Eleições 2006 - em quem vc votaria

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

em quem voce votaria em 2006

Lula
16
34%
Serra
6
13%
Geraldo Alkimim
18
38%
Aécio Neves
4
9%
Garotinho
0
Não há votos registrados
FHC
3
6%
 
Total de votos: 47

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#61 Mensagem por Einsamkeit » Seg Ago 15, 2005 2:16 pm

Ai nao tem mais a Arena ( :twisted: )???

O Bom do alckmin que como bom oligarca quer seus lucros e se a economia nao anda ele nao lucra, entao... o garotinho nem se fala evangelico fanatico eu votaria no Diego Mainardi para presidente, hehehe o Lula e sua imensa burrice, e convenhamos, alguem que se torna invalido por perder um dedo é um vagabundo e aproveitador.
O Lula só soube agitar, nova esperança, a Heloisa Helena é muito "agitadora" para mim ela nao transmite confiança. ela aparece sempre mau arrumada com aquela cara de agitadora de assembleia de sindicato.

Gostaria que o Bolsanaro fosse candidato, mais imagina se ele cogita isso, imagina o que a midia nao iria falar?




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Avatar do usuário
YOHAM
Sênior
Sênior
Mensagens: 890
Registrado em: Dom Mai 04, 2003 9:42 pm
Localização: Araçatuba - SP
Agradeceram: 4 vezes
Contato:

#62 Mensagem por YOHAM » Sex Ago 19, 2005 5:20 pm

vou votar no Alckmin, ele tem cara de homem serio


GERALDO ALCKMIN - POLÍTICO DO VALE DO PARAÍBA , QUE ESTÁ FAZENDO UM SATISFATÓRIO MANDATO EM SP


não teria problemas em votar no Aécio Neves ou no Geraldo Alckmin


Eu votaria no governador de São Paulo ou no de Minas


3 nomes me agradam, FHC, Serra e Alckmin, mas fico com o Alckmin


O que a desinformação faz...acredito que muitos aqui não sabem como o Estado de São Paulo vem sendo governado há mais de 10 anos por esse partido (PSDB) que quase afundou o país no início desta década. Enquanto vemos essa novela de três CPIs criadas para investigar a mesma coisa e não chegando a nada, apenas falácias para perpetuar o aparecimento na mídia, esse Alckimim já teve mais de 40 pedidos de CPIs solicitados por parlamentares para investigar diversas irregularidades, e enterrados lá mesmo na Assembléia Estadual pela sua tropa de choque. Os indícios de irregularidades, as vezes, são tão gritantes que deixariam esse tal de mensalão comendo pueira. A única competência desse governador, até agora, é saber como ser corrupto e comprar deputados para esconder toda a sujeira que seu partido vem fazendo há mais de uma década em São Paulo.




As fronteiras nos divide. A classe nos une.
Avatar do usuário
Mateus Dias
Avançado
Avançado
Mensagens: 418
Registrado em: Seg Mar 01, 2004 11:56 am
Contato:

#63 Mensagem por Mateus Dias » Sex Ago 19, 2005 5:28 pm

YOHAM escreveu:
vou votar no Alckmin, ele tem cara de homem serio


GERALDO ALCKMIN - POLÍTICO DO VALE DO PARAÍBA , QUE ESTÁ FAZENDO UM SATISFATÓRIO MANDATO EM SP


não teria problemas em votar no Aécio Neves ou no Geraldo Alckmin


Eu votaria no governador de São Paulo ou no de Minas


3 nomes me agradam, FHC, Serra e Alckmin, mas fico com o Alckmin


O que a desinformação faz...acredito que muitos aqui não sabem como o Estado de São Paulo vem sendo governado há mais de 10 anos por esse partido (PSDB) que quase afundou o país no início desta década. Enquanto vemos essa novela de três CPIs criadas para investigar a mesma coisa e não chegando a nada, apenas falácias para perpetuar o aparecimento na mídia, esse Alckimim já teve mais de 40 pedidos de CPIs solicitados por parlamentares para investigar diversas irregularidades, e enterrados lá mesmo na Assembléia Estadual pela sua tropa de choque. Os indícios de irregularidades, as vezes, são tão gritantes que deixariam esse tal de mensalão comendo pueira. A única competência desse governador, até agora, é saber como ser corrupto e comprar deputados para esconder toda a sujeira que seu partido vem fazendo há mais de uma década em São Paulo.




Acusações saindo a cada dia e cada vez mais com fortes indicios de ser verdade ( Genoino, Marcos Valério, Delúbio, José Dirceu etc etc etc) são falácias.... Acusações q nunca sairam de boato na Assembleia Legislativa são verdadeiras....

