Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

SIM
62
63%
NÃO
37
37%
 
Total de votos: 99

Mensagem
Autor
Sideshow
Sênior
Sênior
Mensagens: 2834
Registrado em: Ter Nov 15, 2005 10:30 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#61 Mensagem por Sideshow » Qua Jun 25, 2008 12:43 pm

Vinicius Pimenta escreveu:
Sideshow escreveu:...no caso dos helicópteros é bem claro que é LOBBY ou burrice.
Claro, claro, inteligentes somos nós do DB. Na FAB só tem burro. :roll:

Não, só o comando da FAB.
A sonda de REVO a FAB não pediu, dúvidas pergunte para o Vector.
Talvez porque não achou necessário num primeiro momento?

Então faltou visão, mais um exemplo de incompetência da FAB.
Para que precisamos de um míssil para ontem? Estamos em guerra contra quem? a venezuela sei.....esse dinheiro gasto nos Python V vão fazer falta na hora de comprar o MAA-1B em grandes quantidades.
Doutrina? Dissuasão? Para que precisamos de mísseis anti-aéreos russos? Estamos em guerra contra quem? :wink: Sobre se o dinheiro fazer falta. Vai? Tem aí os orçamentos? Afirma com base em quê?

Precisamos de mísseis anti-aéreos porque NÃO TEMOS NENHUM SDA nessa classe.

Eu afirmo pelo histórico da FAB e do Brasil.....a FAB só foi sabr o que era um míssil ar-ar de 3ª G no final dos anos 90 :shock: :shock:

Você sabe melhor que ninguém que o cobertor é curto.

Aquela bomba termobárica de 8t, quando a FAB tiver superioridade aérea para o C-130 poder entrar no TO ela será inútil.
E precisa ter superioridade aérea total? Ou não existe o pacote de ataque, com a superioridade aérea momentânea? E a gente não sabe nada sobre essa bomba, nem se ela existe ou é conceitual.

Mesmo que seja conceitual, que não é, ela está gastando importantes recursos (humanos e financeiros) nesse projeto inutil.
Quanto aos P-3 é função da MB.
Extensamente debatido. Mude a lei. Atualmente é função da FAB.

Muito simples né? a famosa sindrome de gabriela.
E volto a repetir nem a FAB sabe o que quer, até que sabe, mas não tem condições de fazer tudo o que ela queria.
Ahhhh... :wink:
Se bobear a FAB quer até tanques para defender suas bases
A FACh tem blindados para proteger as suas. Seria a FACh burra, incompentente e sem saber o que quer?

A FACH tem M-113 com canhões vulcan, é bem diferente




Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#62 Mensagem por ZeRo4 » Qua Jun 25, 2008 12:58 pm

AFF... estão falando tanto que o comando da FAB é inteligente e nós somos burros, qual a razão de ser desse fórum então???

Analogamente, se o comando da FAB for parecido com o comando do EB eles devem ser muito inteligentes mesmo, não é o comando do EB que acha que o FAL não precisa de substituição e quando tentaram alguma coisa fizeram o LIXO do MD-97 com tantas opções infinitamente melhores e mais baratas no mercado?

Fala sério...

Orestes, quando o Sideshow fala de prioridade, eu acho que ele fala do básico que cada força tem que fazer... não digo isso falando exatamente do Brasil, mas de uma forma global...

Exército combate na terra...

Força Aérea no ar...

Marinha no mar...

Então o que a FAB deveria fazer primeiro é ter uma boa estrutura com aviões e uma capacidade mínima de defender além das suas bases a infra-estrutura do território nacional e hoje a FAB está longe disso... em vez de aumentar essa capacidade fica se metendo em capacidades secundárias!

Há algum problema nisso? na minha opinião de forma alguma... SE, SE a FAB fosse completa! Se a FAB tivesse uma boa estrutura de aviões e uma defesa aérea integrada não acharia nada demais comprar helis de ataque para não depender do exército, mas na atual conjuntura acho que viagem!




