Re: Suicida joga avião em shopping de Goiânia
Enviado: Dom Mar 15, 2009 12:14 am
Parabéns a FAB!!! Agiu de forma correta e profissional.
Skyway escreveu:Rodrigo, a FAB sabia sim da existência da criança.
O M-2000 decolou para localizar a aeronave pelo radar, já que os de terra não estavam conseguindo faze-lo, mas não o interceptou por não ser a aeronave adequada e por proteger Brasília, que é a principal função do 1º GDA.
A Lei do abate não tem nada sobre crianças, eu já esclareci isso aqui. o que existe são declarações do Ministro da Defesa e do Comandante da Aeronauta na época afirmando que a FAB não abateria uma aeronave se fosse comprovado que uma criança estava a bordo, sendo inclusive vinculado em vários jornais matérias citando isso ainda no título.
A FAB fez um excelente trabalho, o melhor que ela poderia fazer e demonstrou um profissionalismo enorme. Se é para aportar erros, se é para falar que alguem pisou na bola, aponte para a segurança do Aeroclube de Luziânia.
Um abraço.
alcmartin escreveu:Menos, né gente,menos... como já não bastasse o "esperto" do promotor que vê filme demais...medida coercitiva...queria o que? Raio trator??
Menos, né gente, caiam na real...tá todo mundo vendo muito filme...
A segurança em aeroportos pequenos é frágil porque a segurança em aeroportos grandes também é frágil, só mudando a proporção e a necessidade...tem muita capital no país que ainda não tem raio x.
Todos que criticaram devem se lembrar os vídeos que a própria FAB divulgou de aviões de TRAFICANTES, que zombaram e prosseguiram no vôo. A lei do abate foi feita para coibir coisa desse tipo. E olha que precisa de ordem superior p/confirmação. E agora queriam que abatessem um avião com uma criança a bordo????
Quando um piloto policial carioca, de helicóptero, perseguiu e um dos atiradores fulminou um bandido armado, deu um bafafá danado...
Voltando a segurança em aeroportos pequenos, vou dizer uma coisa: quem acha que nos USA é melhor, tá muito enganado... Um raio x daquele é caríssimo, se nem pista direito temos em nossos aerodromos e aeroportos...e só quem pode revistar, realmente, um cidadão, é um policial federal (Se voce nao quer passar no raio x, é só dar a volta e ir embora...)Voces acham que tem PF para tudo isso?
O que acontece é que se defender de coisas desse tipo é difícil e se quiserem mesmo, conseguem. Alguem duvida que se alguem quiser encher um carro de bomba e se matar num predio de governo consegue? E que pegar um avião pequeno, roubar, é fácil, que nem carro, depois decola de uma rua de terra e tacar num predio é fácil?
Daí vem a paranóia, tipo a dos americanos com os terroristas.
Agora, quem não pode com isso que se tranque em casa(com um bom sistema AAA ), porque no mundo inteiro é assim. Ou já se esqueceram do cessna na praça vermelha, dos aviões do 11 de setembro, do ultraleve sobre a casa branca, isso só para ficar nos dois melhores sistemas de defesa aérea do mundo.
Acordem!! E desculpem-me...estressei...
Pois é, Comandante, concordo com você. Aliás, tem dois casos com aeronaves sobre a Casa Branca. O que é mais lembrado hoje em dia é de um caso em 2002 (ou seja, pouco tempo após o fatídico 11/09) em que um Cessna 182 cujo piloto se embananou na navegação, acabou sobrevoando a Casa Branca e só foi interceptado pelos F-16's uns 10 minutos depois.alcmartin escreveu:Agora, quem não pode com isso que se tranque em casa(com um bom sistema AAA ), porque no mundo inteiro é assim. Ou já se esqueceram do cessna na praça vermelha, dos aviões do 11 de setembro, do ultraleve sobre a casa branca, isso só para ficar nos dois melhores sistemas de defesa aérea do mundo.
PRick, pelo o que eu li, o cara entrou no avião com a filha como sendo um passageiro e apenas quando já estava abordo da aeronave, sacou a arma e mandou o piloto pular fora; infelizmente, como o alcmartin, não tem o que fazer pois isso seria muito complicado de se evitar em qualquer lugar do mundo...PRick escreveu:Mas estava me referindo a segurança na pista, não de passageiros, quer dizer que uma pessoa não possa entrar num avião e sair "pilotando" ele, sem ter qualificação e autorização do dono.
Não sabia. A informação era de um avião roubado. Aliás, no primeiro momento, nem sabiam que tipo de avião era.Rodrigo, a FAB sabia sim da existência da criança.