Imparcialidade não é seu forte professor




Mateus Dias
BRASIL ACIMA DE TUDO !!!
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#64 Mensagem por FinkenHeinle » Sex Ago 19, 2005 5:37 pm

YOHAM escreveu:O que a desinformação faz...acredito que muitos aqui não sabem como o Estado de São Paulo vem sendo governado há mais de 10 anos por esse partido (PSDB) que quase afundou o país no início desta década. Enquanto vemos essa novela de três CPIs criadas para investigar a mesma coisa e não chegando a nada, apenas falácias para perpetuar o aparecimento na mídia, esse Alckimim já teve mais de 40 pedidos de CPIs solicitados por parlamentares para investigar diversas irregularidades, e enterrados lá mesmo na Assembléia Estadual pela sua tropa de choque. Os indícios de irregularidades, as vezes, são tão gritantes que deixariam esse tal de mensalão comendo pueira. A única competência desse governador, até agora, é saber como ser corrupto e comprar deputados para esconder toda a sujeira que seu partido vem fazendo há mais de uma década em São Paulo.

Antes de mais nada, faço algumas considerações.


É muito fácil, e o PT e boa parte da esquerda realmente adora fazer isso, chamar quem não vota neles de "desinormado", de "alienado", de "aliado das elites", "burguês", de "reacionário", de "entreguista", e toda a sorte de chavões esqeurdistas, apenas com o inuito de desmerecer a posição do cidadão agredido.

Ainda assim, o Yoham vem e deliberadamente acusa alguém de irregularidades, chamando os indícios do mesmo de "gritantes". Ora, se fossem tão gritantes assim, eles já estariam sendo investigado em instâncias judiciais, pelo Ministério Público, entre outros. Não é necessário que se faça um CPI, muito embora a investigação judicial não dá também a certeza da punião.

Entretanto, afirmar que qualquer possível esquema de corrupção no Gov. Paulista "deixariam esse tal de mensalão comendo pueira", é para mim uma grande falácia! Veja bem, se no caso Paulista há apenas "indícios gritantes", no caso do Mensalão/Correios/Bingos, o que existe é a CERTEZA, o que é muito diferente, e também é diferente a MAGNITUDE do Esquema do Mensalão, que é de longe, mas de muito longe, o MAIOR ESQUEMA DE CORRUPÇÃO DE TODA A HISTÓRIA NACIONAL!!!

De fato, não estou aqui para defender o Alckmin, mas tenho certeza de uma coisa, se o seu Gov. fosse tão ruim, ele não estaria sendo cogitado como postulante à Eleição Presidencial de 2006! Aliás, salvo engano meu, o Lula agora perde para três candidatos do PSDB: Serra, FHC e Alckmin!

E, por favor, não me venha com todo aquele papo furado de "Golpe Branco", "conspiração das elites", até porque existem pessoas do próprio PT, que de fato são moderadas e ponderadas, que refutam esse tipo de pensamento golpista e "conspiracionista", que é usado pela Esquerda sempre que essa se vê em apuros ´pelas suas próprias incomPeTências!

YOHAM escreveu:Antes dele só a Heloisa Helena do P-SOL. Se não sobrar nenhum desses, fico com o Lula mesmo. Merda por merda, pelo menos não voto em quem poderia levar o país para o buraco.

O que a desinformação não faz... :roll: :wink: :lol: 8-] :P :) :D

O que vale para você, vale também para mim!




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
YOHAM
Sênior
Sênior
Mensagens: 890
Registrado em: Dom Mai 04, 2003 9:42 pm
Localização: Araçatuba - SP
Agradeceram: 4 vezes
Contato:

uwe

#65 Mensagem por YOHAM » Sex Ago 19, 2005 11:31 pm

Alguém aqui deve estar achando que estou a defender este governo. Não estou. Se acham isso é um problema sexual de vcs. Mas não sou cego nem idiota para deixar de perceber que a roubalheira foi 100 vezes maior no governo anterior. Três CPIs para investigar a mesma coisa, e que só a do escândalo da reeleição do governo do PSDB de Cardoso, já poria no chinelo essas três CPIs. E olha que não estou falando aqui dos esquemas de corrupção das privatizações da EMBRATEL, TELEBRAS, da licitação do SIVAM e nem do escândalo da Pasta Rosa. Convenhamos, roubar e esconder não é para qualquer um. Tem de ter competência. E nesse caso o PSDB tá dando aula para o Maluf. Aqui em São Paulo o PSDB, através de seu governador Geraldo, conseguiu impedir de instalar 58 CPIs. Não foram três. Deixe-me repetir CINQUENTA E OITO (http://www.cutsp.org.br/temporarios/cpis_alckmin.xls). Tenho certeza que mesmo assim, a cegueira ideológica impedirá de enxergar a gravidade deste caso(para alguns). A opção de querer ver situações semelhantes, mas de forma isenta e coerente, não é para qualquer um mesmo. Mas me reservo o direito de dispensar análises carregadas de preconceito ao meu post, pois elas são incoerentes. Já manifestei neste fórum e repeti mais de uma vez que tem de ser apurado todo e qualquer caso de irregularidade. Penalisar não só os peixinhos (deputados) que foram comprados, membros deste governo federal e integrantes de alguns partidos, mas quem corrompeu; os empresários que até agora não apareceram. São os mesmos que corrompiam o governo de Cardoso do PSDB. Por incompetência deste governo, graças a Deus!, está sendo possível fazer com que o Ministério Público e a Polícia Federal façam seu trabalho, sem espetáculo circense. Espetáculo que só serve para divertir os acéfalos de plantão. Punir, punir sem distinção. Seja militante de esquerda ou um burguês alienado desta direita retrógrada que não deixa esse país crescer. Que puna o Presidente da República ou o grande empresário da indústria do cimento, de alumínio, do sistema financeiro ou dos meios de comunicação. Não tem de haver diferença. São esses elementos que influenciam, infelizmente, o destino desta nação e que, concumitantemente, enganam os donos da verdade cínica, que não tem dois lados. Apenas, convenientemente, um. A dos hipócritas de plantão.

