Suetham escreveu: Dom Abr 13, 2025 2:54 pm
Vou dividir aqui em dois posts para melhor compreensão:
1º Post: Preparação chinesa para a guerra comercial
2º Post: A estratégia americana

Parte 2:
As novas ferramentas diplomáticas econômicas chinesas
Apenas resumirei ao máximo esse texto publicado:
https://www.tandfonline.com/doi/full/10 ... 25.2480513
China’s New Economic Weapons
Na última década, o uso de coerção econômica pela China se tornou uma característica comum e bem estudada de sua política econômica. Em grande parte, a China utilizou ferramentas coercitivas convencionais, como a interrupção da compra de bens e serviços (por exemplo, commodities e turismo), a retenção de investimentos, a restrição das operações de empresas estrangeiras na China e boicotes "espontâneos" de consumidores, tudo como forma de impor custos econômicos a terceiros. O histórico da China em alterar os cálculos de outros países tem sido decididamente misto, e suas ações até geraram alguma reação negativa por parte de países recentemente preocupados com tal predação.Nota de rodapé
No entanto, desde 2018, esse padrão de comportamento vem evoluindo. A política econômica da China — especificamente suas ferramentas de coerção — vem se expandindo. Enquanto no passado a China utilizava principalmente incentivos e sanções comerciais ou de investimento básicos, hoje a China está desenvolvendo, testando e implementando um conjunto inteiramente novo de ferramentas legais e regulatórias com o propósito explícito de impor custos direcionados a empresas e países que ela considera agirem contra seus interesses. Na verdade, trata-se de munições econômicas guiadas com precisão, projetadas para infligir dor direcionada e, muitas vezes, substancial para fins políticos e geopolíticos.
A China desenvolveu essas ferramentas nos últimos anos para oferecer melhores opções de retaliação contra as restrições econômicas e tecnológicas de outros países, especialmente os Estados Unidos. Desde 2018, quando o primeiro governo Trump lançou uma guerra comercial contra a China, as autoridades chinesas concluíram que suas ferramentas coercitivas anteriores não eram adequadas. Pequim priorizou explicitamente o desenvolvimento de um conjunto de novos mecanismos legais — muitas vezes refletindo as regras de controle de exportação, sanções e restrições de investimento dos EUA — para responder de forma mais eficaz. A China desenvolveu esses instrumentos gradualmente e os testou esporadicamente antes de buscar aumentar seu uso.
Neste segundo governo Trump, tudo indica que a China dependerá ainda mais de suas novas armas econômicas, à medida que Pequim busca construir poder de negociação infligindo danos altamente direcionados a um pequeno número de empresas e indústrias americanas de alto perfil. Essa abordagem se destaca como uma resposta evolutiva e cada vez mais assimétrica às ações de Trump — e que busca mudar o cálculo sobre até que ponto os formuladores de políticas americanas podem pressionar os setores de exportação e tecnologia da China em geral.
A China pode estar agora no limiar de uma nova evolução em sua política econômica. Ao longo do último ano, Pequim começou a aplicar essas armas econômicas com muito mais frequência e abrangência. Pequim pode estar tentando se posicionar para usar as ferramentas para atingir objetivos de segurança econômica nacional e não simplesmente para obter vantagem nas negociações EUA-China. Em outras palavras, em vez de usar ferramentas como controles de exportação apenas para retaliação, a China parece estar usando-as para promover sua centralidade nas cadeias de suprimentos globais, reforçando a dependência global de certas tecnologias chinesas, desenvolvendo suas capacidades de jurisdição de longo alcance e facilitando sua própria inovação tecnológica doméstica.
Primeiro, o texto explica por que a China construiu esse conjunto de ferramentas, com referência aos eventos bilaterais e globais específicos que impulsionaram a China a desenvolver essas novas armas de política econômica. Segundo, o artigo documenta a gama de novas armas econômicas no arsenal de política da China, muitas das quais são modeladas em ferramentas semelhantes em outros países. Terceiro, o artigo explica como a China tem usado essas armas econômicas, incluindo ações e inações por parte dos formuladores de políticas chinesas. A conclusão oferece algumas previsões modestas sobre o uso dessas armas pela China no futuro, a direção que a China pode tomar com essa nova capacidade e o que isso pressagia para as relações econômicas EUA-China.
