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Enviado: Qua Mai 24, 2006 10:30 am
por luis F. Silva
citação:

Podiamos substituir as Peças de 76mm por as de 100mm das JBelo???

Assim ficavamos com as 5 Fragatas com peça de 100 a Vante


Afinal o Miguel também gosta de sucata!...

LOL

Enviado: Qua Mai 24, 2006 10:31 am
por P44
(22.000 kg, contra os 8.500 kg das de 76mm)


Não é por nada, mas uma diferença de peso assim deveria ter implicação na navegabilidade das KD :wink:

Não sei se seria viável.

Enviado: Qua Mai 24, 2006 10:33 am
por Rui Elias Maltez
Mas as peças de 100 mm das João Belo não são iguais às que estão nas Vasco da Gama?

Enviado: Qua Mai 24, 2006 10:47 am
por P44
Rui Elias Maltez escreveu:Mas as peças de 100 mm das João Belo não são iguais às que estão nas Vasco da Gama?


Ai!

E ospois?

O que eu quero dizer é que as KD têm uma peça de 76mm

Agora com uma diferença de peso daquelas, PODE-SE montar uma peça de 100mm na proa de uma KD?

Isso não terá implicação na flutuabilidade, estabilidade e navegabilidade do Navio?

Não são própriamente 2 ou 3 kilitos, é mais do dobro do peso...

Enviado: Qua Mai 24, 2006 11:01 am
por manuel.liste
Esas piezas de 100 mm. son muy antiguas, la Oto Melara es mucho mejor.

Enviado: Qua Mai 24, 2006 11:33 am
por P44
manuel.liste escreveu:Esas piezas de 100 mm. son muy antiguas, la Oto Melara es mucho mejor.


Eu também acho que sim.

Mas esta malta tem uma "fixação" por "grandes peças de vante" :mrgreen:

Ainda vão pedir aos EUA para vender as peças do Iowa... :lol:

Enviado: Qua Mai 24, 2006 11:39 am
por pt
Teoricamente é possível trocar a peça de 76mm por uma de 100mm.

Mas atenção:

As peças de 100mm dos navios portugueses são de facto todas diferentes.
As João Belo têm um tipo:
http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/CAN.aspx?NN=4
E as Vasco da Gama, outro.
http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/CAN.aspx?NN=5

Os canhões das Vasco da Gama, tanto quanto sei não foram novos, mas sim, retirados de outros navios, no que é uma prática muito comum em todas as marinhas do mundo.
Navios como as Vasco da Gama, as Lafayete francesas e as Bazan espanholas, recorreram a esse expediente.

Os canhões (os sistemas completos e não os canos) são normalmente equipamentos muito bem preservados e podem ser modernizados.

As Vasco da Gama têm O Creusot-Loire Mod.1968 CADAM, que é praticamente todo automatizado, embora possa em caso de necessidade ser operado localmente.

As peças das João Belo são mais antigas, mas também podem ser modernizadas e trazidas a um standard mais recente.

O problema com os Creusot-Loire 100mm não é a sua qualidade, que é reconhecida (se há coisa que não se pode criticar aos Franceses é a qualidade da sua artilharia terrestre e naval).

O problema, á que se está a tornar standard o uso do calibre 5" para os navios mais pesados e o calibre 3" para os navios mais ligeiros, deixando o 100mm no meio. A própria marinha francesa parece ter seguido essa regra ao deixar o 100mm, para o substituir pelo 76mm nas suas futuras fragatas,

Além disso, o canhão de 76mm Mk.100, das Karel Doorman é um canhão com características superiores ao standard Mk.75 que equipa as fragatas Perry, por exemplo.

http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/CAN.aspx?NN=48

= = =

Seriam custos sem grande sentido, e era amandar dinheiro fora, andar em danças de substituição de armamento.

Os 100mm CADAM e 76mm Mk.100. são equipamentos da mesma geração, embora com calibres diferentes.

Mas como já disse anteriormente nada é impossível. Creio que antes ainda será necessário ver o que vem depois desta notícia.

Ainda ninguém se lembrou de pergutar, de que é que a marinha abre mão para ter fragatas novas.

