Nomes para os novos navios

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

Re: Nomes para os novos navios

#61 Mensagem por Guerra » Sáb Set 25, 2010 8:57 pm

Na lista de asteroídes tem uns nomes maneros. Alguns exemplos:
Ceres
Parténope
Victória
Fortuna
Massalia
Euterpe
Belona
Anfitrite
Urânia
Atalante
Harmonia
Calipso
Pandora
Meleteia
Galateia
Safo
Terpsícore
Alcmena
Antíope
Aegina
Artemísia
Liberatrix
Némesis
Antígona
Electra
Tolosa
Juewa
Siwa
Lumen
Polana
Abundantia
Síbila
Andrómaca
Garumna
Calisto
Lacrimosa
Eudora
Oceana
Asterope
Augusta
Sapientia
Brasilia
Polyxo
Campania

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Agradeceram: 455 vezes

#62 Mensagem por Lord Nauta » Sáb Set 25, 2010 9:33 pm

Sugestão de segundo nome para as fragatas FREMM: Mariz e Barros

Antônio Carlos de Mariz e Barros, filho do chefe de esquadra Joaquim José Inácio de Barros e de sua esposa, Maria José de Mariz Sarmento, viscondes de Inhaúma, estudou inicialmente nos colégios dos Srs. Alphonse de Morcenq, Antônio Maria Barker, Francisco José Borges e também no Colégio de São Pedro de Alcântara, todos nas imediações da Rua da Imperatriz, local onde nasceu, no centro da cidade do Rio.Seguindo o exemplo paterno, entrou para a Academia de Marinha e assentou praça de aspirante aos 14 de junho de 1849. Foi promovido guarda marinha em 1852; segundo-tenente em 1855 e primeiro-tenente em 1857. Sempre intrépito, foi ainda em aspirante elogiado pela atividade que desenvolveu em ocasião de um incêndio.Interinamente comandou o iate Paraibano, e efetivamente a canhoeira Campista e as corvetas Belmonte, Recife, e o encouraçado Tamandaré.
Foi duas vezes a Europa, uma ao Pacífico, outra ao Cabo da Boa Esperança e ilha da Trindade. Foi condecorado , com a cruz de cavaleiro da Legião de Honra pelo salvamento de uma barca francêsa que estava prestes a naufragar sobre as pedras da Fortaleza da Lage.
Fato marcante de sua vida, foi o risco que correu quando lançou-se ao mar inteiramente vestido, para salvar uma escrava que se afogava na praia da Itapuca.Casou em 1855 com Raquel Sofia Teixeira com quem teve três filhos.
Durante a Campanha do Paraguai comandou o encouraçado Tamandaré e no Passo da Pátria, foi ferido no joelho direito, por uma bomba do inimigo, atirada do forte de Itapirú, que entrando por uma portinhola, lhe atingiu dentro da casamata da embarcação. Sem que lhe ouvissem um gemido, arrancou com as próprias mãos a perna, que ficara presa a parte superior. Transferido para o vapor Onze de Junho, hospital de sangue da esquadra, teve amputada o resto da perna. não resistindo aos ferimentos morreu aos 20 minutos do dia 28 de março de 1866.
Na sessão de 16 de novembro de 1874, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro, em memória de um dos mais distintos oficiais da armada imperial, considerado herói da Guerra do Paraguai, trocou a denominação da Rua Nova do Imperador, no bairro de São Cristovão, para Rua Mariz e Barros.

Sds

Lord Nauta

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#63 Mensagem por Bolovo » Sáb Set 25, 2010 9:36 pm

O Guerra vai gostar desse.

Na minha opinião o próximo PA deveria ter um nome assim o: A-20 "Granada de Bocal".

O terror dos mares! [003] :mrgreen: :mrgreen:

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Guerra
Sênior
Sênior

#64 Mensagem por Guerra » Sáb Set 25, 2010 9:42 pm

Bolovo escreveu:O Guerra vai gostar desse.

Na minha opinião o próximo PA deveria ter um nome assim o: A-20 "Granada de Bocal".

por causa dessa paidinha vou te tirar da minha lista de amigos e colocar o Fabio. Dá próxima vai pra minha lista de inimigos junto com o nome do Carlos Mathias.

