Clausewitz?FOXTROT escreveu:Não esqueçamos, a guerra nada mais é que a ultima instância da política (não lembro o autor da frase), mas se insere perfeitamente no contesto.
Cidade da Koreia do sul bombardeada por artilharia hoje!
Moderador: Conselho de Moderação
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: Cidade da Koreia do sul bombardeada por artilharia hoje!
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- EDSON
- Sênior
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 335 vezes
A Guerra é continuação da política por outros meios. Carl von Clausewitz
- cabeça de martelo
- Sênior
- Agradeceu: 1136 vezes
- Agradeceram: 2843 vezes
Pois é, a questão é se um governo percebe que a guerra seria demasiado destruidora, demasiado brutal, então a razão manda ter uma politica defensiva e de manutenção do "status quo".
O Japão alguma vez perdeu alguma coisa com a Coreia do Norte? Acho que não.
O Japão alguma vez perdeu alguma coisa com a Coreia do Norte? Acho que não.
- FoxTroop
- Sênior
- Agradeceu: 82 vezes
- Agradeceram: 112 vezes
Cabeça, o exercicio é feito regularmente e anunciado de antemão, isso é certo e sabido. O que levou a esta reacção do norte, pelo que tenho lido nas agencias noticiosas, foi os do sul dispararem barragens de artilharia para as águas territoriais do norte durante o exercicio quando lhes tinha sido pedido para se absterem disso. À pouco li as declarações de um porta-voz do governo da Coreia do Sul a dizer que, sim é verdade, mas que as barragens de artilharia sul-coreana nunca ameaçaram as costas norte-coreanas.
Tal como já disse antes, não desculpa a acção do norte mas neste caso concreto, parece que o sul tem muitas culpas. Actuou impurdentemente hostilizando de forma ostentiva o vizinho a norte. Qual seria a reação de qualquer outro país se viessem fazer disparos de artilharia tomando como alvo as suas águas?
Espero que o bom senso domine.
PS: Parabens pela filhota que aí vem.
Tal como já disse antes, não desculpa a acção do norte mas neste caso concreto, parece que o sul tem muitas culpas. Actuou impurdentemente hostilizando de forma ostentiva o vizinho a norte. Qual seria a reação de qualquer outro país se viessem fazer disparos de artilharia tomando como alvo as suas águas?
Espero que o bom senso domine.
PS: Parabens pela filhota que aí vem.
Editado pela última vez por FoxTroop em Ter Nov 23, 2010 1:40 pm, em um total de 1 vez.
- cabeça de martelo
- Sênior
Eu também.
Obrigado.
Obrigado.
Editado pela última vez por cabeça de martelo em Ter Nov 23, 2010 1:45 pm, em um total de 1 vez.
- Marino
- Sênior
- Agradeceu: 134 vezes
- Agradeceram: 630 vezes
A guerra é a continuação da dialética política por outros meios.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco
- FoxTroop
- Sênior
- Agradeceu: 82 vezes
- Agradeceram: 112 vezes
A guerra é uma merda, só serve para defender os interesses de meia dúzia. Também pensava que era uma coisa maior, a ultima defesa de um ideal, etc, etc, mas a vida abriu-me bem os olhos. Não existem bons nem maus, nem inocentes e culpados, existe sim quem ganha e quem perde (e o mexilhão do lado de quem ganhou, na realidade não ganhou nada) e quem se lixa porque não tem como se defender e quem se defende por todos os meios. Tudo o resto é prosa escrita por quem nunca viu nada.Marino escreveu:A guerra é a continuação da dialética política por outros meios.
- FOXTROT
- Sênior
- Agradeceu: 264 vezes
- Agradeceram: 106 vezes
Valeu Bolovo e Edson, o Sr. Carl von Clausewitz tem toda a razão quando fez essa afirmação "A Guerra é continuação da política por outros meios".
Cabeça o Japão não perdeu nada com a CN, só o respeito, tal qual, o Sul perdeu, em outras palavras o consentimento dessas ações mostra a CN que ela poderá tomar certas atitudes hostis que serão toleradas pelos seus vizinhos, tudo pena manutenção do "status quo".
Saudações
Cabeça o Japão não perdeu nada com a CN, só o respeito, tal qual, o Sul perdeu, em outras palavras o consentimento dessas ações mostra a CN que ela poderá tomar certas atitudes hostis que serão toleradas pelos seus vizinhos, tudo pena manutenção do "status quo".
