Líbano: Portugal poderá enviar 150 homens

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#61 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Set 13, 2006 1:31 am

Senhores, no que se transformou esse tópico? Na boa, vamos parar com a bobeira e discutir como adultos?




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
manuel.liste
Sênior
Sênior
Mensagens: 4056
Registrado em: Seg Set 12, 2005 11:25 am
Localização: Vigo - Espanha
Agradeceram: 8 vezes

#62 Mensagem por manuel.liste » Qua Set 13, 2006 4:00 am

soultrain escreveu:
eso fue decidido por la ONU


. Así se lo ha comunicado el secretario general de la ONU, Kofi Annan, al ministro español de Asuntos Exteriores, Miguel Ángel Moratinos, según fuentes gubernamentales. El jefe del Estado Mayor de la Defensa, Félix Sanz, se reunirá el viernes con representantes de Polonia, Bélgica, Finlandia y Portugal, países cuyas tropas pueden encuadrarse en la brigada bajo mando español.


O Manuel decida-se! Afinal foi decidido pela ONU como disse ou pela Espanha como o artigo que postou demostra?

[[]]'s


No te engañes: el Estado Mayor español se reune con quien le dice el gobierno que puede reunirse, y al gobierno español se lo dice la ONU.

Habrá dos brigadas en FINUL desde el 1 de noviembre. El terreno más seguro, el de la costa, se lo han reservado los italianos y franceses. La otra brigada, que estará bajo mando español porque España aportará algo más de la mitad de las tropas, será desplegada junto a la frontera siria y la granja de Chaaba, donde secuestraron a aquellos soldados israelíes.

¿Acaso cree que su gobierno dejará sus tropas bajo mando español porque el gobierno español o la ONU le haya obligado? No se burlen de mí, por favor. En todo caso, el mando español también estará subordinado al mando francés e italiano. Ellos ponen más tropas, y por tanto mandarán en la misión. Así funcionan las cosas en la ONU, no son conspiraciones españolas en contra de ustedes...




Avatar do usuário
manuel.liste
Sênior
Sênior
Mensagens: 4056
Registrado em: Seg Set 12, 2005 11:25 am
Localização: Vigo - Espanha
Agradeceram: 8 vezes

#63 Mensagem por manuel.liste » Qua Set 13, 2006 4:18 am

pt escreveu:
El problema que tienen ustedes es que para que la ONU les otorgue el mando de una de sus unidades, deben aportar más soldados, armamento y dinero. Si no quieren o no pueden, deben comprender que su papel en la misión no podrá ser de los más importantes. Eso no es culpa de España.


Que diabo de argumento descabido.
As tropas portuguesas sempre estiveram sob comando italiano durante o tempo da guerra fria. Isso não suscita qualquer problema.

O problema é histórico, e também tem a ver com o infeliz comportamento dos espanhóis, que não perdem uma oportunidade para mostrar arrogância (e não é só relativamente a Portugal)

É triste, mas é a realidade com que temos que viver.

de qualquer forma também é verdade que a pobreza franciscana das nossas F.A. não ajuda nada.

Cumprimentos


Aporten más tropas que España, y la ONU les dará un mando ya que tanto les interesa. Si quieren quedar bajo mando italiano, que su gobierno lo pida, pues está en su mano. Si su gobierno no lo ha hecho, quizá es porque son más sensatos que la gente como usted.

Sólo faltaría que España aportase 7 veces más tropas y medios que Portugal y que sus fuerzas quedasen bajo mando portugués. :roll:




Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#64 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qua Set 13, 2006 6:40 am

Senhores!!!!

Como forma de tentar acabar com esta discussão um pouco bizantina, já que para já nada está decidido, e tendo como base que uma simples companhia de engenharia constituida por 150 homens e alguma maquinaria, terá que ficar forçosamente sob comando de alguém, acho que é tempo de sermos realistas:

Portugal tem menos homens espalhados nas diversas missões pelo mundo (750) do que os que Espanha vai enviar para o Líbano (mais de 1.000).

A Espanha já levou os seus homens a bordo de navios da sua Armada e a nossa compahia será mais uma vez a bordo de navios e aviões fretados.