As novas armas econômicas da China surgiram em reação a quatro eventos de 2019-2022
O desenvolvimento e o refinamento de novas armas econômicas pela China têm origem na reação de Pequim a quatro eventos entre 2019 e 2022. Primeiro, a inclusão da Huawei por Washington na Lista de Entidades, uma lista de restrições comerciais publicada pelo Departamento de Comércio dos EUA, durante o primeiro governo Trump, em 2019, levou diretamente às ações iniciais da China. Segundo, as ações dos EUA e da UE relacionadas a Hong Kong e Xinjiang durante os governos Trump e Biden em 2020-21 levaram a China a desenvolver outro conjunto de ferramentas. Terceiro, a invasão russa da Ucrânia em fevereiro de 2022 e a resposta coordenada de sanções ocidentais levaram a China a ampliar o uso de muitas de suas novas ferramentas. Finalmente, os controles dos EUA sobre as exportações de semicondutores avançados e equipamentos de fabricação relacionados, em outubro de 2022, foram um divisor de águas, levando as autoridades chinesas a também tornarem os controles de exportação uma peça central de sua abordagem à coerção econômica.
Trump 1.0 e Huawei
O esforço inicial da China para desenvolver novas ferramentas de competição econômica surgiu em resposta direta à guerra comercial e tecnológica entre EUA e China durante o primeiro governo Trump. Pequim gradualmente percebeu que precisava de meios de retaliação mais robustos do que apenas uma estratégia de retaliação baseada principalmente em tarifas, o que acabou prejudicando a China, dado seu grande volume de exportações para os Estados Unidos.
Após a primeira rodada de tarifas americanas entrar em vigor no verão de 2018, os dois lados realizaram meses de consultas para buscar um fim negociado para a guerra comercial. Na primavera de 2019, no entanto, as negociações fracassaram e, em 10 de maio, o governo Trump decidiu aumentar as tarifas sobre US$200 bilhões em importações chinesas de 10% para 20%, com a China retribuindo com seu próprio aumento de tarifas em 13 de maio. Três dias depois, em 16 de maio, o Departamento de Comércio dos EUA anunciou que havia colocado a Huawei na Lista de Entidades — que enumera entidades e indivíduos “considerados uma preocupação de segurança nacional, sujeitando-os a restrições de exportação e requisitos de licenciamento para certas tecnologias e bens”.Nota de rodapé5 —por envolvimento “em atividades contrárias à segurança nacional ou aos interesses da política externa dos Estados Unidos”. A China encarou isso como uma grande escalada, como pretendia a equipe de Trump. Na época, porém, as autoridades chinesas não dispunham de mecanismos legais para retaliação equivalente contra empresas americanas, o que expôs uma grande fragilidade em sua capacidade de resposta. Duas semanas depois, o MOFCOM (Ministério do Comércio) anunciou a criação da Lista de Entidades Não Confiáveis (UEL) da China, que será discutida em mais detalhes a seguir.
Hong Kong e Xinjiang
A partir de meados de 2020, novos eventos impulsionaram a China a expandir seu arsenal: a aprovação pelo Congresso da Lei de Política de Direitos Humanos Uigur de 2020, promulgada em junho, e da Lei de Autonomia de Hong Kong, promulgada em julho. Essas leis americanas, aprovadas em reação a anos de políticas altamente repressivas em Xinjiang e à aprovação da lei de segurança nacional de Hong Kong pelo legislativo chinês em junho de 2020, desencadearam esforços renovados por parte dos formuladores de políticas chineses para operacionalizar suas novas armas econômicas como meios de retaliação.
Ao longo do ano seguinte, as autoridades tomaram diversas medidas para atingir esse objetivo. Em setembro de 2020, o MOFCOM divulgou as Disposições sobre a Lista de Entidades Não Confiáveis da China, especificando melhor esse novo mecanismo. Em janeiro de 2021, o MOFCOM introduziu as "regras de bloqueio" da China para a legislação extraterritorial estrangeira. Em março de 2021, na Assembleia Popular Nacional (APN) anual, o legislativo listou a abordagem de sanções estrangeiras como prioridade em seu relatório anual de trabalho, um importante sinal político para a burocracia governamental.
Além disso, em 8 de junho de 2021, a APN anunciou a conclusão da segunda revisão da nova Lei de Sanções Antiestrangeiras (o que foi particularmente notável, visto que o legislativo nunca anunciou uma primeira revisão). Em seguida, em 11 de junho de 2021, a APN aprovou oficialmente a Lei de Sanções Antiestrangeiras (AFSL) na íntegra, visando indivíduos "direta e indiretamente" envolvidos na formulação e implementação de sanções contra a China.
O NPC (Assembleia Popular Nacional) aprovou rapidamente a AFSL, principalmente para fornecer a base legal para sanções que já haviam sido decretadas pela China nos meses anteriores em retaliação às sanções ocidentais impostas à China por suas políticas em Hong Kong e Xinjiang. De fato, no primeiro semestre de 2021, a China sancionou pelo menos sessenta e um indivíduos e dez entidades dos EUA, Reino Unido, UE e Canadá, embora sem base legal. Essas sanções visavam indivíduos e entidades que se manifestaram abertamente em questões políticas sensíveis como Hong Kong e Xinjiang.
