NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#61 Mensagem por WalterGaudério » Ter Jun 10, 2008 11:34 pm

brisa escreveu:Valeu Ciclone....

Outra dúvida He He... se nao temos pretencoes imperialistas como apregoa o NJ, nao bastaria este geoestacionário que esta previsto para 2010, ja que o objetivo é somente patrulhar nossa ZE???
Não. Esqueça esta viagem de submarino defensivo, ou submarino nuclear de patrulha que o NJ anda falando por aí... Isso é coisa de sem noção. O que determina um meio como sendo ofensivo ou densivo é a maneira como ele será empregado. Não existe arma hoje em dia de uso único . Assim como não será nosso SSN. A idéia por trás no SNA brasileiro , é justamente avançar nossa linha de defesa ativa para o mais distante de nossa costa.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#62 Mensagem por LeandroGCard » Qua Jun 11, 2008 11:54 am

cicloneprojekt escreveu:
brisa escreveu:Valeu Ciclone....

Outra dúvida He He... se nao temos pretencoes imperialistas como apregoa o NJ, nao bastaria este geoestacionário que esta previsto para 2010, ja que o objetivo é somente patrulhar nossa ZE???
Não. Esqueça esta viagem de submarino defensivo, ou submarino nuclear de patrulha que o NJ anda falando por aí... Isso é coisa de sem noção. O que determina um meio como sendo ofensivo ou densivo é a maneira como ele será empregado. Não existe arma hoje em dia de uso único . Assim como não será nosso SSN. A idéia por trás no SNA brasileiro , é justamente avançar nossa linha de defesa ativa para o mais distante de nossa costa.
É assim mesmo que eu vejo a coisa, o SNB serviria justamente para dissuadir um eventual agressor de sequer e aproximar de nossa ZE, pois haveria o risco de ser interceptado em qualquer ponto do caminho de suas bases até aqui. Ele jamais teria a iniciativa sequer de fazer pressão diplomática.

Mas para que isto fosse realmente eficiente seria necessário que o SNB pudesse receber informações táticas sobre a posição e direção do inimigo estando este em qualquer lugar do planeta. Como a MB pretende obter estas informações? Estão pensando em satélites de reconhecimento com radares e/ou câmeras (além é claro do de comunicações)?

Leandro G. Card




brisa

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#63 Mensagem por brisa » Qua Jun 11, 2008 12:18 pm

Ja passou da hora de termos nosso proprio satelite militar :roll:


sds




Avatar do usuário
Duka
Avançado
Avançado
Mensagens: 663
Registrado em: Qua Out 12, 2005 8:03 pm
Localização: Lajeado, RS
Agradeceram: 146 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#64 Mensagem por Duka » Qua Jun 11, 2008 12:27 pm

Uma pergunta de leigo.
Como é feita a propulção de um submarino nuclear?
De maneira elétrica, com o reator apenas servindo como fonte de eletricidade, ou utilizando o vapor diretamente para movimentar o eixo, tal qual uma maquina a vapor?

Desde já agradeço a resposta




Abraços
brisa

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#65 Mensagem por brisa » Qua Jun 11, 2008 12:30 pm

Duka escreveu:Uma pergunta de leigo.
Como é feita a propulção de um submarino nuclear?
De maneira elétrica, com o reator apenas servindo como fonte de eletrecidade, ou utilizando o vapor diretamente para movimentar o eixo, tal qual uma maquina a vapor?

Desde já agradeço a resposta
O reator nuclear é o proprio gerador de vapor

sds




Avatar do usuário
Duka
Avançado
Avançado
Mensagens: 663
Registrado em: Qua Out 12, 2005 8:03 pm
Localização: Lajeado, RS
Agradeceram: 146 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#66 Mensagem por Duka » Qua Jun 11, 2008 12:48 pm

Brisa, obrigado pela resposta, mas não entendi muito bem.
Sei que o vapor é gerado no reator, mas queria saber se ele é direcionado diretamente ao eixo da helice, ou se primeiramente é usado para gerar eletricidade, a qual movimentaria um motor élétrico acoplado ao eixo?