Imagem




As fronteiras nos divide. A classe nos une.
Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

#66 Mensagem por Plinio Jr » Sáb Ago 20, 2005 12:43 am

Tem de ter competência. E nesse caso o PSDB tá dando aula para o Maluf. Aqui em São Paulo o PSDB, através de seu governador Geraldo, conseguiu impedir de instalar 58 CPIs. Não foram três. Deixe-me repetir

Talvez vc nos possa mostrar estas irregularidades YOHAM, algo que seus companheiros de camara dos deputados e aliados entre outras entidades não conseguiram provar. Talvez vc tbm possa explicar os atos criminosos da ex-prefeita Martaxa Suplicy no ano passado durante as eleições municipais, literalmente destruindo orçamentos da prefeitura de SP para este ano

É muito fácil, e o PT e boa parte da esquerda realmente adora fazer isso, chamar quem não vota neles de "desinormado", de "alienado", de "aliado das elites", "burguês", de "reacionário", de "entreguista", e toda a sorte de chavões esqeurdistas, apenas com o inuito de desmerecer a posição do cidadão agredido.

É normal eles usarem estes jargões Finken, pena que não condizem com a realidade, uma vez que os maiores beneficiados por este atual (e corrupto) governo foram os banqueiros, cujos bancos vem batendo recordes seguidos de lucratividade, será que os banqueiros tornaram-se companheiros de militancia ??

Vale lembrar tbm o valorozo ato de nosso atual presidente, após eleito e mesmo antes de assumir, ir lamber as botas de George W.Bush como primeiro ato de presidente eleito, alguem que ele fortemente criticou durante sua propaganda eleitoral.

Vale lembrar tbm do churrasquinho histórico reunindo PT, PCdo B entre outros com o pessoal do FMI para comemorar o cumprimento de metas estabelecidos pelo mesmo.

Interessante mesmo este papo de elites... :roll: :roll:




Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#67 Mensagem por Alcantara » Sáb Ago 20, 2005 6:35 am

YOHAM escreveu:A única competência desse governador, até agora, é saber como ser corrupto e comprar deputados para esconder toda a sujeira que seu partido vem fazendo há mais de uma década em São Paulo.


Quanta diferença para PT... [077]




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Malandro
Sênior
Sênior
Mensagens: 1809
Registrado em: Sex Set 19, 2003 1:23 pm

#68 Mensagem por Malandro » Sáb Ago 20, 2005 11:21 am

Cmdt :Tomy Frankys escreveu:
Malandro escreveu:
Cmdt :Tomy Frankys escreveu:Eu Votaria concerteza no Lula...pode até haver corrupção no Governo...mas acredito que é uma parte isolada...Agora ela ja sabe em quem pode confiar ...Por isso deve melhorar seus Ministerios se ganhar em 2006.
Mas PSDB :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: Nem pensar ...Estes Tucanos FDP..que ficam sempre em cima do muro e ainda Prostituem nosso Pais para os organismos Internacionias!!!

Garotinho!????uhauhaua Imaginem se um dia este cara chegar a Presidencia,,,vai ser um Absurdo....ai vamos ver oq é Corrupção :lol:

Por isso é LULA 2006


Olha um putista típico aí !Sempre querendo deturpar os fatos achando que todo mundo é retardado :roll:


P.S: Ah e antes de tomar pito de alguém deixe-me ressaltar que o indivíduo começou xingando os tucanos . Não que eu seja um mas prezo o trabalho feito por eles . Se não gosta td bem mas sem partir para baixaria típica de petista .




Amigo que trabalho ???? Dolar ah R$4.10?????Risco Pais ah 3000 Pontos????Bolsa a em queda 9000Pontos????


