Não. Porque no caso dos S-3 essa seria uma das prerrogativas para que as aeronaves fossem entregues "gratuitamente". Mas não vou afirmar isso. Por mim tudo bem, pode-se supor que os países recebedores estão livres para modernizá-los até com os russos se desejarem.
Interesante forma de “no afirmar nada”….
Amigo, la información es clara, los aviones no necesitan modernización alguna, y el soporte sería hecho por un consorcio de usuarios finales….(entre los que ojala este Chile ).
Caro Almirante de Esquadra, os S-3 são grátis mas se você desconhece os custos de criação de um novo esquadrão, custos que vão da formação de pilotos até gastos com a estrutura física das instalações do esquadrão, sugiro começar a pensar nisso.
Claro…y los costos de modernizar los A-4 y hacer todos los cambios de mantención, capacitación y soporte son gratis…..además, obteniendo un avión mucho mas limitado.
Então quer dizer que o A-12 só teria capacidade de ataque com S-3? Com A-4 modernizado não?
Pues ataque ASuW útil……NO.
En ataque convencional, el S-3B no necesita modernizaciones, ya posee capacidad de usar armamento inteligente y a mucho más alcance…con un lindo radar ISAR de largo alcance y FLIR....
Mas você se esquece que também temos Sea Kings, que aliás serão substituídos?
Pues esperemos a que sean sustituidos….¿qué vida útil restante les queda?.
Os Sea Kings não podem prover uma capacidade de ataque credível?
Creo haber leído en este foro que los SK con capacidad de usar AM-39 son muy pocos, uno o dos….
Então posso supor que os Cougar da Marinha Chilena também não são capazes, correto?
Incorrecto, pero no se comparan con la capacidad real de un S-3B.
Degan, me refiro a proteger do que é que for necessário, oras bolas!
Ha…entonces nada puede cumplir esa misión excepto unos F-18E….
O desempenho do Skyhawk certamente é limitado mas não se esqueça que foi durante muito tempo a aeronave utilizada pelos esquadrões Agressors norte-americanos para simular aeronaves leves e ágeis (como eram a maioria dos projetos soviéticos até a década de 70).
Si, para ejercicio disimiles….eso no convierte al A-4 en un caza.
El A-4 es un avión de ataque liviano de corto alcance, con electrónica moderna tiene espacio aún hoy…pero no se pueden pedir milagros.
Acredito que um Skyhawk modernizado a contento poderia até mesmo ser bastante comparável à um Sea Harrier FRS.2 / Harrier 2 Plus.
Lamento decirte que no. El Harrier tiene capacidad de usar Radares modernos no degradados (APG-65 o Sea Vixen), con lo que tienen completa capacidad BVR.
En ataque ASuW es tan limitado como el A-4.
"The Navy is considering a WSIP II modernization effort, which would involve "service-life extension program (SLEP)" to provide selective structural improvements to S-3 airframes, in hopes of keeping them in service until 2015 at earliest."
"Current critical airframe structures initiatives will allow the Viking to remain in service until 2015 if needed."
Amigo…..tienes toda la razón…..
Pero lo que te falta saber, es que ese programa SLEP ya se hizo, con cargo a los presupuestos de los años fiscales 1999, 2000 y 2001, donde se gastó MMUS$ 40,622 en 113 aviones:
http://www.dtic.mil/descriptivesum/Y200 ... 02207N.pdf
Para hacerse una idea de lo que se hizo, lean este informe:
http://www.jcaa.us/AA_Conference_2003/P ... on%205.pdf
Como você e o Alcantara podem notar, as estruturas do S-3B estarão para lá de deficientes quando fossem recebidas e um esforço para implantação de sua estrutura de operação no Brasil seria nada menos que de caráter bastante questionável dada seu pequeníssimo tempo de vida útil restante.
Espero que tú hallas entendido ahora que ese supuesto tuyo, está totalmente equivocado…..
E mesmo dentro desse plano de ação que você sugeriu, você não acha um tanto estranho que possuiriamos, lá por 2020, dois tipos de aeronaves diferentes mas com várias "características" em comum (projetos da década de 50/60, modernizados tardiamente e no fim de suas vidas úteis).
Amigo, con el S-3B en servicio en el A-12, el A-4 no se justifica…..
Te envío este link para que conozcas el TREMENDO potencial y capacidad actual del S-3B como avión de ataque:
http://www.globalsecurity.org/military/ ... strike.htm
Alcantara, me desculpe, mas acho que seria uma tremenda besteira a MB adquirir essas aeronaves em vez de satisfazer suas necessidades atuais e, no momento em que for necessário, adquirir uma aeronave multifuncional que possa substituir a contento os AF-1. Se ao menos o ambiente de Guerra Fria ainda vigorasse e a MB ainda fosse uma força ASW dai a história seria muito diferente...
Como en todas las cosas, cuando se ideo el proyecto A-12 y luego se invirtió, no existía ni la idea de ofertas de S-3B.
Aunque el proyecto A-12 (en mi opinión) es pésimo….con el S-3B tiene algún sentido.
Apesar de todas qualidades do S-3B, não vejo a sua não-aquisição como uma oportunidade jogada fora mas como um investimento que não pode e nem é necessário de ser feito no momento em função de tudo aquilo que já disse antes.
Sabes Slip….una cosa es no querer ver lo evidente y defender a como de lugar una postura algo “patriotera” y otra es no conocer todos los antecedentes…..
Si los USA son todos uno sinvergüenzas, que lo único que buscan es estafar a los pobres países LA….pues esta estafa me gusta.
Saludos cordiales,