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
Cunha
Avançado
Avançado
Mensagens: 396
Registrado em: Seg Set 03, 2007 1:46 pm
Localização: Bahia
Agradeceram: 2 vezes

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#63 Mensagem por Cunha » Qua Jun 25, 2008 1:03 pm

Meu voto é SIM, e penso como a maioria dos que votaram SIM (Serve como justificativa?).

Abraços.




Bender

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#64 Mensagem por Bender » Qua Jun 25, 2008 1:17 pm

Meu voto é não a pergunta da enquete.

Mas...é muito bom ter um "porretão" na mão na região amazônica,e se o pensamento da força foi nesse sentido :wink: ,se justifica plenamente,inclusive com relação as possíveis questões políticas envolvidas na compra, citadas no outro tópico.

É melhor ter um "porretão" na mão,seja de aço,pedra ou maçaranduba do que não ter nenhum :wink: surgiu a oportunidade?Pegou. :mrgreen:




Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#65 Mensagem por Sniper » Qua Jun 25, 2008 1:19 pm

Radicalmente NÃO!

Excluindo especulações e questões políticas, vou dar minha opinião de contribuinte brasileiro e intusiasta:

- Existem demandas muito mais urgentes na FAB. O dinheiro dessa compra podería ser melhor gasto em outros setores.

- Para caçar traficantes ja existem os A-29.

- Para C-SAR ja existem os Black Hawk.

- Os Helicópteros de ataque são pensados para caçar tanques, o que não existe na região norte. Para atacar guerrilheiros e traficantes os atuais helicópteros no inventário da FAB artilhados e com minigun ja são mais do que suficientes.

- Se realmente se identificarem a demanda de um helicóptero de ataque, o mesmo devería ser operado pela AvEx por questão de doutrina e racionalidade de recursos.

É isso!

Abraços!




Imagem
Sideshow
Sênior
Sênior
Mensagens: 2834
Registrado em: Ter Nov 15, 2005 10:30 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#66 Mensagem por Sideshow » Qua Jun 25, 2008 1:30 pm

Pows, Side... Você me parece meio surtado atualmente. :mrgreen: :mrgreen:
Eu sou assim mesmo, as vezes pareço que surtei.....talvez você que não me conheça como o Mister Flanker

Dei um tempo do DB porque estava de saco cheio de F-X...no momento estou exilado em fóruns hermanos, menos no Venezuelano que me baniram sem motivo, sem motivo mesmo :roll:
Você foi pra lá de irônico ao dizer que não precisamos de ter mísseis ar-ar com certa urgência (precisamos sim, até porque não tínhamos nada até "ontem"), fala da Venezuela, etc. Então, pra que investir nas FFAA se não temos inimigos para usar os equipamentos e armamentos?
São casos diferentes, primeiro não estamos desenvolvendo nenhum sda nessa classe e não temos nenhum para treinar e criar doutrina.

Agora que explica uma coisa você que tem contato com os picas grossas (o floripa vai adorar essa :mrgreen: ) se a Venezuela é um risco tão grande assim porque estamos preocupados com seus helicópteros mil que vivem caindo, apesar de zerados e com seus poderosos AMX-30 e não com seus Flankers? Não te parece me esquisito?
Indo direto ao ponto, as prioridades das três Forças é fácil de se compreender: disponibilidade orçamentária. Isto mostra o que estamos vendo por aí, comprar o que o dinheiro disponível permite.
Deixa eu ver se entendi....a "prioridade" das FFAA é o que o governo quiser comprar elas vão aceitar? ai o que vamos fazer daqui a 2 anos quando mudar o governo? E a disponibilidade desses SDA? teremos recursos para manter-los?
Criticar por criticar sem apresentar argumentos válidos ou soluções pragmáticas é ficar dando murro no ar. Dizer é melhor fazer isso ou aquilo outro, mas sem existir recurso orçamentário não resolve nada. O melhor é pensar assim, tenho 3 mil Reais no bolso, devo comprar um único e moderno computador ou devo me alimentar durante um bom tempo? O que vejo é a FAB se alimentando por algum tempo.
Mais soluções que já falamos aqui?




Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#67 Mensagem por ZeRo4 » Qua Jun 25, 2008 1:31 pm

Hummm... 300mi dava pra comprar uns 20 sistemas Pantsir montados em chassis de lagartas... se for montado em chassis de caminhões é mais barato ainda!!! será que 20 sistema desses dava um boost legal na aaae nacional?!




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
GustavoB
Sênior
Sênior
Mensagens: 2835
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 10:05 am
Agradeceram: 68 vezes

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#68 Mensagem por GustavoB » Qua Jun 25, 2008 1:58 pm

- Os Helicópteros de ataque são pensados para caçar tanques, o que não existe na região norte. Para atacar guerrilheiros e traficantes os atuais helicópteros no inventário da FAB artilhados e com minigun ja são mais do que suficientes.

Quem garante que não irão para Campo Grande?




Sideshow
Sênior
Sênior
Mensagens: 2834
Registrado em: Ter Nov 15, 2005 10:30 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#69 Mensagem por Sideshow » Qua Jun 25, 2008 2:05 pm

ZeRo4 escreveu:Hummm... 300mi dava pra comprar uns 20 sistemas Pantsir montados em chassis de lagartas... se for montado em chassis de caminhões é mais barato ainda!!! será que 20 sistema desses dava um boost legal na aaae nacional?!
2X




Avatar do usuário
Thor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1558
Registrado em: Dom Set 23, 2007 10:17 pm
Agradeceram: 185 vezes

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#70 Mensagem por Thor » Qua Jun 25, 2008 2:23 pm

Sideshow escreveu:Deixa eu resmungar mais um pouco.....

Essa prioridade e perfeição nos critérios da FAB é a mesma que quis construir 50 C-212? a mesma que comprou o C-295? a mesma que comprou R99A/B sem sonda de REVO, a mesma que desenvolve dois mísseis ar-ar ao mesmo tempo e compra um terceiro? a mesma que gasta dinheiro desenvolvendo em uma arma que não temos capacidade de usar no lugar de desenvolver kits de guiagem laser para bombas burras? A mesma que está montado um GTE de luxo? a mesma que gastou uma fortuna na modernização dos P-3?........
México, Grécia (NATO), Suécia, Pakistão e Brasil possuem sistema Erieye, instalados em ERJ-145 ou Saab340/2000. Quantos destes possuem sonda de revo?? Todos burros, não é??
Aí vão falar que o grego possui Chaff/Flare... alguém sabe como foi o processo de financiamento do SIVAM?? Alguém sabe como foram as cláusulas de financiamento impostas pelo Eximbank, arbitradas pelo DoD americano?? Alguém sabe que foi uma obrigação para usarmos como meio estritamente civil??
Os requisitos possíveis para a época eram de cerca de 8hs de autonomia... infelizmente não cabem muitos operadores/tripulação reserva num R-99, nem podíamos pedir isso, além de encarecer o valor do orçamento para o projeto.
Acredito que todos sabiam que o contrato inicial era para ser instalada a antena em um EMB-120 (contrato 01/95), o qual após vários acordos e estudos com a FAB possibilitaram evoluir para o EMB-145 (contrato 014/97).
É claro que a FAB não é perfeita, longe disso... tem muita gente incompetente, assim como em várias outras instituições brasileiras, mas pode ser exagero de sua parte falar isso tudo. Mesmo porque a imprensa publica muita atrocidade e nós compramos essas idéias como verdadeiras. Por exemplo, você falou do C-212, quantos foram comprados pela FAB?? Sobre o Casa, diga-me um substituto a altura do Bufalo. Existe?? Mas o Casa faz o meio termo entre o C-130 e os Brasília/Caravan, ainda com moderna aviônica, disponibilidade de suporte logístico mundo afora, chaff, flare, MAWS, datalink, comunicação segura, etc... desenvolvimento de mísseis é por puro fomento a indústria nacional, pois realmente é muito fácil comprar no mercado, em tempos de paz, 500 Derby, 1000 AIM-9xx, AIM-120xx, etc... se você acha que fomentar essa capacidade interna de produção de artefatos de guerra um erro, não tenho palavras para argumentar...
você sabe quantos países têm a tecnologia de desenvolver um guiamento laser?? não venha me dizer que o MSS que a Mectron fez é isso... o buraco é muito mais embaixo, designação laser de alta potência e feixe estreito, codificação e outros envolvimentos requer muito conhecimento. Lembra quando o americano lançou as Paveway?? quanto tempo demorou para os Israelenses desenvolverem as deles?? Têm muitos outros?? É, realmente a FAB é burra neste aspecto...
GTE é extra FAB, outra verba, outras prioridades. Já comentei isso em outros posts... O pessoal sabe qual aeronave que a dama de ferro brasileira gosta de voar?? e o presidente, por que trocou suas aeronaves?? aí é mole!!!
Ops, esqueci, esse tópico era sobre necessidade de helicópteros de ataque na FAB. Já comentei sobre minha opinião que mais pesa para SIM, com algumas ressalvas como muitos aqui expuseram.
Abraços