Se é certo que a Espanha é maior que Portugal e tem umas FA's geométricamente, e não proporcionalmente, superiores às nossas, é natural que a companhia de engenharia militar portuguesa fique sob o seu comando se a ONU assim o decidir, e se as chefias militares e o governo de Lisboa o aceitar.

Por mim, não deixarei de dormir por causa disso.

Se Portugal quer ter grandeza, terá que começar a ser mais selectivo no modo como intervém no exterior.

E antes disso repensar se quer ter realmente FA's em vez de tentar vender aviões e helis a pataco.

Ou ficará condenado a ser o bobo da corte ao querer neste caso libanês a quer colocar-se em bicos de pés junto da comunidade internacional, sem que depois tenha reais capacidades para ter um papel relevante.

França, Itália e Espaha já têm hoje homens e equipamentos de combate no terreno e nós, para enviar uma simples companhia de engenharia ainda estaremos agora a consultar o mercado para avaliar qual o frete da companhia de navegação que nos fará o preço mais baixo para o transporte, enquanto se faz uma revisão apressada das maquinarias de construção civil que para lá vamos enviar.

Até a Mota-Engil, ou a Somague conseguiria colocar mais rapidamente operários e máquinas :!:

Portugal, pequeno como é, e com umas FA's de pacotilha, terá que saber o que quer em termos de intervencionismo.

Se não andássemos a espalharmo-nos por Kosovo, Bósnia e Afeganistão, talvez pudéssemos ter uma presença mais relevante em Timor, que é um território que nos diz mais que os anteriores.

________________________________


Pretendendo mandar uma acha para que se discuta:

Sei que as coisas são como são.

Mas será ilógico e injusto que tendo Israel destruido vilas e cidades libanesas, pontes e estradas, refinarias e fábricas, a pretexto de lutar contra o Hezzebolah, por causa do rapto de 2 militares, que seja agora comunidade internacional que pague as despesas e tenha o esforço da reconstrução libanesa?

De um ponto de vista moral não seria mais justo e lógico que a factura fosse apresentada a Telavive pelo que fez no Líbano, e outra factura ao Hezzebolah, ou ao Irão, pelo que os Katiushkas fizerem no norte de Israel?

Acho que não pode ser um país a destruir outro, quando a guerra oficialmente nem foi entre Israel e o Líbano, e que sejam os outros a pagar as facturas dos prejuízos.

O que acham disto?




Imagem
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55165
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2404 vezes

#65 Mensagem por P44 » Qua Set 13, 2006 7:34 am

Sei que as coisas são como são.

Mas será ilógico e injusto que tendo Israel destruido vilas e cidades libanesas, pontes e estradas, refinarias e fábricas, a pretexto de lutar contra o Hezzebolah, por causa do rapto de 2 militares, que seja agora comunidade internacional que pague as despesas e tenha o esforço da reconstrução libanesa?

De um ponto de vista moral não seria mais justo e lógico que a factura fosse apresentada a Telavive pelo que fez no Líbano, e outra factura ao Hezzebolah, ou ao Irão, pelo que os Katiushkas fizerem no norte de Israel?

Acho que não pode ser um país a destruir outro, quando a guerra oficialmente nem foi entre Israel e o Líbano, e que sejam os outros a pagar as facturas dos prejuízos.

O que acham disto?


Plenamente de acordo, aliás li um artigo de opinião este fim de semana que passou num jornal, que advogava o mesmo.

Até relembrava, em jeito de paralelismo, a invasão do KOWEIT pelo IRAQUE em 1990, na qual o Iraque foi condenado a pagar a "reconstruçao"

Mas isso era o Iraque, os "Untermenshen", não os "HerrenVolk" de Tel Aviv :roll: , portanto não espero nada daí... :?




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#66 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qua Set 13, 2006 9:18 am

E (tentando) regressar ao tópico:


Imagem

A companhia de engenharia da Brigada Mecanizada constitui o núcleo central da unidade que Portugal vai enviar em meados de Outubro para o Líbano, garantiram ontem ao DN fontes do Exército.

Imagem

Em função das missões específicas atribuídas no quadro da brigada multinacional da ONU em que se vai integrar, comandada por Espanha (que tem o terceiro maior contingente de tropas da UE na região), aquela companhia de engenharia militar poderá ser equipada com viaturas e máquinas utilizadas nos regimentos de Lisboa e Espinho, bem como na Escola Prática (Tancos). "É muito provável que a unidade tenha elementos das três unidades", afirmou o comandante da de Lisboa.