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#65 Mensagem por Bolovo » Sáb Set 25, 2010 11:39 pm

Ah Guerra, foi só uma zuerinha bobinha. Se vc não fosse amigo, não zoava... [051]

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 234 vezes
Agradeceram: 539 vezes

#66 Mensagem por Brasileiro » Dom Set 26, 2010 12:33 pm

Nunca gostei muito da idéia de por nome de pessoas, seja em navios, ruas ou praças...

Fragata 6000 ton classe Atlântico, classe Poseidon. Ou nomes indígenas, Paraná (nunca vi navio com esse nome), Guanabara, contanto que não fiquem tentando rimar os nomes indígenas está bom.
Mas tem nome de rio, de mar, de deus grego, de galáxias, de peixes, etc.

abraços]

----------------
amor fati
luis F. Silva
Sênior
Sênior
Agradeceram: 9 vezes

#67 Mensagem por luis F. Silva » Dom Set 26, 2010 4:09 pm

Brasileiro escreveu:
Fragata 6000 ton classe Atlântico, classe Poseidon. Ou nomes indígenas, Paraná (nunca vi navio com esse nome), Guanabara, contanto que não fiquem tentando rimar os nomes
Teve sim. Da classe Pará: Pará, Paraíba, Paraná e Pernambuco.
http://www.naviosdeguerrabrasileiros.hp ... 5/P035.htm

cumprimentos.

Luis Filipe Silva

-------------------
CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!! by Túlio
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Agradeceram: 455 vezes

#68 Mensagem por Lord Nauta » Dom Set 26, 2010 5:19 pm

Sugestão de terceiro nome para as fragatas FREMM: Marcilio Dias

Ingressou na Armada Imperial como grumete em 6 de julho de 1855, aos dezessete anos de idade, sentando praça no Corpo de Imperiais Marinheiros em 5 de agosto do mesmo ano.
Em 1856 embarcou na corveta Constituição e, logo após, no Aviso Fluvial Tocantins, com o então Capitão-de-Fragata Francisco Manuel Barroso da Silva como seu comandante.
A 15 de maio de 1861 recebeu a sua primeira promoção, passando a Marinheiro de Terceira Classe. Foi promovido a Marinheiro de Segunda Classe em 11 de maio de 1862. No ano seguinte, já na Escola de Artilharia, recebeu a classificação de "Praça Distinta".
Em 1864 embarcou na corveta Parnaíba, em expedição ao Rio da Prata. No regresso, a 20 de julho do mesmo ano, foi promovido a Marinheiro de Primeira Classe.
Embarcou na corveta Imperial Marinheiro a fim de se habilitar na manipulação de artefatos bélicos, indispensáveis ao serviço de bordo. Matriculou-se na Escola Prática de Artilharia, em Janeiro de 1863, vindo a prestar exame a 10 de dezembro do mesmo ano, quando foi aprovado, passando a usar o distintivo de Marinheiro-Artilheiro.
Em 6 de dezembro de 1864, quando o Almirante Tamandaré iniciou o cerco a Paysandú durante a Campanha Oriental (1864-1865), Marcilio Dias teve o seu batismo de fogo, contra as forças do Uruguai.
Durante o assalto final à Praça-forte de Paysandú em 31 de dezembro de 1864, uma batalha que durou 52 horas, terminando em 2 de janeiro de 1865, Marcílio Dias foi um dos mais bravos combatentes, tendo ficado famoso o seu grito de 'vitória', quando subiu à torre da Igreja Matriz de Paysandú acenando para os seus campanheiros com a bandeira do Brasil.
Sagrou-se herói na Batalha Naval do Riachuelo, em 11 de junho de 1865, no início da Guerra da Tríplice Aliança.Quando a corveta Parnaíba, onde chefiava o rodízio raiado de ré, foi abordada por três navios paraguaios, travou uma luta corpo a corpo contra quatro inimigos, armado de sabre, abatendo dois deles, mas vindo a ter seu braço decepado na defesa da bandeira do Brasil. Os ferimentos sofridos causaram-lhe a morte no dia seguinte, 12 de junho, sendo sepultado com as honras do cerimonial marítimo nas próprias águas do rio Paraná, em 13 de junho de 1865.
Cerca de dois meses após a sua morte, em 1 de agosto, o Quartel-General da Marinha Imperial incorporou à Força Naval um navio a vapor adquirido na Grã-Bretanha para servir para o transporte de tropas, batizando-o de Marcílio Dias, em homenagem ao seu heroísmo na Batalha do Riachuelo.

