PaK Fa News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Carlos Mathias

Re: PAK FA Morto e enterrado?

#61 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Abr 19, 2008 10:13 pm

Dispenso sua atitude de moderador 8-]
Sem comentários. :roll:




AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: PAK FA Morto e enterrado?

#62 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Abr 19, 2008 10:44 pm

PRick escreveu:
projeto escreveu:Eu acho que a participação no PAK-FA, se vier, será um projeto do governamental, com dinheiro público e, até certo ponto, sem maiores riscos para a Embraer.

No caso e no meu entendimento, essa só teria a lucrar porque o maior montante de investimento será obrigatóriamente governamental.

Pode ser necessária uma nova fábrica, mas não vejo maiores complicações nisso. Poderiam instalar aqui mesmo no Rio, seria muito bem vinda e não faltariam incentivos. :D

Abraços

Alberto
Alberto,

Esse é o ponto, o que você está propondo tem lógica, mas é exatamente o que o Governo não tem condições de fazer no curto prazo. Ora a Embraer foi privatizada para sair da lógica de subsídios governamentais. Vamos construir uma nova fábrica, desenvolver um novo avião e depois produzir ele aqui, um caça que vai custar por baixo mais de 70 milhões de dólares a unidade, preço de custo, fabricação. Os Russos querem algo como um F-22. Pode ser que no futuro, daqui uns 10 anos ou mais, o governo brasileiro esteja em condições de bancar isso, hoje em dia é uma boa carta de intenções, nada mais.

[ ]´s
Prick,

Até certo ponto eu concordo com você. Vai ser muito "complicado" para o atual governo bancar e justificar a compra e a operação de, digamos, 24 ou 36 novos caças de 4ª geração por uns 2 ou 3 bi e ainda embarcar no PAK. Sinceramente, nem a Russia parece estar cogitando isso e acho mesmo pouco provável vermos o Su-35-1 na Força Aérea Russa. Posso queimar minha língua mas penso que os russos deverão tocar o PAK-FA e simplesmente modernizar seus Migs e Sukhois.
Os indianos são outro caso e sabemos dos seus motivos.

Mas fora isso, não vejo problema algum em um programa subsidiado com a participação da Embraer. Fica claro que um programa desses deve necessariamente ser bancado pelo Estado com benefícios para a indústria privada. É de interesse estratégico e acontece assim praticamente no mundo inteiro.

Sobre o PAK-FA, parece que existem duas "versões". Uma completamente russa e que seria algo semelhante ao F-22 e outra, com a participação indiana, que seria um monomotor. Me parece que o Brasil participaria do desenvolvimento dessa última. Me corrijam, por favor, se falei alguma besteira.

Abraços

Alberto




Alberto -
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: PAK FA Morto e enterrado?

#63 Mensagem por Carlos Lima » Dom Abr 20, 2008 5:53 am

Ola Projeto...

S'o ser'a uma versao... muito caro desenvolver 2 ainda mais com motorizacao e numero de motores diferentes.

O que mudar'a talvez sera (mas nao 'e certo) o recheio.

[009]
[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Booz
Sênior
Sênior
Mensagens: 2495
Registrado em: Seg Ago 15, 2005 3:36 am

Re: PAK FA Morto e enterrado?

#64 Mensagem por Booz » Dom Abr 20, 2008 8:06 am

O Pak consumiria algo em torno de 6 bilhões de US$ ao longo de 10 a 15 anos (para início das entregas). Isto se tudo correr bem (os russos são meio "abrasileirados" no quesito de obervar rigor no ocronograma de seus programas). Enquanto isto voamos de 14Bis e Demoiselle.
6 bilhões ao longo de mais de 10 anos... difícil crer. Não é impossível mas é difícil. Porque há necessidades urgentes em se reequipar às outras forças. Se bem que já se falou em fantásticos 30 bilhões para elas.
E se vamos entrar no PAK sugere a lógica o SU-35x.
Mas, como a lógica tem crises existênciais agudas, vai dar Rafale na cabeça!




Imagem
Carlos Mathias

Re: PAK FA Morto e enterrado?

#65 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Abr 20, 2008 11:09 am

Menos mal se for assim, pelo menos não vem super-coleirão.




Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: PAK FA Morto e enterrado?

#66 Mensagem por Bourne » Dom Abr 20, 2008 1:12 pm

Uns 6 bi de dólares abatidos por 10 anos é bem possível.

Na verdade, se o Brasil quer tecnologia e domínio do equipamento que utiliza vai ter que gastar. Caso contrário, compra um pacote pronto só para mostrar que temos força aérea, tal como a maioria das forças aéreas do mundo procedem.




Avatar do usuário
Tigershark
Sênior
Sênior
Mensagens: 4098
Registrado em: Seg Jul 09, 2007 3:39 pm
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Agradeceram: 1 vez

Re: PAK FA Morto e enterrado?

#67 Mensagem por Tigershark » Dom Abr 20, 2008 1:22 pm

born escreveu:Uns 6 bi de dólares abatidos por 10 anos é bem possível.

