Matou a pau. O que falta é vergonha em certas carasMarino escreveu:Como tb nao existia verba para construir submarinos nucleares e uma base dedicada.
Aguardemos.
Sea Gripen - O caça naval da Saab
Moderador: Conselho de Moderação
- joao fernando
- Sênior
- Agradeceram: 29 vezes
Re: Sea Gripen - O caça naval da Saab
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
- knigh7
- Sênior
- Agradeceu: 2152 vezes
- Agradeceram: 2733 vezes
Olá, Túlio.Túlio escreveu:Minha única objeção é que o Gripen Naval não existe e a Suécia jamais operou ou desenvolveu algo assim. Necas de expertise em canto algum e duvido que EUA e/ou França os ajudem a fazer um concorrente para seus próprios produtos. Se eu tivesse que escolher um caça para operar embarcado em futuros NAes da MB, ficaria com o RAFALE M. É mais novo e não há opção visível no horizonte para a França o trocar por outro que não possa ser oferecido também a nós (exceto na hipótese de efetivamente abrirem mão de sua capacidade de desenvolver e produzir caças. Aí sim, teria acesso a caças de ponta dos EUA que dificilmente nos seriam vendidos - no máximo, em versão "downgraded").
Outros Países com indústria aeronáutica e naval avançada (Inglaterra, Itália, Espanha, Rússia, China, Índia) operam/produzem apenas STOBAR.
Eu concordo em grande parte com o que vc está dizendo.
Mas devo esclarecer que o F-35 não irá substituir o SH e que ainda não há nem contrato de desenvolvimento do substituto dele.
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6865 vezes
- Agradeceram: 7157 vezes
- Contato:
Nada contra o Super Hornet. Apenas, para a MB, o Rafale me parece melhor. Mas quem decide não sou eu.
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)

![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”
Morpheus
Morpheus
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 6320 vezes
- Agradeceram: 3542 vezes
Marino, como o povo costuma dizer por aí, sem muito pensar... amanhã é outro dia.Marino escreveu:Como tb nao existia verba para construir submarinos nucleares e uma base dedicada.
Aguardemos.

Mas mesmo assim, subnucs trazem novas tecnologias para 'geração de energia elétrica', 'constroem estaleiros', 'geram milhares de empregos e renda', 'formação de mão-de-obra', dão cacife a quem diz "fui eu que fiz", etc, etc, etc... Ou seja, estas coisas que interessam de fato a quem assina o cheque.
Um caça de 5a geração vai trazer o que mesmo? Alguém já sabe?
![[051]](./images/smilies/051.gif)
abs.
Carpe Diem
- joao fernando
- Sênior
Seria tecnologia de turbinas,materiais, sistemas de voo, e integração, mais projetos?FCarvalho escreveu:Marino, como o povo costuma dizer por aí, sem muito pensar... amanhã é outro dia.Marino escreveu:Como tb nao existia verba para construir submarinos nucleares e uma base dedicada.
Aguardemos.![]()
Mas mesmo assim, subnucs trazem novas tecnologias para 'geração de energia elétrica', 'constroem estaleiros', 'geram milhares de empregos e renda', 'formação de mão-de-obra', dão cacife a quem diz "fui eu que fiz", etc, etc, etc... Ou seja, estas coisas que interessam de fato a quem assina o cheque.
Um caça de 5a geração vai trazer o que mesmo? Alguém já sabe?![]()
abs.
Que a EMBRAER sabiamente pode usar para trazer mais divisas ao pais?
- knigh7
- Sênior
- Agradeceu: 2152 vezes
- Agradeceram: 2733 vezes
Se bem que a transferência dessas coisas, João Fernando, são requisitos da FAB e das empresas no FX2 (exceto de turbinas, nesta apenas tecnologia de integração) e ainda não saiu até agora....
- Olinda
- Avançado
- Agradeceu: 83 vezes
- Agradeceram: 26 vezes
Caso o Brasil/ EMBRAER venha a construir, ou produzir, ou montar algum caça de qualquer que seja a geração, terá que abrir uma nova linha de montagem. Sem contar as outras empresas fornecedoras.FCarvalho escreveu:Marino, como o povo costuma dizer por aí, sem muito pensar... amanhã é outro dia.Marino escreveu:Como tb nao existia verba para construir submarinos nucleares e uma base dedicada.