Abraços
brisa

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#67 Mensagem por brisa » Qua Jun 11, 2008 1:36 pm

Duka escreveu:Brisa, obrigado pela resposta, mas não entendi muito bem.
Sei que o vapor é gerado no reator, mas queria saber se ele é direcionado diretamente ao eixo da helice, ou se primeiramente é usado para gerar eletricidade, a qual movimentaria um motor élétrico acoplado ao eixo?
Prezado Duka

O reator gera vapor a alta pressao(PWR), seguindo para o circuito secundario, tomando dois caminhos:
A) O vapor aciona uma turbina principal passando em seguida por engrenagens redutoras e direto ao eixo das hélices.
B) O vapor aciona tbem um turbo gerador que carrega as baterias que podem acionar um motoreletrico de emergencia em caso de alguma emergencia.

Vou te passar um link muito legal em que entre outras informacoes, tem um esquema do que te falei acima

abracos

http:www.inova.unicamp.br/inventabrasil/subnuc.htm




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#68 Mensagem por Marino » Qua Jun 11, 2008 2:39 pm

LeandroGCard escreveu:
cicloneprojekt escreveu: Não. Esqueça esta viagem de submarino defensivo, ou submarino nuclear de patrulha que o NJ anda falando por aí... Isso é coisa de sem noção. O que determina um meio como sendo ofensivo ou densivo é a maneira como ele será empregado. Não existe arma hoje em dia de uso único . Assim como não será nosso SSN. A idéia por trás no SNA brasileiro , é justamente avançar nossa linha de defesa ativa para o mais distante de nossa costa.
É assim mesmo que eu vejo a coisa, o SNB serviria justamente para dissuadir um eventual agressor de sequer e aproximar de nossa ZE, pois haveria o risco de ser interceptado em qualquer ponto do caminho de suas bases até aqui. Ele jamais teria a iniciativa sequer de fazer pressão diplomática.

Mas para que isto fosse realmente eficiente seria necessário que o SNB pudesse receber informações táticas sobre a posição e direção do inimigo estando este em qualquer lugar do planeta. Como a MB pretende obter estas informações? Estão pensando em satélites de reconhecimento com radares e/ou câmeras (além é claro do de comunicações)?

Leandro G. Card
Caro Leandro
Não posso falar sobre isto, mas foi entregue pela MB ao Manga um projeto de como a MB faz/fará o monitoramento do Atlântico Sul.
Creia, coisa de 1º mundo.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#69 Mensagem por LeandroGCard » Qua Jun 11, 2008 4:22 pm

Marino escreveu: Caro Leandro
Não posso falar sobre isto, mas foi entregue pela MB ao Manga um projeto de como a MB faz/fará o monitoramento do Atlântico Sul.
Creia, coisa de 1º mundo.
Obrigado pela dica Marino.

A MB realmente não está brincando no ponto.

Um grande abraço,


Leandro G. Card




Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#70 Mensagem por soultrain » Qua Jun 11, 2008 4:35 pm

Boas,

Dá para ver aqui no forum que a MB e as outras forças Brasileiras, tem uma grande capacitação técnica e humana, só falta a vontade politica para a MB ser uma das melhores do mundo.

E a vontade politica não podem ser rebuçados e moinhos de vento com compras de oportunidade, mas um programa de médio/longo prazo, com fundos garantidos, que mobilize além da MB o tecido empresarial.

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#71 Mensagem por LeandroGCard » Qua Jun 11, 2008 5:45 pm

soultrain escreveu:Boas,

Dá para ver aqui no forum que a MB e as outras forças Brasileiras, tem uma grande capacitação técnica e humana, só falta a vontade politica para a MB ser uma das melhores do mundo.

E a vontade politica não podem ser rebuçados e moinhos de vento com compras de oportunidade, mas um programa de médio/longo prazo, com fundos garantidos, que mobilize além da MB o tecido empresarial.

[[]]'s
E veja como são as coisas,

Um europeu percebe isso, enquanto um monte de gente aqui mesmo no fórum fica torcendo para comprarmos qualquer tranqueira velha que aparece, só porque é bonitinho ou para dizermos que temos também. Acho que é "complexo de curador de museu".

Grande abraço,

Leandro G. Card




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#72 Mensagem por orestespf » Qua Jun 11, 2008 6:11 pm

LeandroGCard escreveu:
soultrain escreveu:Boas,

Dá para ver aqui no forum que a MB e as outras forças Brasileiras, tem uma grande capacitação técnica e humana, só falta a vontade politica para a MB ser uma das melhores do mundo.