Sds

Lord Nauta

Editado pela última vez por Lord Nauta em Dom Set 26, 2010 8:48 pm, em um total de 1 vez.
prp
Sênior
Sênior
Agradeceu: 117 vezes
Agradeceram: 412 vezes

#69 Mensagem por prp » Dom Set 26, 2010 8:46 pm

Sugestão para as novas FREMM

PRP

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#70 Mensagem por Carlos Lima » Dom Set 26, 2010 10:47 pm

Meu pitaco para esses nomes embora esse assunto não seja a minha praia...

Qualquer embarcação 8.000Ton+ = Nomes de Estados
Fragatas ou qualquer embarcação 4.000Ton - 7999Ton = Nomes de Grandes Heróis/Almirantes
Embarcações 1.500 - 3.900Ton = Cada "classe" nesse caso seriam subdivididas em exaltação dos valores do homem e amor a pátria (Liberdade, Independência, União, etc), Classes exaltando outros heróis que ajudaram com desenvolvimento tecnológico da nossa nação, nome de cidades costeiras, nomes de heróis da II GM, e por aí vai.

Submarinos, eu gosto da série "T"... Tamandaré... etc.

Meus 2 cents :)

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
faterra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 89 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#71 Mensagem por faterra » Dom Set 26, 2010 11:51 pm

Brasileiro escreveu:Nunca gostei muito da idéia de por nome de pessoas, seja em navios, ruas ou praças...

Fragata 6000 ton classe Atlântico, classe Poseidon. Ou nomes indígenas, Paraná (nunca vi navio com esse nome), Guanabara, contanto que não fiquem tentando rimar os nomes indígenas está bom.
Mas tem nome de rio, de mar, de deus grego, de galáxias, de peixes, etc.

abraços]
Também nunca gostei. Este negócio de pôr nomes de pessoas em locais públicos, navios, etc... costuma ser bem "polêmico". Imagina um infeliz dando nome a algum bem público de "Joaquim Roriz", "Newton Cardoso", "Orestes Quércia", "Paulo Maluf", "Antony Garotinho" ou "Rosinha Mateus" e, muitos e muitos outros nomes exercendo diversas funções.

Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6308 vezes
Agradeceram: 6657 vezes
Contato:

#72 Mensagem por Túlio » Seg Set 27, 2010 2:36 am

Bolovo escreveu:O Guerra vai gostar desse.

Seguindo a série, um navio para durar NO MÍNIMO cem anos: A-19 "FAL". Este sim, vai mais longe que qualquer outro e destrói tudo o que ficar à sua frente. Compondo uma FT com o A-20 "Granada de Bocal" tornaria a MB a equivalente moderna à INVENCÍVEL ARMADA, e não seria qualquer ventinho que iria afundar... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#73 Mensagem por Bourne » Seg Set 27, 2010 2:49 am

Assim, o Véio Túlio vai para a lista de inimigos do Sg. Armando Vara.

Guerra
Sênior
Sênior

#74 Mensagem por Guerra » Seg Set 27, 2010 8:42 am

Bolovo escreveu:Ah Guerra, foi só uma zuerinha bobinha. Se vc não fosse amigo, não zoava... [051]
Então, pô!! É por isso que vai pra minha lista negra!! :lol: :twisted:

Guerra
Sênior
Sênior

#75 Mensagem por Guerra » Seg Set 27, 2010 8:44 am

Bourne escreveu:Assim, o Véio Túlio vai para a lista de inimigos do Sg. Armando Vara.
O Tulio!? Eu tenho a lista de amigos, a lista de inimigos, a minha lista negra e uma folha de papel só com o nome do Tulio!!

Eu estou pensando seriamente em passar o nome dele para o sorrateiro2003!!

:lol:

Responder