E verdade , na epoca que todo mundo achava que Mulla vencedor da ultima eleicao faria aquelas m. que a "isquerda" queria . Collor é ujm pivete de rua perto do grande ladrao qque mostou ser Mulla e sua trupe .Se é para detrpar fatos talvez vocês tenham mais sucesso fazendo discursos no centro da cidade para aqueles pobres humildes que ganham menos de um salario minimo que nao tiveram a oportunidade de ir a uma escola e adquirir cultura par se blindar contra canalhices como essa. O dia que resolvermos nossa grande desigualdade social definitivamente PT vira historia




Avatar do usuário
YOHAM
Sênior
Sênior
Mensagens: 890
Registrado em: Dom Mai 04, 2003 9:42 pm
Localização: Araçatuba - SP
Agradeceram: 4 vezes
Contato:

#69 Mensagem por YOHAM » Sáb Ago 20, 2005 12:07 pm

Talvez vc nos possa mostrar estas irregularidades YOHAM, algo que seus companheiros de camara dos deputados e aliados entre outras entidades não conseguiram provar

Se eles não conseguiram porque foram impedidos de investigar usando as ferramentas que uma CPI dispõe, imagine eu. Mas como estou entendendo de sua parte tamanha vontade de ENXERGAR algo coerente nas denúncias apresentadas, entre em contato com os parlamentares (http://www.al.sp.gov.br) que fizeram a denúncia e encontre a resposta que, comodamente, me solicitou. Lógicamente se tiver interesse. Coisa que acho difícil. Deveria era responder qual o medo deste governo do Geraldo do PSDB em estabelecer as CPIs. Eu sei, vc sabe, mas a incoerência na citações dos posts acima impedem de admitir.

"Presidente Lula é, PT também, esquerdistas isso, esquerdistas aquilo... Repararam que a verborragia não sai disso?! Já percebi que têm alguns elementos que preferem esse tipo de orgasmo; sentar o traseiro numa poltrona e assistir pela tv o circo que a oposição fisiológica de antes brinda para a massa. Aí dá para gozar legal. Agora, branquinho vir aqui admitir que quer a punição de todos, independente de quem seja, não vem. Tamanha incoerência só encontrada quando se fazem de cegos ao só enxergar corrupção no governo federal. Não sabem que a limitação de sua capacidade de entendimento, da realidade que lhes rodeia, os transporta a um núcleo reduzido de pessoas que não têm perspectivas de apresentar uma solução plausível para um problema que está sendo de todos e não só dos pseudos moralistas de plantão. Eu já apresentei. Tem de fuder com todos, independente da cor da bandeira, mas tem resolver um problema que a direita fisiológica não quer; chegar à raiz do problema, pois sempre foi e sempre será seu único meio de sobreviência; depender dos subornos dos proprietários dos meios de produção para manter a situação como está. Só precisam eliminar quem tomou o lugar deles para continuarem a roubar como faziam antes; com tamanha competência para esconder. Pois de incoerentes e de cegos esse mundo tá cheio e são eles que perpetuam essa tranqueiragem seja em Brasília, em São Paulo ou qualquer lugar deste país.




As fronteiras nos divide. A classe nos une.
Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

#70 Mensagem por Plinio Jr » Sáb Ago 20, 2005 12:33 pm

Se eles não conseguiram porque foram impedidos de investigar usando as ferramentas que uma CPI dispõe, imagine eu.

Muito simples, é porque não possuem o menor fundamento, não tem este papo de impedir, o mundo politico é um cardume de tubarões, quando um é ferido ou demais tratam de devorá-lo vivo, estas denuncias não possuem a menor procedencia a não ser atacar diretamente um possivel candidato a presidencia, uma manobra do PT para minimizar o atual momento que passa o partido e a imagem do futuro candidato a reeleição o presidente Lula.

"Presidente Lula é, PT também, esquerdistas isso, esquerdistas aquilo... Repararam que a verborragia não sai disso?! Já percebi que têm alguns elementos que preferem esse tipo de orgasmo;

O presidente Lula é um membro importante dentro PT, no mesmo nível das pessoas envolvidas, o fato de ser presidente da republica não muda isto, existem pessoas do atual governo que estão envolvidas neste esquema de corrupção, até o presente momento o PT tem sido muito feliz de conseguir separar o presidente do partido, mas quero ver quanto tempo este truque vai durar, com certeza o Sr. Luis Inácio , como um membro importante do partido tem ciencia de muitos destes eventos, diferente do que alega.

Vc ainda não me explicou a série de irregularidades cometidas pela ex-prefeita Marta Suplicy na sua administração na cidade de SP, além da pilha de processos que podem lhe custar a carreira politica..

Pois de incoerentes e de cegos esse mundo tá cheio e são eles que perpetuam essa tranqueiragem seja em Brasília, em São Paulo ou qualquer lugar deste país

Um belo discurso, vale lembrar que o pior cego, é aquele que faz questão de não enxergar...




Avatar do usuário
YOHAM
Sênior
Sênior
Mensagens: 890
Registrado em: Dom Mai 04, 2003 9:42 pm
Localização: Araçatuba - SP
Agradeceram: 4 vezes
Contato:

#71 Mensagem por YOHAM » Sáb Ago 20, 2005 12:51 pm

Tem de ter competência. E nesse caso o PSDB tá dando aula para o Maluf. Aqui em São Paulo o PSDB, através de seu governador Geraldo, conseguiu impedir de instalar 58 CPIs. Não foram três. Deixe me repetir foram 58 CPIs...

Talvez vc nos possa mostrar estas irregularidades YOHAM...