Saudações
"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
- cabeça de martelo
- Sênior
Concordo em pleno com esta tua frase, na prática diz tudo.FoxTroop escreveu:A guerra é uma merda, só serve para defender os interesses de meia dúzia. Também pensava que era uma coisa maior, a ultima defesa de um ideal, etc, etc, mas a vida abriu-me bem os olhos. Não existem bons nem maus, nem inocentes e culpados, existe sim quem ganha e quem perde (e o mexilhão do lado de quem ganhou, na realidade não ganhou nada) e quem se lixa porque não tem como se defender e quem se defende por todos os meios. Tudo o resto é prosa escrita por quem nunca viu nada.Marino escreveu:A guerra é a continuação da dialética política por outros meios.
-
- Intermediário
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 1 vez
Cabeça de Martelo, parabéns pelas suas ponderações, assim como o Paisano, para mim perfeito!!!!
As armas devem ser objeto de defesa e para mostrar para os outros, " nâo mexam comigo que sei me defender"
Agora dai a torcer por um confronto armado com número incalculável de perdas de vidas humanas, vai uma diferença muito grande!
Não sei quem ai em cima disse bem, a Coreia do Sul não tem interesse nenhum em entrar em um confronto armado, pois é um país que está em franco desenvolvimento com excelente perspectivas futuras e todos esses planos seriam no mínimo paralizados.
Outros comparam com o caso da Bolívia e Brasil, pelo amor de Deus, beira a insanidade a comparação, pois são coisas completamente distintas. Quem defende que o Brasil retalie qualquer ato que seja ao um país como a Bolivia só pode estar, desculpem-me a expressão, totalmente fora de seu juízo, pois é um país de mortos de fome, que cuja economia depende basicamente do Brasil. Pensar em um ataque contra um "inimigo" desses é viajar grandão na maionese!! Muito mais do que uma retaliação eles precisam é de ajuda mesmo para conseguirem se desenvolver e assim parar de enxer nosso saco, nunca de bombas!!
Saudações
As armas devem ser objeto de defesa e para mostrar para os outros, " nâo mexam comigo que sei me defender"
Agora dai a torcer por um confronto armado com número incalculável de perdas de vidas humanas, vai uma diferença muito grande!
Não sei quem ai em cima disse bem, a Coreia do Sul não tem interesse nenhum em entrar em um confronto armado, pois é um país que está em franco desenvolvimento com excelente perspectivas futuras e todos esses planos seriam no mínimo paralizados.
Outros comparam com o caso da Bolívia e Brasil, pelo amor de Deus, beira a insanidade a comparação, pois são coisas completamente distintas. Quem defende que o Brasil retalie qualquer ato que seja ao um país como a Bolivia só pode estar, desculpem-me a expressão, totalmente fora de seu juízo, pois é um país de mortos de fome, que cuja economia depende basicamente do Brasil. Pensar em um ataque contra um "inimigo" desses é viajar grandão na maionese!! Muito mais do que uma retaliação eles precisam é de ajuda mesmo para conseguirem se desenvolver e assim parar de enxer nosso saco, nunca de bombas!!
Saudações
- EDSON
- Sênior
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 335 vezes
Este discurso é prejudicial a paz.
23/11/2010 - 13h25
Não haverá reunião do Conselho de Segurança sobre a Coreia
NOVA YORK, 23 Nov 2010 (AFP) -Não haverá reunião do Conselho de Segurança da ONU nesta terça-feira, após o ataque realizado pela Coreia do Norte contra uma ilha da Coreia do Sul, anunciou o presidente do Conselho, o britânico Mark Lyall Grant.
"Não foi solicitada nenhuma reunião", limitou-se a responder à imprensa o embaixador Lyall Grant, representante britânico na ONU e presidente em exercício do Conselho de Segurança.
Uma fonte diplomática francesa havia indicado mais cedo que uma reunião do Conselho de Segurança estava sendo organizada.
23/11/2010 - 13h25
Não haverá reunião do Conselho de Segurança sobre a Coreia
NOVA YORK, 23 Nov 2010 (AFP) -Não haverá reunião do Conselho de Segurança da ONU nesta terça-feira, após o ataque realizado pela Coreia do Norte contra uma ilha da Coreia do Sul, anunciou o presidente do Conselho, o britânico Mark Lyall Grant.
"Não foi solicitada nenhuma reunião", limitou-se a responder à imprensa o embaixador Lyall Grant, representante britânico na ONU e presidente em exercício do Conselho de Segurança.
Uma fonte diplomática francesa havia indicado mais cedo que uma reunião do Conselho de Segurança estava sendo organizada.
- FOXTROT
- Sênior
Demartino penso que você pegou a declaração do Túlio fora de contesto, porém, o fato da Bolívia ser paupérrima, precisar de nossa ajuda para se desenvolver e garantir o mínimo ao seu povo, em hipótese alguma a autorizará a atacar o Brasil, caso algum dia isso venha a ocorrer, terá que ser retaliado.
