Venezuela se torna objetivamente a primeira potência militar

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

#61 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Jul 30, 2006 1:06 am

Concordo que não devemos subestimar a FAV, muito menos com a concretização da compra dos SU-30, mas existem alguns exageros e alguns detalhes que não estão sendo levados em consideração.

A compra da Venezuela tem a marca das decisões e declarações do Sr. Hugo Chaves. É uma compra mais impressionante do que realmente importante e foi decidida, a princípio, porque os EUA lhes teriam negado a modernização dos F-16. Me parece mais uma atitude de desafio político e de demonstração de força do que uma aquisição que tenha se baseado em um estudo sério e completo.

Não duvido que a FAV possa operar os SU-30 com bastante eficiência mas, no meu entendimento, somente esses aviões não serão suficientes para que se possa creditar a FAV uma superioridade na AL ou mesmo dar-lhe a capacidade para entrar em conflito com vantagem sobre seus vizinhos maiores.

Sobre a FAV realmente pouco sei mas entendo que lhes falta a quantidade de diversos meios importantes de apoio como aviões para REVO, AEW&C, ELINT, transportes, C-SAR, que possuem um pequeno número de bases principalmente na Amazônia e que não contam com um sistema como o nosso SISDACTA. Não existem muitos relatos sobre treinamentos em conjunto com outras forças fora uma Cruzex, muito menos sobre a organização e execução de semelhantes exercícios, o que no meu entender é um ponto negativo e não ajuda para avaliação do seu profissionalismo.

Hoje não temos aviões que possam se comparar em capacidade com os SU-30 mas penso que na quantidade anunciada os mesmos não seriam suficientes para a FAV controlar de um TO como o da Amazônia. Também acho que não é uma tarefa simples a destruição de uma série de sensores espalhados em uma área tão grande, como no caso do SIVAM. Seria pouco provável que fossem anulados em um curto espaço de tempo.

Além disso, o controle do espaço aéreo precisa ser acompanhado de uma ocupação terrestre, ainda mais em uma área onde o bombardeio pouco ou nada pode fazer para destruir as vias navegáveis, onde a infra-estrutura industrial e energética não é signicativa e onde não existem tantos objetivos para ataques aéreos. Não sei se o Exército Venezuelano teria capacidade para tal ocupação.
Também não duvido que mesmo em inferioridade a FAB dificilmente seria anulada e faria sim algum estrago.

Concordo que ficaríamos em desvantagem com os meios que temos hoje mas a FAB estuda a compra de novos caças há anos e, embora muitos não acreditem, já foi dito inúmeras vezes que a compra dos Mirage 2000 não significou a conclusão do programa FX.
É natural que nos falte paciência mas nós não podemos fazer como o Chaves e pedir os melhores caças para quem quiser nos vender. Vocês sabem que não pode ser assim. Além nos faltar os petrodólares existem muito mais fatores em jogo que vão desde a vontade política ao interesse de contrapartidas e conhecimento dos sistemas. Será que é tudo mentira e que ninguém está trabalhando de verdade para isso? Eu tento ser crédulo e otimista.

Bem ou mal os programas da FAB estão se concretizando e outros estão sendo anunciados, como a compra de novos mísseis AA.

A Venezuela ainda não está operando o SU-30 e vai levar ainda alguns anos para que eles possam pensar em utiliza-los para fazer alguma besteira conosco ou com quem quer que seja. Também não creio que continuaremos apenas com os F-5 e Mirage 2000.

Assim espero :wink:

Abraços




Editado pela última vez por AlbertoRJ em Dom Jul 30, 2006 2:42 am, em um total de 8 vezes.
Alberto -
Avatar do usuário
Kira
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 199
Registrado em: Dom Mar 26, 2006 7:07 pm

#62 Mensagem por Kira » Dom Jul 30, 2006 1:16 am

Se depender desse povinho desgraçado, o M2000 continuará até 2050 :roll:




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

#63 Mensagem por Luís Henrique » Dom Jul 30, 2006 1:18 am

Primero, es oficial que TODOS los mirage serán dados de baja por F-16...
Segundo, Venezuela tiene F-16, Mirage 50 y F-5A...súmale los Su-30...
Tercero, 10 F-16 chilenos son nuevos, y todos los Su-30 venezolanos son usados...
Cuarto, si el Su-30 es versión “MK” o anterior, no cabe duda cual es superior...
Quinto, las FFAA son mucho más que solo una plataforma....


1) F-16 e F-5 então.
2) Mas os planos anunciados é uma aquisição que pode chegar a 150 Su-30, acho que substituiriam todas as plataformas atuais.
3) Os Su-30 serão todos usados??? certeza? Coloque a fonte que eu ainda não vi.
4) Óbvio. Os Su-30 são melhores. :lol:
5) Claro, por isto Venezuela esta comprando radares tridimensionais e muchas otras cositas.




Piffer
Sênior
Sênior
Mensagens: 1930
Registrado em: Qui Fev 16, 2006 11:07 pm
Agradeceram: 1 vez

#64 Mensagem por Piffer » Dom Jul 30, 2006 9:19 am

Kira escreveu:esse povinho desgraçado


Você faz parte dele. O que está fazendo para melhorar?