Cumprimentos

Enviado: Qua Mai 24, 2006 12:02 pm
por Rui Elias Maltez
Depois desta intervenção do PT, eu acho que de facto não valeria a pena estar a substituir as peças de 76 das KD pelas de 100mm retiradas às velhas João Belo.

Na verade acho que seria uma boa se pelo menos uma peça (o sistema completo) fosse colocado em exposição no Museu de Marinha, ao lado dos reparos duplos das Alm. Pereira da Silva.

___________


Mas acho que teoricamente poderiam as KD aguentar as peças de 100mm.

Porque se as Vasco da Gama têm estas características:


Deslocamento: 3200 t
Comprimento: 115.9 m
Boca máxima: 14,2 m
Calado: 6.2m


E se as KD têm estas:

Deslocamento: 3.320 t
Comprimento: 125,3m
Boca Máxima: 14,4 m
Calado: 4,3 m


Logo, as KD têm um deslocamento maior e maior comprimento, para a mesma largura.

O calado é que é menor, o que poderia significar uma menor estabilidade. :?

mas esta foto:

Imagem

Se comparada com esta:

Imagem

Transmite a ideia de que o espaço nas KD poderia ser preenchido por uma peça maior.

Enviado: Qua Mai 24, 2006 12:20 pm
por P44
Tá bem, Rui...mas para quê?

Quanto ao que a MP vai abrir mão????

Não sei.

Alguém tem ideias?

Os Subs?

Os NPOs?

Não estou a ver muito mais... :?

Enviado: Qua Mai 24, 2006 12:41 pm
por Charlie Golf
O pt adora ser enigmático mas não deixa de ter alguma razão. Bom, amanhã a LPM será aprovada em Conselho de Ministros; só quando passar para a Assembleia da República é que poderemos tomar noção do que foi mexido ou alterado.

Enviado: Qua Mai 24, 2006 12:46 pm
por Rui Elias Maltez
Para quê?

Por nada de especial.

Apenas porque muita gente nestes foruns vive obsecada com a uniformidade de cadeias logísticas, e assim nem seria preciso formar gente para operar peças de 76 mm.

Mas por mim as de 76 mm estão boas, se vierem realmente instaladas em 2 KD com a bandeira portuguesa hasteada :D

_____________


Luís:

Quanto ao que a Marinha terá que sacrificar, eu acho que os programas anunciados estão em marcha (embora lenta).

Telvez algum atraso na execução desses programas. :?

Enviado: Qua Mai 24, 2006 12:48 pm
por soultrain
Boas,

Já falam em troca de peças :roll: eu só quero com teto de abrir, GPS e ar-condicionado automático. 8-]


Tive a oportunidade de trocar umas curtas impressoes com alguem do meio, há uma semana e revelou-me algumas coisas que eu posso partilhar. As KD estao a ser analizadas e negociadas, mas ainda nao há certezas. É improvável que os Lynx venham, por uma questao que nao percebi (creio que eram 4 mas existe alguma incompatibilidade com os nossos, podem investigar as diferenças?). Foi estudada a venda dos subs. mas parece que está tudo em aguas de bacalhau, os contratos recentes anunciados pela imprensa nao passam disso mesmo, anuncios da imprensa.

Nao me parece que a MP esteja muito contente com os ENVC, uma das hipoteses para as limalhas é ter havido sabotagem!?

Hoje estava tudo em alvoroço, por isso nao consegui falar com ele, talvez para a semana, tenha mais pormenores.

Cump.

Enviado: Qua Mai 24, 2006 12:56 pm
por Rui Elias Maltez
Foi estudada a venda dos subs. mas parece que está tudo em aguas de bacalhau(...)


Soultrain:

Mas o que significa esse rumor?

Nós vendermos os submarinos?

Enviado: Qua Mai 24, 2006 1:00 pm
por Degan
INCONFORMISTAS...... :lol:


Saludos,

Enviado: Qua Mai 24, 2006 1:01 pm
por soultrain
Sim Rui, disse-me que foi estudada essa hipotese, mas que nao há decisao e nunca mais se falou disso. Nao sabe se vem ou nao!

Cump