Se eles não conseguiram porque foram impedidos de investigar usando as ferramentas que uma CPI dispõe, imagine eu.

Muito simples, é porque não possuem o menor fundamento


Entendi. São moedas diferentes, né?! Quando uma CPI é aprovada é porque existe um culpa IMPLÍCITA, aí precisa investigar para poder provar. Para outra moeda; quando uma CPI não for aprovada já está EXPLÍCITO a natureza equivocada do mérito da iniciativa. Certo. Tô vendo como vc trata as coisas para saber se há seriedade no debate. Se for por esse caminho estou vendo que o debate aqui está sendo inócuo. Não perco meu tempo com isso.


Vc ainda não me explicou a série de irregularidades cometidas pela ex-prefeita Marta Suplicy...


É impressão minha ou alguém aqui está viajando? Vc me elejeu representante da ex prefeita para ficar respondendo as falácias do prefeito José Serra (PSDB) de São Paulo?! Deixe-me dizer uma coisa, apesar de não ter certeza de que vc irá entender; não moro na cidade de São Paulo e nem sou representante dos atos de quem foi prefeito lá. As respostas que procura, se quiser a verdade, vai ter de esperar o pronunciamento da Justiça, tamanho o jogo de interesses nas divulgações desses casos. Vide governo federal.

vale lembrar que o pior cego, é aquele que faz questão de não enxergar...


Concordo em número, gênero e grau.




As fronteiras nos divide. A classe nos une.
Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

#72 Mensagem por Plinio Jr » Dom Ago 21, 2005 9:26 pm

Entendi. São moedas diferentes, né?! Quando uma CPI é aprovada é porque existe um culpa IMPLÍCITA, aí precisa investigar para poder provar. Para outra moeda; quando uma CPI não for aprovada já está EXPLÍCITO a natureza equivocada do mérito da iniciativa. Certo. Tô vendo como vc trata as coisas para saber se há seriedade no debate. Se for por esse caminho estou vendo que o debate aqui está sendo inócuo. Não perco meu tempo com isso.

Vc sabe perfeitamente como funcionam as coisas YOHAM, acho interessante quando a nossa ¨esquerda¨, quando oposição adora ser a pedra na vidraça dos outros, mas quando governo, odeia fazer o papel de vidraça, sob jargão de golpe de elites....interessante mesmo..

É impressão minha ou alguém aqui está viajando? Vc me elejeu representante da ex prefeita para ficar respondendo as falácias do prefeito José Serra (PSDB) de São Paulo?! Deixe-me dizer uma coisa, apesar de não ter certeza de que vc irá entender; não moro na cidade de São Paulo e nem sou representante dos atos de quem foi prefeito lá. As respostas que procura, se quiser a verdade, vai ter de esperar o pronunciamento da Justiça, tamanho o jogo de interesses nas divulgações desses casos. Vide governo federal.

Não existe viagem alguma por aki, é somente uma pequena mostra de como as coisas tem funcionado aki pelo país sob a tutela do partido do atual presidente, são irregularidades e falcatruas em todos os níveis.

Moro em SP e as falácias do pref.José Serra, podem ser perfeitamente conferidas ao vivo, para um partido que se propos agir em pró das camadas mais pobres da sociedade e realiza uma administração que beneficiou bairros mais nobres, além de sobrecarregar ainda mais os cidadãos paulistanos com impostos.

Realmente estou aguardando o pronunciamento da Justiça, de preferencia, que boa parte desta gang tenha seus direitos políticos caçados, pois infelizmente para cadeia, estes bandidos não vão...




Avatar do usuário
YOHAM
Sênior
Sênior
Mensagens: 890
Registrado em: Dom Mai 04, 2003 9:42 pm
Localização: Araçatuba - SP
Agradeceram: 4 vezes
Contato:

#73 Mensagem por YOHAM » Seg Ago 22, 2005 7:44 am

Realmente estou aguardando o pronunciamento da Justiça, de preferencia, que boa parte desta gang tenha seus direitos políticos caçados, pois infelizmente para cadeia, estes bandidos não vão...


Legal Plínio, aguardo vc dia 26 lá na Paulista. Bandido que é bandido não tem bandeira não. Ou vai para a cadeia ou não concorra a eleição. (Gostou da rima?)

Imagem




As fronteiras nos divide. A classe nos une.
Avatar do usuário
YOHAM
Sênior
Sênior
Mensagens: 890
Registrado em: Dom Mai 04, 2003 9:42 pm
Localização: Araçatuba - SP
Agradeceram: 4 vezes
Contato:

#74 Mensagem por YOHAM » Seg Ago 22, 2005 8:21 am

A cegueira do poder

O empresário Oded Grajew conta como a corte petista no governo parou de dizer a verdade ao presidente para se manter no posto

Eliane Brum


Oded Grajew foi o primeiro empresário a se aproximar de Luiz Inácio Lula da Silva. Isso em 1984, quando Lula era ainda um ''sapo barbudo'' na garganta dos endinheirados. Grajew passou então a apresentar dirigentes petistas a uma parcela do empresariado dedicada a preocupações como ''responsabilidade social''. Naquele tempo, Lula ainda estava muito longe de se tornar um fator de estabilidade para mercados e rentistas locais ou estrangeiros.

