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Enviado: Sáb Set 27, 2003 12:59 pm
por Malandro
Bon , se comprarmos o Gripen , nao importo que so compremos uns 30 mas espero que seja receba logo um upgrade para o Jas X versao

Enviado: Dom Set 28, 2003 1:30 pm
por Slip Junior
Everson,

O Su-35 realmente tem milhões de qualidades e disso ng duvida. Mas sabia que ele tb tem defeitos (ou vc achava que o Su-35 é coisa de outro planeta e foge a regra de que tudo tem seu lado negativo). Posso citar alguns:

1. Não existe NENHUM país que utilize o Su-35 como aeronave de combate operacional;
2. O famoso radar traseiro N-012 NUNCA foi instalado;
3. Os russos prometem fornecer os Su-35's compativeis com os padrões ocidentais, mas o mesmo foi prometido para os Indianos com os seus Su-30MKI (que são muito similares ao Su-35) e até hoje vários dos sistemas ainda não estão operacionais e, olha que eles contam com ajuda dos israelenses;
4. Todos Su-30MKI tiveram recentemente que ser groundeados por causa de um defeito nas suas turbinas. Para piorar a situação, os indianos pediram que os russos fornecessem as peças de graça, mas os russos se negaram a fazer isso afirmando que a garantia já tinha expirado (e olha que os aviôes contavam no máximo com 700 horas de vôo).
5. Os Flankers da chamada série "30", que inclui o Su-30, o Su-34, o Su-35, etc..., tem uma garantia da integradade estrutural de apenas 1000 horas de vôo!!! É verdade que podem ser levados a muito mais que isso, mas após as 1000 horas, as manutenções de grande escala tem que ser feitas muito mais frequentemente, o que diminui a operacionalidade da aeronave e aumenta os seus custos de operação.

Abraços

Enviado: Dom Set 28, 2003 1:52 pm
por Marechal-do-ar
Po Slip, falo tanto mas esqueceu o principal, o Su-35 é meio grande demais, onde cabe um Su-35 cabem dois Rafale.

Enviado: Dom Set 28, 2003 1:56 pm
por Slip Junior
Bem lembrado, Marechal. :wink: Além disso ainda tem o problema do peso que limita o operação em pistas de pouso de terra (as quais são extremamente comuns na Amazônia).

Abraços

...

Enviado: Dom Set 28, 2003 2:22 pm
por Super Flanker
Fala pessoal...
E também tem o problema que ele é muito grande, e que num combate a curta distancia, até um F-5 ganha dele com muita facilidade...
E em relação ao tamanho deles, não vai ter muito problema, pois eles vão estar operacionais só em Anapolis, sendo assim, teremos que reformar apenas os Hangares e quem sabe a pista pra poder suportar os Flankers.

Falows.

Enviado: Dom Set 28, 2003 2:43 pm
por Slip Junior
Super Flanker,

Eu prefiro não aborda o tema da manobralidade pq o mesmo é muito discutivel.
Mas em relação dos hangares e da pista, apesar de que os mesmos serão baseados em Anapolis, eles tem que ter a capacidade de operar a partir de qqer lugar no território nacional onde seja necessário.

Abraços

Re: ...

Enviado: Dom Set 28, 2003 3:06 pm
por Marechal-do-ar
Super Flanker escreveu:Fala pessoal...
E também tem o problema que ele é muito grande, e que num combate a curta distancia, até um F-5 ganha dele com muita facilidade...

Não é bem assim...

Enviado: Dom Set 28, 2003 3:22 pm
por Super Flanker
Perai...deixa eu esclarece o que eu falei em relação a perder para um F-5...
Eu quero dizer que o Su-35 não tem muita agilidade por causa de seu grande tamanho....comparado ao F-5 que é pequeno e muito agil...agora...em relação ao perder para um F-5, seria muito dificil, primeiro pq o armamento do Su-35 é muito moderno e poderia se lancado com uma aeronave atras do Su-35, não?

Falows.

Enviado: Dom Set 28, 2003 3:29 pm
por LEO
O Su-35, apesar de ser um caça bem grande, não deixa de ser manobravel.
Não sei o quanto realmente é, mas para um caça daquele tamanho, dizem até que ele tem uma "Manobrabilidade Impossivel".

Enviado: Dom Set 28, 2003 3:37 pm
por Marechal-do-ar
Não é impossivel porque ele faz :wink: na verdade tamanho e manobrilidade e tamanho não tem muito relação, para um avião com apenas 22 metros de comprimento não é dificil fazer uma curva com raio de 450 metros, não é que nem um navio com 250 metros para fazer uma curva no mesmo raio, o Su-35 é mais manobrável que o F-5 por um motivo simples, foi construído para ser assim, alias até o F-15 mantem um giro sustentável mais rapido que o F-5, o F-5 não foi projetado para ser manobrável, na época não acreditavam muito nesse conceito, o F-20 sofreu algumas modificações que o tornaram mais pesado, porem mais instável e mais manobrável.

...

Enviado: Dom Set 28, 2003 3:37 pm
por Super Flanker
Fala LEO...
Mas comparando a agilidade do SU-35 com um F-16, Gripen, F-5...eles são muito melhores não?


Falows.

Re: ...

Enviado: Dom Set 28, 2003 3:39 pm
por Marechal-do-ar
Super Flanker escreveu:Fala LEO...
Mas comparando a agilidade do SU-35 com um F-16, Gripen, F-5...eles são muito melhores não?
Falows.

O Gripen no giro instantâneo sim, os outros não, ver mensagem acima.

Enviado: Dom Set 28, 2003 3:41 pm
por Slip Junior
Pessoal, o meu intuito não é de comparar desempenho, mas sim questões de operacionalidade. O Su-35 é sem dúvida nenhuma uma aeronave fantástica, mas seria um grande elefante branco! Só para acresecentar um ponto a mais aos que já citei, enquanto as aeronaves de combate futuras da FAB (F-5BR e A-1M) utilizarão óleos lubrificantes norte-americanos, teriamos que importar esses produtos da Russia apenas para ser utilizados com uma dúzia de Super Flankers.

Abraços

Enviado: Dom Set 28, 2003 3:50 pm
por LEO
Só para acresecentar um ponto a mais aos que já citei, enquanto as aeronaves de combate futuras da FAB (F-5BR e A-1M) utilizarão óleos lubrificantes norte-americanos, teriamos que importar esses produtos da Russia apenas para ser utilizados com uma dúzia de Super Flankers.



Somos dependente dos EUA até nisso... precisamos nos "desprender" um pouco dessa dependencia....

Enviado: Dom Set 28, 2003 3:59 pm
por Vinicius Pimenta
Pô pera aí! Vocês vão me dizer que a Petrobras não tem tecnologia de lubricantes para aviões?