Brasil acima de tudo!!!
Sd Young Guns 2
Avançado
Avançado
Mensagens: 468
Registrado em: Dom Mar 09, 2008 7:17 pm
Agradeceram: 6 vezes

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#71 Mensagem por Sd Young Guns 2 » Qua Jun 25, 2008 2:31 pm

Thor totalmente de acordo com seu texto.

Algums pessoas do DB vivem fora da realidade da classe politica... Esse tempo que estive em Israel, me fez eu ter infos que não vem a toda hora para um pessoa da minha patente... O que eu fiquei sabendo, em israel com os fabianos é que a FAB trabalha em um projeto maior, que engloba a Força como um todo.
Por falar em FAB oque mais tinha era operativo da FAB nas unidades aereas... Por que sera?

Vlws Abraços




Sideshow
Sênior
Sênior
Mensagens: 2834
Registrado em: Ter Nov 15, 2005 10:30 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#72 Mensagem por Sideshow » Qua Jun 25, 2008 2:42 pm

Thor escreveu:México, Grécia (NATO), Suécia, Pakistão e Brasil possuem sistema Erieye, instalados em ERJ-145 ou Saab340/2000. Quantos destes possuem sonda de revo?? Todos burros, não é??

Não porque todos esses países tem uma fração do território brasileiro

Aí vão falar que o grego possui Chaff/Flare... alguém sabe como foi o processo de financiamento do SIVAM?? Alguém sabe como foram as cláusulas de financiamento impostas pelo Eximbank, arbitradas pelo DoD americano?? Alguém sabe que foi uma obrigação para usarmos como meio estritamente civil??

Eu sabia disso, por isso que não toquei no assunto :wink:


Acredito que todos sabiam que o contrato inicial era para ser instalada a antena em um EMB-120 (contrato 01/95), o qual após vários acordos e estudos com a FAB possibilitaram evoluir para o EMB-145 (contrato 014/97).

Ai ia ficar mais tosco ainda, ainda bem que a FAB não aceitou

É claro que a FAB não é perfeita, longe disso... tem muita gente incompetente, assim como em várias outras instituições brasileiras, mas pode ser exagero de sua parte falar isso tudo. Mesmo porque a imprensa publica muita atrocidade e nós compramos essas idéias como verdadeiras.

Thor eu reconheço que a FAB tem muitas virtudes, mas também muitos defeitos e como BRASILEIRO não posso fingir que eles não existem.

Por exemplo, você falou do C-212, quantos foram comprados pela FAB??

Nenhum, mas bem que foi por pouco.

desenvolvimento de mísseis é por puro fomento a indústria nacional, pois realmente é muito fácil comprar no mercado, em tempos de paz, 500 Derby, 1000 AIM-9xx, AIM-120xx, etc... se você acha que fomentar essa capacidade interna de produção de artefatos de guerra um erro, não tenho palavras para argumentar...