A invasão russa na Ucrânia
Na primavera de 2022, a invasão russa da Ucrânia e a enxurrada de sanções ocidentais à Rússia deram um novo impulso a Pequim para desenvolver mais e melhores ferramentas de competição econômica e tecnológica. De fato, na época, o governo Biden expressou publicamente que estava monitorando de perto o cumprimento das sanções à Rússia por Pequim e examinando mais atentamente qualquer "apoio material" da China ao esforço de guerra russo, o que poderia precipitar sanções secundárias dos EUA contra entidades chinesas.
Em resposta, Pequim sinalizou estar preparada para reagir caso seja alvo de sanções relacionadas à Rússia impostas pelos Estados Unidos. Nas palavras do ex-embaixador chinês nos Estados Unidos e então porta-voz do Congresso Nacional do Povo (CNP), Zhang Yesui, em 4 de março de 2022: “Em relação aos valentões que aplicam sanções a todo momento, a China tem salvaguardado firmemente sua soberania nacional, segurança e interesses de desenvolvimento por meio da [AFSL], e protegido os direitos e interesses legítimos dos cidadãos e organizações chinesas... A [AFSL] da China é uma medida defensiva em resposta à contenção e à repressão, o que é fundamentalmente diferente das 'sanções unilaterais' de alguns países.”
Talvez no sinal mais claro das prioridades do PCCh para a burocracia, Xi Jinping destacou a necessidade de novas e melhores ferramentas ao entregar seu importantíssimo relatório de trabalho ao 20º Congresso do Partido em outubro de 2022, dizendo: "[Devemos] refinar os mecanismos para combater sanções estrangeiras, interferência e jurisdição de longo alcance.
Controle de Exportação
Poucos dias após o discurso de Xi no 20º Congresso do Partido, em outubro de 2022, o governo Biden revelou seus amplos controles de exportação de semicondutores e vendas de equipamentos semicondutores, o que impulsionou ainda mais o desenvolvimento, o refinamento e a aplicação de armas econômicas da China. Este foi um momento decisivo para muitos na China, dada a amplitude e a profundidade dessas ações para controlar a exportação de chips avançados e dos equipamentos que os fabricam para entidades chinesas. Nas palavras do principal diplomata chinês, Wang Yi, "os EUA devem interromper sua política de contenção e repressão à China e abster-se de criar novos obstáculos para o relacionamento bilateral. Os EUA introduziram novos regulamentos de controle de exportação e restrições a investimentos na China, que violam gravemente as regras do livre comércio e prejudicam gravemente os direitos e interesses legítimos da China".
Essa ação dos EUA levou a China a modificar e expandir seu próprio regime de controle de exportações, a fim de obter maiores fontes de retaliação e influência. É importante ressaltar que a dinâmica de ação-reação resultante também pode ter catalisado a mudança mais recente da China, que deixou de usar os controles de exportação como uma ferramenta puramente reativa e passou a adotar uma postura mais proativa, especialmente no final de 2024 e no início de 2025.
O Arsenal Econômico
O que emergiu à luz desses quatro eventos? A partir de 2018, durante o primeiro governo Trump, a China começou a desenvolver uma nova arma para a competição e a coerção econômica. Quando Biden assumiu o poder em 2021, a China aprimorou essas ferramentas e desenvolveu novas em resposta às ações de Biden relacionadas tanto à competição tecnológica quanto às preocupações com os direitos humanos na China (por exemplo, a repressão aos uigures).

1) A Lista de Entidades Não Confiáveis (UEL)
A primeira e mais conhecida arma desenvolvida pela China foi a Lista de Entidades Não Confiáveis (UEL). Ela foi criada em maio de 2019, mais de um ano após o início da guerra comercial entre EUA e China e após a inclusão da Huawei na Lista de Entidades dos EUA no início daquele mês. Na época do anúncio, a China forneceu poucos detalhes sobre como ela seria usada e as potenciais consequências para as empresas estrangeiras listadas. Reforçando ainda mais a lógica retaliatória por trás do estabelecimento da UEL, menos de 24 horas após o MOFCOM anunciar a criação da lista pela primeira vez, a mídia estatal noticiou que as autoridades haviam aberto uma investigação sobre a gigante de logística dos EUA, FedEx. O motivo oficial apresentado para a investigação foi o suposto redirecionamento de pacotes da Huawei pela FedEx — enviados do Japão com destino à China — para os Estados Unidos. Em última análise, a FedEx não foi listada na UEL, provavelmente porque a lista era inoperante do ponto de vista prático naquela época. No entanto, a lógica da lista foi claramente entendida como um sinal de possível ação futura da China visando empresas americanas de alto perfil.
