverá vir com sistemas passivos de busca, pois qualquer um hoje em dia tem, os Sukhoi tem, os Migs tem, o Gripen tem, o Eurofigther tem, o Rafale tem, POWS, até o Viper tem!




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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#73 Mensagem por Malandro » Ter Fev 06, 2007 11:20 pm

BLz mas pq nosso R99 acharam primeiro e os E3 franceses só depois?




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#74 Mensagem por Sideshow » Qua Fev 07, 2007 12:06 am

Malandro escreveu:BLz mas pq nosso R99 acharam primeiro e os E3 franceses só depois?


MARE :twisted:




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