F-5 - FAB pretende adquir mais ?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
felipexion
Sênior
Sênior
Mensagens: 3548
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 11:06 am
Localização: Bahia!
Agradeceram: 87 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#61 Mensagem por felipexion » Sáb Jan 10, 2009 9:53 pm

glauberprestes escreveu:E demora pra descer hein?
8 anos, desde 2001 no começo do FX-1




[centralizar]Mazel Tov![/centralizar]
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#62 Mensagem por Bolovo » Sáb Jan 10, 2009 9:55 pm

Eu comecei a ler sobre o FX em 1996, 97, por aí. Nem estava estava na escola direito, hoje estou na faculdade e a história continua. :lol: :lol:




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#63 Mensagem por Mapinguari » Sáb Jan 10, 2009 11:05 pm

hviana escreveu:Dúvida: É viável, do ponto de vista logistico e operacional manter um esquadrão de F-5M na Amazônia? E a questão da umidade, corrosão, etc??
Abraços!
Corrosão não é tanto problema, a não ser que lavem os caças com a água do Rio Negro, que é ácida pacas! :mrgreen:
O calor e a umidade excessiva afetam mais os aviônicos e o desempenho dos caças à baixa altitude. Nas decolagens com peso máximo, por exemplo.
Mas lembre-se que os A-29 Super Tucano usam os mesmos aviônicos do F-5M, com exceção do radar, no ambiente amazônico, sem maiores problemas. A FAB já tem bastante informação sobre eventuais problemas, portanto. Além disso, os aviônicos e o radar contam com refrigeração adequada produzida pelo próprio caça, pelo sistema de refrigeração e ar-condicionado, o que minimiza os efeitos do calor que, de qualquer modo, eles geram naturalmente.




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#64 Mensagem por Mapinguari » Sáb Jan 10, 2009 11:11 pm

Bourne escreveu:Deixem os veinhos se aposentarem :wink:

Quem sabe substituindo os F-5M por Golden Eagle coreanos, com avionicas mexidas e em consonância com os equipamentos/armamentos do F-X. Daí, a FAB e quem sabe a MB tem um caça para treinamento e, talvez, efetuar missões leves.
Acho os Golden Eagle uma boa. Resolvem o problema do LIFT na FAB e ainda dão um cacinha Low, para os que defendem esse tipo de solução, que acho desnecessária. Existe ainda o AerMacchi MB346, que acho uma alternativa interessante, também. E na última Revista Força Aérea tem uma foto do cockpit dele que mostra incrível semelhança com o cockpit do F-5M.




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#65 Mensagem por Mapinguari » Sáb Jan 10, 2009 11:16 pm

orestespf escreveu:
Deve ser isto mesmo, HViana, só pode! As mulheres têm tensão pré-menstrual, nós entusiastas de assuntos militares temos tensão pré-FX!!! :mrgreen: :mrgreen:

Grande abraço,

Orestes
[018]




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
Immortal Horgh
Sênior
Sênior
Mensagens: 7038
Registrado em: Qui Nov 22, 2007 1:59 am

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#66 Mensagem por Immortal Horgh » Dom Jan 11, 2009 12:25 pm

Bolovo escreveu:Eu comecei a ler sobre o FX em 1996, 97, por aí. Nem estava estava na escola direito, hoje estou na faculdade e a história continua. :lol: :lol:

É porque você não fez como eu: lendo revistas de 1989/90, já se falava nisto (foi cogitado o F-16 com a Embraer fabricando partes dele).



[ ]s




Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#67 Mensagem por joao fernando » Dom Jan 11, 2009 4:46 pm

Mapinguari escreveu:
hviana escreveu:Dúvida: É viável, do ponto de vista logistico e operacional manter um esquadrão de F-5M na Amazônia? E a questão da umidade, corrosão, etc??
Abraços!
Corrosão não é tanto problema, a não ser que lavem os caças com a água do Rio Negro, que é ácida pacas! :mrgreen:
O calor e a umidade excessiva afetam mais os aviônicos e o desempenho dos caças à baixa altitude. Nas decolagens com peso máximo, por exemplo.
Mas lembre-se que os A-29 Super Tucano usam os mesmos aviônicos do F-5M, com exceção do radar, no ambiente amazônico, sem maiores problemas. A FAB já tem bastante informação sobre eventuais problemas, portanto. Além disso, os aviônicos e o radar contam com refrigeração adequada produzida pelo próprio caça, pelo sistema de refrigeração e ar-condicionado, o que minimiza os efeitos do calor que, de qualquer modo, eles geram naturalmente.
Na Revista da Força Aerea, conta a historia de um A29 prototipo, que caiu dentro de um rio amazonico. Ficou lá por uns dias, até conseguitem retirar a carcaça. Só que os avionicos ainda funcionavam, e usaram para testar na real, como era a tal prova de umidade. Diz na mesa revista, que nada demais tinha acontecido com os avionicos.