Grajew foi também o primeiro amigo íntimo de Lula a deixar o governo, em novembro de 2003. Assessor especial da Presidência, ele buscava a participação da iniciativa privada no Fome Zero, então a principal bandeira do governo na área social. O empresário saiu, mas manteve o apoio.

Hoje Grajew relembra as primeiras discussões sobre se o PT devia ou não aceitar dinheiro de empresários para o financiamento das campanhas. Ele era contra, assim como Lula, que dizia: ''Olha, pessoal, depois que surgiram essas igrejas, não me venham dizer que não é possível arrecadar dinheiro nas camadas mais populares''. Referia-se ao surgimento das neopentecostais, nos anos 80. Outros tempos.

''Triste, perplexo e com raiva'' diante das evidências de corrupção no PT e no governo que ajudou a eleger, Grajew recebeu ÉPOCA no início de agosto, na sala da presidência do Instituto Ethos, em São Paulo. Na entrevista, revelou lembranças da corte petista em Brasília e suas impressões sobre Lula e o poder




ImagemODED GRAJEW


Dados pessoais
Nascido em Israel, casado, 61 anos


Formação
Engenheiro eletricista pela USP, com pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas

Carreira
Criou a Grow Jogos e Brinquedos (1972), participou da fundação do PNBE (1989) e da Fundação Abrinq (1990), é o atual presidente do Instituto Ethos

Fotos: Maurilo Clareto/ÉPOCA


ÉPOCA - Doutor Oded...
Oded Grajew - Não me chame de doutor. Doutor é coisa de Brasília. Doutor Delúbio, doutor Marcos Valério... Impressionante essa coisa de doutor em Brasília. Essa falsidade, esse mundo de aparências, de mesuras. Hoje eu vejo que realmente não foi legal a capital mudar do Rio de Janeiro para lá. Ficar longe de tudo, do povo. Isso tem influência no que aconteceu com o país. Gira tanta coisa em torno do poder, tantos interesses, que uma pessoa mais vulnerável - ideologicamente, psicologicamente e até financeiramente - dança.

ÉPOCA - Ao que o senhor assistiu no Planalto que o impressionou tanto?
Grajew - Às mudanças nas relações que começaram a se estabelecer, mesmo nas conversas mais íntimas. Velhos amigos, companheiros que antes tratavam Lula por você e passaram a chamá-lo de presidente - e de se chamar por ministro. Aí passaram a não falar mais as coisas, a ter medo de fazer críticas, a se transformar diante do Lula. O que mais me chocou foi essa corte que se constituiu, onde as coisas não são faladas. Um dirigente, em qualquer lugar, mesmo numa empresa, se não tem canal de comunicação, fica sem feedback, sem crítica.

ÉPOCA - Foi assim desde o começo?
Grajew - Desde o começo. Havia pouco espaço para intimidade, para uma conversa mais franca, conselho, crítica. É um jogo de vaidades. Eu vi lá briga de sala, briga de tudo quanto é jeito, virou o poder pelo poder. Em Brasília, aonde você vai é bajulado. A pessoa menos preparada começa a acreditar que é o máximo, que é bonita, que é inteligente. E que não tem limites. Foi uma enorme mudança de clima. Começaram a gostar de roupa bonita. Os carros, as gravatas, os jatinhos. É despreparo - despreparo para o poder.

ÉPOCA - O senhor recebeu alguma proposta indecente, de oferta de prostitutas a outras coisas?
Grajew - Não, mas eu sentia que tinha a porta aberta. Se eu pedisse qualquer coisa, poderia ter. Dava para sentir que havia um clima de oferecimento. Assim como você sabe quando uma mulher está se oferecendo. Nunca chega direto, mas dá sinais. A corrupção nunca começa com uma coisa grande. Os corruptores vão tateando. Quando o cara aceita isso, então eles oferecem aquilo.



''Em Brasília, aonde você vai é bajulado. A pessoa menos preparada começa a acreditar que é o máximo, que é bonita, que é inteligente. Isso é despreparo para o poder''
ÉPOCA - O Lula ficou isolado?
Grajew - Totalmente. Outra coisa que me chocou muito, e ao Lula também, é a quantidade de gente pedindo emprego. O Lula dizia: ''Nós não ganhamos a eleição para isso. As pessoas não entenderam''. Aí você pensava que o cara era companheiro, mas ele queria era emprego. Foi uma pressão tremenda. E, como o Lula exige resultados e havia esse distanciamento, começou a existir certo medo. Medo de perder o emprego, em todos os níveis, até de ministros. Se eu chego à empresa e digo que neste mês temos de fazer uma coisa custe o que custar, o cara pensa que, se não fizer, vai perder o emprego. Ele vai ter medo e vai fazer de qualquer maneira. Emprego, nesse caso, significa poder, carreira política. Não só no governo, mas no partido isso também mudou. O que antes era ideal, militância, virou meio de vida, emprego. Isso significa que até o grau de liberdade, a coragem de correr riscos, diminui muito quando você depende disso para viver. Até o Lula percebeu que as pessoas não estavam mais vendo aquilo como um projeto político para mudar o país, mas como um projeto de carreira profissional. Por isso hoje se vê tanta gente defendendo o indefensável. Estão defendendo seu emprego.