Após mais de um ano e muita ação na guerra comercial EUA-China, a China divulgou detalhes adicionais sobre a UEL em setembro de 2020, quando o MOFCOM publicou suas Disposições sobre a Lista de Entidades Não Confiáveis da China. De acordo com as disposições, empresas estrangeiras podem ser incluídas na UEL por: (1) colocar em risco a soberania nacional, a segurança e os interesses de desenvolvimento da China; e (2) violar princípios de mercado ou tomar medidas discriminatórias contra entidades ou indivíduos chineses. Além disso, autoridades chinesas descreveram as consequências da listagem na UEL, dizendo que as empresas colocadas na lista: (1) serão restringidas ou proibidas de negociar e/ou investir na China; (2) enfrentarão proibições de entrada para pessoal-chave; (3) verão o cancelamento de autorizações de trabalho ou residência para pessoal-chave; e (4) enfrentarão multas e "outras medidas necessárias".
A operacionalização da UEL pela China foi lenta e cautelosa. Em fevereiro de 2023, quatro anos após a criação da lista, a China incluiu pela primeira vez a Lockheed Martin Corporation e a Raytheon Missiles & Defense na UEL. Ambas as empresas estavam envolvidas na venda de armas para Taiwan. As penalidades da inclusão na UEL foram a proibição de fazer negócios na China, incluindo multas e proibições de viagens de executivos. As multas foram fixadas em "o dobro do valor dos contratos de venda de armas de cada empresa para Taiwan desde a entrada em vigor da UEL". Dito isso, o impacto prático da listagem na UEL em ambas as empresas foi limitado, visto que nenhuma delas faz negócios na China continental sob uma proibição de longa data dos EUA sobre vendas de armas para a China, e ambas as empresas já estavam sujeitas a sanções chinesas não especificadas e não públicas.
Um ano depois, em maio de 2024, a China adicionou mais três empresas de defesa americanas à UEL: Boeing Defense, Space & Security, General Atomics Aeronautical Systems e General Dynamics Land Systems. O mais notável é que essas listagens não foram motivadas por uma recente venda de armas, mas ocorreram imediatamente após a posse do novo presidente de Taiwan, Lai Ching-te, em quem Pequim desconfia profundamente. Embora a listagem não se referisse explicitamente à posse de Lai como um ponto de inflexão para essas listagens, houve muita especulação de que esses acontecimentos estivessem conectados.
Talvez ainda mais importante, as autoridades chinesas usaram as listagens da UEL de maio de 2024 para sinalizar a implementação reforçada de restrições a qualquer empresa que faça negócios com entidades listadas na UEL. Especificamente, o MOFCOM emitiu um alerta público à fornecedora americana de componentes de defesa Caplugs — que possui unidades fabris em Xangai e Hangzhou — por "transferir produtos adquiridos da China" para as empresas listadas na UEL, Lockheed e Raytheon, em violação às regras da UEL. Caplugs escaparam apenas com uma advertência, mas a repreensão pública do MOFCOM destacou a intenção das autoridades chinesas de alavancar o UEL de forma mais proativa.
Somente no outono de 2024 e início de 2025 as autoridades chinesas intensificaram ainda mais o uso do UEL, primeiro em frequência e depois em escopo. Em setembro de 2024, o MOFCOM anunciou uma investigação sob o mecanismo UEL contra o PVH Group, empresa controladora americana da Calvin Klein e da Tommy Hilfiger, por remover o algodão de Xinjiang de sua cadeia de suprimentos para cumprir a Lei de Proteção ao Trabalho Forçado Uigur (UFLPA). Esta investigação marcou a primeira vez que as autoridades chinesas usaram o UEL contra uma empresa estrangeira por ações diferentes do comércio de defesa com Taiwan.

2) Regras de Bloqueio
Em janeiro de 2021, a China estabeleceu sua própria versão do "Estatuto de Bloqueio" da UE, projetado para proteger empresas chinesas nacionais da aplicação extraterritorial de leis de terceiros países. O estatuto da UE foi elaborado em resposta às sanções dos EUA a empresas que negociam com Cuba, Irã e Líbia, que a UE não seguiu. O esforço da China foi amplamente inspirado pelas regras da UE. Segundo essas regras, o Conselho de Estado pode instruir entidades chinesas a "não reconhecer, executar ou observar" sanções estrangeiras extraterritoriais e a processar por indenização em tribunais chineses por perdas incorridas com tais sanções. No entanto, até o momento, essa ferramenta carece de detalhes claros de implementação e Pequim ainda não agiu com ela contra parceiros comerciais estrangeiros. Não houve atualizações nas regras ou casos de uso desde a publicação em 2021.