Aguardemos.![]()
Um caça de 5a geração vai trazer o que mesmo? Alguém já sabe?![]()
abs.
- FCarvalho
- Sênior
Senhores, pensem mais um pouco, e verão que tudo isto é muito bom para o país. Mas seriam, também, igual e necessariamente bom para o(s) governo(s) - e suas siglas?
A quem mais interessa os ganhos de um caça tupiniquim de 5aG? À industria? Ao governo? À sociedade? Quem ganha o quê com isso? E mais, estes ganhos justificam o investimento? Se sim, quem ganha mais com isso?
E mais importante, quem vai querer bancar - sob todos os aspectos - as consequências e as 'justificativas' dessa "aventura"?
abs.
A quem mais interessa os ganhos de um caça tupiniquim de 5aG? À industria? Ao governo? À sociedade? Quem ganha o quê com isso? E mais, estes ganhos justificam o investimento? Se sim, quem ganha mais com isso?
E mais importante, quem vai querer bancar - sob todos os aspectos - as consequências e as 'justificativas' dessa "aventura"?
abs.
Carpe Diem
- joao fernando
- Sênior
Caça de 5º geração nacional, se nem o AMX demos conta?FCarvalho escreveu:Senhores, pensem mais um pouco, e verão que tudo isto é muito bom para o país. Mas seriam, também, igual e necessariamente bom para o(s) governo(s) - e suas siglas?
abs.
Mas as TOT´s do FX sim, podem trazer beneficios imediatos
- FCarvalho
- Sênior
Antes de construir qualquer coisa, temos que construir uma consciência.
E desconstruir certas reminiscências...
abs.
E desconstruir certas reminiscências...
abs.
Carpe Diem
- Alcantara
- Sênior
- Agradeceu: 215 vezes
- Agradeceram: 248 vezes
- Contato:
Tulio, o Brasil nunca tinha desenvolvido uma ultra-centrifugadora antes e hoje tem uma das (se não for a) mais avançadas do mundo.Túlio escreveu:Minha única objeção é que o Gripen Naval não existe e a Suécia jamais operou ou desenvolveu algo assim. Necas de expertise em canto algum e duvido que EUA e/ou França os ajudem a fazer um concorrente para seus próprios produtos. Se eu tivesse que escolher um caça para operar embarcado em futuros NAes da MB, ficaria com o RAFALE M. É mais novo e não há opção visível no horizonte para a França o trocar por outro que não possa ser oferecido também a nós (exceto na hipótese de efetivamente abrirem mão de sua capacidade de desenvolver e produzir caças. Aí sim, teria acesso a caças de ponta dos EUA que dificilmente nos seriam vendidos - no máximo, em versão "downgraded").
Outros Países com indústria aeronáutica e naval avançada (Inglaterra, Itália, Espanha, Rússia, China, Índia) operam/produzem apenas STOBAR.
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
- cabeça de martelo
- Sênior
- Agradeceu: 1265 vezes
- Agradeceram: 3276 vezes
Dinheiro para desenvolver isso, há? Eu pensei que estava a falar de um país que está a reduzir as Forças Armadas até níveis nunca dantes vistos e de outro que nunca mais se decide pela compra de uma mão cheia de caças. Todos podemos sonhar, mas passá-los para a realidade custa dinheiro...muito.
Adquirir um caça naval já pronto é a única opção racional.
Em relação ao SNB, desenvolver todo o projecto era a única alternativa credivel e foi isso que a MB fez.
Em relação ao SNB, desenvolver todo o projecto era a única alternativa credivel e foi isso que a MB fez.
- Carlos Lima
- Sênior
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
x2cabeça de martelo escreveu:Dinheiro para desenvolver isso, há? Eu pensei que estava a falar de um país que está a reduzir as Forças Armadas até níveis nunca dantes vistos e de outro que nunca mais se decide pela compra de uma mão cheia de caças. Todos podemos sonhar, mas passá-los para a realidade custa dinheiro...muito.
Nao da nem para comparar o nosso desenvolvimento de um Sub Nuclear com esse tipo de programa.
[]s
CB
CB_Lima = Carlos Lima