Saudações
Saudações
- suntsé
- Sênior
- Agradeceu: 232 vezes
- Agradeceram: 154 vezes
Eu gosto de assuntos militares, Política e História. Mas eu detesto a guerra.
Só quem sentiu ela na pele sabe como é horrível, Ver seus entes queridos sofrendo..a mercê de todo tipo de arbitrariedade.
Quando ouço falar em guerra, muitas vezes eu penso na quantidade enorme de pessoas de bem, que estão sofrendo em lugares horríveis do planeta.
Eu agradeço a deus por ter nascido no Brasil, só quem da valar a paz é que sabe o quanto somos sortudos por termos nascido neste lado do planeta. Quando poderíamos ter nascido em países horríveis.
Temos que lembrar que a Coréia do Sul é um Novo rico, existia uma época que eles eram um país miserável. Esta época esta muito viva na memória de muitos Avós e país de família...então eles estão certos de tentar evitar uma guerra a todo custo (mas eles deveriam ampliar mais a capacidade de dissuasão).
Só quem sentiu ela na pele sabe como é horrível, Ver seus entes queridos sofrendo..a mercê de todo tipo de arbitrariedade.
Quando ouço falar em guerra, muitas vezes eu penso na quantidade enorme de pessoas de bem, que estão sofrendo em lugares horríveis do planeta.
Eu agradeço a deus por ter nascido no Brasil, só quem da valar a paz é que sabe o quanto somos sortudos por termos nascido neste lado do planeta. Quando poderíamos ter nascido em países horríveis.
Temos que lembrar que a Coréia do Sul é um Novo rico, existia uma época que eles eram um país miserável. Esta época esta muito viva na memória de muitos Avós e país de família...então eles estão certos de tentar evitar uma guerra a todo custo (mas eles deveriam ampliar mais a capacidade de dissuasão).
-
- Intermediário
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 1 vez
Retaliado sim e dentro da mesma dimensão a que fomos atacados, mas jamais por motívos fúteis e que não refletem com a realidade do que já ocorreu até hoje.FOXTROT escreveu:Demartino penso que você pegou a declaração do Túlio fora de contesto, porém, o fato da Bolívia ser paupérrima, precisar de nossa ajuda para se desenvolver e garantir o mínimo ao seu povo, em hipótese alguma a autorizará a atacar o Brasil, caso algum dia isso venha a ocorrer, terá que ser retaliado.
Saudações
nunca esqueço que aqui nesse mesmo fórum, quando dos problemas relacionados ao gás e as Instalações da Petrobrás naquele país, que o Brasil atacasse a Bolívia e coisas do gênero. Aquilo ali apesar do fato de serem instalações da petrobrás na bolívia, não representavam nada para nós, ou seja, ter uma atitude mais belicosa do que eles tiveram conosco seria de uma idiotice sem tamanho, colocando em xeque até mesmo a simpatia que os demais povos no mundo sentem por nós Brasileiros!!!
Abs.,
- FOXTROT
- Sênior
Demartino escreveu:Retaliado sim e dentro da mesma dimensão a que fomos atacados, mas jamais por motívos fúteis e que não refletem com a realidade do que já ocorreu até hoje.FOXTROT escreveu:Demartino penso que você pegou a declaração do Túlio fora de contesto, porém, o fato da Bolívia ser paupérrima, precisar de nossa ajuda para se desenvolver e garantir o mínimo ao seu povo, em hipótese alguma a autorizará a atacar o Brasil, caso algum dia isso venha a ocorrer, terá que ser retaliado.
Saudações
nunca esqueço que aqui nesse mesmo fórum, quando dos problemas relacionados ao gás e as Instalações da Petrobrás naquele país, que o Brasil atacasse a Bolívia e coisas do gênero. Aquilo ali apesar do fato de serem instalações da petrobrás na bolívia, não representavam nada para nós, ou seja, ter uma atitude mais belicosa do que eles tiveram conosco seria de uma idiotice sem tamanho, colocando em xeque até mesmo a simpatia que os demais povos no mundo sentem por nós Brasileiros!!!
Abs.,
Pois é, o FDB é democrático logo abriga várias correntes, uns são favoráveis e outros contrários ao emprego da força, particularmente sou contra a ficarmos refém, seja da Bolívia ou de qualquer outro país.
No caso da Coréia do Sul, penso que já passou da hora do governo sulista tomar uma atitude, nesse caso, poderiam ter evitado a provocação, insistiram em manter o exercício para que? Se depois, quando a CN reage o Sul nada fazem.
Saudações