Sea Gripen - O caça naval da Saab

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
joao fernando
Sênior
Sênior
Agradeceram: 29 vezes

Re: Sea Gripen - O caça naval da Saab

#61 Mensagem por joao fernando » Seg Mai 20, 2013 10:54 am

Marino escreveu:Como tb nao existia verba para construir submarinos nucleares e uma base dedicada.
Aguardemos.
Matou a pau. O que falta é vergonha em certas caras

Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2152 vezes
Agradeceram: 2733 vezes

#62 Mensagem por knigh7 » Seg Mai 20, 2013 4:35 pm

Túlio escreveu:Minha única objeção é que o Gripen Naval não existe e a Suécia jamais operou ou desenvolveu algo assim. Necas de expertise em canto algum e duvido que EUA e/ou França os ajudem a fazer um concorrente para seus próprios produtos. Se eu tivesse que escolher um caça para operar embarcado em futuros NAes da MB, ficaria com o RAFALE M. É mais novo e não há opção visível no horizonte para a França o trocar por outro que não possa ser oferecido também a nós (exceto na hipótese de efetivamente abrirem mão de sua capacidade de desenvolver e produzir caças. Aí sim, teria acesso a caças de ponta dos EUA que dificilmente nos seriam vendidos - no máximo, em versão "downgraded").

Outros Países com indústria aeronáutica e naval avançada (Inglaterra, Itália, Espanha, Rússia, China, Índia) operam/produzem apenas STOBAR.
Olá, Túlio.

Eu concordo em grande parte com o que vc está dizendo.

Mas devo esclarecer que o F-35 não irá substituir o SH e que ainda não há nem contrato de desenvolvimento do substituto dele.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6865 vezes
Agradeceram: 7157 vezes
Contato:

#63 Mensagem por Túlio » Seg Mai 20, 2013 4:49 pm

Nada contra o Super Hornet. Apenas, para a MB, o Rafale me parece melhor. Mas quem decide não sou eu. :wink: 8-]

“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

Morpheus
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6320 vezes
Agradeceram: 3542 vezes

#64 Mensagem por FCarvalho » Seg Mai 20, 2013 5:28 pm

Marino escreveu:Como tb nao existia verba para construir submarinos nucleares e uma base dedicada.
Aguardemos.
Marino, como o povo costuma dizer por aí, sem muito pensar... amanhã é outro dia. :wink:

Mas mesmo assim, subnucs trazem novas tecnologias para 'geração de energia elétrica', 'constroem estaleiros', 'geram milhares de empregos e renda', 'formação de mão-de-obra', dão cacife a quem diz "fui eu que fiz", etc, etc, etc... Ou seja, estas coisas que interessam de fato a quem assina o cheque.

Um caça de 5a geração vai trazer o que mesmo? Alguém já sabe? [051]

abs.

Carpe Diem
joao fernando
Sênior
Sênior

#65 Mensagem por joao fernando » Seg Mai 20, 2013 5:32 pm

FCarvalho escreveu:
Aguardemos.
Marino, como o povo costuma dizer por aí, sem muito pensar... amanhã é outro dia. :wink:

Mas mesmo assim, subnucs trazem novas tecnologias para 'geração de energia elétrica', 'constroem estaleiros', 'geram milhares de empregos e renda', 'formação de mão-de-obra', dão cacife a quem diz "fui eu que fiz", etc, etc, etc... Ou seja, estas coisas que interessam de fato a quem assina o cheque.

abs.
Seria tecnologia de turbinas,materiais, sistemas de voo, e integração, mais projetos?

Que a EMBRAER sabiamente pode usar para trazer mais divisas ao pais?

knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2152 vezes
Agradeceram: 2733 vezes

#66 Mensagem por knigh7 » Seg Mai 20, 2013 5:39 pm

Se bem que a transferência dessas coisas, João Fernando, são requisitos da FAB e das empresas no FX2 (exceto de turbinas, nesta apenas tecnologia de integração) e ainda não saiu até agora....

Olinda
Avançado
Avançado
Agradeceu: 83 vezes
Agradeceram: 26 vezes

#67 Mensagem por Olinda » Seg Mai 20, 2013 9:02 pm

FCarvalho escreveu:
Aguardemos.

abs.
Caso o Brasil/ EMBRAER venha a construir, ou produzir, ou montar algum caça de qualquer que seja a geração, terá que abrir uma nova linha de montagem. Sem contar as outras empresas fornecedoras.