E a vontade politica não podem ser rebuçados e moinhos de vento com compras de oportunidade, mas um programa de médio/longo prazo, com fundos garantidos, que mobilize além da MB o tecido empresarial.

[[]]'s
E veja como são as coisas,

Um europeu percebe isso, enquanto um monte de gente aqui mesmo no fórum fica torcendo para comprarmos qualquer tranqueira velha que aparece, só porque é bonitinho ou para dizermos que temos também. Acho que é "complexo de curador de museu".

Grande abraço,

Leandro G. Card
Perfeito, Leandro. E olhe que estamos falando da elite que pensa o assunto defesa neste país.

[009] [009]


Abração,

Orestes




Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#73 Mensagem por soultrain » Qua Jun 11, 2008 6:16 pm

Olhe Leandro,

Eu tenho muito repeito por si, pelo Marino, Ciclone, Orestes, Thor, Beraldi, Padilha e outros participantes que têm um grande contacto ou pertencem às FA Brasileiras e vêm aqui expor-se a toda a gente, desde miudos, curiosos, estrangeiros chatos (como eu), sem ser a sua obrigação ou ganharem alguma coisa profissionalmente com isso. Explicarem as escolhas, os caminhos etc da melhor maneira que sabem é de um altruismo fantástico e eu tenho pena que em Portugal isso não se passe, ou pelo menos nesta dimensão. Embora nem sempre esteja de acordo com todos, vejo que existe uma grande força de muitos para alterar as coisas e aqui é um passo pequeno, mas muito necessário, para a sociedade perceber a importância das suas FA.

Todos aqui fazem um excelente trabalho a explicar, iliminar mitos e levar as FA ao povo. O DB cumpre um excelente papel na democratização, é extremamente necessário que as FA tenham o apoio incondicional do seu povo, se não de todo pelo menos de uma parte, em qualquer país (excepto os EUA e poucos outros) é muito dificil essa tarefa.

Força Brasil.

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#74 Mensagem por orestespf » Qua Jun 11, 2008 8:09 pm

soultrain escreveu:Olhe Leandro,

Eu tenho muito repeito por si, pelo Marino, Ciclone, Orestes, Thor, Beraldi, Padilha e outros participantes que têm um grande contacto ou pertencem às FA Brasileiras e vêm aqui expor-se a toda a gente, desde miudos, curiosos, estrangeiros chatos (como eu), sem ser a sua obrigação ou ganharem alguma coisa profissionalmente com isso. Explicarem as escolhas, os caminhos etc da melhor maneira que sabem é de um altruismo fantástico e eu tenho pena que em Portugal isso não se passe, ou pelo menos nesta dimensão. Embora nem sempre esteja de acordo com todos, vejo que existe uma grande força de muitos para alterar as coisas e aqui é um passo pequeno, mas muito necessário, para a sociedade perceber a importância das suas FA.

Todos aqui fazem um excelente trabalho a explicar, iliminar mitos e levar as FA ao povo. O DB cumpre um excelente papel na democratização, é extremamente necessário que as FA tenham o apoio incondicional do seu povo, se não de todo pelo menos de uma parte, em qualquer país (excepto os EUA e poucos outros) é muito dificil essa tarefa.

Força Brasil.

[[]]'s
Belíssimo post, Soultrain, e não é porque me citou. Agrade-me ou não (e demais colegas), concordo plenamente com o que disse. O papel do DB é incomensurável, seus membros sem exceção buscam e trazem informações, em suma, ilumina. Concordar ou discordar é um mero detalhe, o que conta e vale são as informações, boas ou ruins, mas sou do tipo que não acredita na existência de informações ruins, informações são informações.

Talvez o problema seja o "temperalismo" humano, ou seja, o severo padrão de exigência individual sobre o coletivo, ou ainda, que as verdades pessoais se transformem em verdades absolutas. É o que chamo "vulgarmente" de vaidade (bem, deve ser o meu caso também. rsrsrs).