NÃO ACHO....sou um dos maiores defensores do programa de mísseis brasileiro :wink:, mas se estamos desenvolvendo um míssil WVR de 4ªg que fica pronto ainda em 2008 (segunda a Mectron) porque comprar outro? qual a necessidade urgente?

você sabe quantos países têm a tecnologia de desenvolver um guiamento laser?? não venha me dizer que o MSS que a Mectron fez é isso... o buraco é muito mais embaixo, designação laser de alta potência e feixe estreito, codificação e outros envolvimentos requer muito conhecimento. Lembra quando o americano lançou as Paveway?? quanto tempo demorou para os Israelenses desenvolverem as deles?? Têm muitos outros?? É, realmente a FAB é burra neste aspecto...

Sei que uma coisa não tem nada com a outra, mas não acho que seja impossível desenvolver esse tipo de arma.

Agora me explique em qual cenário vocês vão empregar aquela bomba termobaria? A FAB precisa dela?





orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#73 Mensagem por orestespf » Qua Jun 25, 2008 2:53 pm

ZeRo4 escreveu:AFF... estão falando tanto que o comando da FAB é inteligente e nós somos burros, qual a razão de ser desse fórum então???

Analogamente, se o comando da FAB for parecido com o comando do EB eles devem ser muito inteligentes mesmo, não é o comando do EB que acha que o FAL não precisa de substituição e quando tentaram alguma coisa fizeram o LIXO do MD-97 com tantas opções infinitamente melhores e mais baratas no mercado?

Fala sério...

Orestes, quando o Sideshow fala de prioridade, eu acho que ele fala do básico que cada força tem que fazer... não digo isso falando exatamente do Brasil, mas de uma forma global...

Exército combate na terra...

Força Aérea no ar...

Marinha no mar...

Então o que a FAB deveria fazer primeiro é ter uma boa estrutura com aviões e uma capacidade mínima de defender além das suas bases a infra-estrutura do território nacional e hoje a FAB está longe disso... em vez de aumentar essa capacidade fica se metendo em capacidades secundárias!

Há algum problema nisso? na minha opinião de forma alguma... SE, SE a FAB fosse completa! Se a FAB tivesse uma boa estrutura de aviões e uma defesa aérea integrada não acharia nada demais comprar helis de ataque para não depender do exército, mas na atual conjuntura acho que viagem!

Zero4, o objetivo deste fórum não é chamar pessoas, organizações, etc. de burros só porque não concordamos com seus pontos de vista. Estamos aqui para debater, concordando ou discordando, mas partir do princípio que alguém é burro porque fez escolhas diferentes dos nossos entendimentos é o fim da picada.

A questão da prioridade não é do Sideshow, não é do Orestes, não é sua, não é de ninguém aqui do DB, nem mesmo da opinião pessoal de cada militar que compõe a FAB, mas sim da própria Força como um todo. A FAB é que tem competência para tal e não falta gente pra vigiá-la em vários segmentos do Governo e da sociedade, para que não se gaste mal. Se funciona ou não, são outros quinhentos.

Acho um desplante um indivíduo por si só achar que sabe mais do que qualquer uma das três Forças que temos, que são constituídas de pessoas que vivem o problema, por pessoas que estudaram e estudam os problemas inerentes a sua realidade e a do País, por pessoas que dedicaram parte de suas vidas a enfrentar problemas reais e que nenhum isoladamente no DB tem condições de fazer.

Partir deste princípio é assumir publicamente que faz jus ao adjetivo dado a FAB.


Abraços,

Orestes




Avatar do usuário
Thor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1558
Registrado em: Dom Set 23, 2007 10:17 pm
Agradeceram: 185 vezes

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#74 Mensagem por Thor » Qua Jun 25, 2008 2:56 pm

Acho que a tal bomba encontra-se na fase conceitual, realmente gastar tempo e recursos nisso não é adequado. Por sorte o gerente que mais trabalhou neste projeto é meu amigo e realmente fica difícil imaginar um uso eficaz deste artefato, mesmo em vôos de pacote com superioridade momentânea, os danos colaterais podem ser muito indesejáveis, emboar o poder de dissuasão de tal bomba é enorme. Os EUA lançaram algumas na Guerra do Golfo e realmente causaram impacto.
Voltando ao seu argumento de REVO, porção de nosso território faz parte do argumento, mas quando uma aeronave AEW/AWACS encontra-se on station, o que importa é maior tempo na área de interesse e não o tamanho que vai cobrir, pois não se fica indo e vindo a esmo para controlar uma força de ataque ou vigiar uma área específica. O Iraque era um pedacinho de terra e ficavam 3 E-3 ancorados e alguns E-2... esquecemos de avisar à França, Inglaterra, Japão para que tirem suas sondas de Revo, por são países pequenos.