A FAB não fez nada. O aeroclube de Luziânia não tem segurança nenhuma, como qualquer aeroclube no mundo inteiro. Aeroclubes são feitos para incentivar a prática de atividades aeronáuticas, não se faz isso colocando a infantaria da FAB na porta. Não vai mudar nada, a não ser que outro maluco consiga acertar o alvo.A FAB fez um excelente trabalho, o melhor que ela poderia fazer e demonstrou um profissionalismo enorme. Se é para aportar erros, se é para falar que alguem pisou na bola, aponte para a segurança do Aeroclube de Luziânia.
Não conhecia esse detalhe, se foi assim, seria problema de controle de passageiros. Algo complexo de ser implatado em aeroclubes.Slip Junior escreveu:Pois é, Comandante, concordo com você. Aliás, tem dois casos com aeronaves sobre a Casa Branca. O que é mais lembrado hoje em dia é de um caso em 2002 (ou seja, pouco tempo após o fatídico 11/09) em que um Cessna 182 cujo piloto se embananou na navegação, acabou sobrevoando a Casa Branca e só foi interceptado pelos F-16's uns 10 minutos depois.alcmartin escreveu:Agora, quem não pode com isso que se tranque em casa(com um bom sistema AAA ), porque no mundo inteiro é assim. Ou já se esqueceram do cessna na praça vermelha, dos aviões do 11 de setembro, do ultraleve sobre a casa branca, isso só para ficar nos dois melhores sistemas de defesa aérea do mundo.
Mas também tem o caso de 1994 de um Cessna 150 que foi roubado (alguma similaridade?) e o piloto, aparentemente, tentou acertar a própria Casa Branca (!!!) mas acabou caindo em um jardim, ou coisa do tipo...
Ainda tem o caso de um adolescente em 2002 que jogou o avião contra um prédio na Flórida...
Até onde eu me lembre, em nenhum desses três casos, os aviões chegaram sequer a serem interceptados!
PRick, pelo o que eu li, o cara entrou no avião com a filha como sendo um passageiro e apenas quando já estava abordo da aeronave, sacou a arma e mandou o piloto pular fora; infelizmente, como o alcmartin, não tem o que fazer pois isso seria muito complicado de se evitar em qualquer lugar do mundo...PRick escreveu:Mas estava me referindo a segurança na pista, não de passageiros, quer dizer que uma pessoa não possa entrar num avião e sair "pilotando" ele, sem ter qualificação e autorização do dono.
Abraços
rodrigo escreveu:Não sabia. A informação era de um avião roubado. Aliás, no primeiro momento, nem sabiam que tipo de avião era.Rodrigo, a FAB sabia sim da existência da criança.
A FAB não fez nada. O aeroclube de Luziânia não tem segurança nenhuma, como qualquer aeroclube no mundo inteiro. Aeroclubes são feitos para incentivar a prática de atividades aeronáuticas, não se faz isso colocando a infantaria da FAB na porta. Não vai mudar nada, a não ser que outro maluco consiga acertar o alvo.A FAB fez um excelente trabalho, o melhor que ela poderia fazer e demonstrou um profissionalismo enorme. Se é para aportar erros, se é para falar que alguem pisou na bola, aponte para a segurança do Aeroclube de Luziânia.
Poderia dizer que me informei com o Maj que estava no COMDABRA, mas não posso. Então fico com as notas do CECOMSAER.Não sei onde você conseguiu a informação de que não sabia.
A FAB fez a mesma coisa da população de Goiânia, ficou olhando.A FAB fez sim o melhor que pode e isso é indiscutivel
A partir do momento em que a aeronave roubada efetua rasantes em um aeroporto, hospital e shopping, mesmo que não tenha a intenção de se jogar, pode acontecer por acidente, e aí a opção é derrubá-la.Mas me diga então Rodrigo, qual seria a reação correta da FAB na sua opinião?
Não existe nem existirá segurança em aeroclube. São roubadas dezenas de aeronaves por ano, principalmente na região Centro-Oeste, e levadas para o Paraguai e Bolívia. Na região Norte, é comum alugarem o avião com piloto, e no meio do vôo anunciam o assalto e mandam o piloto saltar. Mas roubar um avião para se suicidar é a primeira vez no Brasil, e não será a última. Espero que todos errem o alvo, como esse.E quanto a segurança do Aeroclube, quem falou de infantaria da FAB na porta?
Só apontei a segurança do aeroclube na resposta a você por que é muito mais plausivel enxergar falhas aí do que no procedimento da FAB.
Não tivemos o incêndio por 10 metros.Enfim, nosso país é pacífico. Mas, infelizmente, isso provoca o efeito "incendio": só se toma alguma medida, mudanças, quando um incendio ocorre...esperemos que isso não ocorra ou que pelo menos, ocorra de forma branda...