3) Lei Anti Sanções Estrangeiras (AFSL)
A Lei Anti Sanções Estrangeiras (AFSL) tornou-se uma das principais armas econômicas de Pequim. Foi aprovada às pressas em junho de 2021, ignorando o processo legislativo normal da China, o que é bastante incomum. Ao contrário de outras leis na China, esta é concisa e fornece apenas princípios gerais — deixando espaço para o governo chinês expandir e refinar a lei com regras mais detalhadas no futuro.
Em um nível fundamental, a AFSL faz três coisas. Primeiro, fornece uma base jurídica fundamental sob medidas e estatutos anti-sanções previamente divulgados, particularmente o UEL e as Regras de Bloqueio. Segundo, a AFSL preenche uma lacuna nas duas regras anti-sanções anteriores, dando ao governo ampla discricionariedade para incluir indivíduos e organizações em listas de sanções, juntamente com suas famílias e altos executivos. As sanções incluem restrições de visto, apreensões de bens e ativos e bloqueio de transações. Terceiro, fornece uma base jurídica para que empresas e entidades chinesas impactadas por sanções estrangeiras processem empresas e indivíduos estrangeiros pelo cumprimento dessas sanções.
Notavelmente, a AFSL foi introduzida menos de três meses após o governo chinês ter sancionado membros do parlamento da UE e diversas outras organizações e indivíduos europeus em retaliação às sanções da UE contra entidades chinesas relacionadas às políticas governamentais em Xinjiang. A velocidade e as circunstâncias em que a lei foi aprovada fornecem uma indicação importante e clara de que a ASFL foi inicialmente elaborada para responder a ações estrangeiras que a China percebe como violadoras de sua soberania — em oposição a usá-las para competição econômica ou tecnológica. Essa justificativa inicial para o desenvolvimento e emprego da ASFL parece estar cada vez mais dando lugar a um uso mais amplo da ferramenta para promulgar objetivos econômicos mais amplos. É provável, por exemplo, que a ASFL acabe sendo empregada por empresas de tecnologia chinesas nacionais para processar empresas americanas que cumprem as leis de controle de exportação dos EUA por danos em tribunais chineses.
A ASFL foi usada principalmente em 2021 e 2022 para sancionar ex-funcionários americanos e organizações de pesquisa e advocacia por suas posições sobre Hong Kong, Tibete e Xinjiang. A ASFL também foi usada para sancionar europeus. (Parece ter sido promulgada inicialmente para fornecer retroativamente uma base legal para as sanções aos membros do parlamento da UE em 2020.) Em um movimento agourento em fevereiro de 2022, a China usou a lei contra a Raytheon Technologies Corporation e a Lockheed Martin Corporation para vendas de armas para Taiwan. No entanto, como parte da listagem, a China anunciou apenas "contramedidas" não especificadas contra as duas empresas, e as autoridades ainda não detalharam publicamente essas contramedidas até hoje. Em 2023, o uso da AFSL mudou novamente, com a maioria das ações chinesas tomadas contra think tanks e membros do Congresso dos EUA por seu apoio a Taiwan após a viagem de Nancy Pelosi a Taipei em agosto de 2022.
Assim como com o UEL, no entanto, o uso da ASFL acelerou em 2024 e o escopo do uso se concentrou em protestos contra as vendas de armas para Taiwan. De 2021 a 2023, contamos nove casos de invocação da ASFL, e a maioria foram sanções simbólicas contra indivíduos ou organizações de pesquisa dos EUA. Em 2024, no entanto, a ASFL foi invocada onze vezes, oito das quais visaram um total de cinquenta e quatro empresas de defesa dos EUA por vendas de armas para Taiwan. As outras duas invocações da ASFL em 2024 impuseram sanções aos ex-deputados dos EUA Mike Gallagher (R-WI) e Jim McGovern (D-MA), enquanto o uso final foi contra diversas organizações canadenses de direitos humanos.

4) A Lei Tarifária
Embora a China tenha usado tarifas como arma econômica contra outros países há muito tempo — principalmente durante a guerra comercial entre EUA e China em 2018-2019 —, as autoridades também buscaram estabelecer a base legal para a implementação dessas medidas. Em abril de 2024, o legislativo nacional chinês aprovou a Lei de Tarifas, que entrou em vigor em 1º de dezembro e, tardiamente, estabeleceu a base legal formal para as autoridades chinesas imporem tarifas. Essa medida é importante porque, em teoria, o legislativo detém a autoridade legal exclusiva sobre a tributação. Na prática, porém, o Conselho de Estado historicamente regulamenta impostos em diversos domínios.
Desde 2014, no entanto, o legislativo vem recuperando o poder tributário do Conselho de Estado, codificando as práticas tributárias existentes em lei. A nova Lei Tarifária mantém em grande parte a linguagem dos regulamentos do Conselho de Estado que substituiu, mas com uma mudança notável: a lei inclui uma nova autorização para o Conselho de Estado impor tarifas com base em "princípios de reciprocidade", o que significa que a China pode legalmente retaliar com tarifas caso se envolva em uma guerra comercial.
