Tradução da palestra do Coronel Terrence Fornof da USAF
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6310 vezes
- Agradeceram: 6659 vezes
- Contato:
Re: Tradução da palestra do Coronel Terrence Fornof da USAF
Ainda falta os Franceses descerem o porrete também...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Mas Túlio, pelo amor do bom Deus, quem é que pode levar uma fanfarronice dessas à sério?
O cara comete erros ridículos em todos os assuntos tratados, só mesmo uma platéia muito leiga mesmo prá embarcar nas coisas que ele disse.
Eu sou capaz de apostar que um militar inglês ou francês JAMAIS falaria esse tipo de coisa.
O cara comete erros ridículos em todos os assuntos tratados, só mesmo uma platéia muito leiga mesmo prá embarcar nas coisas que ele disse.
Eu sou capaz de apostar que um militar inglês ou francês JAMAIS falaria esse tipo de coisa.
-
- Sênior
Nunca tinha visto comentários como esse sobre a Red Flag ou sobre outro exercício do gênero, algo que tenha "vazado" dessa maneira.
Talvez porque tenha sido uma Red Flag atípica, com novidades, como Sukhois de alta performance indianos e os Rafales franceses. Não sei, me parece que o cenário mudou e resolveram deixar escapulir esse material, para criar polêmica mesmo.
[]'s
Talvez porque tenha sido uma Red Flag atípica, com novidades, como Sukhois de alta performance indianos e os Rafales franceses. Não sei, me parece que o cenário mudou e resolveram deixar escapulir esse material, para criar polêmica mesmo.
[]'s
Alberto -
Projeto, todas as informações estão documentadas segundo o cara que falou sobre as pérolas do tal coronel. Ele mesmo diz que em nenhum momento o tal coronel apresenta dados oficiais, gráficos e transcrições de combates, ou algo assim. Deve ser possível acessar isso da maneira que ele diz.
Só para iniciar, comparar F-22 com SU-30MKI ...
Desta história toda, tenho algumas certezas:
1) Terrence Fornof jamais chegará a General...
2) Nunca mais vão chamar os Indianos para outra Red Flag...
3) Os registros desta Red Flag, vão sumir...
1) Terrence Fornof jamais chegará a General...
2) Nunca mais vão chamar os Indianos para outra Red Flag...
3) Os registros desta Red Flag, vão sumir...
- Penguin
- Sênior
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Claro que pode CM. Quem sabe o que os caras conversam internamente?Carlos Mathias escreveu:Mas Túlio, pelo amor do bom Deus, quem é que pode levar uma fanfarronice dessas à sério?
Essa palestra era para publico interno, oficiais da reserva. O cara falou em nome dele.
O que me causa espanto eh como isso causou incomodo em tanta gente. Se vacilar, mais aqui no Brasil do que na India.
Os indianos deitaram e bordaram nos exercicios da India. Nunca oficiosamente. A imprensa de la eh nacionalista e orgulhosa. As noticias de la tb devem ser lidas com reservas.
[]s
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
Engraçado que em momento algum ele cita os Gripen e seus problemas...
Veja bem, nada que em absoluto desabone o caça sueco, pois sabemos o que houve, mas se precaução contra FOD mereceu todo esse destaque, a falta de operacionalidade dos Gripen devido aos motores deveria ter sido citada, não?
Veja bem, nada que em absoluto desabone o caça sueco, pois sabemos o que houve, mas se precaução contra FOD mereceu todo esse destaque, a falta de operacionalidade dos Gripen devido aos motores deveria ter sido citada, não?
- Penguin
- Sênior
E desde quando as transcricoes sao publicas?Carlos Mathias escreveu:Projeto, todas as informações estão documentadas segundo o cara que falou sobre as pérolas do tal coronel. Ele mesmo diz que em nenhum momento o tal coronel apresenta dados oficiais, gráficos e transcrições de combates, ou algo assim. Deve ser possível acessar isso da maneira que ele diz.
Elas revelam o desempenho dos cacas envolvidos. Secreto. Me parece que sempre foi assim. So que participa tem acesso.
Afirmar algo cuja comprovacao nao vai ser possivel eh diferente da verdade. Pode ser pode nao ser.
[]s
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
- Penguin
- Sênior
Onde surgiu a historia dos problemas do Gripen?Carlos Mathias escreveu:Engraçado que em momento algum ele cita os Gripen e seus problemas...
[]s
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
Relatos de participantes. Foi confirmado em off, mas não foi nada demais porque configurou-se falha humana no planejamento, ou melhor, cagada monumental humana.
Sobre o tal coronel, nem perco meu tempo mais com certas coisas, é só esperar que cai tudo no ridículo, como esse cara está sendo visto por aí afora.
O amigo Higgins tem mais informações sobre isso.