FCarvalho
Sênior
Sênior

#68 Mensagem por FCarvalho » Seg Mai 20, 2013 9:41 pm

Senhores, pensem mais um pouco, e verão que tudo isto é muito bom para o país. Mas seriam, também, igual e necessariamente bom para o(s) governo(s) - e suas siglas?

A quem mais interessa os ganhos de um caça tupiniquim de 5aG? À industria? Ao governo? À sociedade? Quem ganha o quê com isso? E mais, estes ganhos justificam o investimento? Se sim, quem ganha mais com isso?

E mais importante, quem vai querer bancar - sob todos os aspectos - as consequências e as 'justificativas' dessa "aventura"?

abs.

Carpe Diem
joao fernando
Sênior
Sênior

#69 Mensagem por joao fernando » Ter Mai 21, 2013 10:57 am

FCarvalho escreveu:Senhores, pensem mais um pouco, e verão que tudo isto é muito bom para o país. Mas seriam, também, igual e necessariamente bom para o(s) governo(s) - e suas siglas?

A quem mais interessa os ganhos de um caça tupiniquim de 5aG? À industria? Ao governo? À sociedade? Quem ganha o quê com isso? E mais, estes ganhos justificam o investimento? Se sim, quem ganha mais com isso?

E mais importante, quem vai querer bancar - sob todos os aspectos - as consequências e as 'justificativas' dessa "aventura"?

abs.
Caça de 5º geração nacional, se nem o AMX demos conta?

Mas as TOT´s do FX sim, podem trazer beneficios imediatos

Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#70 Mensagem por Bourne » Ter Mai 21, 2013 1:13 pm

Tipo construir drones. :mrgreen:

FCarvalho
Sênior
Sênior

#71 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 21, 2013 5:01 pm

Antes de construir qualquer coisa, temos que construir uma consciência.

E desconstruir certas reminiscências...

abs.

Carpe Diem
Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#72 Mensagem por Alcantara » Sáb Jun 15, 2013 12:02 am

Túlio escreveu:Minha única objeção é que o Gripen Naval não existe e a Suécia jamais operou ou desenvolveu algo assim. Necas de expertise em canto algum e duvido que EUA e/ou França os ajudem a fazer um concorrente para seus próprios produtos. Se eu tivesse que escolher um caça para operar embarcado em futuros NAes da MB, ficaria com o RAFALE M. É mais novo e não há opção visível no horizonte para a França o trocar por outro que não possa ser oferecido também a nós (exceto na hipótese de efetivamente abrirem mão de sua capacidade de desenvolver e produzir caças. Aí sim, teria acesso a caças de ponta dos EUA que dificilmente nos seriam vendidos - no máximo, em versão "downgraded").

Outros Países com indústria aeronáutica e naval avançada (Inglaterra, Itália, Espanha, Rússia, China, Índia) operam/produzem apenas STOBAR.
Tulio, o Brasil nunca tinha desenvolvido uma ultra-centrifugadora antes e hoje tem uma das (se não for a) mais avançadas do mundo.

"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1265 vezes
Agradeceram: 3276 vezes

#73 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Jun 15, 2013 7:33 am

Dinheiro para desenvolver isso, há? Eu pensei que estava a falar de um país que está a reduzir as Forças Armadas até níveis nunca dantes vistos e de outro que nunca mais se decide pela compra de uma mão cheia de caças. Todos podemos sonhar, mas passá-los para a realidade custa dinheiro...muito.

Adquirir um caça naval já pronto é a única opção racional.

Em relação ao SNB, desenvolver todo o projecto era a única alternativa credivel e foi isso que a MB fez.

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#74 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Jun 15, 2013 3:18 pm

cabeça de martelo escreveu:Dinheiro para desenvolver isso, há? Eu pensei que estava a falar de um país que está a reduzir as Forças Armadas até níveis nunca dantes vistos e de outro que nunca mais se decide pela compra de uma mão cheia de caças. Todos podemos sonhar, mas passá-los para a realidade custa dinheiro...muito.

Adquirir um caça naval já pronto é a única opção racional.

Em relação ao SNB, desenvolver todo o projecto era a única alternativa credivel e foi isso que a MB fez.
x2

Nao da nem para comparar o nosso desenvolvimento de um Sub Nuclear com esse tipo de programa.

[]s
CB

CB_Lima = Carlos Lima :)
Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#75 Mensagem por Bourne » Sáb Jun 15, 2013 7:43 pm

Por que não um Drone Gripen Naval? :mrgreen:

Imagem