O que "divide" é o fato de que alguns sabem e não podem dizer, aí acabam enrolando, naturalmente que os descontentes percebem o "frágil" argumento, logo a pacandaria assola. Mas tirando casos pontuais, brincadeiras excessivas, o que vejo no DB é um desejo que todas as FFAA e de todos os países sejam consistentes e efetivas, não percebo um pensamento imperialista vulgar por estas bandas, vejo o contrário (coisa de guerreiro mesmo, não aceita lugar contra um inimigo fraco. rsrsrs). Por exemplo, fico feliz em ver a Venezuela relativamente forte (como demais países), mas não desejo ver o Chávez forte, nem mesmo o senhor Lula, desejo ver Estados fortes, governos, não. Pedante? Ingenuidade? Pode ser... Ainda continuo sendo um romântico... Ainda prefiro ver equilíbrio do que ver desequilíbrios que levam a crise e até a conflitos armados (para não dizer guerra).

Grande abraço,

Orestes


PS: Salve Portugal, salve o povo português! (Não é puxa-saquismos)




brisa

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#75 Mensagem por brisa » Qua Jun 11, 2008 10:09 pm

orestespf escreveu:
soultrain escreveu:Olhe Leandro,

Eu tenho muito repeito por si, pelo Marino, Ciclone, Orestes, Thor, Beraldi, Padilha e outros participantes que têm um grande contacto ou pertencem às FA Brasileiras e vêm aqui expor-se a toda a gente, desde miudos, curiosos, estrangeiros chatos (como eu), sem ser a sua obrigação ou ganharem alguma coisa profissionalmente com isso. Explicarem as escolhas, os caminhos etc da melhor maneira que sabem é de um altruismo fantástico e eu tenho pena que em Portugal isso não se passe, ou pelo menos nesta dimensão. Embora nem sempre esteja de acordo com todos, vejo que existe uma grande força de muitos para alterar as coisas e aqui é um passo pequeno, mas muito necessário, para a sociedade perceber a importância das suas FA.

Todos aqui fazem um excelente trabalho a explicar, iliminar mitos e levar as FA ao povo. O DB cumpre um excelente papel na democratização, é extremamente necessário que as FA tenham o apoio incondicional do seu povo, se não de todo pelo menos de uma parte, em qualquer país (excepto os EUA e poucos outros) é muito dificil essa tarefa.

Força Brasil.

[[]]'s
Belíssimo post, Soultrain, e não é porque me citou. Agrade-me ou não (e demais colegas), concordo plenamente com o que disse. O papel do DB é incomensurável, seus membros sem exceção buscam e trazem informações, em suma, ilumina. Concordar ou discordar é um mero detalhe, o que conta e vale são as informações, boas ou ruins, mas sou do tipo que não acredita na existência de informações ruins, informações são informações.

Talvez o problema seja o "temperalismo" humano, ou seja, o severo padrão de exigência individual sobre o coletivo, ou ainda, que as verdades pessoais se transformem em verdades absolutas. É o que chamo "vulgarmente" de vaidade (bem, deve ser o meu caso também. rsrsrs).

O que "divide" é o fato de que alguns sabem e não podem dizer, aí acabam enrolando, naturalmente que os descontentes percebem o "frágil" argumento, logo a pacandaria assola. Mas tirando casos pontuais, brincadeiras excessivas, o que vejo no DB é um desejo que todas as FFAA e de todos os países sejam consistentes e efetivas, não percebo um pensamento imperialista vulgar por estas bandas, vejo o contrário (coisa de guerreiro mesmo, não aceita lugar contra um inimigo fraco. rsrsrs). Por exemplo, fico feliz em ver a Venezuela relativamente forte (como demais países), mas não desejo ver o Chávez forte, nem mesmo o senhor Lula, desejo ver Estados fortes, governos, não. Pedante? Ingenuidade? Pode ser... Ainda continuo sendo um romântico... Ainda prefiro ver equilíbrio do que ver desequilíbrios que levam a crise e até a conflitos armados (para não dizer guerra).

Grande abraço,

Orestes


PS: Salve Portugal, salve o povo português! (Não é puxa-saquismos)

Orestes,

Admiro sua capacidade e dicernimento em suas colocacoes...

Palavras sábias, escrita limpa, clara, concisa e extremamente convidadativa aos debates..

Parabens!!!!

Sou novo no forum e é por estas colocacoes e incentivos que ja me sinto em casa

grande abraco

Brisa




Responder