ÉPOCA - O que o senhor está dizendo é que as pessoas que precisavam dizer a verdade para o presidente pararam de dizer a verdade...
Grajew - Pararam, pararam.

ÉPOCA - Mas o Lula não se deu conta disso? Ou ele mudou também?
Grajew - O Lula tem um jeito que é assim. Ele dá oportunidade para as pessoas falarem. Mas é um cara que tem dificuldade de pedir. Então ele não chega para o cara e diz: ''Fala para mim o que você está achando''. Se a pessoa não toma a iniciativa, ele não pede. Eu acho que ele deveria abrir mais espaço, mas esse é o jeito dele. Ele acha que se o cara parou de falar é porque não tinha nada para dizer. Mas eu via que as pessoas falavam fora da sala e quando entravam não falavam mais nada. Muitas vezes eu provoquei: ''Você acabou de falar... Não foi isso que você falou lá fora''. Aí era eu que tinha de falar o que o cara tinha dito antes de entrar.


ÉPOCA - Isso acontecia com ministros?
Grajew - Com todos. Outra característica do Lula é que ele tem dificuldade de se despedir das pessoas, de mandar embora. Fica com pena. Ele fala: ''Bom, eu não gosto do que essa pessoa está fazendo hoje, mas ele já foi tanto para mim lá atrás''. Tem um bom coração. Para mandar o Zé Dirceu embora, deve ter sido... muito.

ÉPOCA - O senhor também teve dificuldades para falar com o presidente?
Grajew - Eu nunca. Eu, o Betto (o dominicano Frei Betto), o Ricardo Kotscho (ex-secretário de Comunicação do governo). Nós três éramos os únicos a falar a verdade para o Lula.

ÉPOCA - Justamente os três que deixaram o governo, não é?Grajew - Cada um tinha sua razão. Eu sei que contraria a lógica da maioria das pessoas. As pessoas não entendem como se deixa uma posição assim por gostar da mulher, mas eu saí porque tinha saudade da minha mulher. De meus amigos, de ir ao cinema, ler um livro. Preciso disso. E eu não gostei de Brasília. E tenho zero de deslumbramento com o poder. Já tinha construído a base, podia continuar meu trabalho daqui (São Paulo).

ÉPOCA - Conheceu Marcos Valério?
Grajew - Nunca vi esse cara por lá, vi a fotografia agora.

ÉPOCA - O Lula sabia da corrupção?
Grajew - Acho que não sabia. Espero. O que eu conheço, o que eu conheci do Lula... se ele soubesse, teria agido. Não consigo acreditar que ele sabia pela história que eu tive com ele (mostra as fotos com Lula sobre a mesa). O Lula tem um estilo que é assim. Pode ser bom, pode ser ruim, mas eu via o Lula dizer: ''Zé (Dirceu), essa lei é muito importante. Você tem de fazer com que ela passe''. Aí, depois, o Zé dizia: ''Passou''. Mas o Lula não perguntava como ele tinha conseguido.

ÉPOCA - Mas o Lula não é ingênuo, não é?
Grajew - Mas ele tem essa dificuldade com separações de que eu já falei. Tem medo de se decepcionar, de encarar uma situação em que pode ser que se decepcione. Prefere nem saber.

ÉPOCA - Mas ele não sabia, por exemplo, desse negócio que o filho dele, o Fábio, fez com a Telemar?
Grajew - Vou falar pelo que eu conheço. Os filhos ficaram em São Paulo. Ele estava lá, engolido pela Presidência. Acho que ele se viu diante do fato consumado. Não acredito que o Lula tenha movido uma palha para isso acontecer. Quando os filhos do Lula começaram a crescer, a gente tinha bastante intimidade. Eu era praticamente o único empresário com quem ele tinha intimidade. Ele podia pedir um estágio, um emprego para um filho. E nunca me pediu absolutamente nada. Esse é o testemunho que posso dar.

ÉPOCA - Se o Lula for candidato à reeleição, o senhor vai votar nele?
Grajew - Com o quadro que existe hoje, dos candidatos de hoje, votaria nele de novo. Por ele, por tudo o que conheci no passado, com as informações que tenho hoje, votaria nele. Eu gosto dele.



''A direção do partido não fazia nenhuma crítica ao governo. Não é preciso ofender o Lula, mas tem de se ter espírito crítico. Se (o Lula) dizia que o sol nasceu à meia-noite, concordavam. Era um amém completo''
ÉPOCA - O senhor, que foi o grande avalista de Lula no meio empresarial desde a eleição de 1989, o que sente hoje?
Grajew - Uma enorme tristeza. Perplexidade, às vezes raiva.