Na verdade, se o Brasil quer tecnologia e domínio do equipamento que utiliza vai ter que gastar. Caso contrário, compra um pacote pronto só para mostrar que temos força aérea, tal como a maioria das forças aéreas do mundo procedem.

Total acordo,Born!

[009]




Avatar do usuário
Booz
Sênior
Sênior
Mensagens: 2495
Registrado em: Seg Ago 15, 2005 3:36 am

Re: PAK FA Morto e enterrado?

#68 Mensagem por Booz » Dom Abr 20, 2008 10:56 pm

born escreveu:Uns 6 bi de dólares abatidos por 10 anos é bem possível.

Na verdade, se o Brasil quer tecnologia e domínio do equipamento que utiliza vai ter que gastar. Caso contrário, compra um pacote pronto só para mostrar que temos força aérea, tal como a maioria das forças aéreas do mundo procedem.
Pois é Born, mas este custo é uma estimativa timida e mesmo avarenta. O desenvolvimento do projeto, protótipos etc e tal, mais um número razoável de aquisição para viabilizar a cosntrução aqui (aqui leia-se ali em SJC).
Ainda se tem que olhar o estado das outras forças. MB e seus "falcões", novas escoltas, quiçá um novo PA.
Ainda entra o EB que está necessitando urgente de muita coisa.
Não é que eu ache impossível. Ao contrário, com esse cenário futuro de importantes campos petrolíferos e a narco-guerrilha e outros malucos rondando a Amazônia, torna-se imperativo reequipar - e muito bem - nossas FFAA.
O drama é que não tenho mais saco (esperanã e confiança) em projetos de longo prazo com chancela de políticos.
Que eu queime a lingua (com prazer).
Abçs.




Imagem
Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

Re: PAK FA Morto e enterrado?

#69 Mensagem por Plinio Jr » Dom Abr 20, 2008 11:34 pm

Não creio em nada efetivo em termos de PAK a curto prazo....ficará para o proximo presidente, no máximo, irão finalizar o eterno FX...




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Avatar do usuário
Anderson TR
Sênior
Sênior
Mensagens: 767
Registrado em: Qui Mar 13, 2008 10:20 pm

Re: PAK FA Morto e enterrado?

#70 Mensagem por Anderson TR » Seg Abr 21, 2008 2:21 pm

jp escreveu:
born escreveu:Uns 6 bi de dólares abatidos por 10 anos é bem possível.

Na verdade, se o Brasil quer tecnologia e domínio do equipamento que utiliza vai ter que gastar. Caso contrário, compra um pacote pronto só para mostrar que temos força aérea, tal como a maioria das forças aéreas do mundo procedem.
Pois é Born, mas este custo é uma estimativa timida e mesmo avarenta. O desenvolvimento do projeto, protótipos etc e tal, mais um número razoável de aquisição para viabilizar a cosntrução aqui (aqui leia-se ali em SJC).
Ainda se tem que olhar o estado das outras forças. MB e seus "falcões", novas escoltas, quiçá um novo PA.
Ainda entra o EB que está necessitando urgente de muita coisa.
Não é que eu ache impossível. Ao contrário, com esse cenário futuro de importantes campos petrolíferos e a narco-guerrilha e outros malucos rondando a Amazônia, torna-se imperativo reequipar - e muito bem - nossas FFAA.
O drama é que não tenho mais saco (esperanã e confiança) em projetos de longo prazo com chancela de políticos.
Que eu queime a lingua (com prazer).
Abçs.
Bem!!Se o Brasil quer fortalecer ou desenvolver a tecnologia nacional vai ter que gastar mesmo, caso contrário não faria exigências de repasse (cooperação tecnológica)....Agora, se isso for tudo balela ou não houver um interesse maior brasileiro de aumentar sua independência, compra logo de prateleira mesmo e faz igual os países do Oriente Médio...

Caramba!!!!Muita discussão sobre o que o país irá gastar em PAK,F-35 ou o escambal......Se for comprar de prateleira "SAI MUITO MAIS BARATO"....Mais o que o país me parece querer é o domínio de "Tecnologias" sensiveis, pois, caso feche com os Russos por exemplo, não irão ficar na dependência logística deles(Poderíamos fabricar localmente e nos abastecermos de forma mais independente)mesmo que isso implique em pagar royalties aos Ursos ou quem quer que seja!!.....OW tecla que não muda!!! :shock: :roll:




Imagem
Jesus Cristo meu Senhor -"O Leão da tribo de Judah"!!!
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: PAK FA Morto e enterrado?

#71 Mensagem por Bourne » Seg Abr 21, 2008 4:25 pm

Sobre os custos da participação brasileira no PAK, considerando o desenvolvimento e aquisição não são tão altos e absurdos do Estado brasileiro não possa arcar. Por que é um projeto de longuíssimo prazo, alguma coisa em torno de 30-40 anos entre o desenvolvimento e entrega da última unidade. Portanto, os custos tem que ser abatidos nesses 30-40 anos e até mais dependendo da forma de financiamento que o governo brasileiro optar. O financiamento é coisa do Estado brasileiro, pode ser de várias formas, entre elas títulos de longo prazo ou por empréstimos de grandes bancos internacionais.