Além disso, e dado o grau de risco da operação, é "quase certo" que o Exército envie também viaturas blindadas para garantir a segurança da companhia e dos seus 140 operacionais, adiantaram as fontes.

Ao longo do dia de ontem, e revelando uma rapidez de resposta aos media até aqui quase inexistente, o Exército abriu as portas das suas várias unidades de engenharia para mostrar o que tem e explicar o que fazem e como fazem.

No regimento que o DN visitou, em Lisboa, o seu comandante, António Tavares, sublinhou que os militares dessa Arma já têm uma década de experiência em operações no estrangeiro (Bósnia, Kosovo, Timor-Leste).

O coronel António Tavares, mostrando as gruas, escavadoras giratórias, pás carregadoras, plataformas de transporte de máquinas, cilindros ou jipes que podem ser enviados para o Líbano, precisou que a escolha do material está dependente do que se vai fazer: construir edifícios e instalações militares, fazer terraplanagens, estradas e pontes... Sabido é que tem de haver no terreno quem forneça a alimentação, garanta a saúde e as comunicações ou faça a manutenção das "muitas toneladas" de máquinas a enviar por via marítima.

Antes disso, vai ao Líbano uma equipa para ver o local e as condições de instalação dos militares, disse.




Imagem
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#67 Mensagem por FinkenHeinle » Qua Set 13, 2006 3:32 pm

P44 escreveu:
Sei que as coisas são como são.

Mas será ilógico e injusto que tendo Israel destruido vilas e cidades libanesas, pontes e estradas, refinarias e fábricas, a pretexto de lutar contra o Hezzebolah, por causa do rapto de 2 militares, que seja agora comunidade internacional que pague as despesas e tenha o esforço da reconstrução libanesa?

De um ponto de vista moral não seria mais justo e lógico que a factura fosse apresentada a Telavive pelo que fez no Líbano, e outra factura ao Hezzebolah, ou ao Irão, pelo que os Katiushkas fizerem no norte de Israel?

Acho que não pode ser um país a destruir outro, quando a guerra oficialmente nem foi entre Israel e o Líbano, e que sejam os outros a pagar as facturas dos prejuízos.

O que acham disto?

Plenamente de acordo, aliás li um artigo de opinião este fim de semana que passou num jornal, que advogava o mesmo.

Até relembrava, em jeito de paralelismo, a invasão do KOWEIT pelo IRAQUE em 1990, na qual o Iraque foi condenado a pagar a "reconstruçao"

Mas isso era o Iraque, os "Untermenshen", não os "HerrenVolk" de Tel Aviv :roll: , portanto não espero nada daí... :?

Acho que é muito justo que Israel pague pela Reconstrução do Líbano!


Mas para já surge uma pergunta: quem bancará os prejuízos históricos que Israel teve com os Terroristas?!




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39143
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2775 vezes

#68 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Set 13, 2006 8:14 pm

Olhem como as coisas estão por aquelas bandas... :shock:

http://www.youtube.com/watch?v=o3XvOKjB_uU

O Merkava é mesmo fod...




Avatar do usuário
BrasileiroBR
Sênior
Sênior
Mensagens: 969
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 12:14 am
Localização: Brasilia - BRASIL sil sil
Agradeceram: 16 vezes

#69 Mensagem por BrasileiroBR » Qua Set 13, 2006 9:32 pm

cabeça de martelo escreveu:Olhem como as coisas estão por aquelas bandas... :shock:

http://www.youtube.com/watch?v=o3XvOKjB_uU

O Merkava é mesmo fod...


não captei a mensagem do video... oq q o Merkava fez? :roll:




3520
Avançado
Avançado
Mensagens: 605
Registrado em: Ter Set 06, 2005 4:42 pm
Localização: Covilhã - Portugal - União Europeia

#70 Mensagem por 3520 » Qui Set 14, 2006 6:52 am

FinkenHeinle escreveu:
P44 escreveu:
Sei que as coisas são como são.