Brasil acima de tudo!!!
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#75 Mensagem por orestespf » Qua Jun 25, 2008 3:03 pm

Sideshow escreveu:
Pows, Side... Você me parece meio surtado atualmente. :mrgreen: :mrgreen:
Eu sou assim mesmo, as vezes pareço que surtei.....talvez você que não me conheça como o Mister Flanker

Dei um tempo do DB porque estava de saco cheio de F-X...no momento estou exilado em fóruns hermanos, menos no Venezuelano que me baniram sem motivo, sem motivo mesmo :roll:
Você foi pra lá de irônico ao dizer que não precisamos de ter mísseis ar-ar com certa urgência (precisamos sim, até porque não tínhamos nada até "ontem"), fala da Venezuela, etc. Então, pra que investir nas FFAA se não temos inimigos para usar os equipamentos e armamentos?
São casos diferentes, primeiro não estamos desenvolvendo nenhum sda nessa classe e não temos nenhum para treinar e criar doutrina.

Agora que explica uma coisa você que tem contato com os picas grossas (o floripa vai adorar essa :mrgreen: ) se a Venezuela é um risco tão grande assim porque estamos preocupados com seus helicópteros mil que vivem caindo, apesar de zerados e com seus poderosos AMX-30 e não com seus Flankers? Não te parece me esquisito?
Indo direto ao ponto, as prioridades das três Forças é fácil de se compreender: disponibilidade orçamentária. Isto mostra o que estamos vendo por aí, comprar o que o dinheiro disponível permite.
Deixa eu ver se entendi....a "prioridade" das FFAA é o que o governo quiser comprar elas vão aceitar? ai o que vamos fazer daqui a 2 anos quando mudar o governo? E a disponibilidade desses SDA? teremos recursos para manter-los?
Criticar por criticar sem apresentar argumentos válidos ou soluções pragmáticas é ficar dando murro no ar. Dizer é melhor fazer isso ou aquilo outro, mas sem existir recurso orçamentário não resolve nada. O melhor é pensar assim, tenho 3 mil Reais no bolso, devo comprar um único e moderno computador ou devo me alimentar durante um bom tempo? O que vejo é a FAB se alimentando por algum tempo.
Mais soluções que já falamos aqui?
Eu prefiro este Sideshow mais descontraído. :mrgreen: :mrgreen:

A preocupação com a Venezuela não está relacionada com os equipamentos que dispõe apenas, mas pelo temperamento de seu Presidente. Não se teme, no momento, uma invasão direta ao nosso território, mas sim a possibilidade de usar nosso território para duas prováveis aventuras, bem abaixo de nossas barbas. Isto nos obrigaria a reagir de alguma maneira e o resultado pode não ser bom. O problema é que prometi não dar detalhes sobre isso, mas não é difícil imaginar do que se trata.

As prioridades das FFAA não são as imposições do Governo, basta ver a MB como exemplo, vem fazendo o seu dever de casa direitinho, vem comprando o que pode e com bons resultados. Já a FAB tem outros problemas, se envolveu em política, agora ficou enrolada e a liberação de toda a grana que ela precisa depende fortemente das pessoas que ela se aproximou.

Mais ou menos assim, tenho como meta comprar os caças que eu quero, este é o meu objetivo central, mas preciso ceder em alguns momentos aos interesses daqueles que poderiam se opor, bem como dos que liberam a grana em si, talvez seja interessante eu fazer este jogo. A coisa é por aí, é arriscado, mas é um jogo que pode não ser de tudo ruim, mas se falhar lá na frente...

Grande abraço,

Orestes




Responder