Sobre o tal coronel, nem perco meu tempo mais com certas coisas, é só esperar que cai tudo no ridículo, como esse cara está sendo visto por aí afora.
O amigo Higgins tem mais informações sobre isso.
- Mapinguari
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 6 vezes
A manobra usada não foi algo como um Cobra de Pugachev, mas uma manobra vertical seguida de uma virada violenta, que faz com que os radares doppler percam o alvo por preciossos segundos, pois a velocidade do alvo é registrada como igual a zero em relação ao solo. Ou seja, o efeito doppler, que é usado como vantagem por esses radares, separando tudo o que se move em relação ao solo, passa a ser desvantagem, quando o alvo "pára" de se mover, ao menos relativamente, em relação ao solo.Túlio escreveu:Jin Jones escreveu: Qual a validade dessas manobras num combate aéreo ?
Um PythonV, R-73E ou AIM-9X, esses ângulos de manobra, sobrepõem qualquer um deles. Um exemplo claro é o fato de um Phanton da Luftwaffe conceguiu abater um Rafale em ambiente BVR.
Para decolar de pistas danificadas ou de um Porta-Aviões, ai sim isso é realmente um ganho, caso contrário, para mim é pura firula.
Jin
Sei lá, mas para mim um combate aéreo moderno tem dois aspectos: físico e eletrônico. Assim, a física pode ser usada para complicar a eletrônica e vice-versa. Vejamos o famoso caso dos Mirage III que sobrepujaram os M2000 Franceses, simplesmente fizeram uma manobra que creio ser meio parecida com a Cobra de Pugachev, literalmente frearam no ar, usando o tremendo arrasto de sua configuração delta sem cauda numa manobra assim, o que causou um comportamento indesejado do radar dos Franceses, cujo computador resetou, deixando-os 'cegos' por algum tempo, o suficiente para serem 'abatidos'. A capacidade de processamento tem limites. Agora imaginemos isso sendo aplicado contra o radar/sensor IR e processadores de um AAM, com capacidade BEM menor...
Mapinguari
Em radares mais modernos isso é beeem mais difícil.
- Mapinguari
- Sênior
Do fato de que os suecos foram para a Red Flag com excessiva confiança. Não levaram motores extras e levaram poucas peças de reposição. Esqueceram de que estavam lidando com máquinas num ambiente que, embora de treinamento, exigia bastante das máquinas, com várias saídas diárias. Como eram poucas aeronaves, quando os problemas começaram a aparecer e não tinham como resolver, as máquina foram recebendo no-go. Daí o fiasco. Mas, como disseram, um puta erro de planejamento. Algo que a FAB, com os seus F-5M, não cometeu.Santiago escreveu:Onde surgiu a historia dos problemas do Gripen?Carlos Mathias escreveu:Engraçado que em momento algum ele cita os Gripen e seus problemas...
[]s
Mapinguari
- Mapinguari
- Sênior
Com certeza. Os radares em questão, usados naqueles Mirage 2000, eram os RDM.Carlos Mathias escreveu:Em radares mais modernos isso é beeem mais difícil.
Mapinguari
Falando desse antologico abate, dos M-III versus M-2000C, haviam me dito que a manobras dos Jaguares foi bem mais simples do que foi postado acima.Mapinguari escreveu:A manobra usada não foi algo como um Cobra de Pugachev, mas uma manobra vertical seguida de uma virada violenta, que faz com que os radares doppler percam o alvo por preciossos segundos, pois a velocidade do alvo é registrada como igual a zero em relação ao solo. Ou seja, o efeito doppler, que é usado como vantagem por esses radares, separando tudo o que se move em relação ao solo, passa a ser desvantagem, quando o alvo "pára" de se mover, ao menos relativamente, em relação ao solo.Túlio escreveu:
Sei lá, mas para mim um combate aéreo moderno tem dois aspectos: físico e eletrônico. Assim, a física pode ser usada para complicar a eletrônica e vice-versa. Vejamos o famoso caso dos Mirage III que sobrepujaram os M2000 Franceses, simplesmente fizeram uma manobra que creio ser meio parecida com a Cobra de Pugachev, literalmente frearam no ar, usando o tremendo arrasto de sua configuração delta sem cauda numa manobra assim, o que causou um comportamento indesejado do radar dos Franceses, cujo computador resetou, deixando-os 'cegos' por algum tempo, o suficiente para serem 'abatidos'. A capacidade de processamento tem limites. Agora imaginemos isso sendo aplicado contra o radar/sensor IR e processadores de um AAM, com capacidade BEM menor...
Basicamente eles fizeram a Doppler notch, ou seja, voaram num rota perpendicular aos M-2000, confundindo os radares RDI. Ai quando eles chearam perto, foram pegos de surpresa pelos Python-3.
Alguem pode me confirmar se foi isso mesmo?