Carpe noctem!
Marcius
Júnior
Júnior
Mensagens: 122
Registrado em: Dom Jan 08, 2006 11:10 am
Localização: Piracicaba - SP

#65 Mensagem por Marcius » Dom Jul 30, 2006 10:13 am

Quem sabe agora o Chavez nao doa os F-16 para a Bolivia




Marcius
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#66 Mensagem por talharim » Dom Jul 30, 2006 10:55 am

O que acontece é que o EB e a MB vão ter que se adequar a essa nova ameaça na América do Sul.Talvez sejam obrigados até a comprar armamento anti-aéreo as pressas..............Tudo isso porque temos uma Força Aérea inexistente :?




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Avatar do usuário
artenobre
Sênior
Sênior
Mensagens: 800
Registrado em: Sex Out 28, 2005 1:52 pm
Agradeceram: 7 vezes

#67 Mensagem por artenobre » Dom Jul 30, 2006 11:20 am

só barulho, a anos atrás quando a Venezuela comprou os F16 ninguem falou que eles eram potencia ou iam nos atacar, agora ficam supervalorizando compras normais de armamentos, o grande problema é que paramos no tempo e nao investimos mais em nossas FA, senão nada isto seria ameaça.




Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#68 Mensagem por Sniper » Dom Jul 30, 2006 11:22 am

Tercero, 10 F-16 chilenos son nuevos, y todos los Su-30 venezolanos son usados...


Ai, ai, ai,.... :lol:

Fuentes ?




Imagem
Avatar do usuário
LEO
Sênior
Sênior
Mensagens: 3469
Registrado em: Sáb Fev 22, 2003 6:07 pm
Localização: Campinas/SP
Contato:

#69 Mensagem por LEO » Dom Jul 30, 2006 12:11 pm

Piffer escreveu:
Kira escreveu:esse povinho desgraçado


Você faz parte dele. O que está fazendo para melhorar?



Perfeito, Piffer.




"Veni, vidi, vinci" - Júlio Cesar

http://www.jornalopcao.com.br/index.asp ... djornal=43

Every time you feed a troll, God kills a kitten. Please, think of the kittens
Avatar do usuário
Degan
Sênior
Sênior
Mensagens: 4995
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 7:02 pm
Localização: Buin, Chile

#70 Mensagem por Degan » Dom Jul 30, 2006 12:18 pm

2) Mas os planos anunciados é uma aquisição que pode chegar a 150 Su-30, acho que substituiriam todas as plataformas atuais.


No amigo, lo oficialmente dicho es que reemplazarán a los F-16...y adivina cuantos F-16 tiene la FAV... :wink:

3) Os Su-30 serão todos usados??? certeza? Coloque a fonte que eu ainda não vi.


Los aviones nuevos demoran AÑOS en ser entregados.... :idea:

4) Óbvio. Os Su-30 são melhores.


Sería interesante que desarrollaras la idea de por qué los Su-30MK2 son “mejores” que los F-16 MLU y /o Block 50 Plus.

5) Claro, por isto Venezuela esta comprando radares tridimensionais e muchas otras cositas.


Y cual es la tremenda novedad de eso....??.
Te presento unos radares 3D:

Imagem
http://www.linktronic.com/ing3/asri2000.htm

Radar de muy largo alcance:

Imagem
http://www.linktronic.com/ing3/asri300.htm

Ai, ai, ai,....

Fuentes ?


FUENTE: Raciocinio...¿la conoces? :lol:

Saludos cordiales,




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#71 Mensagem por Sniper » Dom Jul 30, 2006 1:17 pm

FUENTE: Raciocinio...¿la conoces?


Ha bom... vou raciocinar algumas coisas e escrevê-las por aí... :lol: :evil:

Isso pra mim tem outro nome: Invenção ! :lol: :D

Francamente... :evil:

Abraços!




Imagem
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#72 Mensagem por talharim » Dom Jul 30, 2006 1:30 pm

Futuro próximo :

TU-95 escoltado por 2 SU-30MKI da FAV invadindo espaço aéreo Brasileiro para Bombardear a CSN e USIMINAS.

Imagem




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Avatar do usuário
Kira
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 199
Registrado em: Dom Mar 26, 2006 7:07 pm

#73 Mensagem por Kira » Dom Jul 30, 2006 1:43 pm

Piffer escreveu:
Kira escreveu:esse povinho desgraçado


Você faz parte dele. O que está fazendo para melhorar?


Hmmm.... já tentei organizar manifestações diversas vezes. Mas vê se alguém quiz participar. :roll:

Povinho desgraçado, eu sou exceção.




Avatar do usuário
Degan
Sênior
Sênior
Mensagens: 4995
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 7:02 pm
Localização: Buin, Chile

#74 Mensagem por Degan » Dom Jul 30, 2006 1:45 pm

Isso pra mim tem outro nome: Invenção !

Francamente...


Puedes pensar lo que quieras..... :roll:

Incluso ser tan “inocente” como para pensar que la Knaapo entregará en menos de dos años 24 aviones Su-32MK2 NUEVOS...
:lol: :lol: :lol:




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#75 Mensagem por Sniper » Dom Jul 30, 2006 1:48 pm

Degan escreveu:
Isso pra mim tem outro nome: Invenção !

Francamente...


Puedes pensar lo que quieras..... :roll:

Incluso ser tan “inocente” como para pensar que la Knaapo entregará en menos de dos años 24 aviones Su-32MK2 NUEVOS...
:lol: :lol: :lol:


Por dinheiro amigo, os Russos conseguem fazer coisas que até Deus duvida... :lol: :D


Além do mais, creio que esse prazo com certeza deve ser mais longo.


Abraços!




Imagem
Responder