FinkenHeinle escreveu:Meu Deus...
Vocês ainda não tomaram overdose de F-X?!
Meu Deus, parece que isso não foi discutido à exaustão durante longos três anos... Aliás, mais até...
Eu concordo. Acho que a moderação deveria proibir o assunto
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Marechal-do-ar escreveu:É facil cido,
O Brasil gastou alguns bilhões (3 bilhões de reais ou dolares? não lembro, alguem ai tem a informação?) para projetar o AMX, ficou uma aeronave de ataque razoavel, podia ser melhor, mas não foi, recebeu poucas encomendas da FAB e aivem uns caras falarem que os engenheiros são incompetentes, que o avião é caro, etc,
esses caras se esquecem que o Brasil nunca tinha projetado um jato antes e por isso ja começou gastando grana pesquisar esse detalhe, e mais um monte de coisas que o AMX precisava e o Brasil não tinha feito, para esses caras com a grana gasta o AMX devia ter no mínimo o nível do Rafale e ninguem leve em conta que o programa do Rafale ja consumiu mais de 30 bilhões de euros e isso de um país com muita experiência na área,
Como são esses caras que decidem o que sera feito e o que não sera feito a Embraer não fara um jato supersônico, o Brasil não vai gastar quase nada em pesquisas, continuara exportando soja e continuaremos pobres e subdesenvolvidos por toda a eternidade.
Bolovo escreveu:cido escreveu:Alguem pode me explicar por que a Embraer não pode projetar a porcaria de um caça de superioridade Aérea?
Por mais que pra muitos seja evidente, eu simplesmente não entendo, falta de competência técnica para o projeto acho que não seja...
Que motivos políticos econômicos estão envolvidos nisso??????
Dúvido que a FAB tenha grana para isso. Passaria os 2bi de dolares facil.
E para EMBRAER vale mais a pena fazer o Rafale ou Mirage 2000 sob licensa aqui no Brasil.
Carlos Mathias escreveu:Bem, se formos comparar aviões contemporâneos e isso seria mais correto, acho que a manutenção de um MIG-21 deva ser muito mais barata do que um M-III, sem entrar no mérito de qual é melhor e em quê. Os motores têm potência semelhante e penso que deva ser bem mais barato manter um vetusto MIG-21 que o M-III. A Índia modernizou os seus e os mantêm operacionais, inclusive tendo integrado armamento moderno, o que prova a viabilidade do avião como plataforma, ao contrário do M-III/IV/50 etc.
The Su-30MKI version was designed for India. The Su-30MK is equipped by the latest radars designed by Indian specialists and with the Akash air-to-air missile.
In order to improve the declining combat capability of the Air Force owing to fleet obsolescence, the Ministry contracted in November 1996 for supply of 40 SU-30 aircraft and associated equipment with its manufacturer at a total cost of US $1462 million
In 1991 China purchased an initial batch of 24 single-seat SU-27s for about $1 billion which were delivered in late 1992 and based at Wuhu Air Base, 250 kilometers west of Shanghai. In May 1995 China purchased a second batch of 24 SU-27 aircraft through Russia's main state-run arms exporting company Rosvooruzheniye. These were delivered in April 1996 and based at Suixi Air Base in Southern China. The 48 Su-27-type aircraft include 36 one-seat Su-27SK manufactured in Komsomolsk-on-Amur and 12 two-seat Su-27UB manufactured in Irkutsk, worth a total of 1.7 billion dollars.
In June 1999 Russia agreed to sell 72 of these front-line Sukhoi-30 jet fighter-bombers to China. The aircraft building enterprise in Komsomolsk-on-Amur (KnAAPO) is likely to become the main supplier of a large lot of Su-30MKK fighter jets to China. The cost of one Su-30MKK fighter jet is estimated at $35 million - $37 million. At the same time, negotiations began for Moscow to grant a licence for the production of another 250 Sukhoi-30 fighters.
In July 2002 it was reported that China would buy around 30 Su-30MK2 naval fighters, on top of the 80 Su-30MKKs it bought in 1999 and 2001. The deal was estimated it to be worth at least $1.2 billion. The Su-30MK2, a modified version of the Su-30MKK, is a naval striker equipped with X-31A anti-ship missiles. Komsomolsk-on-Amur Aviation Production Association is the maker of the plane.
talharim escreveu:A TAB não vai comprar caças novos nunca mais e ponto final.
Aliás esta foi a última vez que ela comprou caças. (vômitos franceses no maior escândalo depois do SIVAM).
Atualmente a TAB está muito satisfeita com a sua fazenda e não pretende mudar de ramo tão cedo.
morcego escreveu:talharim escreveu:A TAB não vai comprar caças novos nunca mais e ponto final.
Aliás esta foi a última vez que ela comprou caças. (vômitos franceses no maior escândalo depois do SIVAM).
Atualmente a TAB está muito satisfeita com a sua fazenda e não pretende mudar de ramo tão cedo.
TAB é Topeiras Aéreas Brasileiras ????
Carlos Mathias escreveu:Faz o seguinte então, aplica aí a extratosférica inflação do período(da economia americana) e veremos qual seria o valor aproximado, tá bom? Será que neste período chegaria a 10%? Não acredito. Mas ainda assim apliquemos 105 e teremos uns 45 mi. Mas, sendo coerente com os argumentos que dizem que os EF e Rafale ficarão mais baratos à medida que são produzidos, temos também que dar um desconto no preço pela economia de escala, daí vamos botar conservadores 10%, teremos então os mesmos 40 mi de anos atráz. Baratim, baratim...
Veja que em um período semelhante os preços do EF e Rafale cairam quase pela metade(?????), então se formos aplicar mais corretamente e teoria do preço cair conforme passam os anos, deveríamos cortar pelo menos em 30% o preço de um Flanker tipo SU-30MK BR(este BR por minha conta ).