Considerando que a China implementou contratarifas no passado, mesmo sem base legal para tal, a Lei Tarifária praticamente não muda muito. No entanto, a construção de uma base legal sólida para implementar contratarifas ressalta o fato de que a China busca aprimorar sua capacidade de combater conflitos comerciais com o Ocidente de forma contínua. As tarifas continuam sendo uma parte ativa do kit de ferramentas retaliatórias da China. Em março de 2025, a China impôs uma tarifa de 15% sobre as importações de frango, trigo, milho e algodão dos EUA e uma tarifa de 10% sobre sorgo, soja, carne suína, carne bovina, frutos do mar, frutas, vegetais e laticínios. Três empresas comerciais agrícolas dos EUA tiveram suas licenças para vender soja para a China suspensas.

5) Avaliações de segurança cibernética
As autoridades chinesas também reforçaram sua capacidade de visar e penalizar empresas americanas por meio de análises e investigações de segurança cibernética. O uso desses mecanismos remonta à formação da Administração do Ciberespaço da China (CAC), lançada em 2014 como uma versão atualizada do Escritório Estatal de Informações da Internet, um órgão do Conselho de Estado. Como parte da atualização, o CAC passou a se reportar diretamente à Comissão de Segurança Cibernética do partido, um órgão de alto escalão do partido presidido por Xi Jinping. O CAC publicou os primeiros regulamentos de Revisão de Segurança Cibernética no final de 2021. A primeira revisão de segurança cibernética ocorreu em um contexto doméstico.
Então, a partir de março de 2023, autoridades chinesas começaram a usar o processo de revisão de segurança cibernética contra empresas americanas. Em aparente retaliação aos controles de exportação dos EUA sobre a indústria de chips da China, o CAC iniciou uma investigação de segurança cibernética contra a Micron, uma fabricante americana de semicondutores. O regulador de segurança cibernética alegou que os produtos da Micron apresentam riscos de segurança cibernética que podem colocar em risco a infraestrutura de informações críticas do país, o que implica que os produtos da Micron não devem ser usados por operadores de infraestrutura de informações críticas (CIIOs), como gigantes das telecomunicações e bancos. Mas também é sabido que a Micron desempenhou um papel importante no lobby do governo dos EUA para investigar o roubo de importantes segredos comerciais pela empresa chinesa de semicondutores Fujian Jinhua Integrated Circuit, o que resultou na proibição de negócios com esta última nos EUA em 2018 e em um longo processo judicial. (A Micron abandonou o caso, que foi finalmente arquivado em fevereiro de 2024).
Em maio de 2023, o CAC concluiu que a Micron não havia sido aprovada na revisão de segurança cibernética. Como resultado, a empresa foi proibida de vender produtos para CIIOs. Mais recentemente, em outubro de 2024, uma associação industrial vinculada ao CAC, a Associação de Segurança Cibernética da China, solicitou o lançamento de uma investigação de segurança cibernética contra a Intel, alegando que os chips da Intel estão cheios de vulnerabilidades de segurança cibernética. Embora essa investigação ainda não tenha se concretizado, a medida é um aviso claro a Washington para que não imponha mais controles de exportação de chips para a China.

6) Análises de antitruste e fusões e aquisições
Outra ferramenta importante é a capacidade de Pequim de aprovar ou bloquear acordos de fusão e aquisição (M&A) globalmente significativos, ostensivamente por motivos antitruste, mas frequentemente por objetivos políticos ligados às relações EUA-China. O órgão regulador chinês responsável por aprovar tais acordos é a Administração Estatal de Regulação do Mercado (SAMR), criada em março de 2018. A SAMR alavancou seu poder sobre fusões globais logo após sua criação e o início da guerra comercial EUA-China. Em julho de 2018, quando a guerra comercial estava começando, a Qualcomm foi forçada a desistir de sua aquisição de US$44 bilhões da NXP Semiconductors depois que a recém-formada SAMR não aprovou o acordo. Nesse caso, a abordagem da SAMR não foi negar categoricamente a aprovação da aquisição. Em vez disso, as autoridades simplesmente deixaram o prazo para aprovação do acordo expirar, uma medida que quase certamente foi um esforço para construir influência na guerra tecnológica e comercial em evolução entre EUA e China.
A China continuou a usar essas análises para fins políticos. Em 16 de agosto de 2023, a tentativa da Intel de adquirir a fundição israelense de chips Tower Semiconductor fracassou quando a SAMR deixou o negócio ultrapassar o prazo estipulado sem fazer nenhum anúncio. Deixar o tempo acabar é a tática da SAMR para bloquear um negócio por motivos políticos. A decisão foi particularmente dolorosa porque atrasou o esforço da Intel para se transformar em uma grande fabricante de chips. A decisão também representou um grande revés para a indústria de chips dos EUA como um todo, já que a Intel é a única fabricante de chips com potencial para competir com a TSMC e a Samsung em chips de ponta. Esses fatores tornaram o acordo um alvo perfeito para a retaliação de Pequim contra os controles de exportação dos EUA, em outubro de 2022, para a indústria de chips da China.