ÉPOCA - O que dá mais raiva?
Grajew - Raiva dessas pessoas, Delúbio... essa burocracia do PT que frustrou tanta gente. Uma coisa que me marcou muito quando viajava com o Lula pelos lugares mais pobres do Brasil era a esperança das pessoas. Eles traíram essas pessoas.

ÉPOCA - Como recebeu as notícias?
Grajew - Eu ainda estou tentando entender. O que aconteceu está claro para todo mundo, mas ainda não consegui entender como chegaram a esse ponto. Eu estava viajando, ligava a internet e falava para minha mulher: ''Não é possível''. Tem gente que me liga, do exterior, e diz: ''Deve ser coisa da imprensa''. Eu digo: ''Ó, meu amigo, infelizmente é isso mesmo''.

ÉPOCA - O senhor, como muita gente, não vai ter tempo para construir outro projeto político. O que isso significa?
Grajew - Olha, o que eu vou lhe dizer agora são palavras de Lula: ''Nós temos uma enorme responsabilidade no governo. Se a gente fracassar, a esquerda vai levar mais 30, 40 anos para voltar ao poder no Brasil''.

ÉPOCA - Fracassou?
Grajew - É muito simbólico trocar o Olívio Dutra, que representa uma visão de PT, de país, ainda que a contragosto, por um Severino Cavalcanti, um cara colocado pelo Severino (Márcio Fortes, atual ministro de Cidades). É muito simbólico. Não posso dizer que fracassou porque fico na esperança de uma reviravolta. Está nas mãos do Lula.

ÉPOCA - Mas mesmo antes da corrupção, pensando na mudança social que se esperava, este governo já não havia decepcionado o senhor?
Grajew - A maior marca do Brasil é a desigualdade. A maior bandeira deste governo deveria ser o combate à desigualdade. Essa é a minha divergência. O governo sempre se pautou pelo crescimento, crescimento, crescimento. Sempre mostrei as curvas... O Brasil pode crescer à vontade, como já cresceu muito, que a curva da desigualdade não se mexe. Então há um erro na prioridade que o governo está dando. Mas lembra o que se falava quando surgiu a Aids? Que saudade das doenças venéreas... Pois é. Que saudade do tempo em que as divergências eram sobre a política econômica, social...

ÉPOCA - E agora, fazer o quê?
Grajew - O que temos de perguntar também é o que estavam fazendo o Tribunal de Contas, a Abin, a Receita Federal, a CGU, o TSE, o MP e todas essas instituições que são pagas com recursos públicos para prevenir ou evitar o que está acontecendo hoje. Se não fosse um flagrante particular e uma entrevista à imprensa, nós não saberíamos da corrupção até hoje. Como é possível nada ter sido detectado por tanto tempo? É preciso também advertir que essa reforma política, que todo mundo fala, é jogo de cena. Sem uma grande pressão da sociedade, essa reforma não vai acontecer. Lá no Congresso não existe camicase. Camicase só existe no Iraque, em Londres, na Palestina. Se passar uma profunda reforma política, 90% daquele Congresso não se reelege. O que eles vão fazer é um simulacro de reforma política. Ah, vamos acabar com os showmícios... Assim como, se não acabar com o financiamento privado de campanha, é melhor esquecer. Este sistema de hoje faz com que quem está eleito esteja lá para satisfazer quem o financiou. Não vai haver política pública para pobre, mas retorno para quem investiu.
ÉPOCA - Mas o PT jurou que não ia ser igual aos outros, mesmo nesse sistema...
Grajew - O PT jurou. Ele ainda tem uma última chance, agora em setembro, nas eleições para presidente do partido. Se as pessoas votarem na situação, acharem que está tudo bem, é isso mesmo, aí acabou o PT, aquele PT.

ÉPOCA - O senhor vai votar em quem para presidente do partido?
Grajew - No Plínio (de Arruda Sampaio). Não tenho nada pessoal contra o Tarso Genro, mas o PT precisa voltar às origens, recuperar a capacidade de crítica. A direção do partido não fazia nenhuma crítica ao governo. Não é preciso ofender o Lula, mas ter crítica. Se (o Lula) dizia que o sol nasceu à meia-noite, concordavam. Era um amém completo.

ÉPOCA - O senhor tem pesadelos com o que está acontecendo?
Grajew - Eu estou dentro de um pesadelo. Quero acordar. Vou acordar e então sonhar que falei com você. Isso aqui não é real, não está acontecendo.

Revista Época (news letter)

A entrevista é para ajudar no debate. Aqueles que conseguirem fazer, sem preconceito, estará contribuindo para o fortalecimento do espírito deste fórum.
Bons "posts".




As fronteiras nos divide. A classe nos une.
Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

#75 Mensagem por Plinio Jr » Seg Ago 22, 2005 10:53 pm

Legal Plínio, aguardo vc dia 26 lá na Paulista. Bandido que é bandido não tem bandeira não. Ou vai para a cadeia ou não concorra a eleição. (Gostou da rima?)

Valeu pelo convite....




Responder