Eu acredito, pois por cima de todo o circuito eletronico vc pode passar uma camada de cola epoxi, por exemplo, que te protege da umidade, agua e outros. Quando quebrar vc troca o sistema inteiro, que é feito aos milhares e custa barato.




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
felipexion
Sênior
Sênior
Mensagens: 3548
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 11:06 am
Localização: Bahia!
Agradeceram: 87 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#68 Mensagem por felipexion » Dom Jan 11, 2009 4:54 pm

Immortal Horgh escreveu:
Bolovo escreveu:Eu comecei a ler sobre o FX em 1996, 97, por aí. Nem estava estava na escola direito, hoje estou na faculdade e a história continua. :lol: :lol:

É porque você não fez como eu: lendo revistas de 1989/90, já se falava nisto (foi cogitado o F-16 com a Embraer fabricando partes dele).



[ ]s
Velho, nessa época eu nem era nascido.
Você se lembra de algum outro caça que se foi cogitado além do f-16? (história também é cultura!)




[centralizar]Mazel Tov![/centralizar]
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#69 Mensagem por Bolovo » Dom Jan 11, 2009 5:10 pm

Eu tenho uma porrada de revista dessa época. As historias hoje fariam a gente rir.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
felipexion
Sênior
Sênior
Mensagens: 3548
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 11:06 am
Localização: Bahia!
Agradeceram: 87 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#70 Mensagem por felipexion » Dom Jan 11, 2009 5:22 pm

Bolovo escreveu:Eu tenho uma porrada de revista dessa época. As historias hoje fariam a gente rir.
Eu tenho revistas de 2001/2002 e olhe lá! Aquelas que diziam: Final do ano será escolhido o caça de última geração que equipará a FAB com o custo de 700mi de USD.
Tem algo de especial para contar???? ( eu sei que sempre tem)




[centralizar]Mazel Tov![/centralizar]
Avatar do usuário
dr4gon349
Júnior
Júnior
Mensagens: 59
Registrado em: Sáb Dez 13, 2008 5:30 pm

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#71 Mensagem por dr4gon349 » Dom Jan 11, 2009 7:31 pm

Immortal Horgh escreveu:
Bolovo escreveu:Eu comecei a ler sobre o FX em 1996, 97, por aí. Nem estava estava na escola direito, hoje estou na faculdade e a história continua. :lol: :lol:

É porque você não fez como eu: lendo revistas de 1989/90, já se falava nisto (foi cogitado o F-16 com a Embraer fabricando partes dele).



[ ]s
Nesse rumo o Fx vai acabar virando lenda urbana [025] [025] [025] [025] [025] [025] [025] [025] [025]




Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8399
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#72 Mensagem por Glauber Prestes » Seg Jan 12, 2009 12:03 am

Minhas primeiras revistas foram de 96-98 (entre 8 e 10 anos de idade), e já se falava do F-16....




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#73 Mensagem por Bolovo » Seg Jan 12, 2009 12:09 am

As piores são dos anos 80. Compramos e vendemos todos os equipamentos militares do mundo somente naquela década. :lol: :lol:




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Immortal Horgh
Sênior
Sênior
Mensagens: 7038
Registrado em: Qui Nov 22, 2007 1:59 am

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#74 Mensagem por Immortal Horgh » Seg Jan 12, 2009 12:11 am

Lembrei de uma mais antiga. Não me lembro se foi na Segurança&Defesa ou na Tecnologia&Defesa, quando peguei gosto, fui correr atrás de edições antigas, então, em uma dessas duas dos anos 80, comentavam que o governo ianque ofereceu ao Brasil todo o projeto e ferramental do F-20 por US$ 700 milhões.



[ ]s




Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
hviana
Júnior
Júnior
Mensagens: 122
Registrado em: Qua Mar 26, 2008 11:12 pm

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#75 Mensagem por hviana » Seg Jan 12, 2009 4:27 am

E teve o Mig-21 chines. Deste eu ouvi falar mes passado.
Meu interesse em Defesa surgiu graças ao saudoso FHC, que deu "áquele" (ao menos me pareceu na época, eu, adolescente alienado que lia veja... e um dia ainda hei de pagar pelos pecados advindos desta leitura) pontapé ao F-X..




Responder