Em 2024, a SAMR tomou novamente uma decisão comercialmente significativa ao exercer seu poder regulatório. Em 9 de dezembro de 2024, a SAMR anunciou uma investigação sobre a aquisição da Mellanox pela Nvidia em 2019, com base em argumentos antitruste. A SAMR havia aprovado o acordo condicionalmente, mas agora argumentava que a Nvidia não havia cumprido as condições do acordo. Esta foi a primeira vez que a SAMR utilizou fusões e aquisições concluídas como arma para atingir empresas americanas. Isso é significativo, pois ressalta que as autoridades chinesas estão dispostas não apenas a alavancar sua capacidade de aprovar acordos atualmente pendentes, mas também a revisar qualquer grande fusão ou aquisição anterior para potencialmente pressionar uma gama mais ampla de empresas americanas. Embora o anúncio da SAMR sobre a investigação não tenha esclarecido quais condições a Nvidia é suspeita de violar, comentaristas nacionais argumentaram que a Nvidia não honrou seus compromissos originais de continuar fornecendo aceleradores de IA para o mercado chinês. A investigação está em andamento, mas marca um ponto claro de alavancagem para a China usar na guerra tecnológica e comercial em curso com os Estados Unidos.

7) Leis de Controle de Exportação e Listas de Controle
O sistema de controle de exportações da China não é novo, mas sua aplicação recente à concorrência econômica e tecnológica é. O regime de controle de exportações da China foi originalmente desenvolvido no início da década de 1990 para apoiar os compromissos de não proliferação de armas nucleares da China, e foi expandido e modernizado na década de 2000, à medida que esses compromissos cresciam. Este último processo incluiu o desenvolvimento de mecanismos para controlar as exportações de equipamentos, materiais e tecnologias de dupla utilização, amplamente relacionados a armas convencionais, nucleares, químicas e biológicas.
Desde 2020, o uso de controles de exportação pela China evoluiu rapidamente para facilitar a competição econômica e tecnológica com os Estados Unidos e países com ideias semelhantes. Essa evolução foi impulsionada pela transformação e consolidação completas dos mecanismos existentes. A peça central da arquitetura política contemporânea é a Lei de Controle de Exportações, adotada em outubro de 2020 e em vigor em dezembro daquele ano, que deu início ao processo de unificação do regime fragmentado de controle de exportações da China em uma estrutura abrangente. Notavelmente, a lei de 2020 reivindica jurisdição extraterritorial, como a dos EUA. Esta é uma inovação para o sistema de controle de exportações chinês.
Ao longo de 2023 até o início de 2025, as autoridades chinesas agiram rapidamente para usar seu regime de controle de exportação como parte de sua estratégia de competição econômica, e se tornou uma peça central do manual de retaliação da China. De julho de 2023 a agosto de 2024, a China usou sua Lei de Controle de Exportação para impor restrições à exportação de gálio, germânio, compostos de grafite essenciais e antimônio — minerais essenciais para os setores de semicondutores, baterias e outros setores estratégicos. Em dezembro de 2023, disparou um tiro de advertência contra os esforços emergentes dos EUA para substituir as cadeias de suprimentos de minerais chinesas, proibindo a exportação de equipamentos de processamento de elementos de terras raras usados para fazer ímãs permanentes em veículos elétricos, turbinas e inúmeras outras aplicações estratégicas. As restrições à exportação durante esse período foram em grande parte ad hoc , impostas como reações de curto prazo às ações dos EUA e aliados, como controles de tecnologia e tarifas. Em 2024, a China começou a consolidar ainda mais seus vários controles, permitindo um controle mais sistemático e agilizando atualizações futuras.
O próximo grande movimento ocorreu em outubro de 2024, quando Pequim emitiu o Regulamento de Controle de Exportação de Itens de Dupla Utilização, instituindo uma Lista de Controle unificada — análoga à Lista de Entidades dos Estados Unidos — a ser implementada pelo MOFCOM. A lista completa de itens de dupla utilização controlados foi divulgada menos de um mês depois, unificando formalmente os cerca de 700 controles de dupla utilização existentes na China. Em dezembro de 2024, Pequim usou seus novos regulamentos de controle de dupla utilização para proibir completamente — não apenas controlar — as exportações de gálio, germânio, antimônio e "materiais superduros" para os Estados Unidos, ao mesmo tempo em que restringia ainda mais as exportações de grafite. Notavelmente, o anúncio dessas proibições também se aplicava às exportações para os Estados Unidos de países terceiros , o que foi a primeira invocação da reivindicação da China à jurisdição extraterritorial sob a Lei de Controle de Exportação de 2020.