Não tenho esperanças de ver o PAK plenamente operacional na FAB antes de 2020. Até lá os custos vão ser com o desenvolvimento, supondo 6 bi de dólares, serão abatidos em 10 anos e não é uma gasto linear. Levando em conta todos os ganhos indiretos, especialmente com tecnologia, o beneficio mais que supera o custo. Uma gama muito grande de empresas será beneficiada.

O prazo das entregas dos caças, entre a primeira e última unidade, vão durar algo em torno de 20-30 anos. Se o Estado brasileiro garantir uma encomendas firmes e constantes durante os anos, mais que viabilizada a manutenção de uma fabrica e todo um centro de manutenção e logística. O caça pode servir para a MB numa versão navalizada, certamente os russos e indianos estão pensando nessa possibilidade.

Especulando que a FAB se interesse em ter no longo prazo uns 180 PAK e a MB uns 80, no total de 260. E julgando que o custo do PAK completo seja uns 100 milhões de dólares (estou superestimando o custo propositalmente), dará 26 bilhões de dólares (:shock: :shock: :shock: ). Esses 26 bi tem que ser abatidos ao longo de 20-30 anos, o que dá mais o menos 1 bi por ano e uma cadência de produção de 10 unidades anualmente.

No longo prazo acredito que 1 bi de dólares por ano não seja tão pesado para a FAB e Estado Brasileiro arcar para ter um caça como o PAK, ao mesmo tempo, não esquecer de outros projetos e equipamentos das outras forças. Principalmente, considerando as perspectivas da economia brasileira.




Avatar do usuário
Anderson TR
Sênior
Sênior
Mensagens: 767
Registrado em: Qui Mar 13, 2008 10:20 pm

Re: PAK FA Morto e enterrado?

#72 Mensagem por Anderson TR » Seg Abr 21, 2008 6:08 pm

Interessante ressaltar que a principal busca do governo brasileiro é uma maior independência bélico/industrial .....Se formos levar em conta o que acontece na China por exemplo, lá eles não estão tendo problema com reposição de peças, revisões e logísticas,pois, possuem autorização para fabricarem a maioria dos componentes(Russos) em seu próprio país....Por isso que numa visão estratégica de independência ou de uma indústria auto-sustentável que o governo veja com bons olhos a possiblidade de fazer algo aos moldes da parceria Sino/Russa....
A questão é saber nesse interim qual será o caça brasileiro intermediário!!!.....E se funcionaria dentro do planejamento de auto sustentável que o governo brasileiro busca.




Imagem
Jesus Cristo meu Senhor -"O Leão da tribo de Judah"!!!
Avatar do usuário
A-29
Sênior
Sênior
Mensagens: 1868
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 9:08 pm

Re: PAK FA Morto e enterrado?

#73 Mensagem por A-29 » Ter Jul 15, 2008 2:37 pm

DATE:15/07/08
SOURCE:Flight International
FARNBOROUGH 2008: Russian air force to receive Sukhoi PAK FA - to be equivalent of the F-22 Raptor

The Russian air force remains on track to receive a fifth-generation fighter replacement for its MiG-29 Fulcrum and Sukhoi Su-27 Flanker fleets, according to the service’s senior officer.

The new aircraft, the Sukhoi PAK FA (Advanced Tactical Fighter), will be built at the Komsomolsk-on-Amur aircraft manufacturing plant in Russia's Far East.

The twin-engined fighter, which is expected to have thrust vectoring and supercruise ability, plus stealth capabilities, will be the Russian equivalent of the Lockheed Martin F-22 Raptor.

Speaking at Zhukovsky, just outside Moscow, the site of the Gromov Flight Institute last week, Col Gen Alexander Zelin told the RIA Novosti press agency: “We will begin test flights in 2009, and hope to receive the aircraft in 2013.”

Testes no ano que vem e entregas em 2013?

Será????? :shock: :shock: :shock:




Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: PAK FA Morto e enterrado?

#74 Mensagem por Wolfgang » Ter Jul 15, 2008 2:41 pm

Grande notícia!
Agora, se eles esperam receber o PAK FA em 2013, os russos vão comprar o Su-35BM?




Avatar do usuário
Tigershark
Sênior
Sênior
Mensagens: 4098
Registrado em: Seg Jul 09, 2007 3:39 pm
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Agradeceram: 1 vez

Re: PAK FA Morto e enterrado?

#75 Mensagem por Tigershark » Ter Jul 15, 2008 2:43 pm

Wolfgang escreveu:Grande notícia!
Agora, se eles esperam receber o PAK FA em 2013, os russo svão comprar o Su-35BM por quê?

Realmente não faz muito sentido.....




Responder