Mas será ilógico e injusto que tendo Israel destruido vilas e cidades libanesas, pontes e estradas, refinarias e fábricas, a pretexto de lutar contra o Hezzebolah, por causa do rapto de 2 militares, que seja agora comunidade internacional que pague as despesas e tenha o esforço da reconstrução libanesa?

De um ponto de vista moral não seria mais justo e lógico que a factura fosse apresentada a Telavive pelo que fez no Líbano, e outra factura ao Hezzebolah, ou ao Irão, pelo que os Katiushkas fizerem no norte de Israel?

Acho que não pode ser um país a destruir outro, quando a guerra oficialmente nem foi entre Israel e o Líbano, e que sejam os outros a pagar as facturas dos prejuízos.

O que acham disto?

Plenamente de acordo, aliás li um artigo de opinião este fim de semana que passou num jornal, que advogava o mesmo.

Até relembrava, em jeito de paralelismo, a invasão do KOWEIT pelo IRAQUE em 1990, na qual o Iraque foi condenado a pagar a "reconstruçao"

Mas isso era o Iraque, os "Untermenshen", não os "HerrenVolk" de Tel Aviv :roll: , portanto não espero nada daí... :?

Acho que é muito justo que Israel pague pela Reconstrução do Líbano!


Mas para já surge uma pergunta: quem bancará os prejuízos históricos que Israel teve com os Terroristas?!


Quem bancará os prejuízos históricos e morais dos abusos de Israel? :wink: :roll:




Imagem
----------
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#71 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Set 14, 2006 7:24 am

Eu não sei quando é que foram feitas essa imagens, mas parece que se tratava de uma manobra de retirada israelita, sob escolta de viaturas da ONU.

Na estrada por opnde as viatutars do Tsahal queriam passar, aparentemente estava uma viatura de rodas da ONU, possivelmente avariada e os capacetes azuis teriam pedido aos israelitas que dessem um empurrão .

Foi a mensagem que eu acgho que captei. :?




Imagem
JLRC
Sênior
Sênior
Mensagens: 2513
Registrado em: Qui Dez 09, 2004 11:33 am
Localização: Almada-Portugal
Agradeceram: 1 vez

#72 Mensagem por JLRC » Qui Set 14, 2006 11:20 am

FinkenHeinle escreveu:
Mas para já surge uma pergunta: quem bancará os prejuízos históricos que Israel teve com os Terroristas?!


Será que li bem?




Avatar do usuário
BrasileiroBR
Sênior
Sênior
Mensagens: 969
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 12:14 am
Localização: Brasilia - BRASIL sil sil
Agradeceram: 16 vezes

#73 Mensagem por BrasileiroBR » Qui Set 14, 2006 11:51 am

Rui Elias Maltez escreveu:Eu não sei quando é que foram feitas essa imagens, mas parece que se tratava de uma manobra de retirada israelita, sob escolta de viaturas da ONU.

Na estrada por opnde as viatutars do Tsahal queriam passar, aparentemente estava uma viatura de rodas da ONU, possivelmente avariada e os capacetes azuis teriam pedido aos israelitas que dessem um empurrão .

Foi a mensagem que eu acgho que captei. :?


ahh.. eu pensei nisso.. mas nao tinha certeza se era isso mesmo.. :lol: :lol:

tnks




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39143
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2775 vezes

#74 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Set 14, 2006 1:28 pm

Ó meus senhores, vocês têm uma capacidade de captação muito fraca!
Então os tipos quase que passam por cima dos tipos várias vezes com os Merkavas, do lado da ONU ouvia-se "F#$% you", os Israelitas quando passaram mandaram-nos a um sítio que eu cá sei. Não perceberam que houve ali uma guerra de carrinhos de choque? Eles estavam a ir numa direcção e depois acabaram por ir por outra. Felizmente foi só com os veículos. :wink:




Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#75 Mensagem por FinkenHeinle » Qui Set 14, 2006 2:29 pm

3520 escreveu:
FinkenHeinle escreveu:Mas para já surge uma pergunta: quem bancará os prejuízos históricos que Israel teve com os Terroristas?!


Quem bancará os prejuízos históricos e morais dos abusos de Israel? :wink: :roll:

A pergunta eu fiz primeiro!


Mas tu respondeu, de forma implícita, tudo o que eu queria que respondesse. Obrigado!




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Responder