Implicações da diplomacia econômica da China
Uma nova era na política econômica chinesa está chegando. A China desenvolveu, testou e implementou um novo conjunto de armas econômicas de segunda geração. Elas estão sendo usadas com mais frequência e para um conjunto mais amplo de objetivos políticos: econômicos, tecnológicos e geopolíticos. Pequim tornou-se mais confiante em usá-las para infligir dor precisa e generalizada. Como resultado, a competição econômica e tecnológica entre EUA e China está se tornando mais conflituosa e custosa, à medida que as ferramentas e técnicas se tornam mais sofisticadas. A maior tolerância de Xi a riscos e atritos nas relações EUA-China está em plena exibição, e o presidente Trump parece disposto não apenas a igualar, mas também a superá-la.
A sofisticação aprimorada com que a China está empregando seu novo conjunto de ferramentas ficou evidente nos primeiros dias de 2025, tanto nas últimas semanas do governo Biden quanto nas primeiras semanas do segundo governo Trump. A reação de Pequim às duas rodadas de tarifas de 10% de Trump demonstra como sua abordagem está evoluindo. A reação da China ressalta o quanto ela está mais bem preparada para travar uma guerra comercial e tecnológica hoje do que há seis anos. Embora o uso de suas armas por Pequim continue a ser incremental, há claramente uma mudança em direção a uma resposta mais assimétrica, em oposição à abordagem perfeitamente proporcional usada em 2018-2019. De fato, parte dessa assimetria envolve Pequim maximizando pontos problemáticos específicos — por meio da listagem da PVH e da Illumina na UEL, da renovada investigação antimonopólio sobre o Google e de controles direcionados às exportações de minerais altamente específicos — em vez de corresponder às ações dos EUA apenas por meio do canal tarifário. Tudo isso tornará as ações econômicas dos EUA e de outros países ocidentais contra a China muito mais difíceis de calibrar efetivamente.
A China já indicou que sua resposta à escalada de tarifas do segundo governo Trump assumirá uma forma diferente da sua abordagem durante o primeiro mandato de Trump. O uso dessas ferramentas mais precisas acarreta um risco maior para as empresas americanas, visto que cada uma das ferramentas descritas neste texto foi projetada para infligir danos substanciais, porém direcionados, como, por exemplo, cortando repentinamente o acesso a insumos essenciais ou restringindo de alguma forma a atividade comercial com contrapartes chinesas. Em contraste, as tarifas são restrições amplas que afetam igualmente as empresas dentro de uma determinada jurisdição, tornando o sofrimento econômico sentido de forma ampla, porém uniforme. No entanto, a China determinou corretamente que, em sua maioria, as contratarifas são agora uma resposta impraticável às ações dos EUA. Uma questão nova e crítica para os formuladores de políticas dos EUA é se impactos desproporcionais sobre um pequeno número das maiores e mais importantes empresas americanas são um preço que vale a pena pagar. A resposta a essa pergunta determinará os limites — ou a falta deles — da capacidade dos EUA de obter influência nas negociações com a China, à medida que esta trava cada vez mais uma batalha econômica assimétrica.
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Considerações:
Trump praticamente foi obrigado a ceder. Isentou cerca de 30-35% da importação chinesa, os produtos mais críticos para o consumidor americano que já estavam enfrentando reajustes crescentes por causa da guerra de tarifas, enquanto a China tarifou o mercado agrícola americano e procurou outros fornecedores, basicamente sustentando a tese de que a China consegue outros fornecedores do que compra dos americanos mas os americanos não conseguem outros fornecedores do que a China vende, por causa da imensa capacidade industrial chinesa que é o dobro da americana e 30% da produção global.
É literalmente uma guerra desigual. A escalada de Trump contra os aliados piorou o que poderia ter sido um embate direto só contra a China. A maneira como ele conduziu a guerra tarifária em uma tacada só contra vários países, prejudicando o mercado de ações e os títulos gerando desconfiança nos EUA acabou refletindo a decisão de voltar atrás e tentar costurar um acordo com vários países após a decisão de decretar um intervalo de 90 dias. Os EUA não podem ir contra todo o mundo, mesmo para os americanos é uma guerra desigual, a menos que os americanos tenham a resiliência de pagar muito mais caro por todos os produtos que consomem, enquanto obrigam o mundo a se curvar, o que obviamente não aconteceu e não vai acontecer, porque isso é basicamente a morte literal do modelo econômico americano e a queda do padrão de vida que antes era uma inveja ao mundo, até mesmo aos países desenvolvidos.